Farmácia

5 DE MAIO: DIA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

5 DE MAIO: DIA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Farmácia/UNESC Mais imagens

Neste dia o Curso de Farmácia/Unesc e a Farmácia Solidária/UNESC, dando inicio as festividades dos 10 anos de Farmácia Solidária/UNESC, em parceria com o CRF/SC, a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma e demais parceiros, estarão na praça Nereu Ramos das 09h00 as 16h para abordar esta temática com a população.

O objetivo é informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação, qualidade dos medicamentos e descarte correto dos mesmos, além da divulgação de serviços como a Farmácia Solidária e toda a Rede de Distribuição/Dispensação de Medicamentos no município de Criciúma (Itinerários Terapêuticos).

Também serão abordados os seguintes temas e serviços: 

- Medicamentos Tarja Preta – Orientações (NASF/Assistência Farmacêutica /SMS-Criciúma/SC)
- Verificação de Pressão Arterial e Papa pílula (Rede SESI-Farmácia)
- Ponto de Coleta de Medicamentos para doação à Farmácia Solidária
- Fale com o Farmacêutico (Dúvidas sobre medicamentos?! Recomendado trazer a sacola de medicamentos e os receituários)
- Uso de Antibióticos/Resistência Microbiana (Serviço de Farmácia – HSJ/Criciúma)
- Erros de Medicação
 

A temática do Uso Racional de Medicamentos é vital, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais de 50% dos pacientes os usam incorretamente. Mais de 50% de todos os países não implementam políticas básicas para promover uso racional de medicamentos (BRASIL, 2012)•Vários fatores contribuem para isso: prescritores podem obter informação sobre tratamentos a partir das companhias farmacêuticas em vez de reportar-se a fontes baseadas em evidências; diagnósticos incompletos das doenças podem resultar em inadequada escolha dos tratamentos; pacientes buscam na internet versões de medicamentos caros com preços mais convidativos, mas de qualidade não assegurada (BRASIL, 2012)

•No Brasil, o uso incorreto de medicamentos deve-se comumente a: polifarmácia, uso indiscriminado de antibióticos, prescrição não orientada por diretrizes, automedicação inapropriada e desmedido arsenal terapêutico disponibilizado comercialmente. O uso abusivo, insuficiente ou inadequado de medicamentos lesa a população e desperdiça os recursos públicos (BRASIL, 2012)

•O contrário dessa realidade constitui o que se denominou de uso racional de medicamentos, referindo-se “à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade”(BRASIL, 2012)

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Uso racional de medicamentos: temas selecionados / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.156 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
 
 

Mais informações: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/uso_racional_medicamentos_temas_selecionados.pdf

Por: Angela Erna Rossato 29 de abril de 2016 às 17:33
Compartilhar Comente

Dia do Trabalhador: Conheça quem ajuda professores e alunos nas aulas de anatomia

Dia do Trabalhador: Conheça quem ajuda professores e alunos nas aulas de anatomia
Talita trabalha há cinco anos no Laboratório de Anatomia da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Auxiliar o professor em uma aula prática para até 50 alunos exige preparo. E já imaginou se for sobre o corpo humano? Pois, há cinco anos, a aluna da sétima fase do curso de Farmácia e funcionária do Laboratório de Anatomia da Unesc Talita Amador da Silva tem, em sua rotina de trabalho, o atendimento aos docentes e aos acadêmicos, o cuidado com a conservação dos cadáveres utilizados para estudo e até a dissecação deles. Um trabalho que para muitos assusta, para Talita é motivo de orgulho e dedicação. “É uma atividade que requer respeito, ética e todo um cuidado. É gratificante saber que estou colaborando com a formação de novos profissionais. Me sinto bem aqui. Sou bem tratada pelos professores e pelos estudantes, que reconhecem o que faço”, afirma.

Talita sempre se interessou pela área da saúde e antes mesmo de iniciar no Laboratório de Anatomia da Universidade, havia concluído o curso Técnico em Análises Clínicas e trabalhava na área. Na Unesc, teve a ajuda de funcionários que já estavam há anos no Anatômico e capacitações para desenvolver suas funções de assistente de laboratório – hoje Talita também auxilia a professora Josete Mazon a dissecar e desmembrar os cadáveres.

E o trabalho no Laboratório de Anatomia despertou em Talita o desejo de redirecionar a carreira. “Vou me formar e atuar na área, mas também penso em fazer Medicina futuramente”, comenta. Sucesso, Talita!

*Talita foi o segundo colaborador da Unesc a participar da série especial pelo Dia do Trabalhador - atividades inusitadas. Amanhã é a vez do Jair, que cuida da segurança do campus, passar por aqui.

Já leu as outras matérias da série? 


Dia do Trabalhador: Conheça quem ajuda a deixar o campus florido

Dia do Trabalhador: Conheça quem ajuda a deixar o campus seguro

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de abril de 2016 às 08:00
Compartilhar Comente

Criador da Farmácia Solidária é eleito para ser homenageado no Troféu Viver SC!

Criador da Farmácia Solidária é eleito para ser homenageado no Troféu Viver SC!
Curso de Farmácia - UNESC Mais imagens

Com muita alegria que compartilhamos que o idealizador do projeto Farmácia Solidária, Almir Fernandes de Souza, foi eleito para ser homenageado no Troféu VIVER - SC! 
Parabéns Almir, que teu exemplo contagie a todos e continue fazendo o bem a muitas famílias! 
Parabéns Farmácia Solidária - UNESC, em especial nos seus 10 anos de existência! Sem dúvida o melhor presente de aniversário que poderíamos ter, que foi eleita a melhor entre 10 iniciativas em votação popular no site do Diário Catarinense, com 64,2% dos votos.

Há 10 anos um sonho se tornou realidade, Almir Fernandes Souza, em empreendedor social e um anjo na vida de muitas pessoas trouxe até o Curso de Farmácia - UNESC a ideia de uma Farmácia Solidária, pensando nas pessoas que não tem acesso aos medicamentos ou que estes pesam no orçamento familiar, além disso seria retirado das residências os medicamentos, líderes em  intoxicação, especialmente em crianças, sem falar na contaminação do meio ambiente!!! 

O sonho se tornou realidade, atualmente a Farmácia Solidária é um projeto que alia ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA! 
Linda parceria entre ensino, serviço e comunidade que beneficia e beneficiou milhares de pessoas! Parceria Cruz Vermelha, Curso de Farmácia UNESC, Secretária de Saúde do Município de Criciúma - SC e demais entidades! 

Vale destacar e homenagear neste momento a primeira Farmacêutica, professora Indianara R.T. Bécher e a atual Farmacêutica da Farmácia Solidária Fernanda Dagostim Mandeli, que deram e dão vida dia a dia a Farmácia Solidária! Obrigada pela dedicação e pelo excelente trabalho que fazem em prol da profissão farmacêutica e de toda a comunidade! 

Indianara R.T. Bécker: "No ano em que a Farmácia Solidária completa 10 anos de existência, nosso querido Almir Bia Fernandes Souza recebe troféu Viver SC. Homem de humildade singular, extremamente dedicado a fazer o bem aqueles que necessitam...és merecedor desta honraria! Lembro, como se fosse hoje do dia em que você chegou na UNESC trazendo a ideia de organizarmos uma farmácia com esta finalidade... Hoje ela está aí... Nos dando orgulho... Assim como você que nos orgulha com seu envolvimento com esse e tantos outros projetos sociais que desenvolve. Obrigada por compartilhar conosco sua solidariedade!!" 

Fernanda Dagostim Mandeli: "Parabéns Farmácia Solidária - UNESC!!! Eleita a ação social que mereceu destaque no troféu viver SC! Obrigada a todas as pessoas que votaram nesse projeto lindo e a todos que de alguma forma contribuem para que a farmácia solidária se torne ativa a cada dia! Muito orgulho em fazer parte desta história, meu coração é só alegria!!"

Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade! 

Parabéns a todos que dão vida a Farmácia Solidária - UNESC!!! 

Mais informações: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/viver-sc/noticia/2016/04/criador-da-farmacia-solidaria-e-eleito-para-ser-homenageado-no-trofeu-viver-sc-5781071.html

Por: Angela Erna Rossato 19 de abril de 2016 às 08:39
Compartilhar Comente

Farmácia Solidária atende em novo horário

Farmácia Solidária atende em novo horário
Comunidade pode auxiliar o projeto na doação de medicamentos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Farmácia Solidária da Unesc atende em horário diferenciado. Agora, o atendimento, com a retirada de senhas, ocorre das 8 às 11h15 e das 13 às 15h30. O paciente que deseja retirar medicamentos, deve comparecer no setor até esse horário portando receita médica ou odontológica e um documento pessoal (CPF ou RG).

Quem tiver interesse de doar medicamentos que não são mais utilizados, a Unesc possui caixas coletores localizadas nas Clínicas Integradas e em outros lugares do campus.

A Farmácia Solidária existe há nove anos. O projeto é realizado em parceria com a Unesc, que faz a triagem e entrega de medicamentos, e postos de saúde, que são pontos de coleta. Em 2015, foram arrecadados R$ 1,2 milhão em medicamentos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 06 de abril de 2016 às 14:57
Compartilhar Comente

Votação aberta: Farmácia Solidária concorre a prêmio estadual

Votação aberta: Farmácia Solidária concorre a prêmio estadual
Prêmio é uma ação do Diário Catarinense em busca de boas iniciativas (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Farmácia Solidária da Unesc está entre os dez Pequenos Bons Exemplos, do Viver SC. O projeto é uma ação do Diário Catarinense, que circulou o estado em busca de iniciativas que ajudem as pessoas. Até 17 de abril o público poderá escolher uma entre as dez ações para receber uma homenagem durante a entrega do Troféu Viver SC – vote aqui!

Além do poder de voto do público, uma comissão formada por profissionais do Diário Catarinense e outra formada por profissionais do Icom (Instituto Comunitário Grande Florianópolis) e do Social Good Brasil farão parte da decisão. A cerimônia de entrega do Troféu Viver SC será realizada no dia 12 de maio, em Florianópolis.

Farmácia Solidária

O presidente da equipe Multi-Institucional da Cruz Vermelha e funcionário do Instituto Médico Legal de Criciúma, Almir Fernandes, foi o mentor do projeto e estampa a reportagem que o Diário Catarinense fez sobre a Farmácia Solidária. Almir está envolvido com 12 projetos sociais, que vão desde a doação de sangue e agasalhos até a prevenção do suicídio.

A Farmácia Solidária existe há nove anos. O projeto é realizado em parceria com a Unesc, que faz a triagem e entrega de medicamentos, e postos de saúde, que são pontos de coleta. Em 2015, foram arrecadados R$ 1,2 milhão em medicamentos.

Clique aqui para votar na Farmácia Solidária da Unesc

(Com informações retiradas do Diário Catarinense online)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 13 de abril de 2016 às 13:30
Compartilhar Comente