Farmácia

5 DE MAIO: DIA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

5 DE MAIO: DIA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Farmácia/UNESC Mais imagens

Neste dia o Curso de Farmácia/Unesc e a Farmácia Solidária/UNESC, dando inicio as festividades dos 10 anos de Farmácia Solidária/UNESC, em parceria com o CRF/SC, a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma e demais parceiros, estarão na praça Nereu Ramos das 09h00 as 16h para abordar esta temática com a população.

O objetivo é informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação, qualidade dos medicamentos e descarte correto dos mesmos, além da divulgação de serviços como a Farmácia Solidária e toda a Rede de Distribuição/Dispensação de Medicamentos no município de Criciúma (Itinerários Terapêuticos).

Também serão abordados os seguintes temas e serviços: 

- Medicamentos Tarja Preta – Orientações (NASF/Assistência Farmacêutica /SMS-Criciúma/SC)
- Verificação de Pressão Arterial e Papa pílula (Rede SESI-Farmácia)
- Ponto de Coleta de Medicamentos para doação à Farmácia Solidária
- Fale com o Farmacêutico (Dúvidas sobre medicamentos?! Recomendado trazer a sacola de medicamentos e os receituários)
- Uso de Antibióticos/Resistência Microbiana (Serviço de Farmácia – HSJ/Criciúma)
- Erros de Medicação
 

A temática do Uso Racional de Medicamentos é vital, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais de 50% dos pacientes os usam incorretamente. Mais de 50% de todos os países não implementam políticas básicas para promover uso racional de medicamentos (BRASIL, 2012)•Vários fatores contribuem para isso: prescritores podem obter informação sobre tratamentos a partir das companhias farmacêuticas em vez de reportar-se a fontes baseadas em evidências; diagnósticos incompletos das doenças podem resultar em inadequada escolha dos tratamentos; pacientes buscam na internet versões de medicamentos caros com preços mais convidativos, mas de qualidade não assegurada (BRASIL, 2012)

•No Brasil, o uso incorreto de medicamentos deve-se comumente a: polifarmácia, uso indiscriminado de antibióticos, prescrição não orientada por diretrizes, automedicação inapropriada e desmedido arsenal terapêutico disponibilizado comercialmente. O uso abusivo, insuficiente ou inadequado de medicamentos lesa a população e desperdiça os recursos públicos (BRASIL, 2012)

•O contrário dessa realidade constitui o que se denominou de uso racional de medicamentos, referindo-se “à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade”(BRASIL, 2012)

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Uso racional de medicamentos: temas selecionados / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.156 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
 
 

Mais informações: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/uso_racional_medicamentos_temas_selecionados.pdf

29 de abril de 2016 às 17:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário