AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Turmas do Ceja de Içara visitam exposição da Unesc

Turmas do Ceja de Içara visitam exposição da Unesc
Alunos participaram de Mediações Culturais na IV Coletiva de Artistas do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Duas turmas de alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Içara visitaram o campus da Unesc nesta semana para apreciação dos trabalhos da exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul. Os estudantes, acompanhados dos professores de Artes, Marcos Santos e Jéssica Landin, foram recebidos pelos artistas Zé Ronconi e Angelica Neumaier, com quem conversaram sobre os trabalhos da exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul.

Segundo a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a exposição foi prorrogada, tamanho sucesso da proposta. “Prorrogamos por mais três meses, destacando os trabalhos inseridos no âmbito do Patrimônio Cultural Catarinense. O desenvolvimento de projetos culturais da Unesc, subsidiados por leis de incentivo, acolhe autores regionais, que ao terem seus projetos aprovados em nossos editais são contemplados com recursos financeiros. Ampliar a formação cultural de acadêmicos, professores, colaboradores e da comunidade, a partir da articulação dos projetos culturais com o ensino, a pesquisa e a extensão tem sido nossa prática há 21 anos”, destaca.

Segundo a Professora do Curso de Artes Visuais que participa da proposta enquanto artista e mediadora, a experiência foi desafiadora. “Os trinta alunos visitantes mostraram muito interesse pelas obras. O encontro também foi enriquecedor para discutirmos com o grupo sobre o patrimônio material e imaterial da região. Todos ficaram curiosos, pois não conheciam ainda a Universidade, razão para registros de fotos, vídeos, selfies e muitas perguntas”, finaliza.

O Projeto 4ª Coletiva de Artistas do Sul é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura por meio do patrocínio de Bistek Supermercados, Giassi Supermercados, Anjo Tintas e Construtora Locks. A realização é da Unesc e do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2022 às 19:35
Compartilhar Comente

Unesc e Bistek Supermercados alinham ações culturais em parceria

Unesc e Bistek Supermercados alinham ações culturais em parceria
Encontro para organização de projetos ocorreu nesta quarta-feira (02/03) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Ações dos projetos de Lei de Incentivo à Cultura por meio de atividades como Coletiva de Artistas do Sul, Noite de Luz e Unesc em Dança foram assunto, nesta quarta-feira (02/03), em encontro entre a Unesc e representantes do Bistek Supermercados. A reunião, realizada na reitoria da Universidade, promoveu o alinhamento de parcerias em prol à cultura, analisando possibilidades de estratégias de marketing.

Segundo a Coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig a visita foi recebida com gratidão. “É uma honra recebemos o Bistek Supermercados na Unesc, pensando em ampliar ações de marketing em projetos culturais da nossa Universidade. Estamos abertos para descentralizar ações por meio de apresentações artístico-culturais nas redes do supermercado na agenda dos projetos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura”, destaca.

Para Luciane Goulart, contadora do Bistek Supermercados, o encontro também foi satisfatório. “Para nós da empresa Bistek Supermercados é gratificante caminhar junto com a Universidade em projetos voltados para comunidade. A ideia é ampliar essa parceria e estreitar relações de forma que o Bistek possa contribuir com demais projetos realizados pela Unesc”, salienta.

Wagner Ghislandi, Diretor de Marketing do Bistek Supermercados, também prestigiou o encontro e destacou o quão importante são os projetos culturais apoiados pela empresa. “O Bistek sempre participou ativamente dos projetos culturais. Nós ressaltamos a importância de estar próximo das comunidades nas quais possuímos lojas e acreditamos que há muitos benefícios para a sociedade quando é investido em cultura. Vamos continuar apoiando projetos como da Unesc”, garantiu.

Esposição em breve

A exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul, está sendo finalizada nos próximos dias, aos interessados podem agendar mediação cultural pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431 2622. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura através do patrocínio de Bistek Supermercados, Giassi Supermercados, Anjo Tintas e Construtora Locks. A realização é da UNESC e do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de março de 2022 às 18:52
Compartilhar Comente

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021
Divulgação Mais imagens

Milhares de pessoas lotaram a Praça da Igreja Matriz na noite deste domingo (28/11), em Cocal do Sul, para acompanhar a solenidade de abertura da programação de Natal, o Cocal Luz 2021. A Unesc marcou presença levando três grupos culturais entregando um belo espetáculo natalino à população. Participaram o Coral Unesc, o Instrumental Unesc e a Cia de Dança Unesc.

"Foi uma bela noite. Parabéns ao prefeito Fernando de Faveri e à sua equipe pelo engajamento. Como precisávamos de um momento como esse, que enche nossos corações do sentimento mais puro, de amor, de paz, e ainda mais em tempos pelos quais passamos", comentou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, que esteve em Cocal do Sul assistindo o evento. "A Unesc esteve junto, abrilhantando ainda mais a noite com as nossas apresentações artísticas e culturais e com a presença marcante da Sagrada Família abençoando todos. Que possamos seguir juntos nessa parceria e cumprindo nossa missão institucional", afirmou.

Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura, a missão da Unesc foi mais uma vez cumprida. "Nossa missão de fortalecer o processo de formação cultural da comunidade por meio dos conhecimentos e experiências estéticas e poéticas, visando ampliação de repertório, reflexão e inserção social”, comentou Amalhene Baesso Reddig. “Sendo assim, propomos esse espetáculo para a comunidade de Cocal do Sul, com grande sucesso”, completou.

Gabriela Adriano Luciano Fernandes, egressa do curso de Artes Visuais da Unesc, fez parte da encenação de Natal, com a sua família interpretando Maria, José e o menino Jesus. “Envolver os acadêmicos que integram os grupos culturais da Unesc em uma temática natalina é desafiador”, observou o professor e produtor cultural do Setor Arte e Cultura, Maxwell Sander Floor. “ A programação dessas ações devem ser planejadas para que a entrada e saída de grupos tenham o mínimo de tempo, tornando o espetáculo dinâmico para o público presente ao evento”, destacou.

O Coral Unesc, regido pelo maestro Joel de Oliveira, cantou “A paz”, “Natal todo dia” e “Jingle Bell Rock”. O Instrumental Unesc, regido pelo maestro Fábio Matias, apresentou “Jingle Bells”, “Cheia de Manias” e “O velhinho”. Enquanto as canções eram executadas, os personagens Maria, José e o menino Jesus surgiram entre o público e subiram ao palco, em um dos momentos culminantes da apresentação. Para encerrar o espetáculo, a Cia de Dança Unesc, sob a coordenação da coreógrafa Viviane Candiotto, apresentou variação do ballet de repertório Paquita e A Voz do Natal.

O Cocal Luz 2021 é uma realização do Governo Municipal de Cocal do Sul, CDL, Unesc e parceiros. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Cocal do Sul e em TV aberta pela RTV canal 19.1.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebradas em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebradas em evento na Unesc
Fotos: Daniela Savi/Matheus Reis Mais imagens

Professores, funcionários e alunos da Unesc foram presenteados com erva-mate e celebraram a cultura gaúcha no campus. Esse foi o intuito da 4ª Mateada Universitária, que ocorreu nesta quarta-feira (13/10) no Bloco Administrativo. Dois egressos da Unesc são os grandes líderes e os responsáveis por marcar o dia gaúcho na Universidade. A ação contou com a distribuição de erva-mate e água quente aos participantes que puderam saborear um bom chimarrão.

A egressa Paula Martins de Oliveira conta que há muitos gaúchos no cotidiano da Unesc. Foi na licenciatura que Paula teve contato com Isadora Lemos, egressa de Pedagogia, que foi a idealizadora da primeira edição da Mateada. A empresa Tertúlia, que produz erva-mate, e o CTG Vale da Amizade são parceiros do evento. “É um momento de celebrar a cultura um pouco esquecida, além de manter vivas essas tradições dentro da Universidade", contou Paula, lembrando que, no ano passado, em virtude pandemia de Covid-19, o evento não pôde ser realizada.

Os organizadores concordam que a confraternização em torno de uma cuia de chimarrão é um momento sempre muito especial. “São momentos de compartilhamento, troca de ideias e de manter tradições. Quem não conhece, acaba virando amigo numa roda de chimarrão”, apontou Paula. Outro egresso da Unesc, Denis Moraes também esteve entre os que organizaram esta edição da Mateada.

Antonio Carlos Vicente, um dos apoiadores da Mateada, esteve a todo momento preparando chimarrão para quem passava pelo local onde foi possível levar uma porção de erva-mate. Ele deu a dica de como preparar o chimarrão da melhor forma. “O segredo é começar colocando água morna na cuia e, depois, adicionar a água quente, em temperatura entre 75 e 76 graus. Se começar com a água quente, queima a erva. Se seguir esses passos, vai garantir o bom gosto do chimarrão”, detalhou.

A 4ª Mateada Universitária é mais uma das atividades realizadas pelo grupo que trabalha na Campanha de Valorização Docente e uma promoção do Setor de Arte e Cultura da Universidade. Na noite desta quarta-feira aconteceram apresentações de danças, declamações e canções no Auditório Ruy Hulse, com transmissão do canal da Unesc TV no Youtube.

Mais informações: arte e cultura

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de outubro de 2021 às 21:52
Compartilhar Comente

Espaço Quintas Culturais Unesc inaugura espaço reformulado

Foi reinaugurado oficialmente nesta quinta-feira (22/7) o Espaço Quintas Culturais Unesc. Com instalação de iluminação, sonorização e projetor, o palco passa a oferecer estrutura ainda melhor para receber os artistas da região.

Para marcar a inauguração do espaço repaginado, durante o dia foram projetadas as lives dos dez artistas contemplados pelo Edital do Projeto Quintas Culturais - Edição Especial 2021.

O Setor Arte e Cultura da Unesc selecionou, em março, dez apresentações, divididas entre as linguagens da música, dança e artes visuais, para integrarem a programação, entre 41 propostas inscritas.

As apresentações culturais selecionadas aconteceram no período de 18 de março a 15 de abril, das 18h às 19h20, no palco do Quintas Culturais e no Auditório Ruy Hulse, transmitidas pelo Instagram @culturaunesc.

Essa edição do Quintas Culturais, foi idealizada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, e contemplada pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). Contou com o apoio da Fundação Cultural de Criciúma - FCC, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (COMCCRI) e da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Confira os participantes:

·         Banda Creedout (Música);

·         Banda Humaneasy (Música);

·         Bboy Marco Antônio (Dança);

·         Cainan e Claudson (Dança);

·         Grupo Cirandela (Música);

·         Grupo Dallas (Música);

·         Lara e Clarissa (Música);

·         Marcos Rosso Alves (Dança);

·         Milla e Paulo Roberto (Música);

·         Simone Milak (Artes Visuais).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 19:51
Compartilhar Comente