AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil
Professor doutor Belmiro de Salles abriu os trabalhos do evento, nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Bacharelado em Educação Física estarão reunidos de forma virtual até esta quarta-feira (25/11), para debater temas como força e hipertrofia muscular, carreira de personal trainer e a responsabilidade do profissional da área na promoção e prevenção da saúde. Os temas fazem parte da Semana Acadêmica 2020 do curso de Educação Física da Unesc, que iniciou na manhã desta segunda-feira (23/11) com a participação de um dos maiores nomes do treinamento de força do país, o treinador, professor doutor e pesquisador do Stlab, Belmiro de Salles.

Além de palestras virtuais, a Semana Acadêmica contará com gincana entre os estudantes e sorteio de brindes. Toda a programação será realizada de forma online pelo canal da Unesc TV no YouTube. O evento seguirá com palestras na terça-feira (24/11), com o professor mestre Leonardo Lima e na quarta-feira (25/11), com Cristiano Parente, eleito o melhor personal trainer do mundo em 2014. Mais detalhes da programação estão disponíveis na página (clique aqui). 

Ao abordar o tema “Intervalos entre séries e repetições para força e hipertrofia”, na manhã desta segunda-feira, Salles salientou que o controle dos intervalos entre as séries faz a diferença no resultado do treino. “Na literatura temos que intervalos longos são mais utilizados para força e potência, contribuindo com a recuperação do sistema neural e dos fosfagênios. Já para hipertrofia, intervalos menores. No entanto, especialmente para a hipertrofia, ainda tentamos responder se deveríamos utilizar intervalos mais curtos ou mais longos”.

O palestrante tratou ainda sobre densidade do treino e estímulo e trouxe os fatores causados por intervalos longos, de 3 a 5 minutos, recomendados para treinos que buscam a força: ótimo recrutamento neural; recuperação neural; recuperação energética; manutenção da carga e manutenção de volume. Já no caso de intervalos curtos, de até 1 minuto e indicados para a hipertrofia, os principais fatores seriam: fadiga; dano muscular; resposta hormonal; resposta metabólica e “pump” hiperemia.  

A palestra de abertura do evento foi mediada pelo professor da Unesc, Lucas Helal.

Ciência e prática

A abertura do evento contou com a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que parabenizou professores e acadêmicos pelo evento e salientou a capacidade de superação de estudantes e professores neste ano. “Nos reinventamos em curto espaço de tempo e organizamos uma estrutura tecnológica que além das aulas mediadas por tecnologia, permitiu eventos como esse. Todo esse cabedal de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão precisa estar disponível para as pessoas e contribuir com o desenvolvimento regional. Vejo isso no curso de Educação Física e inclusive nesse evento, que é um dos claros exemplos das potencialidades de uma universidade comunitária”, afirma.

A reitora salientou ainda a importância do profissional de Educação Física para a qualidade de vida e saúde da população, ao colaborar com a promoção da saúde e da prevenção de doenças e complicações decorrentes delas.

O coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, salientou a importância do evento para a formação de novos profissionais de Bacharelado e para o compartilhamento de informações também com os profissionais da área. “A Semana Acadêmica traz um grande conhecimento prático, aliado ao científico, para estabelecer diálogos e reflexões sobre temas relevantes”, considera.

A Semana Acadêmica 2020 ocorre dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, ministrada pelo professor Tiago Lock Silveira, presente na abertura oficial dos trabalhos. O momento teve ainda a participação da representante do Centro Acadêmico (CA) de Educação Física, Daiana Ramos Martins.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2020 às 11:50
Compartilhar Comente

Esquizofrenia e transtornos psicóticos são abordados em Simpósio na Unesc

Esquizofrenia e transtornos psicóticos são abordados em Simpósio na Unesc
Palestrantes de renome nacional e internacional participaram dos dois dias de evento Mais imagens

A esquizofrenia está presente em mais de 1% da população mundial e em 2020, este transtorno psiquiátrico foi o tema que norteou as atividades do 18º Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente da Unesc, que ocorreu nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/10). De modo 100% virtual, o evento promoveu a troca de informações e a ampliação do conhecimento sobre a temática “Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos”, com a participação de profissionais e pesquisadores de renome nacional e internacional na área. Promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade, o Simpósio foi transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube, onde as palestras ficarão disponíveis.

Ao longo do evento, foram abordados temas como: “Uso de Drogas e Esquizofrenia: Realmente aumenta o risco?”; “Comorbidades Clínicas: Como manejar os efeitos indesejados das medicações antipsicóticas”; “Atualizações em Esquizofrenia Resistente ao Tratamento”; “Diagnóstico Diferencias: Mas é esquizofrenia mesmo?”; “Esquizofrenia Resistente: O papel da neuromodulação” e “Possibilidades de Reabilitação Cognitiva na Esquizofrenia”.

A professora Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGSCol) da Unesc e pesquisadora do Laboratório de Psiquiatria Translacional, Alexandra Ioppi Zugno, afirma que objetivo do evento é trazer esclarecimentos à sociedade e promover discussões acadêmicas que vão de estudos em pesquisa básica até as práticas clínicas e de tratamento. Segundo ela, ao longo dos dois dias foram fomentadas discussões e reflexões a assuntos em evidência sobre a doença, a manifestação, a epidemiologia, o tratamento, a relação familiar e os achados científicos mais recentes.

Pela primeira vez na modalidade 100% virtual, o evento superou as expectativas da organização, composta por professores, pesquisadores e estudantes da Unesc. Segundo Alexandra, o evento que tradicionalmente possui características de participação de profissionais e estudantes da região teve uma ampliação do número de participantes. “O Simpósio sempre foi mais regional, apesar de ter palestrantes de diversos estados. Neste ano tivemos mais de 1,3 mil inscritos, com adesão das pessoas de estados mais distantes do nosso, como o Acre e o Rio de Janeiro. Conseguimos também trazer palestrantes de todo o Brasil. Tivemos muitos feedbacks positivos e uma interação bem interessante do público. O ambiente virtual permitiu uma aproximação bem interessante”.

Psiquiatria forense e como diagnosticar a esquizofrenia em debate


O segundo dia da programação do evento iniciou às 8h30, com a palestra “Paciente esquizofrênico responde por seus atos? Responsabilidade penal e capacidade civil do portador de transtorno mental”, com a médica psiquiatra, doutora em Medicina, professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lisieux Elaine de Borba Telles.

A palestrante explica que a psiquiatria tem uma interface próxima com o Direito. “A psiquiatria forense é a psiquiatria em função da Justiça. Seu objeto de estudo é o homem doente mental, seja ele transgressor da norma jurídica ou esteja necessitando de proteção jurídica. E quando o paciente é portador de transtornos mentais mais graves ou até beirando a incapacidade, é muito frequente que o psiquiatra tenha que lançar mão de algumas ações para proteção desta pessoa e, eventualmente, também da sociedade”, explica.

Segundo ela, a psiquiatria forense nasceu em 1835, quando o francês Pierre Rivière assassinou três membros de sua família e pela primeira vez, um caso desse tipo foi avaliado por psiquiatras. “Os pacientes psicóticos podem praticar ou ser vítima de atos criminosos em função da vulnerabilidade a que estão expostos. A comorbidade com álcool e drogas e presença de traços de personalidade antissocial vão contribuir muitas vezes para essa conduta violenta e delitiva. A adesão ao tratamento tem se mostrado como um fator protetor da eclosão desses sintomas agressivos Por isso eventos como este simpósio que tratam da patologia de uma maneira mais global, levando em consideração vários aspectos que se relacionam à esquizofrenia”, comenta.

Na segunda palestra da manhã deste sábado, a médica psiquiatra, doutora em Medicina/Ciências Médicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Clarissa Gama, abordou o tem “Como se trata o primeiro episódio psicótico”. Clarissa apresentou casos reais de pacientes com transtornos psiquiátricos, trouxe reflexões sobre a atuação do psiquiatra e abordou a importância de um trabalho criterioso na elaboração do diagnóstico de esquizofrenia após o primeiro episódio psicótico. “Quando se fala em diagnóstico de esquizofrenia, pelo preconceito e estigma, o que atrapalha muito no tratamento, se pensa numa pessoa deteriorada, cronificada, o que nem sempre condiz com a realidade. Por isso a importância de se fazer um diagnóstico correto para estabelecer o tratamento. E só podemos tratar se conhecermos de fato a doença”.  

A palestrante ainda salienta que a maioria das doenças crônicas, se não forem tratadas, acabam tendo prognósticos ruins. “Os tratamentos são necessários e eles mudam os cursos da doença”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de setembro de 2020 às 19:44
Compartilhar Comente

Jornada de Farmácia da Unesc comemora 20 anos do curso

Jornada de Farmácia da Unesc comemora 20 anos do curso
Evento iniciou nesta quarta-feira com a participação de profissionais e estudantes (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As comemorações dos 20 anos do curso de Farmácia da Unesc iniciaram nesta quarta-feira (23/9), com uma programação especial. A Jornada Acadêmica do curso vai celebrar as duas décadas de construção do conhecimento na área e de formação de profissionais e pesquisadores em um evento totalmente virtual e com a participação de professores, estudantes, egressos e profissionais renomados no mercado. A Jornada segue até esta sexta-feira (25/9) e terá a participação de nomes como o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, na noite de quinta-feira (24/9). As atividades realizadas ao longo de todos os períodos serão transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e ministradas por profissionais convidados.

As temáticas escolhidas para a semana são variadas e abrangem grande parte das áreas ligadas à Farmácia. Entre os assuntos abordados estão plantas medicinais, empreendedorismo, alimentos, técnicas específicas da área, transformação digital e cosméticos.

A palestra de abertura do evento abordou “Os serviços farmacêuticos e sua linha do tempo: Da aferição de pressão ao espaço de atendimento clínico”, com a participação do acadêmico do curso e sócio proprietário da Drogaria CrisFarma, Crispim Inácio; da farmacêutica, especialista em Farmacologia e em Saúde Coletiva e professora da Unesc, Bruna Wessler e do farmacêutico e especialista em Farmacologia e em Neurociências do Desenvolvimento e Excelência Humano, Filipe Chagas. A acadêmica da terceira fase do curso, Thifanny Fernandes, foi a mediadora da palestra virtual.

A manhã ainda teve debates com os temas “A atuação do farmacêutico como perito bioquímico” e “O que faz o farmacêutico analista clínico?”.

Formação de qualidade

Ao longo dos seus 20 anos, o curso da Unesc já graduou 887 profissionais farmacêuticos, que atuam em diversas áreas na região, de laboratórios, farmácias até indústrias. Vários dos egressos da Unesc se destacam como docentes e pesquisadores, inclusive nacionalmente.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti ressalta a importância da formação de profissionais de qualidade para atuarem e contribuírem com a assistência farmacêutica. “O curso de Farmácia da Unesc se manteve inovador e vem se desenvolvendo não apenas em infraestrutura, mas em pessoal, o que é de extrema importância, afinal, são as pessoas que constroem cotidianamente o curso de Farmácia e a Universidade, que crescem porque cada um deixa a sua contribuição”.

A coordenadora do curso, Juliana Lora, reforça as características de transformação e renovação que o curso possui. “Hoje temos curso que aborda várias áreas de atuação do profissional e a Jornada está trazendo justamente isso. Para nós é uma alegria saber que construímos uma trajetória tão grandiosa e ela só se fez possível porque temos um time incrível de professores e acadêmicos. Esta Jornada virtual e com tantas presenças brilhantes é a prova de que somos capazes de nos reinventarmos”.

A coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Farmácia, Angela Rossato, lembra que o curso é articulado com as demandas da sociedade e da profissão. “O resultado é reflexo do todo: acadêmicos apaixonados, professores dedicados, coordenação empenhada, apoio da Instituição e um lindo trabalho que nossos egressos fazem não só na região, mas em nível nacional e mundial”.  

A presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, Gabrielly Ricken Silva, também deu as boas-vindas aos participantes do evento e salientou a importância da união para a realização da Jornada. “ A Jornada foi pensada com muito carinho para celebrar esses 20 anos de história do curso que impacta positivamente a vida de muitas pessoas”.

A programação da Jornada pode ser conferida de forma detalha no site Even3, mesmo endereço no qual devem ser realizadas as inscrições.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 15:21
Compartilhar Comente

Ministro Marcos Pontes participa da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Ministro Marcos Pontes participa da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Convidado especial fará a abertura do evento, no dia 20 de julho (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, é o convidado especial da 1ª Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, que ocorrerá de 20 a 24 de julho. Após um ano, ele retornará à Universidade novamente como palestrante, mas desta vez, em um evento 100% virtual e que poderá ser acompanhado pelo canal oficial da Unesc TV no Youtube. Pontes fará a abertura do evento, com a palestra “Papel das áreas tecnológicas no pós-pandemia”, a partir das 19h15.

A Jornada Acadêmica está sendo organizada e realizada pelos presidentes e vice dos Centros Acadêmicos (CAs) e pelos coordenadores e adjuntos dos 10 cursos de graduação na área de Ciências, Engenharias e Tecnologias oferecidos pela Unesc. O evento é aberto a estudantes, professores e profissionais da área e demais interessados.

 cada dia do evento online, um tema será destacado para os debates online, com a presença de profissionais e líderes de empresas de renome nacional e internacional. Ciência e tecnologia, empreendedorismo e startups, relações interpessoais e Design Thinking, arquitetura e meio ambiente, biônica e evolução digital e o cenário do mercado e as oportunidades e estratégias no pós-pandemia estarão entre os temas abordados.

Além do ministro, o evento contará com a participação de profissionais como a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio; o CEO e fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus; o diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel Leipnitz e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Amilton Arruda.

Aprendizado coletivo

O presidente do CA de Engenharia Civil e presidente da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Douglas Leffa, conta que o evento é uma construção coletiva e fruto da união de acadêmicos e estudantes de diferentes cursos. “Está sendo um desafio sim, mas também estamos aprendendo muito com a organização deste evento. O trabalho em equipe envolvendo todos os cursos está gerando uma experiência valiosa neste momento atípico e que está sendo também de reinvenção. Tudo é definido em grupo, inclusive os temas, pensados para integrar e proporcionar um evento em que as diferentes áreas pudessem ser contempladas, possibilitando o contato com assuntos do contexto atual e que podem abrir a mente para novas ideias e ações ”, afirma.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de julho de 2020 às 14:35
Compartilhar Comente

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras
Mais imagens

Os 44 acadêmicos da Unesc participantes do  Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional)  apresentaram neste sábado, 14/12, as ações desenvolvidas ao longo do  Curso de Extensão - Iniciativas Regionais Inovadoras, das Regiões de Criciúma e Araranguá.

O Seminário é a última atividade presencial do curso, com 200 horas de duração. O Proesde terá seguimento em fevereiro de 2020, no retorno das aulas, quando será realizado o Seminário Estadual, onde todas as instituições do Sistema Acafe estarão reunidas para apresentar os projetos.

O Proesde contemplou estudantes de diversos cursos da Unesc, com conteúdos abordando o Desenvolvimento Regional Sustentável, Educação, Cidadania e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Inovação e Políticas Públicas. Além da qualificação, os participantes do Programa, escolhidos por sorteio, ganharam benefício de até 70% do valor da mensalidade nas disciplinas durante o semestre em que integram o Proesde.

O evento foi aberto pela Coordenadora do Proesde na Unesc, Cristiane Dias, e pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego.  Em sua fala, a Diretora de Extensão Salientou que o programa vai ao encontro da necessidade regional, do desenvolvimento regional, onde proporciona mudanças significativas na região. “Tenho certeza que as ideias desenvolvidas são fundamentais para a comunidade, que precisa da nossa atuação, com um olhar ampliado observando as necessidades e, a partir dali, propor ações que venham a mudar a realidade tão necessária”, salientou Fernanda Sônego.

Ao longo do semestre os bolsistas foram divididos em oito grupos por áreas do conhecimento, onde estiveram nas comunidades, pesquisando ações inovadoras nos municípios. Entre as propostas os estudantes trouxeram a criação de ambientes colaborativos e pesquisa sobre a lei de inovação no município de Criciúma. Também foi estudado um projeto de sensibilização na Polícia Civil no atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência e uma ação do curso de Odontologia que trabalha a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, visando melhor atender a comunidade que trabalha. Outro case veio de alunos do curso de Ciências Contábeis junto ao Bairro da Juventude. Acadêmicos de cursos da área de saúde trabalharam a proposta de ofertar um pacote de serviços de saúde nas escolas. Ainda na saúde foi apresentado a sugestão de desenvolvimento de um aplicativo para doação e recebimento de medicamentos da Farmácia Solidária da Unesc.

“Esse seminário é o fechamento dos encontros presenciais, do Proesde neste segundo semestre, e agora os estudantes têm como tarefa estruturar melhor essas ideias, fazer uma devolutiva para o governo do Estado, e finalmente, mostrar no encontro estadual as ações inovadoras da região sul. A proposta é que esses acadêmicos se tornem profissionais empreendedores, olhem para a sociedade e sejam empreendedores nos lugares onde passarem, tentando solucionar os problemas da sociedade”, explica a professora Cristiane Dias.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de dezembro de 2019 às 11:22
Compartilhar Comente