AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA
Associação dos Amigos dos Autistas recebeu alimentos e materiais de higiene arrecadados ao longo da Jornada Acadêmica (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O apoio do curso de Odontologia da Unesc à AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) foi além do serviço técnico prestado na instituição. Percebendo a necessidade da Associação, o curso promoveu a arrecadação de doações ao longo da Jornada Acadêmica, realizada de 21 a 24 de maio, e fez a entrega na tarde de quarta-feira (29/5). No total foram arrecadados 1,5 toneladas de mantimentos, entre alimentos e materiais de higiene.

Conforme o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta, o projeto foi idealizado pelos próprios alunos que prestam atendimento no local por meio da disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais. “Desta forma, estamos colaborando com a AMA de duas maneiras. Isso é reflexo do perfil dos nossos alunos, que veem além do básico e procuram fazer a diferença”, salientou.

O grupo foi recebido para a entrega das doações pela diretora pedagógica da instituição, Sandra Henrique, e demais professoras da Associação. Participaram da visita o coordenador e professores do curso, além de membros do Centro Acadêmico Renan Antônio Ceretta e da Associação Atlética Acadêmica de Odontologia Dente de Sabre.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Empreendedorismo e criatividade no último dia de Unesc Summit

Empreendedorismo e criatividade no último dia de Unesc Summit
Sábado contou com palestra, workshop e oficina (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Como somar ideias e ações para começar a empreender? Foram perguntas como esta que o Unesc Summit buscou responder, durante um sábado (13/4) voltado à criatividade e ao conhecimento. O evento iniciou na sexta-feira (12/4) com uma conversa sobre economia criativa. Leia aqui.

Na manhã de sábado, no Auditório Edson Rodrigues, a farmacêutica e instrutora formada pelo Mindfulness Trainings International, Fernanda Nath Garcia Neto, compartilhou sua experiência na palestra “Mindfullness – A chave para o manejo das distrações”. “Nunca se viveu momentos tão acelerados e de mudanças rápidas de realidade como agora. São informações acumuladas, acesso fácil a distrações e uma busca pessoal constante por conquistas. O resultado é o cérebro sempre em movimento”, explica a palestrante.

Fernanda conta que esta realidade, além de ser uma barreira ao foco, pode causar problemas de saúde mental. Segundo ela, pesquisas apresentam dados de modo que nove entre 10 pessoas demonstram ansiedade e 47% dos participantes tiveram sintomas de depressão. “No local de trabalho, por exemplo, a ansiedade e a depressão se somam, ocasionando uma barreira de criatividade, concentração e até dificuldade para desenvolver tarefas simples. As pessoas estão presentes, mas não aptas a produzir”, esclarece.

Mindfullness como ferramenta de atenção

A rotina, de horários e ocupações, leva o corpo a um piloto automático que recebe estímulos de memórias e padrões que removem o foco do contexto inserido e mecaniza as ações. Para buscar o sucesso dentro desta realidade, a instrutora explica que a receita é simples e passa pela busca constante da consciência momentânea do presente, lidando com distrações e estímulos memoriais.

“O Mindfullness está dentro de nossa mente, temos apenas que encontrar esta capacidade de escolher o agora como objeto de atenção plena. Também é importante ter consciência de si e suas capacidades, sabendo que o corpo precisa de descanso, não apenas dormir, mas longe de distrações, como o celular”, destaca.

Os quatro passos para a atenção plena

1 – Criar a intenção de ter foco no agora, dispondo a mente a um único objetivo.
2 – Buscar um objeto, entre respiração ou parte do corpo, como foco. “O corpo e a respiração estão sempre no presente. A mente pode divagar, mas estes dois elementos sempre estão aqui”, explica Fernanda.
3 – Perceba sua distração de forma consciente. “Divagar faz parte do processo. Sempre estamos pensando e divagando, já que o cérebro está sempre em funcionamento”, afirma a palestrante.
4 – Ação com gentileza. “Percebeu que se distraiu? Com gentileza retorne sua atenção ao seu objeto. Tenha consciência de se recolocar no agora de forma natural e simples”, conclui a instrutora.

Durante a palestra, Fernanda desenvolveu atividades teóricas e práticas, aliadas a exemplos reais.

Mais conhecimento 

No período da tarde, a programação do evento também promoveu conversas voltadas à ideias e empreendedorismo. Os coaches Solange Fonseca e Felipe Mescolotto ministraram o workshop “Empreendendo Sonhos”. Dividido em dois pilares, o encontro abordou os temas “Empreendedorismo com criatividade”, que teve foco no desenvolvimento pessoal e profissional, e “Transformando sonhos em realidade”, que proporcionou momentos de pensar o negócio e planejá-lo para o mercado.

Já a oficina “Mei (Microempreendedor Individual) na prática”, com a consultora Deise Borges, apresentou o processo de organização para microempreendedores individuais, com o objetivo de instruir no recebimento de informações antes da formalização de negócios. O encontro também tratou sobre benefícios e obrigações do empreendedor.

Para promover o empreendedorismo


O Unesc Summit faz parte da Jornada Empreendedora, iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Santa Catarina para estimular o empreendedorismo e a inovação.

Com a participação aberta à diversas áreas de conhecimento, o projeto alcança níveis nacionais de atuação, sendo proposto em instituições de ensino de todo o país. Durante a Jornada, a iniciativa oferece mais de 30 ações voltadas a propiciar um ecossistema empreendedor.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de abril de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

IX Semana de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda-feira na Unesc

IX Semana de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda-feira na Unesc
Mais imagens

Inicia nesta segunda-feira (22/10) e segue até a sexta-feira (26/10), na Unesc, a nona edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), com a temática "Ciência para redução das desigualdades”. O evento deve receber mais de duas mil pessoas diariamente, incluindo a comunidade acadêmica da Unesc e visitantes de outras universidades, instituições de ensino e comunidade. Durante a Semana acontecerão palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. Pesquisadores e estudantes também poderão acompanhar as apresentações dos cerca de 800 trabalhos orais e pôsteres de iniciação científica, extensão e relatos de ensino, resultantes das atividades da Unesc e de outras instituições que foram inscritos para o evento. O roteiro de apresentações pode ser acessado no site do evento https://www.unesc.net/portal/ix-semana-de-ciencia-e-tecnologia/programacao-apresentacao-oral-poster

 A programação inicia às 14 horas do dia 22/10 na estrutura montada junto à reitoria da universidade. A abertura oficial está programada para iniciar às 19 horas, no auditório Ruy Hülse, com o painel “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade para Redução das Desigualdades”, onde estará presente o painelista Nathan Carvalho Pinheiro, da Universidade de Brasília, abordando o assunto “Desigualdades na ciência e o papel da ciência na redução das desigualdades". Também estarão participando da abertura, Mariana Schuchovski, da Fundação Getúlio Vargas, com o tema “Agenda 2030 e a oportunidade do desenvolvimento sustentável” e Gabriel Sant’Anna Palma Santos, da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, que vai falar sobre "O ecossitema de tecnologia e inovação de Santa Catarina”.

A SCT congrega ainda diversos eventos paralelos, incluindo a 5ª Feira de Inovação, o 5º Talento Musical, a 4ª Feira de Ciências, o 3º Bootcamp, o 3º Workshop de Arqueologia, o 1º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia e o "Leve se quiser", um projeto de incentivo à leitura da Biblioteca da Universidade, do curso de Letras e da Editora Unesc que ocorre das 8 às 22 horas no hall do Bloco da Reitoria durante a SCT e oferece livros para as pessoas. 

A coordenadora da Semana de Ciência de Tecnologia, Merisandra Cortes de Mattos Garcia, explica que a SCT é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade. “E esse estímulo acontece não somente no meio acadêmico, mas também na sociedade, por meio da Feira de Inovação e da Feira de Ciências, promovendo a inserção da comunidade na Universidade”, observa. 

REUNIÃO DA SBPC EM SANTA CATARINA

Outro destaque da semana será a realização da 1ª Reunião Aberta da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) no sul do Estado. O encontro acontece na terça-feira, 23/10, às 14 horas e dá continuidade ao movimento catarinense de defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, criado em 2017. A reunião é promovida pela Secretaria Regional da SBPC, em Santa Catarina, e é aberta a todos os professores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas. Um dos temas do encontro é a rede de apoio às iniciativas que visem a popularização da ciência, a comunicação entre instituições de pesquisa e a sociedade em geral, bem como a atuação política junto às esferas governamentais de Santa Catarina em prol de uma política pública consistente e contínua de promoção do desenvolvimento científico em todas as áreas do conhecimento.

A SEMANA É O MAIOR EVENTO INSTITUCIONAL DA UNESC

A IX Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc, realizado anualmente em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A temática "Ciência para Redução das Desigualdades", que tem como base o 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, pretende fomentar o uso social da ciência e da tecnologia e auxiliar no combate das desigualdades, por meio da popularização e da divulgação da mesma. “As desigualdades podem ser reduzidas pela utilização dos resultados das pesquisas e das ações de extensão, a fim de minimizar a distância entre os conhecimentos produzidos e a aplicação destes para a melhoria da qualidade de vida e o empoderamento da comunidade. A ciência e tecnologia podem viabilizar a inclusão social, política e econômica, independente de idade, gênero, deficiência, raça, origem, condição econômica ou outra”, analisa a coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Confira toda a programação do evento no site www.unesc.net/ixsct.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de outubro de 2018 às 03:15
Compartilhar Comente

Programação intensa na Jornada de Fisioterapia

Programação intensa na Jornada de Fisioterapia
Evento de 2018 marca os 20 anos do curso da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos e profissionais da área de Fisioterapia estão tendo uma oportunidade excepcional na Unesc nesta semana. Isso porque está sendo realizada, na Universidade, a 20ª Jornada Unesc de Fisioterapia, evento que marca ainda o aniversário de 20 anos do curso. As atividades, que iniciaram na manhã desta terça-feira (16/10), seguem até a noite de quarta-feira (17/10) com programação de palestras e minicursos.

Abrindo oficialmente as atividades na noite desta terça-feira, o evento contou com a presença da professora Aurélia Regina de Souza Honorato, representando a Reitoria e a Diretoria de Ensino e Graduação; da coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Ariete Inês Minetto; do conselheiro representante de CREFITO, Professor Lee Gi Fan; do administrador das Clínicas de Saúde da Unesc, Marlon Zilli e da presidente do CA (Centro Acadêmico) do curso, Kalita Nunes.

Nesta noite, o público que lotou o Auditório Ruy Hulse pôde aprender sobre “Cuidados e Manuseio Mínimo na UTI Neonatal”, tema abordado pela palestrante Sueli Toma Tamari, e ainda sobre “Fisioterapia na Artroplastia de Joelho”, assunto abordado por Alexandre Marcio Marcolini.

Abrindo as atividades, quem apresentou o trabalho “Avaliação da Aplicabilidade da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) pelos Acadêmicos das Práticas Fisioterapêuticas V e VI” foi a acadêmica Bianca Scandolara, da nona fase do curso.

Quarta-feira

Na programação desta quarta-feira os acadêmicos terão a oportunidade de participar, a partir das 8h45, da palestra “Envelhecimento e sistema vestibular: a importância da fisioterapia vestibular na prevenção de quedas em idosos”, ministrada pela profissional Bruna da R. Maggi Sant’Helena. Em seguida, às 9h30, o tema “Fisioterapia dermatofuncional em queimaduras: a funcionalidade muito além da estética” será abordado por Juliano Tibola.

A partir das 10h30 o assunto será os "principais escritores em inglês na área da Fisioterapia", tema levantado pela Rockfeller Language Center. Já ao longo da tarde, o foco será voltado ao aprendizado sobre Pedia Suit e Dry Needling.

Para fechar o evento, a noite contará com uma participação do Grupo Médicos de Alma, a partir das 19h30, seguida pela palestra Fisioterapia no Século XXI: Perspectivas da Profissão, ministrada pelo Presidente do CREFITO 10, Sandorval Francisco Torres, e ainda a palestra de Lívia Arcêncio do Amaral, sobre Mobilização Precoce na UTI.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de outubro de 2018 às 21:25
Compartilhar Comente