AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

IParque recebe visitantes para aproximação com o setor produtivo da região

IParque recebe visitantes para aproximação com o setor produtivo da região
Visita foi viabilizada pela Sala dos Municípios para apresentação de serviços e instalações do Parque (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A estrutura do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc foi conhecida de perto, nesta segunda-feira (18/1) pelo empresário Alexandro Willemann da Silva e pelo administrador Matheus Colombo. Proprietário e diretor da empresa Delupo Ferragens, respectivamente, os visitantes foram convidados, por meio da Sala dos Municípios, a visitar o espaço e conhecer os produtos e serviços oferecidos pela equipe da Universidade.

O que encontrou no Parque, para Alexandro, foi uma bela surpresa. “Não imaginava que encontraria tamanha estrutura e tão bem cuidada”, relatou. Entre as questões que chamaram a atenção e despertaram o interesse para possibilidade de parcerias futuras, conforme o empresário, estiveram principalmente o trabalho técnico voltado à metalurgia, siderurgia e análises.

A visita, conforme o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira, faz parte da série de ações do setor com foco na aproximação com o setor produtivo da região. “Fizemos esse convite para que eles pudessem estar dentro do Parque, conhecer os laboratórios e as equipes e encontrar aqui soluções que se adequam ao seu negócio”, destacou.

Essa interlocução com empresários e lideranças regionais, de acordo com Dorvanil, tem sido feita desde meados de 2020 e se fortalece em 2021, sem deixar de lado a preocupação com a segurança no que diz respeito à pandemia. “Queremos trazer mais visitantes para que possam ver o potencial existente nessa estrutura. Estamos dando encaminhamento aos projetos, mas garantindo os cuidados de higiene e distanciamento, ainda tão necessários para o combate à Covid e, inclusive, elogiados pelos nossos convidados”, acrescenta.

Participaram ainda da visita a coordenadora dos laboratórios do Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (Ipat) e Instituto de Alimentos, Josiane Ferreira Nagel; o gestor do Iparque, Fernando Marco Bertan; o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Evanio Ramos Nicoleit; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo e o coordenador do Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT), Mateus Milanez.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2021 às 17:34
Compartilhar Comente

Unesc integra grupo de Instituições de Ensino Superior que participam do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19

Unesc integra grupo de Instituições de Ensino Superior que participam do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19
Universidade vai colocar à disposição do Ministério da Saúde estrutura física, equipamentos e, se necessário, recursos humanos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país se uniram ao Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19 e irão disponibilizar estrutura física, equipamentos e, se necessário, recursos humanos, para o Programa Nacional de Imunização (PNI). A Unesc integra o grupo formado por até o momento, 152 universidades, centros universitários e faculdades que colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal para ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação. O objetivo das IES é colaborar para aumentar as possibilidades de imunização de mais pessoas em menor tempo. A campanha de vacinação contra a Covid-19 deve começar ainda este mês.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, este será um marco histórico para o Brasil e a Unesc não poderia deixar de se colocar à disposição para colaborar com o PNI. Desde o início da pandemia, em 2020, a Universidade esteve presente e atuante em ações de combate ao coronavírus, seja por meio de pesquisas com a participação de professores e estudantes, através de orientações e iniciativas envolvendo a comunidade interna ou externa, apoio ao poder público e diversas atividades promovidas pelo Comitê de Biossegurança.

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e Fórum Nacional de Faculdades Comunitárias (Forcom).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2021 às 22:39
Compartilhar Comente

Unesc comunitária: A magnitude de uma grande universidade com a significância de uma instituição voltada à comunidade

Unesc comunitária: A magnitude de uma grande universidade com a significância de uma instituição voltada à comunidade
No Dia da Universidade entenda mais sobre a trajetória da Unesc em seus 52 anos de história (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Não é por acaso que a Unesc é considerada uma cidade dentro de Criciúma. Com mais de 13 mil pessoas circulando diariamente (números fora da pandemia) e 190 mil metros quadrados apenas no campus da cidade, somados ao Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e as unidades de Araranguá e Balneário Rincão, a Universidade reúne há 52 anos o principal patrimônio intelectual de toda a região e com importante participação no universo científico nacional e internacional.

Nesta segunda-feira (18/1) é celebrado o Dia da Universidade, data especial para a comunidade acadêmica e toda a comunidade do Sul do país, já que, tamanha sua dimensão, os benefícios são de todos que a envolvem direta ou indiretamente. A Unesc, tem sua construção como universidade compreendida nas três dimensões acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão. Conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a excelência acadêmica no ensino: Colégio Unesc, escolas técnicas, graduação presencial e a distância, bem como ensino de pós-graduação, somados aos projetos de pesquisa e à extensão comunitária, assim como a presença do corpo docente formado em sua maioria por mestres e doutores e a oferta de mestrados e doutorados, diferem a Instituição e a qualificam e credenciam como Universidade.

A dimensão de todo esse universo, para a reitora, não pode sequer ser mensurada. “Acredito que a cada dia, a cada ação ou a cada solução coletiva encontrada por meio da Unesc a comunidade consegue entender um pouco mais da magnitude e da importância de uma Instituição como essa, que além de multiplicar conhecimento, busca por novas descobertas e análises científicas, por meio da pesquisa, e leva tudo isso à comunidade, através da extensão”, afirma.

Se por si só o termo “Universidade” já difere de “faculdade” e de “centro universitário”, o título de Universidade Comunitária se sobressai ainda mais. A nomenclatura, conforme Luciane representa um grande diferencial. “ Uma universidade comunitária não tem um dono e tem todo a sua arrecadação reinvestida para a própria comunidade acadêmica e comunidade externa, ou seja, não somos uma instituição com fins lucrativos. Quanto mais a Unesc cresce, mais a própria comunidade ganha”, afirma Luciane. “Somos muito gratos pelo reconhecimento que a nossa Unesc recebe da comunidade regional, bem como a todos os egressos, atuais estudantes, professores, funcionários e gestores que a construíram ao longo do tempo.

História de vitórias


O que hoje é a Unesc, Instituição que já formou próximo de 50 mil profissionais, começou com o primeiro passo dado em 1968, mais especificamente no dia 22 de junho deste ano, quando foi oficialmente criada a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri).

A chegada do campus, no local onde fica até hoje, foi algum tempo depois, já em 1974. Antes disso, logo nos primeiros meses, as atividades nas dependências do Colégio Madre Tereza Michel, sendo expandidas depois para quatro unidades de ensino separadas, que formavam a União das Faculdades de Criciúma (Unifacri), o que iniciava caminho para a transformação em Unesc.


Transformação em Universidade


Na história cinquentenária da Instituição alguns capítulos tiveram destaque, entre eles a data na qual foi aprovada, por unanimidade pelo Conselho Estadual da Educação, a transformação de União das Faculdades de Criciúma (Unifacri) para Unesc. Foi no dia 17 de junho de 1997 que o título foi concedido à Instituição e comemorado por toda a comunidade acadêmica. Ali nascia a Instituição com a missão de "promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida", a qual defende até hoje.

Perfil comunitário reconhecido

Já com décadas de história na bagagem e milhares de profissionais formados em suas salas de aula, a Unesc foi reconhecida como Universidade Comunitária em 21 de outubro de 2014. A conquista foi possível graças a sanção da Lei das Comunitárias nº 12.881/13, que define, qualifica e dá as prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), como a Unesc.

Porque estudar em uma Universidade Comunitária

Ao relembrar alguns dos principais capítulos da Unesc já é possível perceber seus diferenciais. Os motivos para escolher uma Instituição com esse perfil para sua qualificação acadêmica, conforme a reitora, são facilmente reconhecidos em uma simples visita ao campus. “Nós temos aqui uma diversidade de culturas, de conhecimento e de opiniões. Apesar de inúmeras diferenças que se somam, em comum nós temos o espírito comunitário, solidário e que é refletido no aluno. Todos são apaixonados pela nossa universidade”, destaca.

Quem escolhe uma Universidade Comunitária pode ser beneficiado com alguma das inúmeras opções em bolsas de estudo, passa a estar entre os melhores pesquisadores das mais diversas áreas e aplica todo o conhecimento teórico na prática em benefício da comunidade.

Para conhecer mais sobre as mais de 60 opções dos cursos de graduação da Unesc, além das opções em Ensino a Distância e pós-graduação basta entrar em contato pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Mayara Cardoso – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2021 às 13:15
Compartilhar Comente

ECoCria Unesc recebe Edivaldo Dondossola para bate-papo com alunos e comunidade

ECoCria Unesc recebe Edivaldo Dondossola para bate-papo com alunos e comunidade
Jornalista criciumense compartilhará experiências em evento virtual nesta quinta-feira (21/1) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As experiências do jornalista Edivaldo Dondossola na carreira televisiva estarão em pauta, na quinta-feira (21/1), no ECoCria Talks na edição “Trajetórias que inspiram – De Forquilhinha para a Rede Globo”. O evento virtual é promovido pela Escola de Comunicação da Unesc e será transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube, a partir das 19h.

Dondossola é natural de Forquilhinha e trabalha atualmente como repórter da Rede Globo no Rio de Janeiro. Ele iniciou a carreira no telejornalismo aos 20 anos de idade, como repórter freelancer na antiga RBS TV Criciúma, atual NSC.

O compartilhamento do exemplo de crescimento e de destaque dentro da profissão, além dos desafios vencidos e situações vivenciadas, conforme o coordenador da EcoCria, Marcelo Feldhaus, será de extrema importância para os estudantes que estão em fase de descobertas dentro da comunicação. “O crescimento do Edivaldo dentro do jornalismo foi algo muito bonito de acompanhar. Ele evoluiu gradualmente, se destacou por seu talento e conquistou lugares incríveis enquanto profissional em uma das grandes emissoras do mundo. Isso certamente é uma grande inspiração para nossos estudantes”, destaca.

Após uma apresentação sobre o início da carreira no jornalismo regional, as fases vividas até a chegada ao patamar de hoje e algumas experiências marcantes, Dondossola será sabatinado por estudantes e colegas da imprensa. “Será possível fazer perguntas, sanar curiosidades e até ouvir detalhes de coberturas especiais feitas pelo colega, como a da pandemia de Covid-19, ainda tão atual”, completa.

O evento tem foco especial voltado aos estudantes da Escola de Comunicação da Unesc e colegas da imprensa regional, mas será aberto para toda a comunidade por meio do YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2021 às 09:00
Compartilhar Comente

Unesc: Oportunidades de formação profissional nas diversas áreas do conhecimento

Unesc: Oportunidades de formação profissional nas diversas áreas do conhecimento
Universidade e Colégio Unesc estão com matrículas abertas para 2021 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma formação completa, embasada em qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, com professores altamente qualificados e uma estrutura que é destaque entre as instituições de ensino é o que o estudante vai encontrar na Unesc, nos diferentes níveis de formação. A Instituição oferece oportunidades que iniciam já no Ensino Básico e passam pelos cursos técnicos e de graduação, indo até a pós-graduação. Os interessados em investir em uma formação com qualidade podem aproveitar o início do ano para garantir uma vaga já no primeiro semestre de 2021. As matrículas para o Colégio Unesc e para os cursos da Unesc Tec e para os de graduação já estão abertas e a Instituição oferece diversas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, salienta que a Instituição possui um amplo portfólio de cursos de graduação na modalidade presencial e a distância que dialogam com as necessidades do Sul e do Extremo Sul catarinense, regiões nas quais a Unesc possui campus, polos e unidade.

Cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento

Para quem quer ingressar no Ensino Superior, a Unesc oferece mais de 40 cursos de graduação presenciais e 33 em educação a distância (EaD). Os alunos, independentemente da modalidade, terão acesso a uma formação que vai além da sala de aula, com estrutura de laboratórios e espaços de aprendizagem colaborativa. Terão ao seu lado, professores altamente qualificados, pesquisadores e com reconhecida experiência profissional nas suas áreas de atuação.

“A Unesc está integralmente adaptada para o ensino híbrido, especialmente no período que ainda estamos impactados pela pandemia de Covid-19. A Instituição está conectada com as novas tendências do Ensino Superior no Brasil e no mundo, onde, aliando a presença de um corpo docente qualificado que articulado com as novas tecnologias propiciarão aos estudantes uma formação com a possibilidade de desenvolverem novas competências e habilidades e se integrarem às redes de cooperação, redes inclusive de internacionalização que auxiliarão os estudantes a ter uma formação mais integral e conectada com as necessidades desse novo momento histórico, econômico, cultural e social”, afirma Feldhaus.

Cursos técnicos com a estrutura de uma universidade

Outra oportunidade oferecida para a comunidade regional são os cursos técnicos. Com curta duração e focados profissionalização e inserção direta no mercado de trabalho, os cursos da Unesc Tec tem foco em Gestão e Negócios, Saúde e Segurança, Design e Criatividade, Tecnologia da Informação e Tecnologia e Processos.

O estudante pode escolher entre mais de 20 opções de curso com aulas práticas presenciais e teóricas a distância. As atividades presenciais ocorrem nos diferentes espaços formativos da Unesc, como laboratórios das áreas de saúde e de tecnologia. Além disso, os alunos dos cursos técnicos têm aulas com professores que atuam na Universidade.  

Vivência na universidade desde a Educação Básica

Ao estudar no Colégio Unesc, as crianças e adolescentes conviverão uma escola com experiência da maior universidade da região, podendo usufruir de espaços como a Biblioteca Professor Eurico Back e laboratórios. “Um dos maiores diferenciais de nosso colégio é que preserva a segurança, o conforto e a qualidade e oportuniza a vinculação nos espaços utilizados pelos cursos superiores, assim como a participação de projetos de pesquisa e extensão atendendo os desafios da Base Nacional Comum Curricular e do novo Ensino Médio”, ressalta Feldhaus.

Confira os cursos oferecidos e saiba como fazer parte da Universidade Comunitária do Sul e do Extremo Sul catarinense:

Cursos de graduação presencial

Cursos EaD 

Cursos técnicos 

Colégio Unesc 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2021 às 15:55
Compartilhar Comente