AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Congresso Ibero-Americano sedia lançamento coletivo de livros

Congresso Ibero-Americano sedia lançamento coletivo de livros
Ao todo, 12 obras foram lançadas no evento (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Professores da Unesc e de outras universidades lançaram na noite desta quinta-feira (24/5), 12 obras durante o 3º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. O Lançamento Coletivo de Livros ocorreu no palco central da Feira do Livro do Congresso.

O evento, em parceria da Editora Unesc, oportunizou que cada autor expusesse a temática de cada obra e a sua área de abordagem.

Para a supervisora administrativa da Editora, Vanessa Marcos Medeiros, a cooperação com o Congresso é de grande importância. “Agradeço imensamente a parceria da comissão com a editora, pois estamos também lançando obras que vieram de dentro da Unesc”, comenta.

O presidente da comissão organizadora do Congresso, Ismael Gonçalves Alves, acredita que o momento é de divulgar obras que fazem parte do evento. “Aqui é o momento de mostrar a diversidade e a pluralidade que temos com os participantes do Congresso”, pontua.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o vice-reitor, Daniel Preve e a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker prestigiaram o evento.

Livros lançados:


- Homo Academicus, de Pierre Bourdieu – traduação de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina);
- Violência Escolar: versos e reversos da sociabilidade contemporânea, de Adriana Dias de Oliveira – PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo;
- Cultura Profissional Docente: como descobrir e ressignificar no sentido da emancipação humana?, de Roberta Ravaglio Gagno – Unespar (Universidade Estadual do Paraná);
- O Referente Errante: The Waste Land e sua máquina de teses, de André Cechinel – Unesc;
- Sejamos todos Protagonistas, ou Carta às Espectadoras e Criadoras de Personagens Femininas, de Sheila Coelho Bratti – UFSC;
- Memórias e Identidades: as estruturas carboníferas como patrimônio cultural de Santa Catarina, de Paulo Sérgio Osório e Marli de Oliveira Costa – Unesc;
- Nós, Professores: Experiências do PIBID na Unesc Volume II, de Carlos Arcangelo Schlickmann, Jeferson Luís de Azeredo, Marcelo Feldhaus e Richarles Souza de Carvalho – Unesc;
- Fragmentos, de Maria Aparecida da Silva Mello – Unesc;
- Linguagem e Construção de Identidade, de Carlos Arcangelo Schlickmann, Jeferson Luiz Azeredo e Richarles Souza de Carvalho – Unesc;
- Infância e Juventude no Século XX: Histórias Latino-americanas, de Silvia Maria Fávero Arend, Esmeraldo Blanco Bolsonaro de Moura e Susana Sosenski – Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina);
- Educação Superior: Políticas Públicas e Institucionais em Perspectivas, de Kelly Gianezini, Sirlei Lauxen, Gildo Volpato e Maria Estela Dal Pai Franco – Unesc;
- Ações que Mudam o Mundo: Casps de Empreendedorismos Sociais, de Carla Spillere Busarello e Melissa Watanabe – Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de maio de 2018 às 19:49
Compartilhar Comente

Livro de professora e de egressa da Unesc traz exemplos de empreendedorismo social

Livro de professora e de egressa da Unesc traz exemplos de empreendedorismo social
Obra será lançada dia 23 no Bairro da Juventude (Foto: Rubens Angelotti) Mais imagens

Inspirar pessoas a serem protagonistas da transformação social é o objetivo do livro “Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais” que será lançado no Bairro da Juventude dia 23 de maio, às 9h30. As autoras são a mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unesc Carla Spillere Busarello e a professora doutora da Unesc Melissa Watanabe. A obra traz casos de empresas sociais de diversos estados brasileiros e destaca um exemplo de sucesso na região: o Bairro da Juventude.

O evento é uma realização da Unesc, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Universidade, do Giees (Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreendedorismo Social) e do Bairro da Juventude, com apoio da Doistoque Marketing.

O livro surgiu de uma pesquisa sobre empreendedorismo social que Carla fez durante o seu mestrado, com a orientação da professora Melissa. O projeto foi aprovado no Edital Público da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) de 2015 e no ano seguinte, após Carla terminar o mestrado, as duas começaram a produzir a obra.

Segundo Melissa, ao longo do trabalho elas perceberam que havia confusão de conceitos fora da área científica sobre o assunto e sentiram falta de estudos de casos que mostrassem a realidade de empreendimentos sociais, principalmente para inspirar outros empreendedores na área. “A proposta do livro é abordar, de forma simplificada o empreendedorismo social, bem como mostrar casos de empresas sociais que atuam no mercado há mais de cinco anos, principalmente para acadêmicos da graduação”, afirma.

A obra traz casos de empresas que apostaram no empreendedorismo social: Bairro da Juventude (Criciúma); 100% Amazônia (Belém); Atados (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis); Terra Nova (Curitiba); ponteAponte (São Paulo).

Segundo Melissa, o PPGDS da Unesc permitiu a execução do projeto, desde o reconhecimento da necessidade de uma obra deste tipo, por meio das pesquisas realizadas no grupo de pesquisa, até a viabilidade de publicação.

Para Carla, o lançamento do livro é a realização de um sonho de infância e representa um fechamento concreto do mestrado. "Queríamos falar do Bairro da Juventude para a sociedade, que é uma empresa social que está há mais de seis décadas no mercado. Temos um imenso orgulho de falar que o Bairro da Juventude é a empresa social que abre o primeiro capítulo do livro", salienta.

Ainda de acordo com Carla, o empreendedorismo social entende que para a transformação do mundo em um lugar melhor, basta a atuação de pessoas. “A partir deste conceito defendemos que cada indivíduo é capaz de ser o protagonista da transformação, empreendendo dentro de qualquer natureza jurídica. Basta identificar um problema na sociedade, criar uma solução e agir por meio de um negócio que tenha como objetivo final gerar a mudança social”.

Para a professora Melissa, a Instituição se tornou uma entidade modelo em empreendedorismo social, pela sua forma de atuação e estruturação. "Quando cheguei a Criciúma em 2001 percebi poucas crianças desassistidas no município, e me falavam que um dos responsáveis era o Bairro da Juventude. Desde então isso ficou na minha cabeça e comecei a observar melhor o trabalho da Instituição", conta a professora.

*Com colaboração da assessora de imprensa do Bairro da Juventude, Michele Picolo. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2018 às 14:14
Compartilhar Comente

Faça a alegria de uma criança: Doe um livro ao projeto Biblioteca Solidária

Faça a alegria de uma criança: Doe um livro ao projeto Biblioteca Solidária
Espaços de leitura serão criados em organizações solidárias (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aquele livro no fundo da estante pode fazer a alegria de uma criança. A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, está promovendo a Biblioteca Solidária. O projeto busca doações de livros infanto-juvenis e jogos educativos que serão destinados a instituições sociais, sem condições de proporcionar momentos de leitura às crianças. As arrecadações iniciaram nesta quinta-feira (19/10) e serão permanentes em um ponto de coleta localizado na entrada da Biblioteca.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, conta que a ideia surgiu ao receber crianças carentes da região em uma visita. “Quando chegaram aqui percebemos o encanto e a vontade de ler surgindo ao terem contato com os livros. Vimos que por serem carentes não tinham acesso, então vamos buscar proporcionar estes momentos a elas”, destacou.

A iniciativa, após arrecadar os livros, vai montar espaços de leitura e educação por toda a região. “A ideia é levar o projeto para fora da Universidade. Os espaços serão montados e ficarão de modo permanente nas instituições e organizações sociais. A arrecadação também será permanente, disponível em todos os horários”, completou Elisângela.

Se o livre não pode vir até a Unesc, a Unesc vai até os livros


Quem deseja contribuir, mas não consegue vir até a Universidade pode entrar em contato com a Biblioteca pelos telefones (48) 3431-2590 e 3431-2592.

Espaço para as crianças

A Biblioteca da Unesc conta com um local destinado aos pequenos. O Espaço Infantil dispõe de obras, jogos educativos e atividades voltadas ao desenvolvimento infanto-juvenil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 25 de outubro de 2017 às 15:40
Compartilhar Comente

Campus recebe lançamento coletivo de dez obras

Campus recebe lançamento coletivo de dez obras
Autores apresentaram os livros na tarde desta sexta-feira (Fotos: Talise Freitas) Mais imagens

O maior evento institucional da Unesc abriu espaço na tarde desta sexta-feira (20/10) no estande da 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) para a cerimônia de lançamento coletivo de livros. As dez obras foram produzidas por autores que integram o time de profissionais da própria Universidade.

Além dos representantes dos livros, participou do ato o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, que ressaltou o esforço dado para que o lançamento se tornasse uma realidade. “O que reforça o caráter dos nossos geradores e produtores de conhecimento”, mencionou.

Para a coordenadora da 8ª SCT, Gisele Coelho Lopes, o lançamento é resultado de um intenso trabalho realizado por vários grupos que utilizaram uma intensa pesquisa para que se chegasse ao resultado final. “Para nós foi muito importante e não podia faltar na SCT, nosso maior evento, esta oferta de espaço para apreciar os nossos próprios autores com este reconhecimento”, declarou.

Os livros físicos são das Editoras Unesc e UFSC. Já os e-books, da Multiideia.

Obras

“Complexo Ervateiro de Santa Catarina”, dos autores Alcides Goularti Filho e Fábio Faria de Moraes

“O que Significa Ensinar Literatura”, dos organizadores André Cechinel e Cristiano de Sales

“Práticas de Ensinos de Ciências e Educação Ambiental”, das autoras Maristela Gonçalves Giassi, Miriam da Conceição Martins e Zélia Medeiros da Silveira

“Temas Contemporâneos em Pesquisa: Experiências e trajetórias de grupos de pesquisa nas ciências sociais aplicadas”, dos organizadores Daniel Ribeiro Preve, Miguelangelo Gianezini e Rafael Rodrigo Müller

“Temas Contemporâneos em Pesquisa Volume IV” (Contempla os melhores trabalhos completos da pesquisa das Quatro Unas de 2015 – em formato e-book), dos organizadores Kelly Gianezini, Gisele Coelho Lopes e Luciane Bisognin Ceretta

“Temas Contemporâneos em Pesquisa Volume V” (Contempla os melhores trabalhos completos da pesquisa das Quatro Unas de 2016 – em formato e-book), das organizadoras Kelly Gianezini, Gisele Coelho Lopes e Luciane Bisognin Ceretta

“Práticas e Saberes de Extensão Volume VIII” (Contempla os melhores trabalhos completos da extensão universitária das Quatro Unas de 2015, em formato e-book), com as organizadoras Kelly Gianezini, Gisele Coelho Lopes e Luciane Bisognin Ceretta

“Práticas e Saberes da Extensão Volume IX” (Contempla os melhores trabalhos completos da extensão universitária das Quatro Unas de 2016, em e-book), com as organizadoras Kelly Gianezini, Gisele Coelho Lopes e Luciane Bisognin Ceretta

“O Saber e o Fazer dos Docentes no Âmbito da Unesc Volume II” (Contempla os melhores trabalhos do ensino das Quatro Unas de 2015, em e-book), com as organizadoras Gisele Coelho Lopes, Kelly Gianezini e Maria Aparecida da Silva Mello

“O Saber e o Fazer dos Docentes no Âmbito da Unesc Volume III” (Comtempla os melhores trabalhos do ensino das Quatro Unas de 2016, em e-book), com as organizadoras Gisele Coelho Lopes, Kelly Gianezini e Maria Aparecida da Silva Mello

*Texto: Talise Freitas - Ápice 360

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 20 de outubro de 2017 às 18:34
Compartilhar Comente

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma
Diversos setores da Universidade participaram do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 12ª Feira do Livro de Criciúma movimentou o município nas últimas semanas e a Unesc fez parte deste evento com setores, serviços e os cursos que levaram informações e atividades ao público, no período de 4 a 11 de outubro.

A programação da Unesc na Feira do Livro contou com o lançamento de “Pintado, o Mascote do Museu”, uma obra da Editora Unesc, resultado da parceria entre o Museu e a Polícia Militar Ambiental, escrito pela coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com ilustração de Vamber Cabral; contação de história e Oficina de Marca Página com os funcionários da Biblioteca Professor Eurico Back; dicas de preservação de livros e restauração de obras com o Cedoc (Centro de Memória e Documentação); atividades para o público infantil com o Colégio Unesc e apresentações musicais com o Setor de Arte e Cultura.

A Editora Unesc deu orientações de como publicar uma obra e realizar o “Desapega Literário” e a Livraria Unesc realizou momentos de leitura.

Já os Programas de Relacionamento esclareceram sobre os processos seletivos para ingresso na Unesc e para obtenção de bolsas de estudo. E para quem quis saber mais sobre os cursos e oportunidades no ensino, na pesquisa e na extensão que a Universidade oferece, professores e alunos dos diversos cursos estiveram disponíveis para conversar e tirar dúvidas.

A Feira do Livro ocorre na Praça Nereu Ramos até o dia 14 de outubro e é organizada pela Câmara Catarinense do Livro, em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:52
Compartilhar Comente