AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

PPGD e Rede Comum promovem segundo Congresso Internacional

PPGD e Rede Comum promovem segundo Congresso Internacional
Evento é realizado de forma virtual nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

“Imaginar novas práticas democráticas”. Essa é a temática levantada no Segundo Congresso Internacional sobre o comum e os commons, evento promovido pela Rede Comum em parceria com o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11). O encontro, realizado de forma virtual em reflexo à pandemia de Covid 19, conta com a participação de pesquisadores de 19 estados brasileiros, além de participações internacionais da França e do México.

O objetivo do Congresso é enfocar e discutir a interligação entre o Direito e o comum e os bens comuns a partir de quatro eixos: comum e os debates conceituais; comum e o Direito Ambiental, comum urbano e, por fim, comum e os conhecimentos dos novos direitos.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez parte da mesa de honra virtual na abertura do evento na noite desta segunda-feira. Conforme ela, a abordagem da temática escolhida para esta edição é de fundamental importância. “É um tema absolutamente pertinente para o momento atual.  Eventos como esse promovem a diversidade de visões sobre o mundo, enriquecem o debate público, promovem a inovação do pensamento e estimulam a convivência e a busca de soluções coletivas para situações comuns”, destacou.

Também entre as autoridades, o coordenador do PPGD da Unesc, Antonio Carlos Wolkmer, agradeceu o empenho de todos ao longo de todo o tempo de preparação. “Vamos ter um evento muito importante, indiscutivelmente, nesses temas desafiadores de ruptura de paradigmas. É uma grande satisfação”, acrescentou aos espectadores em sua fala de abertura. Em um segundo momento Wolkmer voltou ao destaque, dessa vez como um dos palestrantes da noite.

O Congresso Internacional promovido em parceria com a Rede Comum, de acordo com o coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, integra os 50 eventos promovidos pelo Programa em 2020. “Ao longo de todos esses eventos tivemos a participação de pesquisadores de quase todas as regiões do mundo e, nacionalmente, de todos os estados, o que demonstra que nosso Programa tem desenvolvido uma pesquisa com capilaridade internacional e nacional” pontuou.

Para o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, discussões acerca de novas formas de resolver os problemas da sociedade são sempre muito positivas. “Esperamos que desse evento saiam novas ideias e reflexões para que consigamos avançar cada vez mais naquilo que nossa constituição tem de muito caro que é garantir a dignidade da pessoa humana por meio da concretização dos direitos fundamentais”, analisou.

Todo o material preparado com carinho e cuidado pela equipe organizadora, conforme o membro da comissão, Gustavo Borges, não poderá ser entregue. As camisetas e os brindes ficarão para uma outra oportunidade, mas o conhecimento, conforme ele, não deixará de ser compartilhado. “O Congresso é a continuidade do trabalho iniciado em 2019 em Caxias do Sul. Desta vez, inspirados em Boa Ventura Souza Santos, nós apresentados esse título que convida a ‘imaginar novas práticas democráticas’. Nada melhor do que uma Universidade Comunitária para discutir novas formas de viver, de compartilhamento a partir de uma construção comunicativa e coletiva”, acrescentou.

A Rede Comum, conforme Borges, é uma grande parceira do PPGD na organização do encontro e, com apenas dois anos de existência, mostra sua relevância, já que na mala já carrega a experiência de dois congressos internacionais, um livro organizado, seis dissertações de mestrado defendidas, quatro bolsistas de iniciação científica, um minicurso internacional, diversos artigos qualificados e publicados e um evento mensal chamado Pensando em Comum.

Também componente da mesa de honra na abertura do Congresso, o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Pedro Cascaes Neto, destacou a importância das discussões em torno da temática. “Um evento como esse, que defende a democracia, o comum, defende o viver em sociedade em sua forma mais ampla, é prova da defesa da liberdade porque a democracia é a expressão de cidadania da liberdade”, destacou Pedro.

Já na primeira noite o Congresso contou com três momentos de compartilhamento de conhecimento. A noite foi de dividida entre as falas dos docentes da Unesc Gustavo Borges, Antonio Carlos Wolkmer e do convidado da Universidad de la República/Uruguai, Luis Meliante Garce.

O conteúdo pode ser acessado nos links:

Comum/Commons - novas formas práticas de se viver - Unesc PPGD - Parte 1

Comum/Commons - novas formas práticas de se viver - Unesc PPGD - Parte 2

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de novembro de 2020 às 21:59
Compartilhar Comente

Novas tecnologias e gestão contemporânea de negócios são tema de palestra na Unesc

Novas tecnologias e gestão contemporânea de negócios são tema de palestra na Unesc
Acadêmicos discutiram tecnologias e inovação no mundo da gestão empresarial (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

“A simplicidade é o último grau de sofisticação”. A frase, de Leonardo Da Vinci, exemplifica muito bem o que é inovação. Agregar valor ao útil é o que garante o “novo”. E a novidade contemporânea envolve, quase sempre, tecnologias que facilitam a vida cotidiana de maneira simples e, acima de tudo, prática. E é aí que entra o valor: oferecer o novo, de maneira prática e interessante para o cidadão contemporâneo.

Não é à toa que a frase se fez presente na fala de José Eduardo Azevedo Fiates, na noite desta terça-feira (18/6), no Auditório Ruy Hülse, da Unesc. Ele, que é superintendente geral da Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e diretor de Inovação da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), ministrou a palestra “Gestão Contemporânea dos Negócios: Perspectivas Ambientais, Comportamentais e Tecnológicas”, dando abertura e servindo como tema do 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Unesc.

Fiates apresentou aos acadêmicos presentes a necessidade da inovação constante e atualização pessoal do administrador/gestor para que se adapte ao ambiente volátil no qual vivemos. “Entender como o mercado se adapta com as novidades tecnológicas é essencial para que o profissional da gestão saiba por qual caminho prosseguir”, disse.

O palestrante também abordou processos de inovação, investimentos de alto risco/ganho, importância dos indicadores da economia global e dinâmica administrativa de países ao redor do planeta, tecnologia, produto e mercado e a indústria 4.0. “Tudo está interligado, levando o gestor até uma posição que requer que este saiba fazer e adaptar o novo, seja ágil, volátil e amplo em suas ações”, pontuou Fiates.  

Pequenos gestos que inovam


A inovação não se fez presente apenas na fala de Fiates. Durante a palestra, uma dinâmica prática buscou integrar melhor os espectadores com o conteúdo abordado pelo palestrante. Três dos acadêmicos presentes no evento foram selecionados para mediar as mensagens, enviadas pelos outros espectadores por meio de Whatsapp, voltadas à resolução de eventuais necessidades da Unesc, de Criciúma e do Brasil.

Entre as mensagens, sugestões envolveram o transporte público criciumense e a infraestrutura do município, por exemplo. “É uma forma de garantir a atenção dos espectadores, na maioria jovens”, garantiu o acadêmico responsável por mediar as mensagens relacionadas a Unesc, Gabriel Dinen, da 5ª fase do curso de Comércio Exterior. “Usando um recurso que já estamos acostumados, que é o Whatsapp, ganhamos praticidade, maior interação com o palestrante e facilidade em expor ideias, pois se ele perguntasse diretamente, poucos responderiam”, expôs.

Evento segue até quarta-feira


A 3ª edição do Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior continua. Quem participar poderá interagir com egressos dos cursos de Administração e de Comércio Exterior e conhecer suas experiências nacionais e internacionais, além de exposição de cases de sucesso da região e apresentação de trabalhos produzidos por acadêmicos da Unesc e outras instituições.

“O objetivo é integrar as comunidades interna e externa da universidade, abordando mudanças na maneira de se conduzir negócios e até mesmo na dinâmica das profissões que existem atualmente, mas podem deixar de existir em breve, ou ainda outras novas que surgem a cada dia com as novas tecnologias”, comentou a coordenadora dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, Izabel de Souza.

Confira a programação completa do 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior:


19 de junho - Quarta-feira - Painel, Oficinas, Cases e Seção Científica

Credenciamento
Horário: 08h às 08h30min
Local: Hall de entrada do Bloco R1

Período Matutino

Painel de abertura
Tema: Se posicione: na vida e nos negócios
Painelista: Letícia Zanini Bez Batti – Psicóloga, Coach e Empresária
Horário: 08h30min às 09h00min
Local: Bloco R1

Intervalo: Welcome Coffee
Horário: 09h às 09h30min
Local: Bloco R1

Oficina
Tema: Gamificação: criatividade e inovação na gestão
Ministrantes: Juliane Dalsasso - Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas, Mentora Estratégica, Analista Comportamental e Profissional Coaching pela Creative Learning.
Horário: 09h30min às 11h:30min
Local: Bloco R1

Período Vespertino

Credenciamento
Horário: 13h30min às 14h
Local: Hall de entrada do Bloco R1

Palestra
Tema: Na era do digital como fica o marketing
Ministrantes: Roderval Cypriano – Administrador e Sócio da Olá Multicom – Marketing e Inteligência de Negócio.
Horário: 14h às 16h
Local: Bloco R1

Oficina
Tema: DU-E e DU-Imp: perspectivas e atualizações no comércio exterior brasileiro
Ministrantes: Ivan Moraes da Silva – Despachante Aduaneiro
Horário: 14h às 16h
Local: Bloco R1

Intervalo: Welcome Coffee
Horário: 16h às 16h30min
Local: Bloco R1 

Teal – Treinamento Experimental ao Ar Livre
Tema: Dinâmica de integração ao ar livre para os integrantes das oficinas vespertinas.
Ministrantes: Equipe de Produção Free Mind Condor Blanco de Criciúma
Horário: 16h30min às 18h
Local: Proximidades do Bloco R1

Período Noturno

Credenciamento
Horário: 19h às 19h20min
Local: Hall de entrada do Bloco R1 

Case
Tema: Inteligência competitiva e indicadores de gestão em comércio exterior: o caso da empresa Narwal Sistemas
Ministrantes: Luiz Antônio Luciano da Silva – Administrador e Sócio da Narwal Sistemas
Horário: 19h20min às 21h
Local: Bloco R1 

Apresentação oral dos trabalhos aprovados conforme os Grupos Temáticos (GT)
Horário: 19h20min às 22h30min
Local: Salas – Bloco R1


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 19 de junho de 2019 às 07:00
Compartilhar Comente

15ª edição do Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc é aberta com palestra e apresentação de trabalhos

15ª edição do Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc é aberta com palestra e apresentação de trabalhos
Evento segue nesta sexta-feira (31/5) com programação ao longo de todo o dia (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O tradicional Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc chega na sua 15ª edição com mais uma programação voltada ao fomento de debates para acadêmicos e profissionais da área da saúde. Nesta edição, o foco dos trabalhos é voltado à maconha e seus princípios terapêuticos, com nomes renomados nacional e internacionalmente. No primeiro dia de atividades, o Simpósio contou com apresentação de pôsteres e apresentações orais, além da Palestra Magna com o professor e pesquisador, Tadeu Lemos, especialista na área de Medicina, com ênfase em Saúde Mental, Dependência Química e Psicofarmacologia. Ele tratou do tema ''Maconha, Canabinoides e Terapêutica''.

Entre os estudos apresentados em sua fala, Tadeu destacou a relevância do período da adolescência no que diz respeito ao uso de drogas. Conforme o professor, o período marca a remodelagem e os ajustes finos dos circuitos cerebrais, uma maturação fina que, sem o uso dessas substâncias, fará com que estes indivíduos sejam adultos inteligentes. “Sendo assim, a utilização das drogas, nesse caso qualquer uma delas, prejudica significativamente o processo. Um adolescente usuário é um sério candidato a ter a cognição prejudicada, fica mais lentificado, com comportamento preguiçoso e pouco interessado”, destacou.

Além das alterações estruturais aos estímulos do ambiente e do prejuízo no desempenho emocional e cognitivo, de acordo com o professor, o indivíduo exposto ao uso de drogas tem dobradas as chances de sofrer de esquizofrenia e aumentadas as possibilidades de enfrentar doenças como depressão e ansiedade. “Isso não é um discurso ideológico, é ciência. Mesmo o uso ocasional não é seguro. Se ligados ao tabagismo ou problemas mentais, por exemplo, os riscos são ainda maiores”, completou.

Conforme a coordenadora do Simpósio, Gislaine Zilli Réus, a avaliação do primeiro dia de evento é muito positiva. “Mesmo com as previsões de chuva que assustaram um pouco, tivemos o auditório quase cheio. Tivemos uma excelente palestra, os trabalhos orais apresentados também foram excelentes, assim como os pôsteres”, salientou.

Entre os 93 trabalhos inscritos para apresentação no evento, conforme Gislaine, foram aprovados os quatro melhores avaliados. A partir do processo seletivo foram escolhidas as pesquisas de Amanda Bombazar, Eduardo Ronconi Dondossola, Beatriz Galatto Nesi e Ellen Mello Borgonhi. Ao final do Simpósio serão escolhidos ainda os três melhores pôsteres apresentados.

O evento é uma parceria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 21:50
Compartilhar Comente

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Pesquisadores do LAPIS participam de evento de Arqueologia no Paraná

Pesquisadores do LAPIS participam de evento de Arqueologia no Paraná
Evento contou com simpósios, mesas redondas e conferências apresentações orais e pôsteres (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), ligado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, participaram do 11º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que ocorreu de segunda a quinta-feira (08/10 a 11/10) na UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba, e teve como tema “Arqueologia, ação e coletividades”.

O encontro da SAB-Sul (Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul) ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas.

De acordo com o coordenador do Lapis, Juliano Bitencourt Campos, o encontro é um momento de promoção e difusão dos resultados das pesquisas, das ações de salvaguarda e de difusão do conhecimento em torno do patrimônio arqueológico. “A partir do tema, objetiva-se discutir não apenas as mais recentes pesquisas arqueológicas na região sul do Brasil e suas conexões, mas colocar em pauta questões relacionadas à profissionalização, à formação e à ética dos profissionais, o diálogo com a sociedade, os avanços em termos de métodos e técnicas e os resultados obtidos com as pesquisas”, comenta.

Além disso, o encontro também serviu para o compartilhamento de conhecimento. “De pensar a ciência arqueológica de forma colaborativa, em maior interação entre os processos educativos, culturais e científicos, articulando de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão”, acrescenta.

O evento contou com simpósios, mesas redondas e conferências, apresentações orais e pôsteres. Entre as mesas redondas, esteve a do coordenador, em parceria com dra. Neli Terezinha Galarce Machado (Univates), mediada pela dra. Dione da Rocha Bandeira (Univille).

Além disso, o evento contou com trabalhos apresentados por pesquisadores da Unesc:  “As famílias botânicas no Cotidiano Guarani”, de Giovana Cadorin Votre, Francisco Silva Noelli, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Juliano Bitencourt Campos. “Zooarqueologia do Sambaqui Lagoa dos Freitas (SC-ARA-030): dados preliminares”, de Diego Dias Pavei, Caroline Borges, Marcos Cesar Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos. “Contribuição da geoarqueologia para o estudo de sítios antigos da área da Volta Grande, Alto Rio Uruguai, Sul do Brasil: morfoestratigrafia, geocronologia e sequência arqueológica da Foz do Rio Chapecó”, de Marcos César Pereira Santos, Mirian Carbonera e Antoine Lourdeau.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2018 às 20:41
Compartilhar Comente