AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Turma de pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica é iniciada na Unesc

Turma de pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica é iniciada na Unesc
Inscrições para o curso seguem abertas até o dia 14 de setembro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Já foi dada a largada para turma de pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica na Unesc. As atividades do curso foram iniciadas na última sexta-feira (30/8), com aula ministrada com pelo professor Fabrício Vicenzi, na disciplina de Anatomia. As inscrições para ingresso na turma seguem abertas até o dia 14 de setembro, data do próximo encontro do grupo.

A pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica da Unesc conta com carga horária total de 363 horas, dividas em 18 meses de aulas. Os encontros são realizados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Entre os objetivos do curso, voltado a profissionais da área de Fisioterapia, está o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais fisioterapeutas à realização da avaliação cinesiológica-funcional, diagnóstico fisioterapêutico, prognostico, eleição e emprego dos tratamentos fisioterapêuticos ideais às diversas alterações ortopédicas, traumatológicas e relacionadas à prática esportiva.

Mais informações sobre a especialização podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de setembro de 2019 às 21:46
Compartilhar Comente

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Coletiva da Unesc na Quarta Linha

O sábado (6/4), véspera do Dia Mundial da Saúde, foi marcado pela realização de duas ações de impacto pelos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, juntamente com acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma

No bairro Quarta Linha, a Unesc e a prefeitura de Criciúma realizaram nos turnos da manhã e da tarde a Ação Saúde (ASA), no salão paroquial do bairro, onde foram realizados atendimentos de prevenção e atenção à saúde, incluindo a vacinação contra a Febre Amarela.

Ao longo do dia, mais de 200 moradores da região passaram pelo local para realização gratuita de testes rápidos como HIV, Hepatite B e C, tipagem sanguínea e atendimentos incluindo avaliação nutricional, fisioterapia e auriculoterapia, ginástica corporal, avaliação e orientação odontológica e também espaço para recreação.

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, explica que o objetivo do projeto ASA é desenvolver encontros com visitas à promoção da saúde, prevenção de agravos e ampliação do entendimento sobre a definição de saúde, incluindo ações pontuais em horários expandidos das Unidades Básicas de Saúde e em todos os territórios onde possui atuação dos residentes. “Foi uma parceria exitosa, exemplo a ser replicado em outros territórios, de modo a integrar os residentes, acadêmicos, professores, profissionais da UBS Quarta Linha e da Secretaria Municipal de Saúde e principalmente o Conselho Local de Saúde que tem uma atuação forte nessa cidade”, explica.

A enfermeira Juliane Zanon, que atua no posto de saúde do bairro Quarta Linha, salienta que a proposta é a promoção da saúde na comunidade, orientando e informando também a comunidade sobre os serviços de saúde ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Alunos dos cursos de saúde visitam comunidade do bairro Milanez

Também no sábado, pelo período da manhã, uma outra ação da Unesc chamou a atenção pelas ruas do bairro Milanez. Mais de 150 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Medicina participaram da ação de interação comunitária. Na atividade, que faz parte de uma das disciplinas, é realizada uma análise de vida e saúde dos territórios onde estão inseridos. Neste semestre o projeto será realizado no bairro Milanez. “A proposta é fazer uma análise de vida e saúde do território, conhecer as microáreas, realizar uma pesquisa sobre como as pessoas vivem nestes territórios. Como retorno ao bairro, deixaremos uma síntese dos achados que identificamos”, destaca o professor Jacks Soratto.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de abril de 2019 às 23:09
Compartilhar Comente

Pós Unesc realiza palestra sobre alterações na legislação previdenciária

Pós Unesc realiza palestra sobre alterações na legislação previdenciária
Professor Marcírio Bitencourt vai abordar temas como as aposentadorias especiais (Foto: Divulgação) Mais imagens

As recentes mudanças na legislação previdenciária serão tema de palestra nesta quinta-feira (14/3) na Unesc. O advogado, professor de Direito, especialista em Direito Previdenciário e mestrando em Direito, Marcírio Colle Bitencourt, falará em evento gratuito e aberto a todos os interessados sobre pontos como: a aposentadoria por tempo de contribuição, a exigência de idade mínima proposta na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 6/2019 e aposentadorias especiais. A palestra ocorrerá às 19h30 na sala 13 do Bloco S.

Segundo Bitencourt, o momento pelo qual o país passa é um dos mais importantes para a população, dadas as mudanças já efetuadas e outras em tramitação e que atingirão praticamente todas as categorias profissionais. “Será feita uma introdução nas mudanças mais significativas propostas pelo governo (PEC 6/2019). Aposentadoria por tempo de contribuição e a exigência de idade mínima, bem como sobre as aposentadorias especiais, de grande relevância na nossa região, devido a indústria carbonífera, plástica, têxtil, dentre outras, e sobre as aposentadorias dos professores, classe que já vem sofrendo um prejuízo ao longo dos anos e serão atingidos pela reforma proposta”, conta.

O evento marcará a Aula Inaugural do curso de especialização em Direito Previdenciário da Universidade, que está com inscrições abertas para as últimas vagas pelo e-mail pos@unesc.net. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2626 com o Setor de Pós-Graduação.  

Bitencourt, que coordena a especialização em Direito Previdenciário da Unesc, explica que o curso está voltado para a parte prática, destinada não somente à profissionais de Direito, mas todos que tenham interesse em conhecer a matéria profundamente, com professores qualificados e renomados na área.

Outro diferencial da especialização oferecida pela Unesc, na área, será as aulas presenciais, com profissionais da região, com advogados, juízes e servidores que conhecem as nossas particularidades. Além disso, teremos professores de vários estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. “Tenho certeza que será uns pós de grande sucesso, com uma troca de conhecimento muito grande entre alunos e professores, formando assim profissionais aptos a prestarem o melhor esclarecimento em relação ao Direito Previdenciário”.

O curso terá disciplinas como ATL (Advanced Training for Leaders); Direito Material do Trabalho e a Reforma Trabalhista; Gestão de Escritório de Advocacia e Marketing Jurídico; Teoria Geral do Direito Previdenciário; Processo Administrativo Previdenciário I e II; Benefícios Assistencial/LOAS (Teoria e Prática); Benefícios por Incapacidade I e II; Pensão por Morte e Auxílio Reclusão; Aposentadoria por Idade; Aposentadoria por Tempo de Contribuição e do Deficiente Físico e Aposentadoria Especial.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de março de 2019 às 11:52
Compartilhar Comente

MINTER PPGDS: Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas

MINTER PPGDS: Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas
Curso interdisciplinar é oferecido em parceria entre a Unesc e a Faculdade Mario Quintana, de Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ofertando pela primeira vez a oportunidade de ingresso para Turma Especial de Minter (Mestrado Interinstitucional), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc está com inscrições abertas. O curso é ofertado em parceria entre a Universidade do Extremo Sul Catarinense, IES (Instituto de Ensino Superio) promotor, e a Faculdade Mario Quintana (FAMAQUI), IES receptor. O desfecho de seis meses de tratativas e preparação, que contaram com reuniões e assinatura de convênio entre as IES, se deu com a homologação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que autorizou o início do Minter em Porto Alegre. 

As vagas estão abertas para formados em cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, além de demais graduados, como Bacharéis, Tecnólogos ou Licenciados, em áreas afins. Conforme o coordenador do projeto, Miguelangelo Gianezini, as aulas serão ministradas em regime concentrado, no campus central da FAMAQUI, na cidade de Porto Alegre, com calendário diferenciado em relação à oferta tradicional do PPGDS em Criciúma.

De acordo com o professor, a parceria com a Faculdade Mario Quintana foi recebida com boa expectativa na Unesc, já que a oferta deste Minter se justifica por três grandes motivos "Primeiro porque mesmo que haja diversos mestrados em Porto Alegre, ainda são poucos os interdisciplinares e não há nenhum em Desenvolvimento Socioeconômico, bem como não há oferta de pós-graduação stricto sensu por uma IES comunitária como a Unesc. Segundo porque, para a FAMAQUI, o Minter pode contribuir na formação de docentes, técnicos e egressos, fortalecendo a própria IES na pesquisa e qualificação profissional. E por fim porque esse Minter possibilitará maior projeção e consolidação do PPGDS e da própria Unesc, principalmente ao formar mestres que podem auxiliar no Desenvolvimento Socioeconômico de outras regiões com uma formação comunitária", destacou.

A duração do Programa, conforme Gianezini, é a mesma da oferta regular, sendo de até dois anos para que o mestrando conclua seus estudos. Ao longo do período o estudante precisará participar de duas a quatro visitas à Unesc para eventos como congressos e seminários e, por fim, apresentar na Universidade em Criciúma sua defesa de Dissertação.

Serão disponibilizadas 24 vagas para ingresso no Minter, o qual ocorrerá no ano de 2018 a 2020. O período para inscrição, avaliação e entrevista, podendo ser presencial ou a distância, em fluxo contínuo, segue até às 12h de 27 de novembro de 2018.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site da Unesc, na aba “Processos Seletivos” ou pelo telefone (48) 3431-2624.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de novembro de 2018 às 16:05
Compartilhar Comente (2)