AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Matemática realiza 12ª Semana Acadêmica

Curso de Matemática realiza 12ª Semana Acadêmica
Evento foi aberto na tarde desta segunda-feira (05/11) e segue até quinta-feira (08/11) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi aberta oficialmente no início da tarde desta segunda-feira (05/11) a 12ª Semana Acadêmica de Matemática; Sétimo Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e Sexto Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da Unesc. O curso, um dos mais tradicionais da Universidade, receberá ao longo da semana profissionais para tratarem sobre os mais variados temas envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão.

A abertura oficial das atividades foi realizada com a presença do Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, da coordenadora do curso, Elisa Netto Zanette; do professor Ademir Damazio e da convidada Maria Julita Volpato, Diretoria Executiva da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

A primeira palestra ficou por conta de Lucas Spillere Barchinski, Doutor em Matemática na área de Sistemas dinâmicos. Ele dividiu com os acadêmicos informações sobre o tema “A participação da sociedade na valorização da Matemática: o Prêmio ACIC”.

Conforme o Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, o encontro do palestrante Lucas com a diretora da ACIC, Maria Julita, e o curso, marca também uma parceria firmada entre as instituições para fortalecer ainda mais o já tradicional Prêmio ACIC de Matemática. “Sem dúvida essa integração fortalece o papel da Universidade Comunitária e justifica, inclusive, o nosso diferencial junto à comunidade”, comenta Marcelo.

Ainda na tarde desta segunda-feira, o Doutor em Educação Ciências e Matemática, Luciano Sant'Ana Agne, egresso do curso da Unesc, tratará sobre o tema “Trajetória Acadêmica – da Graduação à Pesquisa na Inovação em Educação Matemática: o caso da Escuela Pedagógica Experimental da Colômbia”.

A programação completa da Semana Acadêmica pode ser conferida aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de novembro de 2018 às 15:35
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Fisioterapia comemora os 20 anos do curso na Unesc

Jornada Acadêmica de Fisioterapia comemora os 20 anos do curso na Unesc
Terapia manual nas disfunções cervicobraquiais será um dos temas abordados (Foto: Divulgação) Mais imagens

“A Importância da Fisioterapia Vestibular na Prevenção de Quedas em Idosos”, “Cuidados e Manuseio Mínimo na UTI Neonatal”, “Fisioterapia Dermatofuncional em Queimaduras” e “Fisioterapia no Parto” estão entre os assuntos a serem debatidos em palestras e minicursos na próxima semana na Unesc. Nos dias 16 e 17 de outubro, ocorre a 20ª Jornada Acadêmica de Fisioterapia, com a participação de estudantes, professores e profissionais da área.

Com atividades nos períodos matutino e noturno no Auditório Ruy Hülse e vespertino no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas, o evento comemora os 20 anos do curso na Universidade e contará com uma apresentação de sua história.

A primeira atividade ocorre no dia 16, às 8h30, com um relato de experiência sobre “Avaliação da Aplicabilidade da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) pelos Acadêmicos das Práticas Fisioterapêuticas V e VI”. Em seguida, a professora doutora Miriam Guglielmi Balod vai falar sobre a “Atuação da Fisioterapia nas Apaes”.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, além das palestras, a Jornada contará com minicursos que trazem os temas mais atuais da área como Dry Needling, Pedia Suit e Fisioterapia Uroginecológica. “Estamos nos preparando desde março para esta edição da Jornada Acadêmica para que seja um grande sucesso. Nesse semestre, nossa intenção foi reunir representantes de cada área da Fisioterapia como forma de homenageá-las”, comenta.

Confira a programação completa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2018 às 17:24
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Direito recebe Marcelo Pertille

Semana Acadêmica de Direito recebe Marcelo Pertille
Noite de quarta-feira (26/9) contou ainda com lançamento de livro (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A 23ª edição da Semana Acadêmica do Curso de Direito da UNESC teve mais uma noite de compartilhamento de conhecimento nesta quarta-feira (26/9). O terceiro dia de atividades do evento, contou com a palestra de Marcelo Pertille, Doutorando e Mestre em Ciências Criminais (PUC/RS), Especialista em Direito Processual Penal (UNIVALI), Especialista em Direito Público (UNIVALI), Professor universitário, Coordenador do Rico Domingues Jurídico e Advogado. Marcelo abordou o tema "Direito Penal Constitucional e a Legitimidade do Poder de Punir."

A responsável pela mediação do evento foi a acadêmica Amanda Costamilan. Vice-presidente do CA (Centro Acadêmico) do curso e membro do Grupo de Criminologia Crítica.

A noite contou ainda com o lançamento do livro “Sistema penal e juventude: da politica social à politica penal desde o discurso da juventude privada da liberdade”, de autoria do professor da Unesc Jackson da Silva Leal. O autor é Professor Permanente do PPGD, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor de Criminologia, coordenador do Grupo Criminologia Critica Latino-americana da Universidade e co-líder do Grupo Pensamento Jurídico Critico Latino-Americano (UNESC), membro da rede de pesquisa Grupo Brasileiro de Criminologia Critica; desenvolve pesquisas e projetos tanto em nível de graduação quanto pós-graduação acerca da questão criminal com foco na realidade latino-americana, transitando por áreas como Direitos Humanos na interface com a questão Criminal. Jackson abriu o evento, realizado no Auditório Ruy Hülse, tratando sobre o tema central do seu livro, fruto da pesquisa realizada enquanto mestrando.

A edição de 2018 da Semana Acadêmica de Direito tem como principal tema os 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A programação segue até sexta-feira e pode ser conferida aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de setembro de 2018 às 14:06
Compartilhar Comente

Direito à saúde é debatido em Semana Acadêmica

Direito à saúde é debatido em Semana Acadêmica
Debate ocorreu na manhã desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"Nunca fomos tão incluídos como somos hoje. Nunca tivemos tantos direitos quanto temos hoje. O grande problema é, que ter direitos não significa efetivar direitos. Mas, se temos o direito e ele não é efetivado, na verdade o que vivemos é o paradoxo da exclusão. Hoje todos temos direito à saúde, pública, gratuita e de boa qualidade, o que é uma grande inovação. Evoluímos com a Constituição, mas de que modo esses direitos estão se tornando políticas públicas?”. A reflexão é da professora doutora e coordenadora do mestrado em Direitos Humanos do Uniritter (Centro Universitário Ritter dos Reis), Sandra Regina Martini, que esteve na Unesc na manhã desta quarta-feira (26/9), para a Semana Acadêmica de Direito.

Segundo Sandra, a partir do momento em que é dito que todos possuem o direito à saúde, como a Constituição Brasileira aborda, é preciso que o Estado instrumentalize meios para assegurar isso.

Sandra participou da palestra “O Direito à Saúde na Constituição de 1988: Avanços e Retrocessos”, juntamente com o coordenador adjunto do Mestrado em Direito da Unesc, o professor doutor em Direito Reginaldo de Souza Vieira. Durante o debate, os professores falaram também da necessidade do Direito em estar conectado às outras áreas e saberes.

A palestra contou ainda com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

Saiba mais sobre a Semana Acadêmica

Lançamento de livro

Durante o evento, o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, fez o lançamento do livro “O ensino jurídico no Brasil – Perspectivas e debates”, uma coleção de artigos de pesquisadores que abordam a educação jurídica no século 21. A obra tem como organizadores o vice-reitor da Unesc e doutorando em Direito, Daniel Preve, o professor doutor em Direito da Universidade, Ismael Francisco de Souza e o presidente da Subseção de Criciúma da OAB de Criciúma, Fábio Jeremias.

Conforme o vice-reitor, a obra atende ao objetivo de fomentar a qualificação do estudo na área. “Hoje temos no Brasil cursos de Direito que o restante do mundo não tem. Não somos a maior população de bacharéis ou advogados, mas essa tradição é uma característica. Nesse contexto, discutir o ensino jurídico é uma preocupação em virtude dessa massificação no Brasil. A qualidade do ensino jurídico no país influencia na advocacia e nos direitos dos jurisdicionados”.

A obra, com 163 páginas possui oito artigos selecionados ao longo de 2017, por meio de um edital da OAB, com a proposta de temas inéditos práticas, metodologias, ações e experiências na trajetória histórica, política e social do ensino jurídico brasileiro. Todo o conteúdo estará disponível num e-book no site da OAB Criciúma.

O livro é fruto do trabalho da Subcomissão de Estudos e Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Criciúma.

E-book disponível para download

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 18:10
Compartilhar Comente

Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica

Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica
Evento segue com extensa programação até sexta-feira (28/9) Mais imagens

O dia 5 de outubro de 1988 ficou marcado na história do Brasil quando, 559 parlamentares constituintes, sendo 72 senadores e 487 deputados, concluíram um trabalho de 20 meses do Congresso Nacional e promulgaram a Constituição Federal, sob a luz da democracia e a liderança de Ulisses Guimarães. Lembrando esse momento histórico, o curso de Direito da Unesc deu início à sua vigésima terceira Semana Acadêmica. As atividades iniciaram na manhã desta segunda-feira (24/9) com minicursos, e à noite foi realizada a abertura oficial com a palestra do presidente da subseção Criciúma da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Fábio Jeremias, que falou para um público que lotou o auditório Ruy Hülse. Jeremias apresentou informações sobre legislação eleitoral e o impacto das mudanças recentes sob a ótica jurídica. Temas como democracia interna dos partidos, cláusula de barreira, financiamento empresarial de campanhas e propaganda eleitoral foram detalhados pelo advogado Fábio Jeremias.

A abertura oficial do evento contou com a presença da Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; do vice-Reitor, Daniel Ribeiro Preve; da Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Becker; do representante do Pós-Graduação em Direito da Unesc, Jacson da Silva Leal; do coordenador do Curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; da Coordenadora Adjunta, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza; do Presidente do DCE da Unesc, Alexandre Bristot; do presidente do Centro Acadêmico, vereador e acadêmico de Direito, Marcos Meller; e da vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Amanda Milan.

O evento foi aberto pelo coordenador do Curso de Direito da Unesc, que reforçou a importância da Semana Acadêmica como um momento de trocar e reforçar conhecimentos por meio de 31 minicursos e 12 palestras que abordarão temas correlatos ao constitucionalismo, trazendo reflexões sobre as contribuições que a nova constituição trouxe para o direito e para a sociedade brasileira nas últimas três décadas. “Além disso, faremos o lançamento de sete obras de grande relevância jurídica, a maioria delas de docentes do curso de Direito da Unesc e do Programa de Pós-graduação em Direito”, salientou. Na mesma noite também foi feito o lançamento da logomarca do curso de Direito da Unesc. Em sua fala, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou a importância do curso, que hoje possui 1500 alunos, e da necessidade de se refletir sobre a temática da constitucional e da democracia, independentemente de qualquer ideologia. “Discutir a constituição brasileira, como garantia de segurança de que a democracia não será banida de nossas bases territoriais nacionais, se torna fundamental, sobretudo no momento de forte crise política e econômica que vivemos”, observou.

A Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Becker, reforçou a importância do ambiente universitário na promoção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, em que a semana acadêmica tem uma forte interlocução, assim como, o Programa de Pós-Graduação, que de fato é um diferencial importante para a Unesc. “Vocês têm publicações sendo lançadas, forte inserção estudantil durante a programação, forte vínculo com a OAB e isso é um diferencial de uma Universidade. Isso é cursar Direito em uma Universidade que propicia um conhecimento muito mais profundo e uma interlocução muito maior com o mercado de trabalho”, reforçou.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, destacou a importância da semana acadêmica e a temática dos 30 anos da Constituição. “Uma das constituições mais renomadas do mundo. É uma constituição que está em constante debate e, onde todos têm o compromisso de todos, em especial os estudantes, futuros operadores das mais diversas áreas do Direito, de estarem lutando pela manutenção desta carta constitucional, que é um dos mais importantes avanços da história do nosso país”, observou.

A Semana Acadêmica do Direito tem extensa programação até a próxima sexta-feira (28/9). Confira o cronograma aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de setembro de 2018 às 15:26
Compartilhar Comente