AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Palco do Quintas Culturais recebe atrações na 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência

Palco do Quintas Culturais recebe atrações na 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência
Fim da tarde desta quinta-feira (26/9) foi marcado por atividade especial alusiva ao evento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A programação da 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência na Unesc contou com atividades especiais nesta quinta-feira (26/9). Foram realizadas, no espaço do projeto Quintas Culturais, uma Roda de Conversa e apresentações de música, dança e teatro por meio de instituições convidadas. O evento é uma promoção do CER (Centro Especializado em Reabilitação), da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, do Colégio Unesc e do Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), em parceria com o Codec (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma).

A Roda de Conversa levantou a temática “Deficiência adquirida nos acidentes de trânsito” e deu espaço a relatos e reivindicações por parte da comunidade acadêmica e da comunidade externa sobre políticas públicas e comportamentos da própria sociedade que poderiam facilitar a vida da pessoa com deficiência.

No momento voltado as apresentações culturais, o evento contou com a participação de alunos de primeiro e segundo ano da Escola Acácio Alfredo Villain. O grupo apresentou a coreografia “Um sonho de paz”. Em seguida alunos do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas trouxeram ao público uma performance de Hip Hop.

As apresentações musicais ficaram por conta da Adivisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul) com direito a música gospel e música “tocada” utilizando um copo plástico como instrumento.

Quem finalizou o momento cultural foram alunos no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). O grupo apresentou uma performance teatral seguida de uma coreografia.

A programação do evento segue até a manhã desta sexta-feira (27/9), quando o Colégio Unesc receberá uma Mesa Redonda sobre a importância do protagonismo da pessoa com deficiência. A atividade é aberta ao público e será realizada a partir das 10h no Bloco P Sala 105.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de setembro de 2019 às 21:12
Compartilhar Comente

Setor de Arte e Cultura encerra oficialmente 21ª Mostra de Orquídeas

Setor de Arte e Cultura encerra oficialmente 21ª Mostra de Orquídeas
Evento que faz parte da ação Primavera e Paz foi realizado ao longo de toda a semana na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Setor de Arte e Cultura da Unesc contabiliza mais um evento concluído com sucesso. Em uma breve cerimônia, foi finalizado na noite desta quinta-feira (26/9) a ação Primavera e Paz -  21ª Mostra de Orquídeas.

Com a presença de representantes do MS Orquidário de Araranguá e do Horto Florestal da Unesc, além da coordenadora do setor, Amalhene Baesso Reddig, do produtor cultural Maxwell Sandeer Flor e da assistente Alice Meis, o ato de encerramento contou com agradecimentos aos envolvidos e o compromisso de dar continuidade ao evento que é tradição na Universidade.

Para Amalhene, o ambiente da Universidade fica ainda mais dinâmico e completo com a presença das flores ao longo da semana. “Nós temos que dar continuidade a essa tradição, sim. Precisamos fazer ações nesse sentido que tragam felicidade para dentro do campus, não só para nós, mas para todos assim como sinto que é quando as orquídeas estão por aqui”, destacou.

A coordenadora destacou ainda o papel fundamental da assistente Alice para a realização do evento. “Ela se dedicou sozinha à organização desse evento. É uma jovem muito talentosa e responsável, que vejo tendo um futuro promissor. Fico muito feliz e orgulhosa, pois acredito que dentro de uma Instituição como essa também é nosso papel passar o conhecimento adiante e estamos fazendo isso”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de setembro de 2019 às 21:20
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para aulões do Prepara Enem Unesc

Os alunos interessados em participar dos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio, na Unesc, já podem se inscrever para os encontros que serão realizados dias 17, 19 e 26 de outubro. Os encontros serão realizados no campus da Unesc, com aulas ministradas pelos professores do Colégio Unesc. As inscrições podem ser feitas no link www.unesc.net/preparaenem

Os aulões são gratuitos e abertos a qualquer aluno que tenha se inscrito no Enem  2019. Os interessados podem se inscrever em todos os três dias, para ter uma visão geral dos conteúdos de todo o exame. O primeiro encontro vai abordar “Dicas de Redação e Inteligência Emocional na prova do ENEM”, no dia 17 de outubro, Bloco P, sala 105, das 19 às 21 horas. O segundo encontro, dia 19 de outubro, acontece das 8h30 ás 12 horas, no auditório Ruy Hulse, com aulão de Matemática + Ciências da Natureza e suas tecnologias (Física)”. À tarde, das 13h30 às 17 horas aulão voltado para preparação da prova de ciências da natureza e suas tecnologias com foco nas disciplinas: química e biologia. O terceiro encontro, dia 26 de outubro, terá a temática voltada à preparação para a prova de ciências humanas e suas tecnologias com foco nas disciplinas: história, geografia e atualidades, das 8h30 ao meio dia. No período da tarde, das 13h30 às 17 horas aulão voltado para preparação da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias com foco nas disciplinas: língua portuguesa e literatura, além do foco na redação.

Preparação anual

Os aulões programados para o mês de outubro fazem o fechamento de um trabalho anual, realizado pela equipe da Unesc com foco na preparação dos alunos do ensino médio para enfrentarem o Enem. A coordenadora do Prepara Enem na Unesc, Eloisa da Rosa Oliveira, explica que durante o ano a Unesc realiza a parceria com o curso pré-vestibular Navegar, que oferece aulas gratuitas a alunos de escolas públicas e baixa renda. E, além disso, também são realizados os laboratórios de revisão, sempre aos sábados, com encerramento no dia 5 de outubro, organizado pelos estudantes voluntários dos cursos de Licenciatura.

A estudante Yasmin Rodrigues Santiago cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Cedup, em Criciúma, e aproveita as aulas de revisão para aprimorar os conhecimentos com vistas à prova do Enem. “Esse tempo me ajuda a estudar e está sendo muito bom. Não tenho muito tempo durante a semana e esses encontros me ajudam muito”, explica a aluna do ensino médio. “Aprendi coisas que eu nem imaginava. Só tenho essa possibilidade de fazer o reforço e pretendo também aproveitar os aulões”, conta Yasmin. João Vitor Rocha Firmino também garantiu sua vaga para o laboratório de revisão. Ele pretende cursar arquitetura e conta que as aulas têm sido bastante importantes para conseguir melhorar a performance no Enem. 

O Projeto Institucional Prepara Enem, foi criado em 2013 e é realizado pela articulação entre Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Diretoria de Ensino de Graduação e Colégio Unesc, que disponibiliza toda a equipe de professores integrantes do projeto. Em 2019 também participaram do projeto alunos voluntários dos cursos de licenciatura da Unesc, tanto acadêmicos, bolsistas quanto egressos. “Além da revisão de conteúdo, o projeto também disponibiliza no último encontro um momento para discutir escolha de carreira e conhecer melhor as possibilidades da Universidade, além de ajudar nesse momento de dúvida para grande parte dos adolescentes”, explica a coordenadora Eloisa.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 26 de setembro de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente

Futuro do trabalho, inovação e empreendedorismo dão o tom do primeiro dia da ExpoMais

Futuro do trabalho, inovação e empreendedorismo dão o tom do primeiro dia da ExpoMais
CEO da Printi, Hugo Rodrigues, apresentou modelo que favorece pequeno e médio empreendedor (Fotos: Assessoria ExpoMais) Mais imagens

A 4ª ExpoMais teve o primeiro dia com uma programação extensa, com palestras, painéis e compartilhamento de informações com profissionais de empresas que atuam no mercado nacional, lideranças da economia e profissionais da região Sul catarinense. Futuro do trabalho, inovação, empreendedorismo, tecnologia, e-commerce, gestão e atendimento ao cliente foram alguns dos pontos trabalhados ao longo da extensa programação desta quarta-feira (25/9), que começou com a abertura oficial do evento, com a presença de representantes dos cocriadores da ExpoMais, como a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O evento é fruto da cocriação entre instituições de ensino e entidades empresariais e teve a primeira edição em 2016. O foco dela é abordar temas atuais e relevantes, a partir dos eixos: Marketing, Administração, Inovação e Sinergia.

Entre os palestrantes desta quarta-feira à noite, chamou a atenção um tema em comum: como a tecnologia pode ajudar a vencer a “dor”, no caso, as dificuldades que os clientes enfrentam, e como as empresas podem levá-los a vencer esses obstáculos com práticas inovadoras.

Na primeira palestra da noite, o diretor de Inovação da Duratex, Daniel Franco, falou também sobre os erros e acertos da empresa que atua no mercado de pisos laminados, painéis em madeira, revestimentos cerâmicos, louças, metais sanitários e duchas e torneiras, durante a palestra “O que aprendemos com as startups”.

Ao abordar a experiência da Duratex na aproximação com as startups, por meio de programas como o Garagem Duratex, Franco lembrou que a realidade de cada empresa é diferente, ressaltando que é preciso analisar para onde o esforço deve ser canalizado. Mas nem sempre há tempo para isso e nesse cenário, aparecem as startups, que com o uso da tecnologia podem, por exemplo, criar soluções para o maior problema do setor de construção: os transtornos trazidos por uma obra. “E aqui na região de Criciúma, encontramos empresas fantásticas, como a Ceusa, em Urussanga, e a Portinari (marcas e plantas adquiridas pela Duratex), com inovações incríveis, muitas delas através de startups”, comenta.

Já o CEO da Printí, Hugo Rodrigues, encerrou a noite apresentando as experiências da filial da empresa montada em 2012 no Brasil e como ela se posicionou no mercado para ir além de uma gráfica online e passar a ser uma plataforma de online de serviços de impressão, pensada especialmente para atender a micro e pequenos empreendedores. Na palestra “Um novo modelo de negócio a favor do empreendedor brasileiro”, Rodrigues contou a história da Printi, que decidiu aplicar tecnologia própria para oferecer do e-commerce à produção, um custo unitário menor e preços competitivos para pequenas tiragens.

Essas características levaram a empresa à marca de 2 mil pedidos por dia. “Aumentamos o portfólio e fomos pioneiros no Web2Pack (pedidos de embalagens). Assim, conseguimos ajudar os empreendedores a se profissionalizar, através da personalização”.

O CEO da Printi ainda respondeu perguntas da plateia, falou sobre logística de entrega e da importância do atendimento ao cliente também no pós-venda. “Quando você trabalha com personalização, cria uma expectativa grande no cliente e por isso, a Printi atua com três grandes times: comercial, produção e de relacionamento. Temos um SAC próprio e utilizamos algumas ferramentas de comunicação entre o pós-venda e a produção. Investimentos bastante no time de pós-vendas, porque o que funciona para nós é a recorrência. Se o cliente não volta mais é muito ruim, porque trabalhamos com um ticket médio pequeno. Investimentos em pós-vendas, atendimento de mídias, monitoria de outros canais e eu, como diretor, acompanho diariamente como estamos atendendo o cliente”, revela.

Programação recheada de conhecimento

No primeiro dia de atividades, passaram pela ExpoMais nomes como o CEO da Exboss, Alexandre Pellaes, para abordar o “Futuro do Trabalho”; o Founder & Chairman da Wine.com.br, Rogério Salume, para apresentar o “Case WINE, inovando no e-commerce” e o Conselheiro do CRA/SC e proprietário da VIOS Tecnologia, João Alfredo Campos Junior, para tratar sobre “Administração da Inovação”.

A programação desta quarta-feira ainda contou com painéis com troca de ideias e experiências sobre “Inovação aberta nas organizações”, com a participação do diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, com o líder de inovação do laboratório de P&D da SAP Labs Latin America, Matheus Souza, com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo e com a fundadora da Modify Inovação Corporativa, Evelin Bicca.

O painel sobre “Transformação Digital” teve a participação do diretor técnico Sebrar/SC, Luciano Pinheiro, do professor doutor em Educação do Senac/RS, Augusto Niche, do Consultor nas áreas de Gestão da Inovação, Criatividade e Design de Futuros no IEL/RS, Cristiano Borges Franco e da especialista Digital do Sicredi, Camila Luconi Viana.

Confira a programação desta quinta na Expomais

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da Unesc, com colaboração de Andréia Limas, da Assessoria de Imprensa da ExpoMais

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2019 às 10:23
Compartilhar Comente

Expomais 2019 é oficialmente aberta com a presença de autoridades

Expomais 2019 é oficialmente aberta com a presença de autoridades
Atividades seguem até esta quinta-feira (26/9) com extensa programação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A edição de 2019 da Expomais já começou em ritmo acelerado. Com abertura realizada no início da tarde desta quarta-feira (25/9), a programação iniciou com a palestra “Futuro do Trabalho”, ministrada pelo CEO da Exboos, Alexandre Pellaes. A cerimônia de abertura das atividades contou com a presença de representantes das instituições cocriadoras e apoiadoras do evento, entre elas a Unesc, representada pela reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A Expomais chega em sua quarta edição reunindo profissionais dos mais variados segmentos em busca de conhecimento nas temáticas Marketing, Administração, Inovação e Sinergia por meio de palestras, painéis, cases e labs. Os ingressos para o evento foram comercializados ao longo dos últimos meses e se esgotaram no início da semana.

“Futuro do Trabalho”,

A primeira palestra da programação da Edição de 2019, conduzida por Alexandre Pellaes, deixou os participantes pensativos do início ao fim. Fazendo a diferenciação do significado de “trabalho” e “emprego”, Pellaes destacou a importância do entendimento da real diferença entre os termos. “Isso é o que de principal quero vocês levem desse nosso encontro. Nós precisamos fazer a separação do que é emprego e do que é trabalho para que possamos decidir o que vamos fazer de cada uma dessas situações por nós”, destacou.

De acordo com Alexandre, o trabalho significa a relação com o mundo por meio da ação incerta, imprevisível, complexa e realmente produtiva. Já o emprego, de acordo com o palestrante, trata-se de relação com um empregador ou líder hierárquico, algo linear, previsível, simplificado e falsamente produtivo.

“Desde pequenos somos ensinados a entender essa questão de maneira distorcida. Nós costumamos conversar sobre emprego, mas não sobre o trabalho em si. A gente separou as duas coisas, mas agora precisa viver um pouco o trabalho de verdade. Tem muita gente que vive isso só fora da sua rotina, em casa, fazendo jardinagem ou algo que goste e passe horas produzindo. Quando você sentiu isso no seu ambiente de trabalho?”, questionou.

Os impactos do trabalho, conforme destacou, vão muito além do sustento. “Esses reflexos são financeiros, sociais e psicológicos. Se não focarmos neste último, nossa rotina será focada no dinheiro e na chegada do dia da aposentadoria. Hoje temos que ver essa relação menos com o papel de sobrevivência e mais como expressão e contribuição”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de setembro de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente