AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc realiza capacitação com profissionais da Odontologia de Braço do Norte

Unesc realiza capacitação com profissionais da Odontologia de Braço do Norte
Encontro ocorreu na Clínica de Odontologia (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Dentistas e auxiliares que atuam na saúde pública no município de Braço do Norte, estiveram reunidos na Unesc nesta quinta-feira (27/9) para uma capacitação em atendimento a pessoas com necessidades especiais. As atividades ocorreram na Clínica de Odontologia da Universidade, sob a orientação de professores do curso de Odontologia da Instituição.

A atividade envolveu também acadêmicos da oitava fase que cursam a disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações vinculadas ao programa de extensão “Direitos Educacionais e Inclusão” da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, da qual a Unesc é parceria na ação “Formação em Rede: Garantia dos Direitos de Atendimento Intersetorial da Criança e do Adolescente e Demais Pessoas com Necessidades Especiais”, cujo objetivo é promover a formação dos profissionais da rede pública de saúde, assistência social e educação referente aos direitos da criança e do adolescente e demais pessoas com necessidades especiais. 

Segundo a professora do curso de Odontologia da Unesc, Patrícia Pires, a primeira fase da capacitação ocorreu em julho de 2018, em Braço do Norte, com uma palestra para os cirurgiões dentistas e auxiliares. “Inicialmente, buscamos trabalhar a legislação voltada para esses pacientes. Hoje os profissionais de Braço do Norte e os nossos acadêmicos estão atendendo pessoas da comunidade que já utilizam os serviços das Clínicas Integradas da Universidade”, explica.

De acordo com Gabriela Demetrio, acadêmica vinculada ao programa de extensão da Udesc e às atividades desenvolvidas no atendimento odontológico, esta formação em rede vem contribuindo para estreitamento das relações entre os profissionais da Odontologia e, principalmente, no planejamento do atendimento aos pacientes com necessidades especiais.

Esta ação em rede contou com a contribuição da professora Patrícia, além dos professores do curso de Odontologia da Unesc Rafaela Antônio, Fernando Antônio e Karina Marcon. O programa de extensão é coordenado pelas professoras Ana Flávia Garcez, Cléia Demétrio Pereira e Tania Regina da Rocha Unglaub, da Udesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2018 às 11:06
Compartilhar Comente

Predestinado Tricolor: Confira os sorteados

Predestinado Tricolor: Confira os sorteados
Promoção ocorre quando o Tigre joga em casa (Foto: Divulgação) Mais imagens

A promoção Predestinado Tricolor levará cinco colaboradores da Unesc para a partida entre Criciúma e Oeste. O Tigre entra em campo nesta terça-feira (2/10), pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 21 horas no Estádio Heriberto Hülse.

O sorteio ocorreu na manhã desta sexta-feira (28/9), e cinco pessoas terão nomes na lista, com entrada no portão 3 do Majestoso. A promoção ocorre quando o Tigre joga em casa.

Confira os sorteados:

Caroline Cavaler Minatto
Jeferson Tenfen
Haron Cardoso Fabre
Letícia Bortolatto Teixeira
Simone Lespibasse Araujo

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de setembro de 2018 às 10:23
Compartilhar Comente

Projeto Boi de Mamão na Comunidade encanta crianças em Criciúma

Projeto Boi de Mamão na Comunidade encanta crianças em Criciúma
Projeto é uma iniciativa do Setor de Arte e Cultura da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma semana cheia de cultura e sorrisos. Assim foi a agenda no Projeto Boi de Mamão na Comunidade, que visitou a Escola Municipal Pe Ludovico Coccolo e os Centros de Educação Infantil Municipal, Gardina Minatto Cechinel e Professora Zelma Savi Nápoli. O projeto é uma iniciativa do Setor de Arte e Cultura da Unesc.

Para Marcos Antônio dos Santos, oficineiro do projeto, a alegria e a beleza da apresentação do Boi de Mamão possibilita uma transformação da cultura e da educação dos estudantes. “A escola tem participado de forma ativa neste processo, afirmando em cada ação do Projeto, uma nova descoberta de saberes e fazeres, preservando a identidade da cultura açoriana”, destaca.

A beleza do Boi de Mamão também é ressaltada pelo produtor cultural Maxwell Sandeer Flor. “O Projeto foi importante para a Universidade se tornar um Ponto de Cultura nacional, e agora estabelece contatos com outros Pontos de Cultura de Santa Catarina, visando o intercâmbio cultural”, conta.

A Unesc foi reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A titulação é resultado do edital de chamamento público de projetos culturais realizados pelo Governo de Santa Catarina em 2016.  O projeto “Boi de Mamão na Comunidade”, enviado pelo Setor Arte e Cultura da Unesc, foi o que trouxe o título à Universidade como fomentadora da cultura no Estado. Em julho de 2018, a Instituição recebeu a notícia certificando-a como um Ponto de Cultura da Rede “Cultura Viva”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de setembro de 2018 às 09:17
Compartilhar Comente (1)

Unesc recebe visita do candidato a deputado federal Daniel Freitas

Unesc recebe visita do candidato a deputado federal Daniel Freitas
Reitoria, colaboradores e estudantes se reuniram para ouvir propostas do candidato (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Universidade recebeu, na tarde desta quinta-feira (27/9), a visita do candidato a deputado federal, Daniel Freitas. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o vice-reitor, Daniel Preve, demais gestores, colaboradores e acadêmicos participaram do encontro onde, o candidato pode apresentar as suas bandeiras e os participantes solicitaram suas pautas.

Durante a conversa, a reitora apontou as principais solicitações da Universidade, bem como a defesa e o empenho em prol do Artigo 170. Luciane destacou ainda, o papel de Freitas na Câmara de Vereadores de Criciúma. “Um parceiro da Universidade em diversas pautas e com certeza será um grande apoio em Brasília”, comenta. “Freitas já tem experiência de quando atuou na Câmara de Vereadores e conhece as pautas da Universidade”, acrescentou o vice-reitor.

Para o candidato, o principal motivo de sua campanha é a renovação. “Eu já estava me encaminhando para meu último mandato como vereador e saio de cabeça erguida. Sei que fiz um bom trabalho na Câmara”, respalda.

No encontro, a reitora e o vice entregaram ao candidato uma cópia do Unesc em Números e um documento de solicitação ao seu apoio em pautas consideradas importantes para a Instituição. Pontos como: Apoio às Universidades Comunitárias, que não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Artigo 170 – uma conquista pleiteada pelas Universidades Comunitárias, que estão correndo o risco de perde-lo, mediante a PEC/005.3/2017, na qual, reduz significativamente o repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com vistas a distribuir os valores para as faculdades particulares; incentivo à tecnologia e inovação e acompanhamento das discussões do Ensino a Distância estão contemplados no documento.

Representando o DCE (Diretório Central dos Estudantes), a acadêmica de psicologia, Suzel Ramos, entregou um documento com as reivindicações dos acadêmicos, que foi assinado pelo candidato. As pautas solicitadas são: atenção para a criação da moradia estudantil; criação da Creche Universitária; incentivo governamental para o Restaurante Universitário da Unesc; defesa do Artigo 170; respeito à diversidade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e compromisso e fortalecimento das Licenciaturas.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e o gestor do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, participaram do encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de setembro de 2018 às 18:54
Compartilhar Comente

Encontro promove debate sobre a reconstrução do olhar sobre a velhice

Encontro promove debate sobre a reconstrução do olhar sobre a velhice
Evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa de Educação, Saúde e Meio Ambiente (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Grupo de Pesquisa de Educação, Saúde e Meio Ambiente do curso de Psicologia da Unesc realizou, na tarde desta quinta-feira (27/9) a primeira edição da ação “Café da tarde”. Na estreia, o evento levou ao debate o tema “Reconstrução do olhar sobre a velhice - Uma crítica à imagem do velho hoje”.

Entre os subtemas levantados estiveram questões como: Pequena história da velhice; O velho como doença em si; Gênero e sexualidade na velhice; Trabalho e aposentadoria e O velho institucionalizado e o cuidador.

O debate foi conduzido pela professora Janine Moreira e teve a contribuição de alunos do Grupo de Pesquisa, sendo cada um responsável pela explanação em algum dos subtemas. Participaram da atividade também, alunos de diversas fases do curso de Psicologia, uma turma do curso de Pedagogia, integrantes do Mestrado em Educação e visitantes da comunidade.

Conforme Janine, o objetivo de realizar o encontro foi alcançado, já que o grupo que se reúne semanalmente, tinha a intenção de expandir as discussões e socializar aquilo que é estudado. “Reunir ideias e trocar experiências, como fizemos hoje, é também uma forma de pensarmos como intervir de alguma forma nessas situações que tanto nos incomodam, como é o caso do preconceito com os idosos”, comentou.

Para a professora, faz parte das funções do estudo tentar mudar essa realidade. “Recebemos a sugestão de produzirmos artigos, até livros sobre o tema e levaremos adiante a ideia para que possamos mudar o que estiver ao nosso alcance. Queremos apagar essa imagem de infantilizar os velhos, considerar que eles estão perto da morte e que não tem mais serventia ou não podem mais sonhar. Todas as fases são muito válidas para sonhar”, completou.

A atividade aconteceu na sala 27 do Bloco P.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de setembro de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente