AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professora da Unesc minista palestra em Seminário Internacional sobre Segurança Viária

Professora da Unesc minista palestra em Seminário Internacional sobre Segurança Viária
Criar ações de segurança é um dos principais objetivos do encontro (Foto:Divulgação) Mais imagens

O 10º Seminário Internacional de Segurança Viária vai contar com a participação da Unesc. O encontro, que ocorre nos dias 3 e 4 de outubro, em Bogotá, tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma boa prática de segurança viária. Dentro deste contexto, a professora Natália Martins Gonçalves vai ministrar uma palestra ao lado da doutora Lindsay Álvarez sobre “Componente Comportamental em Pedestres”.

Temas como política pública nas cidades, medidas de fiscalização, estratégias de comunicação, metodologias de análise de sinistros viários, entre outros, serão desenvolvidos durante o evento.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de setembro de 2016 às 16:08
Compartilhar Comente

Saúde por meio de atividades físicas é abordada no Café com Ciência

Saúde por meio de atividades físicas é abordada no Café com Ciência
Professor ressalta que sedentarismo não é um comportamento natural (Fotos: Douglas Saviato) Mais imagens

A sexta edição do Café com Ciência ocorreu na noite dessa quarta-feira (28/9) e teve como tema “Exercício físico e saúde”. O projeto, uma parceria entre a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), ocorre todos os meses e, em setembro, o professor doutor da Universidade Ricardo Pinho foi o responsável pela palestra, aberta ao público em geral. O professor ressaltou a importância de o cidadão ter uma vida mais ativa, mostrou dados sobre o sedentarismo, esclareceu dúvidas e aplicou uma atividade que mediu o grau de atividade física praticada por cada participante.

Segundo Pinho, o sedentarismo não é um comportamento natural e muitas pessoas colocam a falta de tempo como o maior impedimento para não fazer o exercício, mas os que não têm tempo mais cedo ou mais tarde sentirão as consequências. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo contribui para 3,2 milhões de mortes no mundo.

Além disso, o estilo de vida contemporâneo corresponde a 54% do risco de morte por doenças cardiovasculares, 50% por acidente vascular cerebral, 37% por câncer e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo. Ainda de acordo com os dados da OMS apresentados pelo professor, 45,9% da população é sedentária, outros 28,5% praticam algum tipo de atividade física e 25,6% é praticante de esporte.

“Temos praticamente a metade da população sedentária e isso é muito grave. As mudanças do mundo contemporâneo estão fazendo com que as pessoas fiquem mais sedentárias. As novas mídias impedem que os indivíduos saiam de casa, por exemplo. A atividade física que antigamente era rotineira agora é coisa do passado. O cidadão não pode esquecer que o exercício físico é um grande instrumento de prevenção e tratamento de doenças e de promoção a saúde”, salientou Pinho.

Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e são transmitidos de forma que possam contribuir para a vida diária das pessoas. O próximo encontro será realizado em outubro, na sede da ACIC. O cronograma de palestras segue até novembro de 2016.

*Com colaboração do jornalista Douglas Saviato, da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de setembro de 2016 às 15:43
Compartilhar Comente

Projeto conversa com adolescentes sobre direitos humanos

Projeto conversa com adolescentes sobre direitos humanos
Três escolas serão visitadas pela Unesc até o fim do projeto de extensão Mais imagens

Promover a educação e despertar a consciência sobre os direitos humanos em adolescentes, alunos de escolas da região. O projeto de extensão “Direitos Humanos nas escolas: construindo cidadania no Território Paulo Freire”, da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) da Unesc visita três escolas da região, levando reflexões sobre direitos durante a adolescência. Na manhã desta quinta-feira (29/9) foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Back receber os alunos de Direito da Universidade e bolsistas do projeto Fernanda Gomes, Isabela Cardoso e Artur Macias, coordenados pela professora doutora Fernanda da Silva Lima

Durante o bate-papo com os alunos do 9º ano foi abordado os deveres do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e como o jovem pode recorrer ao órgão. “Aprendemos sobre a importância do ECA e que devemos sempre recorrer aos nossos direitos. É importante saber que tem um órgão com o objetivo de proteger e guardar nossos direitos”, comentou a aluna do colégio Maiane Miranda Ferreira. Durante o projeto já foram abordados temas como a Introdução aos Direitos Humanos e Corrupção.

Além da conversa, os alunos participam de uma atividade de consientização. A dinâmica em grupo propôs a criação de uma paródia com palavras como crianças, adolecentes, respeito e consiência.

Importância da família na escola

Alem do ECA, os bolsista abordaram assuntos de trabalho na infância, esporte, conselho tutelar e a importância dos pais acompanharem os estudos dos filhos. “A família deve servir como base desde cedo. Ajudar nos deveres e acompanhar as notas, além de contribuir com o desempenho escolar para aproximar os membros da família”, ressalta o acadêmico Artur Macias.

Os pais ou responsáveis podem ajudar de diversos modos, acompanhando a frequência do aluno, realização das tarefas e trabalhos, e estudando juntos em casa, além de comparecer as reuniões escolares e estimular a parceira entre aluno e professor.

O projeto

Os bolsistas ainda vão visitar mais duas escolas da região nos próximos semestres. “Tentamos transmitir os principais conceitos de direitos humanos e despertar a consciência de cada um, para que no futuro tenhamos bons cidadãos”, explicou Isabela.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de setembro de 2016 às 11:55
Compartilhar Comente

Oficinas de arte com inscrições abertas

Oficinas de arte com inscrições abertas
São três opções de cursos de extensão Mais imagens

Para estimular as diversas formas de arte, a Unesc esta com inscrições abertas para diversas oficinas de arte. As matrículas são limitadas. Os interessados podem escolher entre oficinas de Xilogravura e gravura em metal, Serigrafia artesanal e artística e também Cerâmica artística. Os participantes vão ter a chance de expor seus trabalhos ao fim das oficinas. Inscrições e informações no e-mail sce@unesc.net ou telefone 3431.2570.

Xilogravura e gravura em metal

A Xilogravura é uma técnica em que o artista entalha suas ideias em madeira ou metal. As aulas do curso vão ocorrer nas quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Os alunos vão receber informações sobre a história da Xilogravura, os tipos de materiais e ferramentas utilizados, aprender suas técnicas.

Serigrafia artesanal e artística

As aulas sobre serigrafia artística e artesanal vão ocorrer nas segunda-feiras, das 19 às 21 horas, e vão proporcionar aos participantes os conhecimentos sobre a história da serigrafia, artistas contemporâneos, noções de processo, tipos de materiais, ferramentas e suas técnicas.

Cerâmica artística

Já a oficina de cerâmica artística vai ocorrer em dois horários diferentes, com duas opções de turmas. Aulas ocorrem nas terças-feiras, das 9 às 12 horas, e na quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Além da história da cerâmica, os participantes vão receber noções sobre o processo prático e técnicas para criação das obras.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de setembro de 2016 às 11:52
Compartilhar Comente

“Tecnologia e Mercado de Trabalho” abre debates do 8º Sulcomp

“Tecnologia e Mercado de Trabalho” abre debates do 8º Sulcomp
Congresso reúne estudantes e pesquisadores de vários estados (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Graças à tecnologia todo mundo tem acesso as mesmas informações, independente de classe social. Mas por que desse universo apenas algumas pessoas se dão bem no mercado de trabalho?”. O convite à reflexão foi feito pelo especialista em desenvolvimento de softwares para web e autor de mais de 6 mil vídeo-aulas sobre tecnologia, Neri Aldoir Neitzke. O professor licenciado da Ulbra em Carazinho, no Rio Grande do Sul, esteve na Unesc na noite desta quarta-feira (28/9), para a abertura do 8º Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação).

Em sua primeira vez em Criciúma, Neitzke, que já palestrou em sete países, contou sua trajetória de boia-fria até palestrante internacional e como a tecnologia entrou em sua vida e afetou positivamente todos ao seu redor. Durante a palestra “Tecnologia e Mercado de Trabalho”, ele ainda abordou como a tecnologia vem mudando a forma de vida das pessoas e o mercado de trabalho e, neste cenário, como é possível aproveitar as oportunidades. “Os sonhos fazem você ir para frente. Não importa se você não conseguir alcançar o seu objetivo. Indo atrás dele, você já conseguirá chegar mais longe que outras pessoas que não tentaram”.

Sulcomp incentiva a troca de conhecimento


Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, o Sulcomp é um evento que fortalece a Universidade como polo de novos saberes. “É um orgulho para a Unesc ter este congresso, que atrai para Criciúma pessoas de vários lugares para partilharem seus saberes com quem está aqui”.

O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, lembrou que o evento já faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Computação e é um espaço para o compartilhamento de tecnologia e inovação, que segundo ele, estão no “DNA” dos cursos de Ciências da Computação e Jogos Digitais.

O coordenador do curso de Ciências da Computação, Rogério Casagrande e de Jogos Digitais, Paulo Martins, deram as boas-vindas aos participantes do congresso e lembraram que ele é um espaço para socialização do conhecimento produzido na Universidade por alunos e professores por meio da pesquisa.

O vice-presidente do Centro Acadêmico de Ciência da Computação, Guilheme Cunha também participou da abertura do evento.

Congresso encerra nesta sexta-feira


Promover a colaboração acadêmica entre as diferentes universidades brasileiras, com a disseminação do conhecimento e experiências e permitir a interação entre pesquisadores, profissionais, alunos e empresas da área são os principais objetivos do 8º Sulcomp que ocorre até esta sexta-feira (30/9) na Unesc.

O evento ocorre bienalmente e conta com atividades como palestras e debates com profissionais e pesquisadores e apresentação de trabalhos acadêmicos. Assuntos como desenvolvimento de games, conteúdo e oportunidades no YouTube e marketing digital serão abordados pelo evento.

O Sulcomp é promovido pelo Curso de Ciência da Computação da Unesc, com apoio do curso de Jogos Digitais, Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da Sociedade Brasileira de Computação.

Programação completa

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de setembro de 2016 às 22:19
Compartilhar Comente