AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Farmácia Solidária comemora dez anos de trabalho para a comunidade

Farmácia Solidária comemora dez anos de trabalho para a comunidade
Só em 2015 foram arrecadados R$ 1,2 milhão em medicamentos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Há dez anos a comunidade tem uma aliada forte para o cuidado com a saúde e os estudantes para a sua formação. Estamos falando da Farmácia Solidária da Unesc, que funciona nas Clínicas Integradas e, em 2016, completou uma década de ações voltadas para a sociedade. Para comemorar a data, a Universidade realiza nesta terça-feira (20/9) um evento com a presença dos parceiros do projeto e a palestra “Farmácia Solidária na Promoção do Uso Racional de Medicamentos”, com a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Indianara Becker. O evento ocorre, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse e será aberto ao público em geral.

As atividades comemorativas ocorrem também, às 8 horas, nesta terça-feira, com a palestra “Uso Racional de Medicamentos”, com a professora Liege Bernardo, durante a abertura da 15ª Jornada de Farmácia, que ocorre de terça a sexta-feira (20 a 23/9), com palestras e minicursos organizados pelo curso de Farmácia e pelo Centro Acadêmico. As inscrições para a Jornada podem ser feitas até esta segunda-feira (19/9), na coordenação do curso de Farmácia. Devido ao evento, a Farmácia Solidária estará fechada nesta terça-feira no período matutino.

Em dez anos, mais de R$ 10 milhões em medicamentos arrecadados, 85 mil atendimentos foram feitos e cerca oito toneladas foram descartados (medicamentos vencidos ou impróprios para consumo). Segundo Indianara, o projeto tem uma importância social, no sentido que estimula a solidariedade com a doação de medicamentos que irão ajudar outras pessoas, leva informações para a população e ajuda na formação de novos profissionais da saúde. “A Farmácia Solidária tem um caráter social e comunitário à medida que envolve as pessoas na arrecadação de medicamentos que serão doados, tira os remédios vencidos das casas, os descarta corretamente e promove a conscientização para o uso racional dos medicamentos. Ela também se consolidou como importante estratégia na formação de profissionais de saúde, por meio do trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

A diretora da UNA SAU salienta que a Farmácia Solidária foi um projeto construído e mantido por uma rede, através de uma parceria entre a Unesc, Cruz Vermelha, que realiza campanhas de arrecadação, e Secretaria de Saúde de Criciúma, que colabora no descarte dos remédios e disponibiliza espaços nas Unidades de Saúde para que as pessoas levem suas doações. O projeto tem ainda o apoio de entidades como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Ordem Demolay.

Reconhecimento

O trabalho da Farmácia Solidária da Unesc foi reconhecido em nível estadual. No primeiro semestre de 2016, o projeto recebeu o Troféu Viver SC por estar entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Estado. O reconhecimento é uma ação do Diário Catarinense, que circulou o estado em busca de iniciativas que ajudem as pessoas e o projeto venceu com 64,2% na votação popular.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2016 às 15:09
Compartilhar Comente

Diego e Tales levam a primeira taça do Futevôlei Intercursos

Diego e Tales levam a primeira taça do Futevôlei Intercursos
Duplas se enfrentaram no último sábado Mais imagens

A dupla Diego Silve e Tales Barp, do curso de Educação Física Bacharelado, levantaram a taça do primeiro Intercursos de Futevôlei da Unesc. As disputas ocorreram no último sábado (17/9), na Quadra de Areia da Universidade. Diego e Tales venceram a final por 2 sets a 0 e ficaram com o título.

Classificação final

1º - Diego e Tales – Educação Física Bacharelado 
2º -  Endi e Arthur – Educação Física Bacharelado
3º - AAAMON – Medicina

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de setembro de 2016 às 11:50
Compartilhar Comente

Distopia recebe visita de escolas da região

Distopia recebe visita de escolas da região
Obras da exposição ficaram disponíveis para visitação até a última sexta-feira (16/9) Mais imagens

Os alunos das escolas Julieta Torres Gonçalves, de Nova Veneza, e Núcleo Avançado de Ensino Supletivo, de Içara, conheceram, em visita mediada na Unesc, a exposição Distopia-SP. As obras do artista Rafael Ramos, que esteve disponível para visitação até a última sexta-feira (16/9), foram apreciadas pelos estudantes nos seus últimos dias na Universidade. A visita da escola de Nova Veneza ocorreu na quinta-feira (15/9). Já o Núcleo de Içara veio até a Universidade na sexta.

Os alunos encontraram, durante a visita, o olhar artístico do autor sobre as ruas de São Paulo. Rafael enxergou e fez da arte, imagens apropriadas e recombinadas, se dissolvendo no contexto da vida urbana.  

As visitas são realizadas pelo Setor Arte e Cultura da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de setembro de 2016 às 11:40
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para o curso de extensão em Citologia Clínica

Inscrições abertas para o curso de extensão em Citologia Clínica
Capacitação é voltada para as áreas de Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas Mais imagens

Os graduados ou graduandos em Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas podem adicionar uma qualificação a mais no currículo. Estão abertas, até o dia 5 de outubro, as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Citologia Clínica.  As aulas ocorrem a partir do dia 8 de outubro.

O curso, ministrado pela professora Ana Daniela Coutinho Vieira, busca qualificar os atuais e futuros profissionais, com foco na área de citopatologia cérvico-vaginal e de líquidos orgânicos.

Dente os conteúdos programados para o curso estão conhecimentos em Citologia hormonal, Citologia inflamatória, Histologia e fisiopatologia do trato genital feminino. 
Inscrições e informações no telefone 3431-2570 ou pelo e-mail sce@unesc.net.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de setembro de 2016 às 11:34
Compartilhar Comente

Palestra fala sobre Nazismo e Linguagem

Palestra fala sobre Nazismo e Linguagem
Encontro ocorreu na última sexta-feira (16/9) Mais imagens

Acadêmicos de Letras, História, Pedagogia e mestrandos do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) participaram da palestra “Nazismo e Linguagem: para uma ontologia da experiência”.  O encontro, que ocorreu na última sexta-feira (16/9), foi promovido pelo curso de Letras e pelo PPGE.

A palestra foi ministrada pelo professore doutor Fábio Luiz Lopes da Silva, da UFSC. Também estiveram presentes no evento os docentes dos cursos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de setembro de 2016 às 11:19
Compartilhar Comente