Estudantes de Engenharia de Produção visitam Asilo Festauer
Os estudantes do curso de Engenharia de Produção arregaçaram as mangas, literalmente, neste sábado (20/09), no Asilo Festauer, de Criciúma. Além da doação de 400 quilos de alimentos, roupas e cobertas, os alunos realizaram pintura, manutenção da escada da casa e da instalação elétrica e limpeza. O encontro serviu como encerramento da 4ª Semana Acadêmica do curso
Para realizar os trabalhos, os estudantes chegaram ao asilo às 7h30 da manhã. No local, os alunos organizaram um café. Além da manutenção da casa, os acadêmicos também interagiram e fizeram companhia aos idosos.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 22 de setembro de 2014 às 21:29Curso de Tecnologia em Design de Moda representa Criciúma no “Paraty Eco Fashion”
Criciúma será representada pelo curso superior de Tecnologia em Design de Moda Unesc/Senai no evento “Paraty Eco Fashion”, entre os dias 16 e 19 de outubro, em Parati, Rio de Janeiro. O evento faz parte de um projeto que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando a cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras. O “Paraty Eco Fashion” estimula também o desenvolvimento de pesquisas que visam a preservação ambiental.
Segundo a coordenadora do curso da Unesc, Charlene Amâncio Nunes, as alunas da sexta fase de Tecnologia em Design de Moda, Maria Aline Cassão Cabral e Jéssica Gomes Vaz, concorreram com estudantes e profissionais de moda de todo o Brasil e tiveram o projeto “Mãe África” entre os selecionados para o evento.
“A coleção tem como objetivo unir moda e sustentabilidade com a criação de peças e acessórios do vestuário feminino. Serão utilizadas como matérias-primas os resíduos têxteis e sobras de aviamentos de confecções e fibras naturais de manejo sustentável, como a taboa, a tiririca e a palha de butiazeiro”, explica.
A confecção das peças será realizada por dois clubes de mães que usam o artesanato como fonte de renda: a Afave, de Nova Veneza e o Passo de Fibra, de Torres. Os croquis foram desenvolvidos para unir as técnicas artesanais das duas associações. Da coleção “Mãe África” dois looks serão confeccionados para a exposição no evento.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2014 às 21:20Estudantes depositam sonhos em cápsula do tempo
Sorrisos e expectativa iluminaram o rosto dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. “Vamos enterrar a carta”, cantavam os pequenos durante o caminho da escola até o Horto da Universidade. Cartas, foto e um jornal foram revestidos de plástico e colocados em uma caixinha, servindo como uma “cápsula do tempo”. Junto à caixa, os alunos plantaram uma muda de ipê. Os itens serão desenterrados daqui a 11 anos, quando os pequenos estiverem no Terceirão.
Em sala de aula, a turma está aprendendo sobre meio ambiente. Na carta, eles escreveram suas expectativas sobre o planeta para daqui a alguns anos. Segundo a professora Ana Karen Rosado Teixeira, a ação desenvolve a esperança das crianças perante o futuro. “Espero que quando desenterrarmos a carta o nosso mundo esteja melhor, que as pessoas se respeitem e estejam mais próximas”, comenta.
De acordo com Ana Karen os alunos estão tão envolvidos com o tema, que ficam tristes só de ver alguém jogar lixo no chão. “O Colégio Unesc tem como projeto de ensino formar cidadãos. Alcançar a consciência deles e transformar a ideia em atitude é realizar nosso trabalho com eficácia”, ressalta.
A outra carta foi revestida de assinaturas da turma. Dentre as 15 crianças envolvidas na ação, estava Alan Ferreira Caciatori. O pequeno de seis anos estava radiante com o processo de enterrar a caixa. Para ele, cuidar do meio ambiente já virou rotina. “Eu rego as plantas todos os dias, além disso, já plantei árvores de laranja e manga. Nós precisamos da natureza para viver e por isso sempre que posso ensino meu pai o quanto é importante gostar do meio ambiente. Depois que conversei com ele, meu pai molha a plantinha do trabalho dele todos os dias”, garante.
O ipê que não queria ser poste
Em uma das aulas, a professora Ana Karen contou aos alunos uma história que aconteceu em Porto Velho. Lá foi cortada uma árvore de ipê para transformar em poste. O ipê amarelo floresceu novamente, mesmo após ser arrancado. “A história virou símbolo da natureza para nós e em conjunto combinamos de enterrar uma muda de ipê amarelo, igualzinho o de Porto Velho, junto à nossa caixinha”, comenta a professora. Uma foto da árvore de Porto Velho foi colocada dentro da caixa.
Mudas são entregues a estudantes
Também alusivo ao tema meio ambiente, os estudantes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em parceria com o Horto da Unesc, entregaram 115 mudas a alunos da escola. “Mesmo que pequeno, o gesto reflete em uma boa ação entre os estudantes, despertando a consciência ao plantar a mudinha em suas casas”, comenta a professora Mônica Milano Alves.
Em grupos, os estudantes foram até as salas de aula do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para, junto com a entrega de mudas, realizar uma pequena palestra sobre a importância da natureza. Para Arthur Pinheiro Zanoni, de nove anos, é importante levar a mensagem ao maior número de pessoas. “Nós precisamos das plantas para respirar. É necessário explicar a importância disso”, comenta.
Para Maria Eduarda Raicik de Medeiros, de 11 anos, além de plantar também é preciso adotar alguns hábitos. “Temos que cuidar para nunca jogar lixo no chão, economizar água e sempre que possível explicar o quanto é importante cuidar do mundo para aqueles que ainda não sabem”, afirma.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 22 de setembro de 2014 às 20:28Projeto de extensão da Unesc contribui para melhores práticas de gestão
Quinze empresários da grande Santa Luzia estão desenvolvendo um Plano de Inovação com o auxílio de professores e alunos da Unesc. Na última semana, os estudantes do curso de Administração da Universidade entregaram o relatório de diagnóstico organizacional para os empresários, que realizarão melhorias nos processos de gestão para ampliar o desempenho competitivo dos empreendimentos no mercado.
“Semanalmente, os acadêmicos acompanharão o desempenho da inovação e contribuirão com sugestões para o melhor andamento das ações propostas no Plano. Ao final, os empresários e alunos apresentarão os resultados em um seminário, programado para novembro”, explica a professora Gisele Silveira Coelho Lopes, que coordena o projeto.
O projeto tem o objetivo de promover a inovação na gestão dos micro e pequenos empreendimentos do Território Paulo Freire para a ampliação do desenvolvimento socioeconômico da região. “Ele contribui significativamente para a melhoria nos processos de gestão dos empreendimentos atendidos. Também acrescenta no enriquecimento e no crescimento profissional dos alunos envolvidos, pois eles estão aplicando a teoria aprendida em sala de aula na prática organizacional”, afirma Gisele.
As empresas interessadas em participar das próximas edições da ação podem entrar em contato pelo e-mail giselelopes@unesc.net.
Os empreendimentos que participam desta edição foram:
1 - Drika Salão de Beleza
2 - Facção Laurem P. Setara
3 - Loja Alice Deschamps
4 - Loja Gabriela Modas
5 - Loja Materiais de Construção Irmão Ronchi Ltda.
6 - Loja Ponto 1
7 - Loja Preço Mix (Unidade I – Santa Luzia)
8 - Loja Preço Mix (Unidade II - Centro)
9 - Loja Talu Modas
10 - Loja Taly Tamy Ltda.
11 - Marilane Facção
12 - Mercado União Minera
13 - Raff Adesivos e Impressão – Unidade I
14 - Raff Adesivos e Impressão – Unidade II
15 - S&S Confecções
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 22 de setembro de 2014 às 18:43Crianças debatem soluções para ajudar os animais na “Assembleia dos Bichos”
Alegria e muita atenção a cada detalhe para ajudar os animais da floresta. As crianças do CEI (Centro de Educação Infantil) Arca de Noé, de Criciúma, mostraram vontade de sobra para preservar a natureza, em atividade nesta segunda-feira (22/9) na Unesc. Os pequenos participaram da “Assembleia dos Bichos”, no Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Durante o encontro, os alunos representaram os animais: tucanos, jacarés, sapos e onças estiveram presentes para reivindicar seus direitos na Assembleia.
O gato do mato do Museu, conhecido como “Pintado”, também participou da Assembleia, tirando dúvidas e contando sobre suas experiências na mata para as crianças. Muitas curiosidades e histórias foram expostas pelas crianças. “Eu gosto de todos os animais. Algumas pessoas cuidam da natureza, outras poluem muito”, afirma Pedro Henrique Lagmann Sarturi, de cinco anos.
Depois de cantarem o Hino Nacional dos Bichos e assistirem filmes sobre a criação do mundo, caça aos animais e desperdício da água, os alunos do CEI colocaram no papel suas ideias para mudar o mundo.
Primavera dos Museus
A atividade integra a 8ª Primavera dos Museus, que segue até domingo (28/9). Museus e instituições culturais estão promovendo uma programação especial com exposições, visitas guiadas, palestras e exibições de filmes.
Para mais informações e agendamentos é preciso entrar em contato com o Museu de Zoologia da Unesc pelo telefone (48) 3431-2573.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 22 de setembro de 2014 às 18:12
Newsletter
RSS