AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Novos coordenadores de cursos de Tecnologia e da Pós-Graduação tomam posse

Novos coordenadores de cursos de Tecnologia e da Pós-Graduação tomam posse
Professores receberam as portarias na tarde de hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor Gildo Volpato empossou, na tarde de hoje (23/9), os novos coordenadores de cursos de Tecnologia e do setor de Pós-Graduação da Universidade. O professor Volmar Madeira será coordenador dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos e Michele Schneider assumirá como coordenadora adjunta dos dois cursos. Michele será ainda, coordenadora dos cursos de Tecnologia em Gestão Comercial nas modalidades presencial e a distância. Já a professora Elenice Padoin Juliani foi empossada como coordenadora do setor de Pós-Graduação.

“Tenho certeza de que as escolhas foram bem feitas, pela trajetória de cada um na instituição e as relações criadas na Universidade”, afirma Volpato. A posse teve a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, da pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto, o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e de professores e coordenadores de setores da Universidade.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 23 de setembro de 2014 às 20:46
Compartilhar Comente (2)

Unesc inaugura Laboratório de Metodologias Inovadoras

Unesc inaugura Laboratório de Metodologias Inovadoras
Professores terão um lugar diferenciado para realizar suas aulas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma sala de aula diferente, com o intuito de proporcionar uma maior integração entre estudantes e professores. Nela, as carteiras tradicionais foram trocadas por mesas-redondas, que facilitam o trabalho em grupo. Lousa digital, data show e quadros brancos em três das quatro paredes do ambiente para auxiliar os alunos na realização das atividades. Este é o LMI (Laboratório de Metodologias Inovadores da Unesc), que será inaugurado nesta quarta-feira (24/9), às 18 horas, no Bloco XXI-B, sala 4.

Os professores que se interessarem em utilizar o Laboratório devem entrar em contato com a Unidade Acadêmica de seu curso, para realizar o agendamento. O LMI se insere no objetivo da Unesc de investir em espaços diferenciados junto à formação continuada dos professores.

Dentro desta proposta, a Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de graduação) firmou este ano um acordo de Cooperação Universitária com a Liceu Coração de Jesus e o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), junto ao STHEM Brasil (do inglês, Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática), um projeto coordenado com o apoio do Laspau (Programa Acadêmico e Profissional para as Américas), afiliado a Universidade de Harvard.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 23 de setembro de 2014 às 19:13
Compartilhar Comente

Curso de Letras comemora 40 anos e lança CD e livros escritos por professores

Curso de Letras comemora 40 anos e lança CD e livros escritos por professores
Gladir Cabral irá apresentar músicas durante o evento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma coletânea de textos escritos por professores envolvidos com a realidade escolar brasileira. “Língua e Ensino: Práticas de Linguagem Possíveis e Reais” é uma obra que convida o leitor a estabelecer uma relação entre o que está escrito e as práticas de ensino e linguagem em geral. O livro é resultado do trabalho de pesquisa do grupo Littera, do curso de Letras da Unesc, e será lançado nesta quinta-feira (25/09), às 19h30, no Espaço Cultural Unesc, no hall do Bloco Administrativo. Junto com a obra também será lançado “Educação, Linguagem e Memória: um livro e muitas histórias” e o CD “Mil Caminhadas”, também feitos por professores do curso de Letras da Universidade. O evento é alusivo aos 40 anos do curso.

O lançamento da obra “Caixa de Poemas”, de Beatriz Kestering, e uma coletânea de Anais do Selep (Seminário de leitura e produção textual periódico) também fará parte do evento. O evento faz parte da programação desta semana do projeto Quintas Culturais.

Língua e Ensino: Práticas de Linguagem Possíveis e Reais

A obra é composta por textos que “abraçam” a realidade. Realidade essa que está relacionada ao fato de que os autores são agentes legítimos da educação, envolvidos não só com o ensino, mas também com a prática da sala de aula. O livro é a primeira obra coletiva do grupo de pesquisa Littera, escrito pelos professores Angela Back, Carlos Schlickmann, e Richarles Souza de Carvalho.

Littera

O grupo Littera pesquisa os fenômenos que ocorrem no entorno da linguagem e suas divisões ligadas à língua e à literatura.  São realizadas atividades de formação acadêmico-científica cujo resultado pode ser constatado em cursos de especialização, seminários, simpósios, palestras entre outros.

Educação, Linguagem e Memória: um livro e muitas histórias

O livro traz um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às experiências profissionais e pesquisas voltadas ao ambiente escolar do Ensino Básico. São relatados trabalhos e reflexões sobre métodos de ensino e memórias que relembram a prática docente antes da realidade virtual.

A obra está dividida em quatro partes: Literatura e Infância; Infância, Arte e Museu; História dos Saberes e Práticas Pedagógicas; e Educação, Memória e Identidade. O livro tem como autores Carlos Renato Carola, Angela Cristina Di Palma Back e Giani Rabelo.

CD Mil Caminhadas


O CD traz quinze composições do professor Gladir da Silva Cabral, relatando uma caminhada espiritual através das canções, com temas relacionados à amizade, fé, transcendência, entre outros. Durante o lançamento, o professor vai apresentar algumas músicas.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima - imprensa@unesc.net 23 de setembro de 2014 às 19:06
Compartilhar Comente

Ministro do Trabalho estará na Unesc sexta-feira

Ministro do Trabalho estará na Unesc sexta-feira
Manoel Dias fará uma Aula Magna aberta ao público (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe nesta sexta-feira (26/9) o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para a Aula Magna com o tema “Pronatec: Desafio e Contribuições para a Sociedade Brasileira”. O evento ocorre às 10 horas, no Auditório Ruy Hülse, e será aberto ao público em geral.

A Aula Magna marcará a abertura do curso técnico em Segurança no Trabalho e do módulo II dos técnicos em Agrimensura, Design de Interiores, Informática, Logística, Móveis e Podologia, realizados pelo Colégio Unesc.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e oferece cursos técnicos gratuitos para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e tenham entre 16 e 59 anos.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 23 de setembro de 2014 às 17:22
Compartilhar Comente

Alunos de História da Unesc conhecem tribo indígena

Alunos de História da Unesc conhecem tribo indígena
Em José Boiteux, eles tiveram contato com uma cultura diferente (Foto: Divulgação) Mais imagens

A visita de alunos do curso de História da Unesc à tribo indígena Xocleng/La klanó, no norte do estado de Santa Catarina, foi uma das ações que marcou os 100 anos de contato dos índios com a sociedade. O encontro ocorreu no último final de semana, na aldeia Barragem, no município de José Boiteux, região de Ibirama. O grupo de alunos foi recepcionado pelo assistente de educação da escola indígena da aldeia, professor Abrãão Kovi Paté, que levou os estudantes para conhecer a história da tribo antes e depois do contato com as pessoas de fora, através de maquetes, banners e murais.

“O maior problema enfrentado pelos índios, atualmente, é a Barragem Norte, que foi construída para diminuir as cheias no baixo vale do Itajaí e dividiu a aldeia, causando inundações frequentemente. Os índios lutam para que as pessoas conheçam sua história e deem mais visibilidade para seus problemas. Apesar do descaso e preconceito, os índios lutam para fortalecer sua identidade falando entre si apenas na língua tradicional, procurando evitar o casamento interétnico, resgatando o artesanato e a antiga religião xamântica e naturalista”, comenta o professor da Unesc João Batanolli, que acompanhou os estudantes.

“O que percebo é que a luta não terminou. É uma constante batalha. Ficou claro que nisso tudo eles só perderam, não ganharam nada. Senti que os mais velhos são mais abertos e contam mais suas histórias. O meu sentimento é que a sociedade acorde, preste atenção e saiba dar o devido valor”, lembra a aluna da quarta fase do curso de História da Unesc Ana Flávia Siqueira Bonadiman.

A visita foi organizada pelo curso de História e supervisionada pelo coordenador do curso, professor Paulo Sérgio Osório. Os alunos da quarta, segunda, sexta e oitava fase conheceram a aldeia com orientação do professor Batanolli. O encontro foi resultado de um contato com o líder da tribo Copacan, que esteve na Unesc na 2ª Semana Indígena do curso, no primeiro semestre de 2014.

História e conquistas

O povo apelidado de “Xolcleng” pelos colonizadores, na verdade sempre se autodenominou “La Klanó”, que quer dizer “nós que vivemos abaixo do Sol”. Era a etnia predominante na faixa intermediária entre o litoral e a serra, do norte ao sul do estado. Eles foram perseguidos e mortos, chegando perto do extermínio quando depois de anos de resistência se entregam ao contato com Eduardo Lima, que ficou conhecido como o “pacificador”. Restaram aproximadamente 200 indígenas no grupo, que veio para Blumenau em 22 de setembro de 1914.

Atualmente, dois mil índios se dividem em oito aldeias entre os municípios de Dr. Pedrinho, Itaiópolis, Jose Boiteux e Victor Meireles. “Eles sofreram um intenso processo de aculturação dentro da rejeição e discriminação. Atualmente os indígenas buscam conquistar seu espaço alguns já possuem curso superior e mestrado, outro representante dos índios está na Universidade de Brasília, com doutorado”, conta Batanolli.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 23 de setembro de 2014 às 17:13
Compartilhar Comente