AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vestibular ou SIM: teoria e prática andam juntas no curso de Ciências Contábeis

Vestibular ou SIM: teoria e prática andam juntas no curso de Ciências Contábeis
Estudantes vivenciam situações reais no Centro de Práticas (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O profissional de Ciências Contábeis está entre os mais procurados no Brasil. A afirmação vem da pesquisa realizada este ano pela empresa de recrutamento especializado Robert Half e ressalta as diversas áreas que o profissional pode atuar. Conforme o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unesc, José Luiz Possoli, o mercado de trabalho é muito receptivo aos contadores formados pela Universidade. “O índice de empregabilidade é grande e eles saem do curso podendo atuar como contador, controler, consultor e perito”, comenta.

Durante o curso, o estudante alia a teoria à prática no CPC (Centro de Práticas Contábeis) um laboratório moderno para aulas, com softwares de simulação empresarial, contabilidade gerencial e fiscal. Além disso, participa de eventos que integram estudantes das mesmas fases em seminários e ações que envolvem esporte, cultura e lazer.

O curso é reconhecido por publicações nacionais, como o Guia do Estudante Abril, e o RUF (Ranking Universitário da Folha). No primeiro, Ciências Contábeis da Unesc aparece entre os melhores do Brasil, com quatro estrelas. Já no segundo, a graduação aparece em 151º lugar entre os 884 cursos existentes no país.

Ciências Contábeis tem aulas no período noturno e quatro anos e meio de duração. Durante o curso, os estudantes podem participar de intercâmbio com instituições de ensino nacionais e internacionais, parceiras da Universidade.

Você escolhe como quer ingressar na Unesc

A Unesc inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015 já pode escolher entre Vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas até 19 de outubro (vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.

Informações Vestibular e SIM

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2014 às 08:00
Compartilhar Comente

Debate sobre “Arquitetura de Software” inicia 7º SulComp

Debate sobre “Arquitetura de Software” inicia 7º SulComp
Evento reúne estudantes e profissionais de computação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Até sábado (27/9), as tecnologias e as novas tendências do mercado na área da computação estarão em debate no 7º SulComp (Congresso Sul Brasileiro de Computação), na Unesc. O evento iniciou hoje (24/9) com palestras, minicursos e o 6º Workshop de Trabalhos Acadêmicos. A abertura ocorreu à noite com a palestra “O Papel e a Carreira do Arquiteto de Software”, com Leonardo Zanivan, especialista em arquitetura de software.

Segundo ele, o “arquiteto de software” é responsável não apenas pela concepção do projeto, mas pela realização dele. “Esse profissional é responsável pela estrutura do software, pelo crescimento dele e pela sua manutenção, para garantir que ele permaneça em perfeito funcionamento”, comenta.

O Congresso reúne estudantes, professores e egressos do curso de Ciência da Computação da Universidade, e profissionais da área de tecnologia. Segundo a coordenadora do curso da Unesc, Ana Cláudia Garcia Barbosa, o SulComp atrai pessoas de vários lugares do Brasil interessados em ampliar o conhecimento na área, por meio da troca de experiências.

“Empreendedorismo na Internet” e “Jogos Digitais” também serão assuntos abordados no evento. O primeiro será tratado na sexta-feira (26/9), às 19 horas, pelo bacharel em Ciência da Computação e criador do site “Vida de Programador”, André Noel. Já o outro será abordado às 20 horas de sexta-feira, pelo professor da Univali e da pós-graduação em Jogos Digitais da Unesc, e sócio da empresa PalmSoft Tecnologia, Dennis Kerr Coelho.

O SulComp ocorre a cada dois anos e é promovido pelo curso de Ciência da Computação da Unesc, com o apoio da SBC (SBC - Sociedade Brasileira de Computação).

Programação e mais informações   

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2014 às 21:41
Compartilhar Comente

Laboratório de Metodologias Inovadoras é inaugurado

Laboratório de Metodologias Inovadoras é inaugurado
A proposta é implantar mais cinco unidades em 2015 (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O LMI (Laboratório de Metodologias Inovadoras da Unesc) foi inaugurado na noite de hoje (24/9). O local tem a finalidade de ser uma sala de aula diferente, para proporcionar uma maior integração entre estudantes e professores.

No local, as carteiras tradicionais foram trocadas por mesas redondas, que facilitam o trabalho em grupo. “Este espaço sinaliza um movimento de transformação que vem sendo realizado na Unesc e que passa pela melhoria constante no ensino”, comenta o reitor Gildo Volpato.

Para auxiliar os alunos na realização de atividades, o ambiente conta com lousa digital, data show nos dois lados da sala e quadros brancos em três das quatro paredes. De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o LMI é significativo no desenvolvimento do ensino. “Alguns professores já utilizaram o laboratório e o retorno e os resultados sempre são positivos. E, para o ano que vem, mais cinco laboratórios como este serão implantados na Unesc”, afirma.

Também participaram da solenidade, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, diretores, coordenadores de curso e professores da Universidade.
 
Saiba mais

O LMI se insere no objetivo da Unesc de investir em espaços diferenciados junto à formação continuada dos professores. Dentro dessa proposta, a Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de graduação) firmou este ano um acordo de Cooperação Universitária com o Liceu Coração de Jesus e o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), junto ao STHEM Brasil (do inglês, Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática), um projeto coordenado com o apoio do Laspau (Programa Acadêmico e Profissional para as Américas), afiliado à Universidade de Harvard.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 24 de setembro de 2014 às 21:39
Compartilhar Comente

Artigo apresentado por alunos e professores é premiado em Congresso

Artigo apresentado por alunos e professores é premiado em Congresso
Quatro trabalhos levaram o nome da Unesc ao evento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O estudo “Regime Aduaneiro Drawback nas Operações Logísticas das Empresas Exportadoras do Sul de Santa Catarina”, apresentado por professores e alunos do curso de Administração da Unesc, foi premiado como o melhor artigo do Congresso Internacional de Administração, que ocorre esta semana (22 a 26/9) em Ponta Grossa, no Paraná.

Foram apresentados quatro artigos da Unesc no Congresso, que tem como objetivo promover o enriquecimento intelectual de professores, pesquisadores, alunos, empresários e profissionais ligados às diversas áreas do campo da Administração.

Confira os artigos apresentados:

“A Influência dos Aspectos Culturais nas Negociações Internacionais das Agroindústrias Brasileiras com o Oriente Médio: Um Estudo Multicaso”. Autores: Gustavo Miranda Mendes e Júlio Cesar Zilli.

“Transferência Internacional de Tecnologia em uma Multinacional Espanhola: Um Estudo de Caso”. Autores: Kelly Cristina Ramos de Mello, Júlio Cesar Zilli e Adriana Carvalho Pinto Vieira.

“A Percepção de Jovens Empreendedores quanto aos Fatores de Crescimento das Empresas na Cidade de Criciúma”. Autores: Adriana Carvalho Pinto Vieira, Izabel Regina de Souza, Mateus Cândido Zadroski e Roseli Jenoveva Neto.

“O Regime Aduaneiro Drawback nas Operações Logísticas das Empresas Exportadoras do Sul de Santa Catarina”. Autores: Sabrina Olivo e Júlio Cesar Zilli.
 

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 24 de setembro de 2014 às 18:37
Compartilhar Comente

Orquídeas deixam o campus colorido

Orquídeas deixam o campus colorido
Várias cores da planta embelezarão a Universidade (Fotos: Luana Mello) Mais imagens

A primavera já chegou e está invadindo o campus da Unesc. Na tarde desta quarta-feira (24/9), o Setor de Arte e Cultura e o Horto da Universidade plantaram 130 mudas de orquídeas doadas no “Primavera e Paz”. Várias espécies da flor poderão ser apreciadas pelos espaços da Instituição. Os orquidários que participaram da 16ª Mostra de Orquídeas fizeram as doações. Foram 65 flores do Budny de Içara e 65 do MS Orquídeas de Araranguá.

Primavera e Paz

A 16ª Mostra de Orquídeas recebeu na Unesc exposições de orquídeas, plantas e artesanato, oficinas e apresentações culturais. O evento, que ocorreu na última semana, também contou com seis oficinas: Divino Espírito Santo, Turusu (origami), Mandalas, Cultivo de Orquídeas, Bonecas Abayomi e Ikebanas (arranjos de flores).

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 24 de setembro de 2014 às 18:33
Compartilhar Comente