AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

PPGCS tem defesa de dissertação nesta sexta

O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc promove nesta sexta-feira (20/9) a defesa de dissertação do mestrando Eduardo Marin Londero. Ele vai apresentar seu estudo "Análise genotóxica in vivo da administração aguda e crônica de nanopartículas de ouro de diferentes diâmetros" na sala 26 do Bloco S, às 14 horas. 
 
Londero terá em sua banca os professores doutores  Vanessa Moraes de Andrade (co-orientadora), Emilio Luiz Streck, Carina Rodrigues Boeck e Paulo Cesar Lock Silveira.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 18 de setembro de 2013 às 11:59
Compartilhar Comente

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha
Universidade é destaque em pesquisa, internacionalização e inovação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 11:24
Compartilhar Comente

“Lixo ou Arte?” é centésima exposição do Espaço Cultural Unesc

“Lixo ou Arte?” é centésima exposição do Espaço Cultural Unesc
Artista mineiro transforma materiais descartados em obras (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ferro, papelão, rabiscos. “Lixo ou Arte?”. É esta a reflexão que o mineiro Raimundo Brito propõe que façamos. Na noite de hoje (17/9), ele esteve na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) para participar da abertura de uma mostra que traz esculturas e quadros descartados por alunos da UFMG (Universidade Federal Minas Gerais), enquanto o artista estudava na instituição, e resgatados do lixo por Brito.

A mostra é a de número 100 que o Espaço Cultural da Universidade abriga. Durante a cerimônia, Brito fez a doação de duas obras para o acervo de arte da instituição, que conta com 105 peças. A exposição “Lixo ou Arte?” fica aberta ao público até 31 de outubro, das 8 horas às 22 horas. A mostra foi organizada pelo Setor de Arte e Cultura e teve a participação do Coral Unesc.

Emocionado, Brito agradeceu pela acolhida que teve na instituição e lembrou que a proposta de seu trabalho é despertar nas pessoas a consciência ecológica e a reflexão do que cada um tem feito pelo mundo. “Sempre faço esta pergunta: que tipo de planeta vou deixar para meus herdeiros? E é nisso que quero fazer com que as pessoas pensem também”, comentou.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, a mostra é um convite para que todos repensem as atitudes tomadas no cotidiano. A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, ressaltou a alegria em estar participando da centésima mostra do Espaço Cultural e comentou que a arte dialoga de uma maneira diferente com as pessoas e é capaz de tornar tudo mais humano.

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Ciências Humanidade e Educação), Ângela Back, e o coordenador de Ensino da UNA HCE, Carlos Schlickmann, também deram as boas-vindas ao artista e ressaltaram a importância da arte e da cultura dentro da Universidade.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2013 às 22:30
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para o Vestibular de Verão na Unesc

Inscrições abertas para o Vestibular de Verão na Unesc
Universidade oferece 1.757 vagas em 37 cursos (Foto: Arquivo) Mais imagens

As inscrições para o Vestibular de Verão da Acafe já estão abertas. A Unesc oferece 1.757 vagas em 37 cursos. Os interessados devem se inscrever pela Internet até o dia 18 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

A prova objetiva, com 60 questões e uma redação, será realizada no dia 24 de novembro, das 13 às 18 horas, em 27 cidades de Santa Catarina, além de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Nesse concurso estão sendo oferecidas 16.605 vagas nas 13 instituições participantes: Unesc, Furb, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Unisul, Univali, Univille, UnC, Uniarp, UnoChapecó, Ielusc e Unoesc. O resultado final será divulgado no dia 13 de dezembro.

Confira os cursos que a Unesc oferece

Confira mais informações e como se inscrever

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 10:07
Compartilhar Comente

Egressos de Ciências Econômicas falam sobre mercado de trabalho

Egressos de Ciências Econômicas falam sobre mercado de trabalho
Na noite de hoje (17/9), profissionais conversaram com acadêmicos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Saber como está o mercado de trabalho tendo como fonte pessoas que há alguns anos também estavam no mesmo lugar. Foi isso que ocorreu na noite de hoje (17/9), durante a palestra “Mercado de Trabalho: As perspectivas para a profissão do economista”. Os egressos do curso de Ciências Econômicas da Unesc: Cristoffer de Souza Medeiros, (diretor da Deps Tecnologia), Dalério Daleffe (empresário), Deloir Brunelli (superintendente da Caixa Econômica Federal), Ivan Constantino Santana (gerente do Banco Safra) e Janir de Quadra Paim (gerente Financeiro da Unesc), conversaram com estudantes do curso e falaram sobre suas carreiras e o mercado que aguarda os futuros profissionais.

“O evento de hoje teve como propósito trazer a experiência pessoal e profissional de egressos que estão no mercado para compartilhar com os nossos alunos”, afirmou o coordenador do curso, Thiago Rocha Fabris.

Dentro da programação acadêmica ainda ocorrerão outros eventos, como uma mesa redonda no mês de outubro e uma ação na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, onde professores e alunos irão expor seus trabalhos resultantes dos grupos de pesquisa e extensão e projetos acadêmicos, agendado para novembro.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2013 às 20:46
Compartilhar Comente