AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Feira das Profissões une criatividade, esforço, entusiasmo e muita disposição

Feira das Profissões une criatividade, esforço, entusiasmo e muita disposição
Uma das atividades que mais chamou atenção foi o Quiz do Conhecimento Mais imagens

Duas porções de criatividade, quatro partes de esforço, três pedaços de entusiasmo e disposição à vontade. Esses são os ingredientes que fazem as atividades da Feira das Profissões Unesc um sucesso, como o Quiz do Conhecimento. O jogo de perguntas e resposta é muito mais do que uma prova de conhecimento, se tornando também um momento de diversão. E é aqui que se encaixa o “Tô de Boa”.

Em meio ao duelo de sabedoria e agilidade, que necessitam de seriedade dos estudantes do Ensino Médio, professores da Unesc promovem atividades relâmpagos, que também valem pontos no Quiz do Conhecimento. Ambas as atividades, o jogo de perguntas e respostas e o “Tô de Boa”, surgiram e foram desenvolvidas por professores dos cursos da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

“Montamos o Quiz com o objetivo de ser uma atração dentro da Feira das Profissões, uma atração que possa disponibilizar bolsas de estudo. As brincadeiras entram como uma prática de atividade física e intelectual, porque elas exigem raciocínio, equilíbrio e lógica. Uma coisa não está desassociada da outra”, comentou o professor Jéferson Luis de Azeredo, coordenador e organizador do Quiz, em parceria com docentes da Unidade Acadêmica.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 05 de setembro de 2013 às 19:19
Compartilhar Comente

UNA CET socializa práticas de extensão durante Fórum

UNA CET socializa práticas de extensão durante Fórum
Alunos de ciências, engenharias e tecnologias participaram da ação (Foto: Shayane Magaldi) Mais imagens

Discutir as políticas e propostas de extensão da Universidade entre acadêmicos e professores da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Este é o objetivo do Fórum Integrado de Extensão da UNA CET, que ocorreu na tarde de hoje (5/9), na sala 1 do Bloco O.

Durante o evento foram apresentadas algumas propostas, como ampliar o impacto social das ações práticas extensionistas e as estratégias de como levar esses atos à comunidade.

O Fórum faz parte de uma série de eventos preparatórios para o Fórum Integrando de Extensão da Unesc, que ocorre dia 20 de setembro, na sala 1 do Bloco O, às 14 horas. Antes ocorrem os fóruns de todas as Unidades Acadêmicas.

Fonte: Secom

05 de setembro de 2013 às 18:14
Compartilhar Comente

Programa de Orientação Profissional da Unesc auxilia estudantes na escolha de um curso superior

Programa de Orientação Profissional da Unesc auxilia estudantes na escolha de um curso superior
POP é uma das opções para os alunos que passam na Feira das Profissões Mais imagens

Além de conhecerem o campus da Unesc, seus laboratórios, detalhes dos cursos oferecidos e a infraestrutura da Universidade, os estudantes que estão participando da Feira das Profissões nesta quarta e quinta-feira (4 e 5/9) contam com uma “ajudinha” a mais. É que o POP (Programa de Orientação Profissional) da Unesc está aplicando testes para que os alunos percebam as suas aptidões e com quais áreas mais se identificam. “Nesta avaliação dá para perceber quem já sabe o que quer e quem está bem indeciso”, explica a coordenadora do POP, Denise Nuernberg.

Para Rafael Pereira Dacorégio, estudante do último ano do curso técnico em Cerâmica do Colégio Maximiliano Gaidzinski, o teste foi um meio de confirmar sua escolha. “Eu já queria fazer Engenharia de Materiais e o teste confirmou”, conta. O amigo dele, Ivan Rocha, estava em dúvida entre Engenharia de Materiais, Música e Direito. “Preenchendo o teste percebi que era Música”, revela.

Mas os testes aplicados durante a Feira das Profissões são apenas uma parte do que o Programa da Unesc oferece. Em 10 encontros são aplicadas dinâmicas e abordadas questões sobre cursos, profissões, projeção do futuro e o autoconhecimento. “São mais de 200 profissões diferentes e o conhecimento delas é importante para que o jovem possa tomar a melhor decisão”, acredita a coordenadora do POP.

Atualmente, três grupos estão participando do POP. O Programa é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas através do site da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 05 de setembro de 2013 às 16:04
Compartilhar Comente

Representantes da Infraero visitam a Unesc

Representantes da Infraero visitam a Unesc
Eles foram recepcionados pelo reitor Gildo Volpato Mais imagens

A Unesc recebeu na tarde de hoje (5/9) a visita do superintendente do aeroporto de Forquilhinha/Criciúma, o coordenador de navegação aérea Bruno Márcio de Oliveira Sodré, e do assessor de treinamentos da Infraero Edson Piron. Eles buscaram a Unesc para uma parceria no treinamento de primeiros socorros que o aeroporto vai promover no fim de setembro. Os dois foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e colaboradores.

Durante a visita eles entregaram um presente para a Unesc, o livro “Infraero Aeroportos: 40 anos servindo pessoas, empresas e o Brasil”.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 05 de setembro de 2013 às 16:35
Compartilhar Comente

Feira das Profissões recebe dirigentes de escolas de Ensino Médio

Feira das Profissões recebe dirigentes de escolas de Ensino Médio
Profissionais participaram de encontro com o reitor Mais imagens

Integrando a programação da Feira das Profissões Unesc, diretores de escolas de Ensino Médio de toda a região foram recebidos na manhã desta quinta-feira (5/9), no Auditório Ruy Hülse, para um café da manhã. O encontro apresentou aos profissionais de educação as dificuldades e possibilidades de ingresso ao Ensino Superior.

Para iniciar o encontro a Universidade convidou a coach Lisiane Szeckir, que falou sobre os desafios da acomodação e a necessidade de mudança. Na sequência o reitor Gildo Volpato repassou aos diretores citações e estudos que destacam a responsabilidade das escolhas e a autoridade do professor em sala de aula. “Para ter autoridade o professor precisa ter domínio de conteúdo, conhecimento, didática, metodologia de ensino, atitudes e posturas pessoais”, reforçou Volpato.

O professor que marca a história dos alunos, de acordo com o reitor, é aquele que faz a diferença. “Ele é bem-humorado, dinâmico, incentiva o questionamento, interessado, preocupado com a aprendizagem e a formação. É afetivo, respeitoso, ético, não irônico, nunca falta, rigoroso, exigente e profissional”, definiu. Nos momentos de crise, lembrou Volpato, mais autoridade se faz necessária. “Quanto mais os pais não assumem a responsabilidade de dar limites, mais o professor precisa ter autoridade”, lembrou.

Bolsas e Prouni

O reitor Gildo Volpato destacou ainda a importância de incentivar os alunos a participar do Enem, requisito para a inscrição em bolsas de estudos como o Prouni. “É preciso que estes estudantes da região sejam incentivados a aproveitar a oportunidade oferecida por estas bolsas”, pediu o reitor aos diretores. “Existem muitas possibilidades. O aluno que deseja, tem condição de fazer um curso superior”, garantiu.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 05 de setembro de 2013 às 15:55
Compartilhar Comente