Inscrições abertas para Bolsa PMC
As inscrições para o processo seletivo de Bolsas PMC (Prefeitura Municipal de Criciúma) estão abertas de segunda até sexta-feira (24 a 28/9). O recurso financeiro é destinado a acadêmicos comprovadamente carentes e aos portadores de necessidades especiais.
Os interessados devem entregar o formulário de inscrição no hall da Prefeitura, das 8 às 17 horas, juntamente com os documentos necessários, conforme decreto 835/2012. A lista final dos contemplados será divulgada a partir do dia 31 de outubro no site da Unesc e do governo municipal.
O aluno contemplado no primeiro semestre de cada ano, que quiser renovar seu pedido no segundo semestre, deve comparecer na mesma data, apresentando atestado de matrícula, comprovante de residência e comprovante de desempenho acadêmico.
Requisitos
- Residir há pelo menos dois anos em Criciúma;
- Não ser portador de diploma de graduação, exceto o de licenciatura curta;
- Estar regularmente matriculado em um dos cursos do Ensino Superior da Unesc;
- Não receber bolsa de estudo de entidades públicas ou privadas, ou auxílio educacional da empresa onde trabalha;
- Não ter sido comprovada pela Comissão de Fiscalização denúncia de falsificação de documentos e/ou omissão de informações, atribuídas ao candidato em processos seletivos anteriores;
- Não ter sido reprovado em duas ou mais disciplinas no semestre anterior, se tiver recebido bolsa no semestre anterior.
As bolsas são concedidas nos termos das Leis Complementares Municipais nº 001/90 e nº 040/05. Mais informações na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) da Unesc pelos telefones 3431-2686 ou 3431-2687.
Confira mais detalhes
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 17 de setembro de 2012 às 14:40Unesc entrega relatório do Plano de Saneamento Básico de Lauro Müller
A Unesc, através do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) entregou o relatório do Plano de Saneamento Básico de Lauro Müller nesta segunda-feira (17/9). Contratado em 2011 o relatório traz indicadores dos locais onde há maior necessidade de investimentos, levando em conta cinco elementos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e drenagem urbana, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e sociais.
A entrega foi feita pelo reitor Gildo Volpato e colaboradores do IPAT a representantes da Casan, ao prefeito Hélio Luiz Bunn e ao vice-prefeito Paulo César Antunes ,com a participação de funcionários públicos e comunidade. “Para nós é uma satisfação vocês terem escolhidos a Unesc, que é uma Universidade da nossa região”, destacou Volpato. Os representantes da Casan Vilmar Tadeu Bonetti e Valberto Arns destacaram a qualidade do Plano de Saneamento produzido pela Unesc.
Plano de Saneamento Básico
O Plano de Saneamento Básico é um conjunto de procedimentos adotados em uma determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica e saudável para os habitantes, além de melhorar a aparência do local.
Para sua elaboração instituiu-se um grupo executivo composto por técnicos do poder público do município. Eles auxiliam e avaliam o serviço realizado pela equipe de técnicos do Iparque, que por sua vez elaboram um diagnóstico completo, detalhando todos os pontos de possíveis melhorias em determinados locais da região.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 17 de setembro de 2012 às 14:07Alunas da Unesc são ouro e bronze no Brasileiro de Karatê
Duas alunas do curso de Educação Física da Unesc conquistaram uma medalha de ouro e outra de bronze no Campeonato Brasileiro Universitário de Karatê, realizado neste domingo (16/9), em Fortaleza-CE. A estudante Thairyni Dorigon foi ouro na categoria 3º kyu absoluto, enquanto Tamires Zeferino foi bronze na categoria 2º kyu acima (peso +55 até -61).
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 17 de setembro de 2012 às 15:04Alunos interagem com autor de livro que traz Machado de Assis como personagem
Uma obra que traz o renomado escritor brasileiro Machado de Assis como personagem despertou a curiosidade dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Para esclarecer algumas dúvidas sobre a obra “Machado e Juca” e conhecer o próprio autor, a escola vai trazer o escritor Luiz Antônio de Aguiar nesta quarta-feira (19/9) para um bate-papo com os estudantes. O encontro ocorre na sala 3 do Bloco T, das 7h30 às 9h30. A atividade faz parte da disciplina de Língua Portuguesa, da professora Débora Suzana Ricken, e foi mediada pela Editora Saraiva.
Luiz Antônio de Aguiar começou a carreira de escritor fazendo roteiros para histórias em quadrinhos, como o Picapau Amarelo, entre outras obras da Disney. Ele é um dos fundadores e membro da atual diretoria da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Venceu o Prêmio Jabuti (1994), com Confidências de um pai pedindo arrego, que também ganhou o UBES – Adolfo Aizen.
Resumo do livro Machado e Juca
Juca trabalha como engraxate e carregador de compras. Um dia, conhece Machado de Assis e sua mulher, Carolina. Escritor admirado, homem de poucas palavras, Machado de Assis era, às vezes, bastante mal humorado. Só um grande mistério para juntar esses dois. E que dupla de investigadores eles fazem! Tudo para desvendar o mistério do desaparecimento de uma mulher, as suspeitas sobre o marido e os segredos de uma casa, com suas assombrações. Afinal, quem era o sisudo presidente da Academia Brasileira de Letras?
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 17 de setembro de 2012 às 14:21Lágrimas e alegria na formatura da primeira turma
Em seu discurso como oradora da formatura da primeira turma de Residência Multiprofissional em Atenção Básica Saúde da Família, da Unesc, na noite de hoje (14/9) a psicóloga Gabriela Maciel Alves ficou com a voz embargada por diversas vezes. “Sou bem tranquila para falar em público, mas em um momento como este, a emoção veio à tona. É um momento muito significativo para mim. Não consegui falar do trabalho feito, dos colegas e dos professores sem chorar”, contou.
Gabriela e a fisioterapeuta Franciani Rodrigues, os odontólogos Mateus Stoffel Machado e Simone de Oliveira Silva, a nutricionista Meriéli Medeiros Ronsani, a profissional de Educação Física Rosana Mengue Maggi, as enfermeiras Sandra Dominguini Darolt e Simoni Leal Justo e a farmacêutica Tamara Simão Bosse receberam o certificado depois de dois anos de estudo e trabalho no SUS do município de Criciúma. “Eu trabalho em um consultório particular, mas meu sonho é voltar para a saúde pública. Me apaixonei”, comentou a oradora da turma, que fez graduação e pós na Unesc.
Para participarem do projeto, os profissionais precisam ser aprovados em um processo seletivo. Durante dois anos, eles realizam o trabalho nas unidades básicas de saúde de Criciúma, por intermédio do PSF (Programa Saúde da Família), com bolsa financiada pelo Ministério da Saúde. A Unesc possui outras duas turmas do programa.
“É um orgulho estar aqui hoje. Vocês fazem parte da primeira turma do Sul do Estado no programa de Residência Multiprofissional. Em Santa Catarina, apenas a Unesc e a UFSC tiveram seus projetos aprovados pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. E isso devemos ao grupo, a excelência e competência dos profissionais da área da Saúde da instituição”, afirmou o reitor Gildo Volpato. “Vocês não são os mesmos de dois anos atrás. Vocês já eram profissionais, mas as novas experiências modificam as nossas vidas. E só buscando o conhecimento e passando por elas que podemos evoluir”, falou aos formados.
Para Ioná Bez Birollo, coordenadora da Coremo (Comissão da Residência Multiprofissional), o mercado exige que o profissional tenha, além do conhecimento específico, o de outras áreas. “Agora a saúde pública ganhou mais profissionais preparados com um grande conhecimento para fortalecer a atenção básica”.
A patronesse dos formandos, a secretária do Sistema de Saúde de Criciúma, Franciele Gava, afirmou que se sentiu honrada com o convite e que acredita que os formados ajudarão a humanizar o atendimento da saúde. “Juntos somos mais fortes para construirmos o Sistema Único de Saúde”, afirmou. A paraninfa Luciane Bisognin Ceretta, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), afirmou que a proposta do programa é “traduzir para a realidade os conceitos que os profissionais aprenderam”.
Além da patronesse e da paraninfa, a turma homenageou a coordenadora do Residência Multiprofissional, Josete Mazon e o professor Silvio Ávila Júnior (amigo da turma). Também estiveram presentes no evento a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, Lisiane Tuon, representante da secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Édson Gomes, representante da coordenadoria Regional de Saúde, Edmilson Zanatta, representante do Hospital São Donato, de Içara e a coordenadora de Ensino da UNA SAu, Indianara Becker.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 14 de setembro de 2012 às 22:21
Newsletter
RSS