Unesc firma parceria com Cirquinho do Revirado
Uma nova parceria foi firmada na Unesc tarde desta terça-feira (8/8), com o intuito de fortalecer a cultura da região. O grupo de teatro Cirquinho do Revirado vai receber o apoio da Universidade para a realização do Festival Nacional de Teatro Revirado, que ocorre de 16 a 23 de setembro, em toda a região. Serão apresentações, oficinas e bate-papos, que irão passar pelo campus e por diversos municípios da Amrec e da Amesc.
O festival será realizado em comemoração aos 20 anos de atividades do Cirquinho do Revirado, e vai contar com 17 grupos de teatro, do Brasil e da Argentina. “Essa parceria com a Unesc fortalece a importância de levar o teatro para a comunidade. Será a primeira vez que a nossa região receberá um Festival de Teatro com essa grandeza. Será um divisor de aguas na parte de movimentação cultural nas cidades”, comentou Reveraldo Joaquim, um dos fundadores do grupo.
Para encerrar o festival será promovida a Revirada Cultural, com 12 horas de programação ininterruptas, com as mais diversas artes. Ao todo, serão mais de 100 artistas envolvidos em oito dias de evento. Serão peças teatrais, intervenções artísticas, dança, música, artes visuais, poesia, circo e cinema, que serão apresentadas em diversos locais, como escolas, centros comunitários, instituições e praças de toda a região, gratuitamente.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, essa parceria traz grandes benefícios. “Nós acreditamos na transformação que a arte e a cultura oferece para as pessoas. Essa é mais uma oportunidade de dialogar e disseminar nossas crenças e valores, que vem de encontro com a missão da Unesc como Universidade Comunitária. Nós não poderíamos ficar de fora, estamos muito honrados”, ressaltou.
Centro Especializado em Reabilitação
A parceria também tem como foco as políticas de inclusão, trabalhando juntamente com o CER (Centro Especializado em Reabilitação). A ideia possibilitar acesso e formação de plateia para diferentes públicos, em especial aos frequentadores do projeto.
Saiba mais
Estão envolvidos os municípios de Criciúma, Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Siderópolis, Treviso, Nova Veneza, Lauro Müller, Forquilhinha, Balneário Rincão, Içara, Morro da Fumaça, Araranguá e Maracajá.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de agosto de 2017 às 15:31Reitoria nomeia comissão para propor redução de gastos
A Reitoria da Unesc deu mais um passo dentro da proposta de reestruturação administrativa da Universidade. Na noite desta terça-feira (8/8), a reitora Luciane Ceretta e o vice Daniel Preve empossaram os membros da comissão que vai analisar e propor a redução de gastos nos diversos segmentos da Instituição. A comissão terá um prazo de 60 dias para apresentar a proposta.
“O grupo é competente e tenho certeza do empenho pelos resultados positivos para a Unesc. O objetivo da gestão é tornar a Universidade mais eficiente sem comprometer a excelência acadêmica, que é o principal foco”, afirmou Luciane.
Já o vice-reitor agradeceu a disponibilidade do grupo em participar desse momento importante para a Instituição. “O objetivo é que esta análise, com mais cuidado e respeito aos recursos, solicitada à comissão, torne-se um processo contínuo na Universidade”, pontuou Preve.
Passados 35 dias da nova gestão universitária, ações como revisão e suspensão de contratos de prestação de serviços, reavaliação de horas administrativas, suspensão de compras e locações, além do reposicionamento do Secom (Setor de Comunicação Integrada) já geraram uma economia de mais de 5% em relação ao orçamento anual da Instituição.
O presidente da comissão, o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris, lembrou que "diversos pontos serão analisados criteriosamente antes da tomada de decisões e que todo o trabalho desenvolvido objetiva a sustentabilidade financeira da Universidade".
Completam a comissão o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, os professores Cláudia Peluso Martins, Rogério Casagrande, Tiago Coelho, Mira Dagostim e o funcionário Hélio da Silva.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2017 às 21:50Noite de comemoração
A noite desta terça-feira (8/8) marcou a conquista de um sonho por pessoas que dedicaram os últimos anos para o conhecimento e a construção profissional e cidadã. Em um Auditório Ruy Hülse cheio de pais, amigos e familiares, graduandos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) receberam o certificado de conclusão do Ensino Superior durante a Colação de Grau Especial.
Presidida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, a cerimônia contou com graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.
“Este é um momento muito especial para cada um de vocês, seus familiares e para a Universidade. Ele é o resultado da formação acadêmica e cidadã e a Unesc deseja sucesso e quer ver vocês continuarem crescendo e buscando o conhecimento. A Instituição é de vocês e sempre estará de portas abertas para acolhê-los”, afirmou Montedo.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2017 às 22:54Artista Eugênia França denuncia a violência infantil por meio de obras de arte
A arte foi mais um caminho que Eugênia França encontrou para desempenhar a sua missão de coração: dar suporte ao ser humano. Como profissão, Eugênia escolheu a Assistência Social, e foi dentro dela que se descobriu artista. Hoje, ela utiliza dessa ferramenta para expressar situações para a promoção da reflexão. E com a exposição “Do lado de cá, do lado de lá” não foi diferente. A artista trouxe ao Espaço Toque de Arte da Unesc o lado obscuro de uma infância corrompida e dilacerada, como forma de denúncia a violência inserida no universo de tantas crianças.
Exclusão social, exploração, abandono, violência. Segundo a artista, esses são assuntos que caem no esquecimento. “Nós somos condicionados a não refletir e nem olhar para a violência infantil. É como se ela não existisse. A exposição tem o intuito de romper com essa prática e denunciar esses problemas sociais. É um outro caminho que posso percorrer com o intuito de contribuir para a mudança”, comentou.
Junto as pinturas, as crianças trazem suas bonecas. Eugênia comentou que a representatividade do brinquedo gera diversas outras reflexões. "As crianças costumam espelhar seus medos por meio de suas bonecas. Muitas, quando abusadas, arrancam um braço de uma boneca, por exemplo. Além disso, as bonecas trazem a questão domesticada das meninas, que são condicionadas a serem mães e cuidarem do lar desde pequenas", ressaltou.
Além do impacto que trazem as crianças, as pinturas de Eugênia têm como suporte lonas de caminhão que foram descartadas e, sem nenhum tratamento, mantém preservadas suas marcas, cargas e histórias que passam a compor o trabalho.
Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Redig, o projeto anuncia a arte como uma forma diferente de denunciar uma condição social gritante. "É muito interessante quando a arte nasce por meio de outras profissões. Uma assistente social artista. A Eugênia trouxe o dia a dia de sua atuação por meio de obras de arte", comentou
Visitação
A exposição está aberta para visitação até o dia 28 de setembro, das 9 às 22 horas. Para agendar visitas mediadas, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade, pelo telefone 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 08 de agosto de 2017 às 22:05Venha participar do Trote Solidário!
Eles chegam na Unesc cheios de sonhos e expectativas, e nada melhor que um evento da altura dessa energia para recebe-los. Os calouros da Unesc já podem se inscrever para participar a 12ª edição do Trote Solidário. Jogos, brincadeiras, interação e solidariedade compõem a essência do projeto, que busca mudar a percepção de que o trote é algo negativo. As inscrições ocorrem até sexta-feira (11/8), no site da Universidade.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o Trote Solidário fortalece a missão da Universidade. “É uma ação que prega o respeito a vida e o respeito ao outro. Ele é uma representação muito fiel do que a sociedade precisa hoje, que são pessoas mais solidárias, acolhedoras, com responsabilidade social e eticamente responsáveis”, comentou.
As atividades vão contar com arrecadação e doação de alimentos, roupas e medicamentos, atividades culturais e uma gincana de encerramento, promovida pela Unesc e DCE (Diretório Central dos Estudantes), que ocorre no dia 30 de agosto.
Inscrições e programação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 08 de agosto de 2017 às 20:41
Newsletter
RSS