Pró-reitora de Ensino de Graduação participa do ForGrad Sul 2015
A Unesc foi representada no ForGrad Sul 2015 (Fórum de Pró-reitores de Graduação) pela pró-reitora de Ensino e Graduação, Robinalva Ferreira. O evento ocorreu na última semana, na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis e reuniu representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Durante o evento, a pró-reitora da Unesc coordenou uma mesa de debates com a temática “Gestão da Evasão no Ensino Superior”, da qual participaram o vice-reitor da Univates (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior), do Rio Grande do Sul, Carlos Candido da Silva Cyrne, e a assessora da pró-reitora da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Vanice Schossler Sbardelotto.
A edição de 2015 ForGrad Nacional vai ocorrer na UnB (Universidade de Brasília), no Distrito Federal, entre os dias 20 e 22 de agosto com o tema “PNG e PNE: convergências, metas e a formação de professores”. O último ForGrad Nacional ocorreu em 2014 na Unesc.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
03 de agosto de 2015 às 15:31Desenvolvimento Socioeconômico: Mestrado oferece disciplinas isoladas
Os interessados em cursar disciplinas isoladas no Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc já podem se inscrever. Qualquer pessoa, desde que tenha concluído uma graduação, pode fazer uma disciplina no Mestrado, abrindo uma oportunidade para aprofundar e atualizar o seu conhecimento.
Os interessados devem entrar em contato com o PPGDS, na sala 14 do Bloco da Biblioteca, pelo telefone (48) 3431-2624 ou e-mail ppgds@unesc.net. As inscrições podem ser feitas de 3 a 10 de agosto (8 às 12 e 13h30 às 17h30), sendo que no dia 7 de agosto a secretaria do Programa só funciona das 8 às 12 horas.
Disciplinas
- “Desenvolvimento, Assistência e Educação” (60h/a) - segundas-feiras matutino
- “Gestão Social e Políticas Públicas” (60h/a) - terças-feiras matutino
- “Trabalho e Movimentos Sociais” (60h/a) - quartas-feiras matutino
- “Trabalho, Tecnologia e Organizações” (60h/a) - quintas-feiras matutino
- "Desenvolvimento e Sustentabilidade" (60h/a) - quintas-feiras vespertino
- "Universidade, Sociedade e Desenvolvimento" (30h/a) - sextas-feiras matutino
- "Informação e Conhecimento nas Organizações" (60h/a) - sextas-feiras vespertino
Mais informações
Cronograma das disciplinas
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 03 de agosto de 2015 às 10:56Seja bem-vindo, Cesar!
“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém. Quem acredita sempre alcança”. Os fãs da banda brasileira Legião Urbana logo vão identificar estes versos, escritos por Renato Russo, que para o calouro do curso de Direito, Cesar Pereira Lima, são inspiradores. Aos 23 anos, ele decidiu mudar sua vida, deixou a família e os amigos em Terra de Areia, no Rio Grande do Sul, e veio morar em Criciúma – que não conhecia – para estudar na Unesc.
Na cidade desde a última semana, Cesar está começando a escrever uma nova parte de sua história, como os tantos estudantes que iniciam nesta segunda-feira (3/8) o curso superior na Unesc. “Nunca tinha visitado Criciúma e está sendo tudo muito novo pra mim, ainda mais que vim de uma cidade pequena”, comenta. Seja trabalhando com o pai, em mercados, lojas, atacados, na rodoviária da cidade, fazendo tele entregas de bicicleta ou em oficina de bicicletas, Cesar, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, sempre ajudou nas despesas da família.
Mas foi a três anos, quando começou a trabalhar como representante comercial, que ele sentiu a vontade de estudar despertando. “Este trabalho me abriu os olhos e fez ver que já havia perdido muito tempo ganhando dinheiro trabalhando, mas não obtendo nenhum conhecimento, nada que me fizesse diferente da maioria, que me fizesse sair da zona de conforto em que me encontrava”, conta.
Como sempre teve vontade de trabalhar na Polícia Federal, o estudante decidiu fazer o curso de Direito, mas considera a possibilidade de mudar de objetivo até o fim do curso, em função do conhecimento que vai adquirir e das áreas que irá conhecer dentro do Direito. E optou pela Unesc por indicação de amigos que também estudam na Universidade.
Em 2014, ele resolveu se dedicar aos estudos e estudando em casa, se preparou para o Enem – Cesar havia concluído o Ensino Médio em 2009 – e conseguiu uma vaga na Universidade pela Bolsa Prouni. E a conquista dele foi comemorada até com com uma festa surpresa feita por amigos e parentes. “Espero obter o máximo do curso e me tornar um Cesar mais maduro e preparado, adquirindo todo o conhecimento possível para ir atrás do meu sonho. A chance de uma bolsa não é para qualquer um e sim para quem corre atrás e se dedica. E eu não pretendo desperdiçar essa chance”.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 03 de agosto de 2015 às 08:00
Newsletter
RSS