Comissão Rio Mãe Luzia se reúne para discutir próximos passos
A Comissão do Rio Mãe Luzia se reuniu na tarde desta sexta-feira (28/8) para discutir sobre as alternativas de tratamento do Rio. Durante a reunião, a comissão aprovou o início do projeto “Caracterização Física e Química do sedimento da calha do rio Mãe Luzia”, que já tem verba aprovada pela Promotoria Pública Federal.
O projeto tem o intuito de avaliar a existência de poluentes e contaminantes associados aos sedimentos de calha e da planície aluvial que possam afetar diretamente a qualidade da água do Rio Mãe Luzia. A presidente da comissão, Miriam da Conceição Martins, contou que o projeto está sendo desenvolvido pelo Ipaque e deve ser finalizado nos próximos meses.
Também foram discutidas ações sobre educação ambiental, reflorestamento e proteção de nascentes. Segundo o diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Marcos Back, não existe um modelo no mundo para despoluir um rio que foi afetado por carvão. A iniciativa é inédita e para que ela ocorra de forma eficaz é preciso a participação sólida de todos os envolvidos.
A comissão aprovou para o mês de outubro um seminário, junto com o Comitê da Bacia do Rio Ararangua, sobre as ações de recuperação e revitalização do Rio Mãe Luzia.
A comissão é formada por representantes da Unesc e dos municípios de Forquilhinha, Maracajá, Siderópolis, Nova Veneza e Treviso. Do encontro também participou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.
O trajeto do rio
O Mãe Luzia nasce no município de Treviso, passando, aproximadamente, nove quilômetros distantes do centro de Siderópolis, percorrendo as áreas centrais das cidades de Nova Veneza, Forquilhinha e Maracajá. Quando se junta com o Rio Itoupava forma o maior rio da região sul-catarinense: o Rio Araranguá. O Mãe Luzia recebe afluentes de diversos rios menores. Pela margem direita, Pio, Manim, Jordão, Dondolo (ou Vargem), São Bento (Gurapari), Manoel Alves e Itoupava; pela margem esquerda, rios Dória, Ferreira, Morosini, Fiorita e Sangão.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 28 de agosto de 2015 às 17:38Estudantes de História participam de oficina de conservação e higienização de documentos
Os estudantes do curso de História da Unesc aprenderam técnicas de conservação e higienização de documentos e de costura de três pontos para confecção de cadernetas, durante oficinas nos dias 20 e 27 de agosto, no do Laboratório de Restauro do Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc).
As oficinas fazem parte das atividades do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto História, que neste semestre conta com atividades voltadas para preservação e valorização do documento e das informações contidas nele. “A atividade servirá para que os acadêmicos possam replicar nas escolas integrantes do projeto a importância da valorização dos documentos em suporte de papel”, afirmou o coordenador do Cedoc, Tiago Coelho.
Segundo o professor, nos próximos meses, além das oficinas realizadas nas escolas, os participantes do Pibid irão realizar pesquisa documental nos arquivos escolares para em seguida, criar um roteiro junto com os alunos e gravar um audiovisual contando a história da escola e da comunidade no seu entorno.
Os bolsistas do Pibid foram recebidos no Laboratório pela restauradora Selma Leepkaln Dassi e pela historiadora e assistente de restauro documental Taise Machado Figueiredo.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 28 de agosto de 2015 às 17:31Alunos de Arquitetura criam ações para melhorias em condomínio de Criciúma
Um local exclusivo para animais, proteção para crianças nos parques infantis, plano de arborização e paisagismo. Essas são apenas algumas das ações que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc estão fazendo no conjunto residencial Venezia, do Bairro Nova Esperança, próximo a Universidade. Os estudantes começaram a criar os primeiros projetos de melhorias na última quinta-feira (27/8).
As atividades fazem parte do projeto de extensão "Habitação Social em Criciúma Levantamento de Habitabilidade da Produção do Período de 1985-2013”. As obras promovem melhorias físicas e de uso nas instalações do condomínio, além de aproximar os moradores dos estudantes, como ocorreu durante os encontros para fazer o levantamento fotográfico do local e na reunião com o conselho de administração.
Além do projeto arquitetônico e paisagístico, os alunos vão elaborar uma cartilha de orientação para tratar de forma educativa do uso correto dos vasos sanitários, da racionalização no consumo de água e de energia e da seleção dos resíduos sólidos, tanto nas áreas de cada apartamento, quanto nas áreas de uso comum do condomínio.
Entre as principais questões levantadas pelos moradores está a necessidade de um local para a prática de skate pelos jovens, cuidado com as árvores, construção de uma pista de caminhada, a iluminação dos fundos do terreno, entre outros. As obras serão entregues em dezembro deste ano.
O projeto de extensão está sendo realizado pelos alunos bolsistas Amanda Mazzuco, Bruno Leandro D’Avila, Bruna Manique Barreto, Fernanda Magagnin, Geferson Rafael da Rosa, Juliana Crocetta e também pelo professor coordenador do projeto Jorge Luiz Vieira, e pelas professoras Barbara Vallilo Siqueira, Gláucia Marchesan e Rúbia Carminatti Peterson.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
28 de agosto de 2015 às 15:51Inscrições abertas para o Mestrado em Educação
Os interessados em investir na sua formação acadêmica podem se inscrever para o Mestrado em Educação da Unesc. São 24 vagas para a turma de 2016 e as inscrições ocorrem até o dia 18 de setembro. O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Universidade oferece um mestrado aberto, que abrange profissionais e estudos desde a área gestão, passando pela história e linguagem, até o conhecimento.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever na sala 15 do Bloco Q, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, ou por correio, via sedex (Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário, em Criciúma, SC). As inscrições via Correios deverão ser postadas até o dia 17 de setembro. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2594 ou pelo site www.ppge.unesc.net.
Atualmente são cerca de 64 mestrandos, sendo que a maior parte do público que procura o mestrado tem como objetivo atuar no Ensino Superior, que é um mercado amplo e em ascensão. Desses 64 estudantes, cerca de 30 são beneficiados com algum tipo de bolsa de estudo.
Diferenciais
O maior diferencial do PPGE da Unesc são suas linhas de pesquisas. Ele oferece 11 vagas na linha de pesquisa “Educação e produção do conhecimento nos processos pedagógicos”, oito vagas na linha de “Educação, linguagem e memória” e cinco vagas na linha de “Formação e gestão em processos educativos”. As linhas atendem os diversos temas e as diversas áreas e diferentes profissionais em suas necessidades e interesses.
Clique aqui para mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 28 de agosto de 2015 às 15:10Feira das Profissões: Visitantes conhecem melhor a Universidade nas rotas temáticas
“Nossa, como aqui é tudo grande”. Essa foi a reação da estudante do Ensino Médio, Rochellen Cristina André, da Escola Antônio Colonetti, de Içara, durante a visita a parte da estrutura da Universidade, na noite desta quinta-feira (27/8), na Rota da Saúde. A visita fez parte da programação da Feira das Profissões.
Ela fez parte do grupo de visitantes que foi a laboratórios e às Clínicas Integradas e contou que escolheu esta Rota justamente pelo interesse na área. “Já fiz vários testes vocacionais e sempre dá a área da saúde. Quero fazer Psicologia, porque o estudo da mente humana me interessa muito. Também sempre pensei em trabalhar em uma profissão em que pudesse ajudar as pessoas”, comentou Rochellen, que se divide entre os estudos e o trabalho como babá. “Vou fazer Vestibular e espero estar ano que vem aqui”.
Além da Rota da Saúde, a Feira das Profissões ofereceu as rotas das Engenharias, da Educação, do Empreendedorismo e Unesc.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 27 de agosto de 2015 às 22:29
Newsletter
RSS