AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Direitos humanos e antropologia jurídica é tema de debate em Colóquio

Direitos humanos e antropologia jurídica é tema de debate em Colóquio
Encontro ocorre nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Debater os novos direitos humanos, que surgiram no decorrer dos anos, por meio da Antropologia Jurídica. Essa será a discussão do Colóquio de Direitos Humanos, que ocorre na Unesc nesta quarta-feira (12/8), às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. O encontro é realizado pelo NUPEC (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania) e será ministrado pela doutora em Direito pela UFSC, Thais Luzia Colaço.

“A ideia é discutir os novos direitos humanos dentro das categorias que surgiram no decorrer dos anos, como a manipulação genética, questões ambientais, o biodireito, entre outros”, ressaltou a professora Monica Ovinski Camargo Cortina, coordenadora do Nupec.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de agosto de 2015 às 18:45
Compartilhar Comente

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras
Para comemorar, Colégio Unesc realizou uma gincana nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Dia do Estudante foi comemorado nesta terça-feira (11/8) com muitas brincadeiras, atividades e interação pelo Colégio Unesc. Pela manhã e pela tarde, os alunos participaram da 2ª Olimpíada Cultural, com tarefas como arrecadação de alimentos e materiais de higiene, a serem doados para uma instituição de caridade, Quiz Cultural e “Caça ao Tesouro”.

Entre a confecção de um brinquedo com material reaproveitado e a preparação para a Gincana, Eduardo Rodrigues Valcarenghi, de 9 anos, comentou sobre a importância da Educação na vida das pessoas. “Estudar é algo que precisa fazer parte da vida de qualquer pessoa. Eu gosto muito e quero trabalhar com TI (Tecnologia da Informação), já que fui criado no meio de equipamentos de tecnologia”, afirma.

Sem idade para aprender...


Boa parte das pessoas já deve ter ouvido em algum momento da vida a frase “nunca é tarde para aprender”. E Irene Bolan Marcellino, de Criciúma, não só ouviu, mas a colocou em prática. Aos 69 anos, está quase concluindo a terceira graduação e tem ainda três pós no currículo. “Eu adoro estudar. Estar em contato com pessoas de outras gerações, socializar, questionar e buscar o conhecimento são coisas que nunca me cansam”, afirma.

A estudante da oitava fase do curso de Direito da Unesc, é formada em Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Pessoas e possui pós-graduação em Administração e Segurança de Saúde; Administração Escolar e Orientação e Gestão Escolar. Filha de mãe analfabeta e de pai com poucos anos de estudo, dona Irene cresceu vendo o pai ler jornais e a mãe, mesmo sem saber ler e escrever, incentivando os dez filhos a estudarem.

E o gosto pelo saber, dona Irene ensinou para os filhos – e até para o marido. “Meu marido era caminhoneiro e se formou em Educação Física. Meu filho é dentista e minha filha, médica. Aqui em casa todo mundo gosta de aprender”, conta. Dona Irene é tão apaixonada pelos livros e pela socialização do conhecimento, que mesmo no período que estava em tratamento de um câncer – vencido há cinco anos – ela não parou de frequentar as aulas de Direito. “Todas as turmas pelas quais passei tive muito apoio dos professores e dos colegas. E esse carinho me ajudou muito”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2015 às 18:17
Compartilhar Comente

Professores apresentam trabalhos e coordenam mesa em Seminário Internacional

Um grupo de professores da Unesc vai apresentar trabalhos e coordenar uma mesa no 8º Seminário Internacional de Educação Superior, que ocorre na UFRGS, de 12 a 14 de agosto. Os professores doutores Gildo Volpato, Graziela Giacomazzo, Robinalva Borges Ferreira e Ricardo Luiz de Bittencourt vão apresentar pesquisas, enquanto a professora doutora Kelly Gianezini vai coordenar um Grupo de Trabalho.

Trabalhos
- “Problematizando as metodologias ativas na educação superior” (Ricardo Luiz de Bittencourt)
- “Estudantes angolanos em contexto brasileiro: os desafios da internacionalização no cotidiano universitário” (Marialva Moog Pinto, Gildo Volpato e Maria Aparecida da Rocha)
- "Desafios da internacionalização da educação superior no contexto emergente: o caso de uma universidade comunitária de Santa Catarina" (Antonio Pedro Barbosa Cardoso, Josiane Vilarino, Robinalva Borges Ferreira)
- “O contexto tecnológico da pesquisa nas ciências humanas – educação” (Graziela Giacomazzo, Alex Sander da Silva e Patricia Jantsch Fiuza)

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 11 de agosto de 2015 às 17:47
Compartilhar Comente

Colaboradores aprendem sobre postura profissional

Colaboradores aprendem sobre postura profissional
Capacitação foi realizada pelo DDH (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Toda empresa espera que seus funcionários tenham uma boa postura profissional. Para isso, não é só a roupa que conta, as atitudes e a linguagem corporal também. E para debater sobre o assunto, o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc preparou uma capacitação para os colaboradores da Universidade sobre o assunto. O curso “Postura e Imagem Profissional” ocorreu nesta terça-feira (11/8), ministrado pela professora Jucélia da Silva Abel.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 11 de agosto de 2015 às 17:41
Compartilhar Comente

Aluno da Unesc cria aplicativo educativo que auxilia no estudo da construção civil

Aluno da Unesc cria aplicativo educativo que auxilia no estudo da construção civil
Marco criou o VSOL para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Um aplicativo que facilita os cálculos necessários para a construção de vigas. Essa foi a ideia inovadora do aluno da Unesc Marco Aurélio Viegas, que por meio de conhecimentos sobre informática e engenharia, criou o VSOL, um software desenvolvido como experimento para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O aplicativo deu tão certo, que está disponível de forma gratuita, para ser utilizado como ferramenta educacional.

Basicamente, por meio do aplicativo é possível configurar uma viga, seus apoios e ações. Durante a configuração, o VSOL já calcula os resultados, demonstrando na tela em tempo real todo o processo. “Sem o aplicativo, o aluno teria que fazer todos esses cálculos apenas com o auxílio da calculadora, mas com o VSOL é possível obter resultados e soluções de forma detalhada e prática. Nosso grande desejo é que ele possa auxiliar professores e estudantes no desenvolvimento das aulas”, comenta Viegas.

Viegas recebeu orientação do professor Alexandre Vargas, coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, durante o seu TCC. Segundo o professor, o aplicativo é inovador. “Trata-se de uma ferramenta muito importante para alunos e professores, uma vez que oportuniza, de maneira simples e direta, infinitas possibilidades de arranjos de vigas, vínculos e cargas, facilitando a visualização e solucionando de problemas”, ressaltou Vargas.

O aluno afirma que o VSOL conta com uma interface simples e intuitiva, dispensando a necessidade de um treinamento ou manual. “Com alguns minutos utilizando, os primeiros resultados já começam a aparecer. Claro que é necessário ter um conhecimento básico em Engenharia Civil, mas nada comparado à softwares comerciais, que exigem configurações complexas e tomadas de decisão que muitas vezes apenas um engenheiro já formado vai conseguir realizar”, explica.

O aplicativo está disponível para ser utilizado por qualquer professor ou estudante de Engenharia Civil que necessite calcular o processo do desenvolvimento de vigas.

Acesse o VSOL (clique aqui)
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 11 de agosto de 2015 às 16:25
Compartilhar Comente