AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Volta às aulas: música, diversão e fantasia no Colégio Unesc

Volta às aulas: música, diversão e fantasia no Colégio Unesc
Em festa, estudantes retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (29) (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

“Nossa escola é mais feliz quando você está aqui”. Estas foram as palavras que receberam os alunos do Colégio Unesc durante a volta às aulas desta segunda-feira (29). E elas não vieram sozinhas. A recepção também contou com muita música, dança, fantasia, doces, amor e carinho. A mascote do Colégio, o Unesquinho, também esteve presente durante todo o dia.

E, após a calorosa recepção, os estudantes estão prontos para iniciar o segundo semestre. “Adorei o primeiro dia de aula. Dancei com meus amigos, brinquei e corri, e agora vamos voltar a estudar e aprender todos os dias”, contou a pequena Thalia Francisco Vitorino. Ela é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.

Como todas as crianças, Thalia adora férias. Mas, mesmo voltando à rotina de estudos, não tirou o sorriso do rosto. “Eu já estava com saudades do Colégio, dos meus amigos e das professoras”, revelou a estudante. Empolgada, ela aproveitou para descontrair com os colegas durante o primeiro dia de aula do segundo semestre. “É muito legal estar aqui e sentir que todos gostam de brincar comigo, de aprender junto comigo todos os dias”, completou.

Thalia também elogiou a receptividade das professoras e funcionários do Colégio. “Todas as professoras estavam vestindo fantasias, e eu adorei a bruxinha e a Branca de Neve”, comentou a menina, rindo.

E não foi só a Thalia que aproveitou a volta às aulas para descontrair e se preparar para o segundo semestre. A colega dela, Isabela Ronconi Soares da Silva, também brincou, correu e dançou com as amigas. Além da diversão e dos estudos, a Isabela também está com foco em outro assunto. “Estou muito ansiosa para conhecer a nossa nova colega de classe, que vai começar a estudar com a gente ainda essa semana”, revelou, extasiada.

Acolhida calorosa

As professoras também entraram na brincadeira. Fantasiada de Cinderela, a professora do 4º ano do Ensino Fundamental, Paula Justi Vassoler, participou das brincadeiras e danças com os estudantes. “Sempre esperamos a volta de maneira receptiva, prontas para iniciar o novo semestre. A espera pela volta das férias é muito longa, são duas semanas de muita saudade deles e, por isso, recebemos todos com os braços abertos”, garantiu a docente.

Em meio a brincadeira, a empolgação da Thalia, da Isabela e dos outros alunos do Colégio Unesc demonstra a ligação que possuem com o ambiente escolar, os professores e coordenadores. “Nosso objetivo é que eles queiram estar aqui, brincando, aprendendo e descobrindo o mundo”, disse a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

As músicas, lembrancinhas, fantasias e diversão durante a recepção dos alunos objetivam proporcionar um ambiente amigável, leve e divertido para que o sentimento de aprender no Colégio Unesc seja nutrido e cresça cada vez mais. “De maneira lúdica, fortalecemos o sentimento de paz, união e alegria dentro do Colégio”, continuou Carina.

Além da recepção, o segundo semestre guarda outras surpresas para os estudantes. Ainda em agosto, as comemorações do Dia do Estudante também trarão diversão e acolhimento para os alunos. “É gratificante ver que eles voltaram com ainda mais vontade de aprender e, por isso, é de suma importância que mantenhamos um calendário repleto de eventos e atividades que aumentem o afeto que os nossos alunos sentem pelo Colégio Unesc”, relatou a coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires.

A festa do Dia do Estudante ocorre no dia 9 de agosto. Outros eventos e comemorações incluem a Mostra Cultural do Colégio Unesc, que ocorre em outubro, bem como os Jogos Escolares, reuniões com professores, discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Colégio, o projeto “Uma Noite, Muitas Histórias”, entre outros.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de julho de 2019 às 14:25
Compartilhar Comente

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc
Noite desta segunda-feira (29/7) foi de reflexão e aprendizado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os professores da Unesc iniciaram oficialmente, na noite desta segunda-feira (29/7), o segundo semestre letivo de 2019. Eles foram recepcionados nos períodos vespertino e noturno no Auditório Ruy Hülse para atividades especiais do projeto de Formação Continuada da Universidade. No início da noite o aprendizado ficou por conta da peça “Para guardar estrelas”, apresentada pelo grupo Cirandela. Em meio a um enredo engraçado e que envolveu a plateia, a peça chamou a atenção para a forma como a vida das pessoas gira em torno do tempo e como o tempo livre, a saída do modo automático, pode ser a porta de entrada para recordações únicas.

Na sequência, os professores que lotaram o auditório ouviram da Pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, algumas das orientações com relação ao Inova Unesc, programa lançado oficialmente nesta segunda-feira e que norteará o projeto de inovação curricular e pedagógica da Instituição. Os trabalhos, conforme Indianara, já estão sendo realizados em prol desse objetivo desde o início do ano, quando um grupo gestor foi formado para liderar o processo e, através de estudos e discussões, montar a estrutura do projeto. “Esse trabalho nos exige o sair da caixa, usar a criatividade e a pró atividade. É momento de olhar para fora e olhar para dentro. O cenário atual nos coloca muitos desafios e precisamos, mais do que nunca, definir ações e estratégias de como iremos encará-lo”, salientou.

Conforme a pró-reitora, a Universidade precisará do engajamento total de todos os professores e, é claro, dos alunos para chegar ao objetivo comum. “Estamos fazendo essa estruturação para formar o profissional que esse cenário necessidade. Nosso foco é buscar soluções para nos adequar para o futuro. Vamos encontrar respostas que nos coloquem ainda mais no patamar que o momento exige”, completou.

A proposta, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, traz consigo o desconforto de encarar o novo, o desconhecido. “Toda mudança gera desconforto, mas qual o melhor lugar para isso se não a Universidade?”, questionou.

Entre os segredos do sucesso nessa caminhada, para a reitora, estará o desprendimento de antigos pensamentos e a abertura de todos para novas ideias, além de, principalmente, a clareza de que todos precisam caminhar juntos e podem, sim, pensar de forma diferente.  “Temos a inovação como uma decisão institucional necessária a partir de uma intensa análise de cenários que temos feito. Nosso 2019 já iniciou com esse objetivo e acredito que terminaremos o ano muito mais próximos daquilo que buscamos. Tudo isso, é claro, se caminharmos juntos, na mesma direção”, destacou Luciane.

Ainda nesta noite o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, apresentou o formato inicial do processo e os principais conceitos que irão nortear o trabalho. Na oportunidade, de forma online, os professores presentes já puderam participar opinando sobre as suas concepções sobre o que define o ensino de qualidade. “Estamos repensando o papel da Universidade e destacando o Saber, o Saber Ser e o Saber Agir, tudo isso de forma interligada à Missão e a Visão da Universidade e ao papel que ela passa a assumir neste novo cenário e no futuro”, explicou.

A noite contou ainda com a performance comandada pelo Setor de Arte e Cultura, que levou personagens para interagirem e recepcionarem os convidados do evento.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 23:33
Compartilhar Comente

Tour institucional e apresentações culturais na Recepção de Calouros e volta às aulas Unesc 2019/2

Tour institucional e apresentações culturais na Recepção de Calouros e volta às aulas Unesc 2019/2
Mais de 600 estudantes participam de atividades de boas-vindas nesta segunda e terça-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma das viagens mais inesquecíveis e surpreendentes está prestes a começar: a viagem pelo mundo do conhecimento. O destino? A formação acadêmico-profissional. Mais de 600 calouras e calouros já se preparam para subir a bordo pois, nesta terça-feira (30/7), a Unesc inicia a Recepção de Calouros para o segundo semestre de 2019.

A partir das 8h30, os novos estudantes do turno matutino participam de uma acolhida pela reitoria e de um Tour Institucional pelas dependências da Unesc. Pais e responsáveis também podem participar das atividades. “A Recepção é sempre um momento muito importante, pois é o primeiro contato dos calouros com o mundo universitário”, enfatizou o diretor de Ensino e Graduação da Unesc, Marcelo Feudhauss.

É durante a recepção que o primeiro contato real entre universidade e acadêmicos ocorre. “É quando conseguimos entregar a mensagem de que a Unesc se propõe a construir o conhecimento de forma colaborativa com os estudantes”, completou o diretor. Acadêmicos dos cursos matutinos participam das atividades realizadas pela manhã, enquanto calouros dos cursos vespertinos e noturnos serão recebidos pela tarde e noite, respectivamente.

Conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a Universidade está mais que preparada para receber os alunos. “Os professores estão em formação continuada e os cursos prontos para iniciarem o novo semestre para que as atividades transcorram com qualidade”, salientou. Para aqueles que ainda não realizaram a matrícula, Indianara deixa a dica de que não percam mais tempo. “Ainda é possível ingressar nos nossos cursos até o dia 18 de agosto. Além de ter mais um prazo para a matrícula, os ingressantes podem contar com diferentes possibilidades de desconto. Basta vir até a Unesc e encontrar o melhor para o seu caso”, completou.

Abordagem lúdica para melhor receber os estudantes

Para ressaltar o tema da recepção para o segundo semestre, todo o ambiente contará com decoração temática. “É como se a Unesc fosse o aeroporto que vai transportar os acadêmicos para diferentes destinos, que são as futuras profissões de cada um”, explicou Feldhauss. “Com essa aproximação mais lúdica, conseguimos acolher diferentes perfis de estudantes que chegarão neste semestre”, acrescentou.

Além do encontro com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, apresentações culturais, sorteio de brindes e um Tour Institucional por todo o campus farão parte do cronograma dos calouros durante toda a terça-feira, que será encerrada com apresentações culturais, pipoca e picolés no Espaço Cultural Unesc, no Bloco Administrativo.

Na quarta-feira (31/7), os estudantes participam da Aula Inaugural de cada curso. Nesta escala da viagem, serão apresentadas as características e diferenciais de cada curso, bem como professores e integrantes dos Centros Acadêmicos. “Teremos um diálogo informal com eles, abrindo espaço para fala e retirando eventuais dúvidas”, comentou Feldhauss.

Os mais de nove mil veteranos serão recebidos na quinta-feira (1º/8), com pipoca, picolé, e apresentações culturais. “O campus está preparado para receber a todos com uma campanha de boas-vindas colorida e acolhedora, além de uma campanha de conscientização sobre o trote não-violento”, finalizou Feldhauss.

Fagner Santos -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 15:14
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis da Unesc firma parceria com Betha Sistemas

Curso de Ciências Contábeis da Unesc firma parceria com Betha Sistemas
Convênio possibilita aprendizado por meio do uso dos sistemas da empresa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, por intermédio do curso de Ciências Contábeis, assinou, na última semana, importante convênio com a Empresa Betha Sistemas de Criciúma. O objetivo da parceria é o licenciamento mensal gratuito de uso de sistemas de Planejamento e Contabilidade. Os programas são utilizados pelos alunos do em aulas práticas de Contabilidade Pública, sob a supervisão dos respectivos professores.

A Betha, especializada em software para gestão pública, é uma empresa criciumense que tem seu sistema implantado em mais de 85% das prefeituras catarinenses e em aproximadamente 1000 municípios a nível nacional.

No ato da assinatura do convênio a Unesc foi representada pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, e pelos professores Jonas Brolesi, Leonel Luiz Pereira e Sérgio Mendonça da Silva e a empresa Betha Sistemas foi representada pelos profissionais, Franck Douglas de Lima, Gerente de Filiais, Wendel Nascimento, Coordenador de Marketing, Euclides Quini, Consultor de Vendas e Helena Pacheco Darós, Advogada.

Para a coordenadora, essa é mais uma importante conquista do curso de Ciências Contábeis da Unesc. “Além de inovar, essa parceria irá estimulará ainda mais a pesquisa junto aos estudantes da 8ª e 9ª fase”, destacou Mila.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 16:46
Compartilhar Comente

Formação de historiadores: o apreço pelas memórias

Formação de historiadores: o apreço pelas memórias
Curso de História Licenciatura forma profissionais preparados para atuar nos mais diversos meios afim de disseminar e preservar a cultura e a história de toda a humanidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Há 25 anos a Unesc ganhou um grande aliado no cuidado e na valorização das memórias: o curso de História. Com mais de duas décadas de trabalho, inúmeras foram as histórias resgatadas, preservadas, valorizadas e evidenciadas por meio de alunos, professores e egressos. Em um momento da existência humana em que muito se pensa no futuro e pouco se vive o presente, a valorização do passado e a preservação das memórias se tornam ainda mais imprescindíveis. No entanto, engana-se quem pensa que o historiador vive apenas do que já se passou. Pela experiência vivida ao longo dos anos, o coordenador do curso de História da Unesc, Tiago da Silva Coelho, é prova de que a profissão faz cada vez mais parte do dia a dia dos acontecimentos atuais.

Conforme Tiago, sendo conhecedor das principais conjunturas, dos principais cenários e acontecimentos do mundo, o profissional licenciado em história tem participado constantemente de discussões e análises de cenários do que se passa na atualidade. “Ao contrário do que era visto antigamente, quando o profissional era requisitado apenas para ensinar ou falar sobre histórias passadas, hoje o historiador está constantemente entre lideranças e nos meios de comunicação para fazer suas análises de cenários atuais com base no cenário passado”, explica.

Sua ascensão no mercado atual, de acordo com o coordenador, comprova a importância de tal papel na sociedade. “Além disso, é de grande relevância a participação de egressos na preservação do patrimônio regional. Um profissional formado colabora na preservação naquilo que há de material e imaterial, saberes e práticas, para que isso seja conhecido através das gerações”, completa.

Mais do que contar o que já aconteceu, o papel do profissional se torna cada vez mais importante na vivência do presente. “A história não serve para que tenhamos certeza do futuro, mas ela serve para fazer com que a gente possa entender o tempo que a gente vive e de alguma forma tentar projetar o futuro, no sentido de pensar, se preparar, para não cometer erros do passado. Serve principalmente para nos compreendermos neste tempo, cheios de memórias e expectativas”, pontua o coordenador.

Cenários de atuação ampliados

Junto da possibilidade de conhecer a história da humanidade e cada uma das peculiaridades desse cenário, o acadêmico de História leva consigo também a responsabilidade de repassar esses conhecimentos. Ao terminar a graduação, o profissional estará preparado para produzir e participar de trabalhos de documentários em áudio e vídeo, realizar restaurações, atuar em setores de patrimônio, museus, centros históricos entre outras possibilidades.

Entre tantos cenários, conforme Tiago, o principal ainda é a sala de aula. “O foco da nossa licenciatura também é bastante voltado para a formação de professores de história, é claro. No entanto, apesar disso, costumamos dizer que nessa área não há professor que não seja um pesquisador e por isso a pesquisa também é pujante dentro da nossa graduação”, declara.

Entre os fatores que diferenciam o curso, conforme o coordenador, está ainda a preservação do patrimônio da região. “Já fizemos muitos movimentos na preservação por exemplo do Centro Cultural Jorge Zanatta, na antiga igreja Assembleia de Deus, de outros espaços que atuam na defesa do patrimônio e da história. Atualmente temos feito ainda um trabalho muito forte na questão da memória do carvão com aspectos da história da região carbonífera como um todo”, destaca.

A parceria entre acadêmicos e os professores, todos mestres e doutores, vai ainda além do espaço da Universidade. As atividades desenvolvidas no espaço externo agregam ainda mais conhecimento à teoria conhecida em sala de aula. Viagens de estudo, por exemplo, estão também entre as características da graduação. Por meio do curso, já foram realizadas excursões para diversas cidades, outros estados e até países. “Neste ano, por exemplo, iremos para as missões jesuíticas no Rio Grande do Sul, na Argentina e no Paraguai. São experiências fantásticas possibilitadas por meio da graduação”, completa.

Cedoc: grande aliado do curso

Um dos espaços que proporcionam grande aprendizados ao longo do curso de História é o Cedoc (Centro de Memória e Documentação) da Unesc. O espaço armazena incontáveis documentos em diversos formatos, capazes de contar infinitas histórias daquilo que já passou. Seu acervo oferece material para pesquisas que para sempre alimentarão a curiosidade e o interesse pelas mais profundas raízes da região, daqueles que já se foram e, daqui há algum tempo, daquilo que se vive na atualidade, já como passado. Apesar de contar com vasto material histórico, engana-se quem pensa que tudo isso fica intocado. Toda essa riqueza passa por uso de estudantes e pesquisadores dispostos a multiplicar o conhecimento ali guardado.

Criado em 2000, o Cedoc conta atualmente com um Centro de Documentação e Pesquisa, um Laboratório de Conservação e Restauração, um Laboratório de Memória e Patrimônio e um Laboratório de Som e Imagem, tudo disponível ao aprendizado dos graduandos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 15:04
Compartilhar Comente