Unesc forma primeira Brigada de Incêndio
A primeira Brigada de Incêndio da Unesc concluiu sua formação nesta quinta-feira (5/7). A última turma, composta por mais de 20 profissionais, recebeu treinamentos para atividades como o combate de incêndios, execução e instrução de primeiros socorros e vistoria de equipamentos e procedimentos de segurança. A atividade ocorreu no estacionamento dos blocos R da Universidade.
Ao todo serão quatro equipes que vão se dividir entre Iparque e campus, com mais de 70 profissionais atuantes. O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, explica que a iniciativa vai garantir a segurança de professores, estudantes e funcionários. “Os participantes vão estar preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.
A atividade é coordenada pelo Sesmt, juntamente com o especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva, que destaca a necessidade de atenção aos detalhes. “Existem grandes perigos como gás de cozinha e a gasolina, que, por exemplo, libera gases inflamáveis até em temperaturas negativas. É muito importante estar atento a todos os detalhes, de temperatura, validade de acessórios, manuseio de utensílios e posicionamento dos equipamentos de segurança”, reforça.
Há duas semanas o treinamento ocorreu com os funcionários do Iparque e nesta quinta-feira foi a vez dos colaboradores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de julho de 2018 às 18:30Projeto Tigrinhos renova parceria com Timbé do Sul e Grão Pará
A Unesc entrou novamente em campo e marcou mais um gol em prol da educação e do fomento ao esporte. A Universidade renovou, na tarde desta quinta-feira (5/7), os convênios do projeto Tigrinhos com as prefeituras de Timbé do Sul e de Grão Pará.
O projeto “Tigrinhos, aqui começa um sonho” tem a intenção de estruturar e organizar escolinhas (núcleos) de futebol na região, com perspectiva de formação, educação, fomento e descoberta de novos talentos. De acordo com o coordenador do projeto na Unesc, Bruno Dandolini Colombo, o Tigrinhos tem o intuito de formar melhores cidadãos. “Queremos dar acesso e oportunidade para as crianças e promover a educação através do esporte. No final, tanto a Universidade, quanto os municípios e o Criciúma saem ganhando”, comenta.
Para o representante do setor de esportes da prefeitura de Timbé do Sul, Bruno Machado Cesário, o projeto é uma oportunidade para as crianças se relacionarem com o futebol. “Muitos têm vontade de ser jogadores de futebol e isso é uma chance de crescer na vida dentro do esporte, porém a gente sempre frisa que eles continuem estudando”.
“Já tínhamos o projeto há alguns anos e infelizmente tivemos que dar uma breve parada. Continuamos com outros investimentos para o esporte, mas a criançada queria jogar era no Tigrinhos”, contou o secretário de Esporte e Turismo de Grão Pará, Ronei Bussolo.
De acordo com a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o Tigrinhos é essencial para a Instituição. “O projeto tem feito tantas coisas boas para a Universidade e, principalmente para as crianças, então a Unesc, com o seu caráter comunitário, não poderia ficar fora desse projeto que transforma a vida de tantos jovens”, enfatiza.
Segundo o supervisor das categorias de base do Criciúma Esporte Clube, Odinar de Souza, alguns participantes dos núcleos acabam ingressando nas categorias do clube. “Os próprios professores dos núcleos das cidades encaminham para nós esses participantes”. Apesar do fomento ao esporte, o incentivo à educação é essencial. “Sempre falamos para os meninos que primeiro vem o estudo, depois o futebol”, acrescenta o supervisor.
O coordenador do curso de Eduação Física, Joel Modesto Casagrande, também participou do encontro. Com a renovação destes convênios, o projeto Tigrinhos amplia a sua atuação para 19 núcleos divididos em 16 municípios da Amurel, da Amrec e da Amesc.
Convite
O coordenador do projeto na Unesc aproveitou a ocasião para convidar os representantes do município para uma Clínica, ou seja, uma formação para os professores dos núcleos, que será realizada no dia 14 de julho às 9 horas na Unesc, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os municípios, a Universidade e o Clube, e discutir as formas de trabalho realizadas por cada núcleo. O convite também será encaminhado para todos os municípios participantes.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
05 de julho de 2018 às 18:18Colaboradores da Unesc vão ao Estádio Heriberto Hülse assistir Criciúma e Figueirense
A promoção Predestinado Tricolor vai levar sete professores, alunos e funcionários da Unesc ao Estádio Heriberto Hülse. Nesta quinta-feira (5/7), o Criciúma entra em campo, às 21 horas, para enfrentar o Figueirense, e os colaboradores sorteados Fabiano Goular Azambuja, Lidiane Feliciano Soares, Luiz Fernando Pereira da Silva, Luiz Philipe Geremias Benicá, Betina Svaisser Bacha, Jessica de Oliveira Fernandes e Maria Laura Amandio Martinello vão torcer pelo Tigre.
Os ganhadores da promoção, que ocorre regularmente quando o Tigre joga em casa, enviaram um e-mail para sorteios@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando à vontade de torcer pelo Tigre.
Os torcedores Fabiano Goular Azambuja e Lidiane Feliciano Soares vão receber o ingresso físico, e podem retirar a entrada até às 19 horas desta quinta-feira no Aicom, localizado na sala 9 do Bloco Administrativo – ingresso válido no portão 2 do estádio. Já os outros torcedores vão estar com seus nomes em lista e devem se identificar como colaborar da Universidade no portão 3, portando um documento com foto.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
05 de julho de 2018 às 14:45Estudantes do curso de Design desenvolvem produtos para a empresa Uatt
A Uatt, uma empresa famosa em desenvolver presentes criativos, foi o alvo de pesquisa dos estudantes da terceira fase do curso de Design da Unesc. Durante a disciplina de “Projeto de Produto I”, os estudantes tiveram que criar uma proposta que se encaixasse no conceito da marca. A empresa levou até os alunos a carência de produtos que fossem direcionados para crianças, e dentro desse contexto, os alunos uniram teoria e prática, desenvolvendo seus próprios produtos pela primeira vez.
A ideia era que eles direcionassem a criação para meninos, crianças e adolescentes. Mas a aluna Joselaine Goulart quis ir além. A proposta criada por ela trouxe ao debate a discussão sobre a separação de brinquedos de meninos e meninas. “Brincadeira é coisa de criança, não é para rotular gênero. A ideia foi de deixar as crianças a vontade para desenvolverem a sua personalidade do jeito que elas quiserem. Buscamos criar os produtos de forma neutra e divertida, para que eles tivessem liberdade”, ressaltou a estudante, que trouxe um bloco giratório em que você pode escolher diferentes roupagens para diferentes personagens.
Desde as primeiras fases, o curso de Design procura alinhar a teoria com a pratica. O professor responsável pela disciplina, Igor Drudi, comentou que esta é uma oportunidade de eles terem contato com o mercado de trabalho. “É uma forma de eles utilizarem todo o conhecimento acadêmico e a ciência que eles desenvolvem aqui dentro em prol da carreira deles. Nada melhor do que colocar esses conhecimentos em prática, iniciando com projetos mais simples, de baixa complexidade, e que apesar disso já traz uma proposta de valor muito interessante. Nós percebermos que tem muitas ideias legais, que são frutos da criatividade e da capacidade da construção deles”, comentou.
Representantes da empresa Uatt, acompanharam a apresentação dos projetos por videoconferência. Os produtos serão entregues a empresa, para passar por uma análise. “Eles vão receber os produtos em Florianópolis e se gostarem, vão elaborar em produção. É uma oportunidade que os estudantes têm de mostrar o seu trabalho, e quem sabe, verem seus produtos desenvolvidos”, conta o coordenador do curso de Design, João Rieth.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 04 de julho de 2018 às 21:58Universidade recebe homenagem do SBT
A Unesc ganhou mais um presente pela passagem do seu cinquentenário. A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu na tarde desta quarta-feira (4/7), uma homenagem do SBT de Santa Catarina, juntamente com afiliada Grupo SCC (Sistema Catarinense de Comunicação), que faz alusão aos 50 anos da Instituição, comemorado no fim do mês passado. O diretor regional da emissora, Leonel Fialho, realizou a entrega a reitora.
De acordo com Luciane, a homenagem representa a importância que a Unesc tem para o canal. “Um reconhecimento de muita responsabilidade, saber que um grande meio de comunicação como este reconhece a relevância da Unesc”, pontua.
Para Fialho, a homenagem demonstra a parceria das duas instituições. “Viemos agradecer este contato que temos com a Universidade. A Unesc abriu as portas para nós e continuaremos a dialogar juntos”, comenta.
A reitora aproveitou para conceder uma entrevista ao repórter, Laércio Botega, falando sobre a homenagem recebida. A chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes, também acompanhou a visita.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 04 de julho de 2018 às 22:05
Newsletter
RSS