AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso sobre atenção à pessoa com deficiência será lançado sexta-feira

Curso sobre atenção à pessoa com deficiência será lançado sexta-feira
Evento conta com palestra na área de Direito e exposição de fotos (Foto: Rafael Freitas) Mais imagens

Um curso gratuito, oferecido aos profissionais de saúde, assistência social e educação de Criciúma e região. É o “Curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência”, que traz em suas 200 horas aulas, instrumentos e informações. A capacitação será lançada nesta sexta-feira (29/7), às 16h30, no Auditório Ruy Hülse da Unesc e conta com uma palestra sobre “Direitos das Pessoas com Deficiência: Uma Nova Forma de Perceber as Diferenças”, além de uma exposição de fotos sobre o serviço oferecido pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc.

O aperfeiçoamento é desenvolvido em seis módulos, que trazem temas focados na ampliação do acesso e da qualificação ao atendimento deste grupo. Segundo a coordenadora do CER, Lisiane Tuon, a ideia é de reconstruir a forma de se trabalhar com a rede de atenção à pessoa com deficiência. “Queremos criar uma política diferenciada, por meio de estudos nas áreas de deficiência motora, intelectual e também de ostomizados”, comentou.

Saiba mais


O projeto é realizado por meio do Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), que se desenvolve por intermédio de dedução fiscal no imposto de Renda. Também são parceiras as empresas Arroz Urbano, Eliane, BRDE (Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul), Librelato, e ZM S.A.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de julho de 2016 às 15:59
Compartilhar Comente

Inclusão Digital gera melhores oportunidades de emprego

Inclusão Digital gera melhores oportunidades de emprego
Unesc oferece curso gratuito sobre redes sociais, Movie Maker e outras ferramentas. Mais imagens

A falta de contato com o mundo digital está entre os itens que pesam na hora da busca de emprego. A maioria das vagas encontradas no mercado de trabalho exigem o básico de conhecimento em informática. Dentro deste quadro, uma pesquisa feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que a falha de ocupação dessas vagas está relacionada principalmente à baixa escolaridade e à carência de qualificação profissional.

Para garantir que os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Criciúma e região cheguem até o mercado de trabalho, sem obstáculos, a Unesc lança uma capacitação gratuita com duração de quatro meses. Serão encontros semanais de quatro horas, que vão tratar sobre Internet, redes sociais e aplicativos básicos como Word, Excel, Power Point e Movie Maker, além de dicas sobre a postura profissional ideal.

Exigência do mercado

Para entender a necessidade do município, a Unesc realizou uma pesquisa com as escolas públicas de Criciúma. Entre aquelas que possuem laboratório de informática, nenhuma ministra algum tipo de aula. Desta forma, os estudantes se formam sem o conhecimento digital necessário, o que dificulta na atual exigência que do mercado.

“Por meio da pesquisa, nós descobrimos que as escolas utilizam os laboratórios raramente e quando utilizam é para executar tarefas ou trabalhos de uma disciplina específica. Além disso, todos os computadores têm o sistema operacional “Linux Educacional” instalado, o que dificulta ainda mais o aprendizado por sua incompatibilidade com as ferramentas do Office”, comentou a coordenadora do projeto, Christine Vieira.

Postura profissional

Além das ferramentas tecnológicas, os estudantes também terão dicas sobre a postura profissional ideal. Roupa, atitudes e linguagem corporal serão abordadas durante a capacitação por meio de uma parceria com o curso de Secretariado Executivo da Unesc.

Segundo a coordenadora do curso, Jucélia Abel, a ideia é que os alunos se sintam preparados para ingressar em qualquer emprego. “Nós vamos discutir sobre questões que são necessárias para se dar bem no mercado de trabalho. Além de tratar sobre postura, vestimenta e expressão corporal, os alunos também terão a oportunidade de elaborar o seu currículo com o nosso auxílio, além de participar de uma simulação de entrevista de emprego”, ressaltou Jucélia.

Inscrições

Os participantes vão receber um certificado de conclusão no final do curso. Para participar, a escola deve solicitar que o aluno interessado venha até a Unesc até sexta-feira (29/7), das 15h30 às 17h30, no Laboratório 2, localizado no Bloco XXI A. O aluno deve trazer um comprovante de matrícula da sua escola.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de julho de 2016 às 13:33
Compartilhar Comente

Colaboradores colocam a mão na terra e aprendem mais sobre jardinagem

Colaboradores colocam a mão na terra e aprendem mais sobre jardinagem
Oficina foi oferecida pelo Ânima aos professores e funcionários (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Professores e funcionários da Unesc colocaram a mão na terra na manhã desta quarta-feira (27/7) e aprenderam, além de dicas de cultivo, a deixar a vida mais verde e florida. A Oficina de Jardinagem, oferecida pelo Ânima, contou com dicas de preparação de vasos, adubação, irrigação, poda, montagem de jardins e preparação de mudas.

A capacitação foi ministrada pelo colaborador do Horto da Universidade Cristian Daniel Luzietti Pereira e encantou os participantes. “Foi incrível. Em pouco tempo aprendi muita coisa. Agora vou colocar em prática o que tivemos aqui”, comentou a funcionária do Setor de Comunicação Integrada Cleonice Aguiar Cavaler.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de julho de 2016 às 13:37
Compartilhar Comente (2)

Fotos vencedoras do concurso Clic nos Vales da Uva são expostas pela região

Fotos vencedoras do concurso Clic nos Vales da Uva são expostas pela região
As imagens, atualmente, estão expostas na Casa da Cultura, em Pedras Grandes Mais imagens

As fotos vencedoras do concurso Clic nos Vales da Uva Goethe estão em exposição pela região Sul. Nesta semana, as imagens estão sendo apreciadas na Casa da Cultura, no centro de Pedras Grandes. O espaço fica aberto das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas e recebe a mostra até a primeira semana de agosto.


O concurso fotográfico foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do PIDI (Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação da Unesc) e teve como objetivo valorizar, reconhecer e respeitar o patrimônio cultural, natural, histórico, arquitetônico, religioso e artístico da região compreendida como Vales da Uva Goethe (Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Nova Veneza, Içara e Treze de Maio).

As imagens, que já passaram pela Pousada da Imigração, em Azambuja, estarão exposição em Urussanga, durante a Festa do Vinho. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de julho de 2016 às 12:39
Compartilhar Comente

Palestra sobre ciências e tecnologias abre Escola de Inverno

Palestra sobre ciências e tecnologias abre Escola de Inverno
Aula inicial da escola foi ministrada pelo Dr. Miguelangelo Gianezine Mais imagens

A Escola de Inverno em Pesquisa e Extensão da Unesc Iniciou na manhã desta quarta-feira (27/7). O programa irá trazer aos alunos atividades teóricas e práticas. O programa se estende até sexta-feira (29/7), quando ocorre a visita coletiva ao Território Paulo Freire, com o desenvolvimento de ações extensionistas na Grande Santa Luzia. 

As atividades iniciaram com a recepção aos acadêmicos, no Auditório Ruy Hülse, pela Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Prof.ª Dra. Luciane Bisognin Ceretta, que deu as boas-vindas, e ressaltou os esforços da Unesc em proporcionar da melhor forma possível a formação do acadêmico. “A Universidade, como comunitária, se preocupa com o ensino do acadêmico além da sala de aula, e assim, pensamos e estudamos a melhor proposta possível para os proporcionar qualidade nesta experiência” contou a Pró-Reitora.
Ciências e tecnologias

Após a recepção, ocorreu a palestra ministrada pelo Dr. Miguelangelo Gianezine, que trouxe aos presentes reflexões sobre ciências, tecnologias, inovações e tendências, colocando os assuntos dentro da proposta do projeto. Miguelangelo fez ainda o exercício de comparação, relacionando os temas abordados e trazendo em números as diferenças do Brasil para outros países. 
Os alunos ainda terão outras oportunidades para melhor o currículo acadêmico, as atividades continuam nesta quinta e sexta-feira abordando assuntos como Empreendedorismo Social, Direitos Humanos e Cidadania e Extensão Universitária. 

A Escola de Inverno é um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc em parceria com as Unidades Acadêmicas, e tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre as possibilidades de iniciação científica e de extensão. 

Programação

27/7 – Auditório Ruy Hülse
13h30 – “Estratégias para Elaboração e Publicação de Artigos em Periódicos” - ministrantes: professores Samira da Silva Valvassori e Tiago Allieve Frizon
15h30 – “Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa” - ministrantes: professoras doutoras Fabiane Ferraz e Cristiane Damiani Tomasi

28/7 - Auditório Ruy Hülse
9 horas – “A Importância do Currículo: Como Preencher Adequadamente o Currículo Lattes” - ministrantes: professoras Kelly Gianezini e Viviane Kraieski Assunção
10h30 – “As Possibilidades de Participar dos Programas de Pesquisa na Unesc” - ministrante: professor André Cechinel
13h30 – “Extensão Universitária: O Que é e Quais as Formas de Participação” - ministrantes: professores Reginaldo de Souza Vieira e Ana Lúcia Cardoso
15h30 – “Fitoterapia Racional” - ministrantes: professoras Ângela Erna Rossatto e Vanilde Citadini Zanette

29/7 – Auditório Ruy Hülse
9 horas – “Empreendedorismo Social” - ministrante: professora Gisele Coelho Lopes
10h30 – “Direitos Humanos e Cidadania” - ministrantes: professores Fernanda da Silva Lima e Ismael Francisco de Souza
14 horas – “Experienciando uma Ação de Extensão no Território Paulo Freire – Atividade Prática” - Visita coletiva ao Território Paulo Freire com o desenvolvimento de ações extensionistas na Grande Santa Luzia. Tutores: professores Sheila Martignago Saleh e José Carlos Virtuoso

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de julho de 2016 às 12:27
Compartilhar Comente