Grupo de apoio a diabéticos discute sobre aplicação de insulina e autoestima
“Aplicação de Insulina” e “Autoestima” foram os temas de discussão do encontro do Grupo de Apoio aos Pacientes Diabéticos do PAMGC (Programa de Auto Monitoramento Glicêmico Capilar), realizado nesta segunda-feira (29/6). Das reuniões, conduzidas pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde Coletiva da Unesc, participam pessoas da comunidade que possuem diabetes, que recebem, por meio dos encontros, apoio para conviver da melhor maneira com a doença.
“Neste encontro salientamos a importância do rodizio dos locais de aplicação da insulina, para melhor absorção da mesma, evitando a lipodistrofia. Conversamos também sobre a importância de manter a autoestima elevada, pois, apesar dos desafios, todos somos capazes de seguir a vida, nos respeitando, acreditando e amando a si próprio”, comentou a residente Karina Marcon.
O Programa de Residência Multiprofissional da Unesc conta com profissionais das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Do encontro também participaram os alunos da quarta fase do curso de Enfermagem, acompanhados pelo professor Paulo Hansen e pela coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Ioná Vieira Bez Birolo.
Participe
Portadores, familiares, cuidadores, acompanhantes e amigos de pessoas com diabetes podem participar das reuniões, que acontecem todas as segundas-feiras, nas Clínicas Integradas da Unesc, das 13h30 às 15h.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 01 de julho de 2015 às 18:00Alunos do curso de Enfermagem participam de Roda de Conversa
Sensibilizar os alunos para a importância de compreender o Projeto Terapêutico Singular como um conjunto de atos assistenciais que proporcionam cuidados e saúde aos usuários do sistema de saúde. Estes foram os objetivos da Roda de Conversa que a quarta fase do curso de Enfermagem da Unesc realizou na última segunda-feira (29/6).
A atividade, que ocorreu na disciplina Seminário Integrativo, ministrada pela professora Ioná Vieira Bez Birolo, contou também com a presença dos participantes do programa de Residência Multiprofissional da Unesc.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
01 de julho de 2015 às 15:59Iparque: Laboratório de Microbiologia é o primeiro do Sul catarinense acreditado pelo Inmetro
O Laboratório de Microbiologia do Iali (Instituto de Alimentos) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) recebeu na última semana, a acreditação junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e passou a ser o primeiro laboratório de ensaios biológicos acreditado nas regiões da Amurel, Amrec e Amesc. O laboratório possui entre clientes, empresas dos ramos de avicultura, suinocultura, bovinocultura e de laticínios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A gerente da Qualidade do Iparque, Fernanda Paulo Cardoso Silveira, comenta que a acreditação é o reconhecimento formal de que o laboratório atende aos requisitos da norma ISO/ IEC 17025 e demostra ser competente em realizar seus ensaios. Segundo ela, esta conquista traz uma visibilidade maior ao laboratório, além de assegurar a qualidade e credibilidade dos serviços prestados.
O Laboratório de Microbiologia é credenciado junto ao Mapa (Ministério da Agricultura) desde 2010 e em dezembro de 2013, iniciou o processo de acreditação no Inmetro. O processo de avaliação do laboratório in loco teve duração de cinco dias com a presença de dois avaliadores do Inmetro. O laboratório foi acreditado em 31 ensaios com 18 parâmetros nas matrizes água, bebida, suco, leite, carne, pescado, ovo, mel, ração, farinha, tempero e derivados e pratos pronto e semiprontos.
“Passamos por um processo de aquisição de novos equipamentos, calibrações, auditoria externa, capacitação e comprometimento de toda equipe. Recebemos a notícia oficial da acreditação no dia 23 de junho”, comenta a responsável técnica do Laboratório de Microbiologia, Miriam Fabíola Colombo.
Segundo a responsável técnica substituta do Laboratório de Microbiologia, Hanieli Ronchi Kuzbick, a intenção é ampliar a extensão do grupo de serviços acreditados pelo Inmetro também para ensaios físico-químicos de alimentos e águas, com o objetivo de prestar um atendimento cada vez melhor aos clientes.
Ensaios do Laboratório de Microbiologia acreditados pelo Inmetro
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 01 de julho de 2015 às 15:45Canto Coral no Quintas Culturais desta semana
De Coldplay a Roberto Carlos, o Quintas Culturais da Unesc desta semana irá contar com apresentações de canto coral. As músicas serão interpretadas pela Associação Coral de Criciúma e pelo Coral Unesc, sob a regência de Joel de Oliveira. A apresentação ocorre no Espaço Cultural da Unesc, no hall do Bloco Administrativo, a partir das 18h30.
Confira o repertório musical:
Associação Coral Criciúma
Como é Grande o meu Amor por Você – Roberto Carlos
Tocando em Frente – Almir Sater
Te Quiero – Liliana Cangiano
Coral Unesc:
Sapato Velho – Roupa Nova
Paradise – Coudplay
Sina – Djavan
Associação Coral Criciúma e Coral Unesc:
Happy Day - Edwin Hawkins Singers
Participe
O Quintas Culturais ocorre todas as semanas em diferentes espaços da Universidade. Voltado para a divulgação de diferentes linguagens artísticas, o projeto conta com a participação de estudantes, professores e funcionários da instituição e pessoas da comunidade. Os interessados em mostrar seu talento, pode entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Unesc pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 01 de julho de 2015 às 15:45CER organiza Arraiá Julino para cuidadores e pacientes do programa
O CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc já entrou no clima julino. Os cuidadores e pacientes do programa estão preparando chapéu de palha e vestidos para o Arraiá Julino, no dia 22 de julho. O evento vai propiciar momentos de integração e alegria entre os participantes do CER.
Quem deseja ajudar pode doar prendas, que serão utilizadas nas brincadeiras da festa, até o dia 17 de julho. Os interessados podem deixar os produtos nas Clínicas Integradas da Universidade ou na Central de Informações do Bloco Administrativo.
A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão) está promovendo a ação.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
01 de julho de 2015 às 15:44
Newsletter
RSS