Calouro Unesc: Jornada em busca do sonho já começou para Gabriela
Na tarde desta quinta-feira (9/10), Gabriela Lourenço, 17 anos, de Cocal do Sul, começou a escrever mais uma página de sua história. Aprovada no Vestibular de Inverno para o curso de Engenharia Civil, a estudante veio até a Unesc fazer a matrícula. E não estava sozinha. O pai Valdimir Alves e o irmão Gustavo acompanharam Gabriela e não “desgrudaram” da caloura. “Estou orgulhoso. A herança que posso deixar para eles é o estudo”, afirmou o pai, sendo observado por uma filha com os olhos cheios de lágrimas.
Gabriela é o primeiro membro da família a ingressar em um curso superior, mas em breve deve ter como colega de Universidade o irmão, de 19 anos. “Fiz questão de acompanhar ela neste momento importante. Mas eu também penso em fazer um curso superior, mas na área de TI”, contou.
Incentivo da prima
A caloura contou que optou por Engenharia Civil a partir do exemplo de uma prima, que é formada na área. “Ela me falou sobre o curso e me incentivou. Como eu gosto de cálculos, acabei optando por Engenharia Civil na Unesc em função da estrutura, da Biblioteca e das possibilidades que ela oferece”.
Matrículas da primeira chamada encerram nesta sexta-feira
Os aprovados no Vestibular de Inverno 2015 da Unesc devem fazer a matrícula até esta sexta-feira (10/7), na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no Bloco do Estudante, no campus. O local atenderá das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30 e cada curso tem um dia e horário específico de matrícula.
Passo a passo
- Ao chegar no Bloco do Estudante, na Unesc, o aluno deve conferir a documentação no check-in, em frente à Centac. Em seguida ele pegará uma senha para seu atendimento.
- Dentro da Centac o estudante realizará sua matrícula, fazendo o cadastro no sistema, digitalizando documentos e produzindo a foto para a carteirinha. No local também será assinado o contrato de prestação de serviços e impresso o boleto da primeira mensalidade.
- Ao sair da Centac o aluno terá três dias para pagar o boleto da primeira mensalidade.
Documentos e mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2015 às 21:36Alunos extensionistas da UNA SAU trocam experiências
Estudantes dos cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), que participam de projetos de extensão, se reuniram em torno de uma roda de conversa na tarde desta quarta-feira (8/7).
“O objetivo do encontro foi discutir a extensão como principio da aprendizagem e compartilhar sobre o desenvolvimento dos projetos em andamento”, comentou a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mágada Tessmann. Segundo ela, três eixos nortearam a discussão: quem já havia participado de extensão antes do ultimo edital de 2014; como esta sendo desenvolver extensão neste projeto (facilidades e dificuldades) e a contribuição da extensão no processo de aprendizagem acadêmica.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2015 às 18:51Colégio Unesc: vereadores Mirins tomam posse
Os alunos do Colégio Unesc Esther Maria Pacheco Rocha e Pedro Lucas Barbosa de Oliveira tomaram posse como vereadores mirins durante a Sessão Solene de instaçação, que ocorreu na noite desta quinta-feira (8/7), no Auditório Jayme Zanata, na ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Criciúma). Eles e mais os outros 15 vereadores mirins vão levar até a Câmara, durante dois anos de mandato, a realidade da escola, promovendo discussões, indicações e requerimentos, que inclusive serão votados e encaminhados ao executivo.
O encontro contou com a presença de vereadores, pais, professores, autoridades locais e estaduais, entre outras lideranças. “O sonho não para, imagina nesta geração, e estamos dando uma contribuição. Nesta etapa já encontramos talento e espírito de liderança. Nossa esperança é de que vocês mostrem para a cidade de que é possível a política do bem, a política saudável, sem ataques e pensando no futuro de Criciúma”, enfatizou o presidente da Câmara, Ricardo Fabris (PDT).
O deputado estadual Ricardo Guidi, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, ressaltou a importância da dedicação de cada um. “Esse é um momento muito importante. Sempre tive orgulho de transformações. Esses jovens podem se preparar, e esperamos muito trabalho. Esperamos muito trabalho, dedicação”, comentou.
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, que representou o governador Raimundo Colombo, mencionou que se hoje a política merece tanta atenção não há melhor remédio do que o Câmara Mirim. “O Vereador Mirim é um excelente exercício de cidadania. A Câmara Mirim, com certeza, fará um excelente papel”, comentou ele, que também foi prefeito de Blumenau, cidade referência no projeto Mirim no Estado.
Em seu pronunciamento o prefeito Márcio Búrigo enalteceu o ‘gol de placa’ que o Legislativo deu com o projeto. “É uma ação que vai ficar para a história da cidade. Nada é mais forte do que transformar uma pessoa com a educação. Não faltarão esforços do prefeito para que as ações de vocês (Vereadores Mirins) possam se transformar”.
O conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas, Julio Garcia, o deputado estadual José Nei Ascari, Arão Jesuino que foi Vereador Mirim em Blumenau, o secretário nacional de articulação Acélio Casagrande, também estiveram presentes.
*Com colaboração da Câmara de Vereadores de Criciúma/Daniela Savi
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de julho de 2015 às 17:46Aprovados pelo SIM devem agendar entrevistas para bolsas e descontos até sexta-feira
Os calouros interessados em participar dos processos do Nossa Bolsa Licenciatura ou para obter descontos nas mensalidades, devem agendar as entrevistas de perfil socioeconômico até sexta-feira (10/7). Para isso, devem entrar em contato com a CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), pelo telefone (48) 3431-2710. O resultado dos classificados para receber os benefícios será divulgado terça-feira (14/7).
Nossa Bolsa Licenciatura
Os calouros dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras (Língua Portuguesa), Matemática e Pedagogia, podem receber bolsas de estudo parciais e integrais, conforme o seu perfil socioeconômico. Para bolsa de 100%, os acadêmicos deverão comprovar renda per capita (por membro da família) de até um salário mínimo e meio. Já para bolsa de 50%, os estudantes deverão comprovar renda per capita (por membro da família) de até três salários mínimos.
Descontos
Os alunos que ingressarem pelo SIM poderão receber descontos de até 40%, de acordo com os perfis: pessoa jurídica ou física. Para pessoa física, o desconto é voltado a candidatos que tenham renda per capita (por membro da família) entre dois e cinco salários mínimos. Já para pessoa jurídica, o desconto é realizado por meio de convênio entre a empresa em que o calouro trabalha e a Unesc.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de julho de 2015 às 15:09Novos horizontes: Projeto utiliza informática para estimular aprendizagem de pessoas com deficiência
Mais de 200 alunos da Apae de Criciúma, dos cinco aos 59 anos, tiveram a rotina modificada pelo projeto de extensão da Unesc “Inclusão digital na Apae: A informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”. Desde abril de 2014, professores e acadêmicos da Universidade vão até a entidade com o intuito de desenvolver nos participantes uma maior autonomia na utilização dos recursos tecnológicos.
“O projeto está dando muito certo. A equipe da Universidade é bem disposta e está sempre buscando saber mais e trazer novas ideias. Os nossos alunos estão adorando e no dia em que não há aula, sentem falta e perguntam. Eles estão se sentindo integrados à realidade do mundo digital e isso tem contribuído também com o desenvolvimento deles”, conta a diretora pedagógica da Apae de Criciúma, Laktiel dos Santos Silva.
As atividades ocorrem três vezes por semana na Sala de Informática da entidade, que possui um profissional que auxilia nos trabalhos dos professores e alunos da Universidade.
O coordenador do projeto de extensão, professor Luciano Antunes, explica que o trabalho é realizado de acordo com a deficiência apresentada pelo aluno, e que por meio de jogos e demais atividades lúdicas, eles aprendem conceitos que visam à inclusão digital. “Procuramos ferramentas computacionais que auxiliem os alunos que frequentam a Apae. Desde atividades que estimulem a alfabetização, a estimulação para o aprendizado de números, atividades de concentração e raciocínio lógico. Para poder montar as aulas, ‘mergulhamos’ em cada uma das deficiências apresentadas”, afirma.
Segundo Antunes, os participantes têm demonstrado cada vez mais interesse nas aulas, e já estão aprendendo inclusive a mexer em dispositivos com tela sensível ao toque, como smartphones e tablets. “O mundo digital é uma realidade, e não é porque eles têm algum tipo de deficiência que não poderão participar dele”, analisa.
O projeto faz parte das atividades comunitárias realizadas pela Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e promovida pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Além de Antunes, participam da iniciativa as professoras Ana Claudia Garcia Barbosa e Graziela Fátima Giacomazzo, além das acadêmicas bolsistas Daiara Paes e Keila Mayany Xavier.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2015 às 21:32
Newsletter
RSS