Unesc comemora conquistas, lança Escola de Gastronomia e presta homenagem
O campus da Unesc esteve em clima de comemoração nesta sexta-feira (18/7). A Reitoria promoveu dois eventos para celebrar as conquistas do primeiro ano de gestão, lançar a Escola de Gastronomia e homenagear o professor e ex-reitor Edson Carlos Rodrigues. “Este foi um ano de conquistas, em que deixamos a Unesc ainda melhor. É importante lembrar que ninguém faz nada sozinho. Nós conduzimos o processo, mas não faríamos nada sem nossos colaboradores e parceiros”, afirmou o reitor Gildo Volpato.
O dia começou com uma recepção aos jornalistas da região para um café da manhã. O local que recebeu a imprensa fez parte da homenagem ao primeiro reitor da Unesc (após se tornar Universidade, em 1997) e agora passa a ser denominado Auditório Professor Edson Carlos Rodrigues, localizado na sala 19 do Bloco P. A homenagem a Rodrigues, que está se aposentando, ocorreu no final do segundo evento do dia, que contou com a participação de alunos, professores e funcionários, iniciando no Auditório Ruy Hülse e encerrando no Auditório Professor Edson Carlos Rodrigues, com o descerramento de uma placa.
Primeiro ano de gestão
Durante os dois eventos, o reitor Gildo Volpato celebrou com os jornalistas e a comunidade acadêmica as conquistas do primeiro ano da atual gestão da Unesc. “Durante a eleição organizamos cerca de 40 pontos que foram discutidos e propostos. Hoje apresentamos tudo o que já foi feito”, explicou.
Volpato apontou o investimento na infraestrutura da Universidade, com a conclusão de mais de 15 mil m² de obras nos próximos meses, incluindo a ampliação da Biblioteca e o novo prédio da reitoria. Ele também lembrou que todas as salas de aula da Unesc tem data show e são climatizadas, e do investimento feito na capacitação contínua dos professores.
Outro ponto que o reitor destacou foi a conquista do conceito 6 pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde). “Apenas seis programas no Brasil tem conceito 6 nessa área e, desses, cinco são de instituições públicas-federais”, destacou. Ele também lembrou o Território Paulo Freire, que está desenvolvendo 16 projetos de extensão em 12 bairros de Criciúma. “Esse é um exemplo de intervenção comunitária, que já é referencia nacional”, comentou.
Além de Gildo, a atual gestão é composta pelas pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato, além dos diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Ângela Piccinini, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back, e do diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Marcos Back.
Escola de Gastronomia
Durante o evento com os jornalistas foi lançada a Escola de Gastronomia da Unesc, que oferecerá, neste primeiro momento, cursos de extensão. Nos próximos semestres a Escola também poderá oferecer especialização e graduação em Gastronomia na Universidade. A Escola, em parceria com a Corcril, já está com inscrições abertas para a “Cozinha do Chef”, que é um curso de dez módulos, sendo que cada módulo vai abordar uma culinária diferente, como italiana e tailandesa, além de ensinar a harmonizar bebidas com esses pratos.
A aula inaugural deste curso ocorre no dia 23 de julho, às 19 horas, sendo gratuita, porém com vagas limitadas. A primeira aula será no estilo show, com o Chef Anselmo cozinhando e ensinando os participantes, que apenas assistirão e no fim degustarão o prato. Já as aulas seguintes serão práticas e cada aluno irá preparar a receita do módulo.
Os interessados podem conseguir mais informações e se inscrever pelo telefone (48) 3431-2570 ou e-mail sce@unesc.net.
Homenagem
O professor Edson Carlos Rodrigues, natural de Siderópolis, ingressou na Unesc há cerca de 35 anos. Ele foi o primeiro reitor eleito da Universidade, em 1997, ficando por oito anos frente a Reitoria. “A grande homenagem que todos vocês me fazem todos os dias é permitir compartilhar minha vida com vocês, e compartilhar a de vocês comigo. Fechamos um ciclo e abrimos outro. Sou pleno de gratidão de ter vivido parte da minha vida com vocês, com a Unesc”, comentou Rodrigues.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 18 de julho de 2014 às 18:12Funcionária da Unesc é eleita para o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) da Unesc, Janaina Damásio Vitório, foi eleita ontem (17/7) representante das entidades das Pessoas com Deficiência Física no Conede/SC (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência). A eleição ocorreu durante o Fórum das Entidades da Sociedade Civil para compor o Conede no biênio 2014/2016.
Janaina também atua como conselheira do Codec (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências de Criciúma), sendo que a presidente do Codec, Patrícia dos Santos Bonfante, foi eleita conselheira e representante da FECEDEF (Federação Catarinense de Associações de Deficientes Físicos).
O Conede é um órgão colegiado de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. Ele tem a finalidade de promover no Estado políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência, que contribua para a não discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado. O Conselho é vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 18 de julho de 2014 às 18:40Inscrições abertas para ingresso pelo histórico escolar
Os interessados em fazer um curso superior na Unesc terão a oportunidade de iniciar as aulas ainda este ano. Até o dia 25 de julho estão abertas as inscrições para o SIM 2 (Sistema de Ingresso por Mérito), que permite que o candidato entre na Unesc pela análise do histórico escolar. Para o SIM 2 há 400 vagas em mais de 20 cursos para ingresso na primeira ou em diversas fases.
As inscrições devem ser feitas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade, das 9h30 às 20h30. O resultado do processo seletivo será divulgado no portal Unesc e nas redes sociais da Universidade (na fan page do Facebook e no Twitter, @Unesc). As matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Os calouros iniciarão as aulas em 4 de agosto.
Informações sobre o SIM 2
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2014 às 21:13Ação de acadêmicos e professores ajuda a embelezar escola
Os alunos da escola Adolfo Back, do Bairro Jardim União, de Criciúma, deram um toque especial ao ambiente escolar nas últimas semanas, plantando mudas de flores no pátio da instituição. A atividade faz parte do projeto de extensão “Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental nas Escolas”, uma das ações propostas pelo Programa Território Paulo Freire da Unesc.
O programa é um elo entre a Universidade e a comunidade por meio da extensão e realizado em parceria com lideranças da Região da Grande Santa Luzia e com a UABC (União de Bairros de Criciúma), lançado oficialmente em junho. O Território Paulo Freire desenvolve 16 projetos com a participação de mais de 40 alunos e 30 professores.
As atividades do projeto na escola Adolfo Back são realizadas no período da tarde e contam com a participação de aproximadamente 12 alunos do Ensino Fundamental. Após as férias de julho, os estudantes poderão ver o resultado da iniciativa. “É importante proporcionar aos alunos um ambiente melhor para estudar. A escola não possuía nenhum tipo de vegetação, somente floreiras vazias”, conta a acadêmica da Unesc que participa do projeto de extensão, Julia Dajori.
As mudas e a terra utilizadas para o plantio na escola foram doadas pelo horto da Famcri (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma) e pelo Horto Florestal da Unesc. O projeto foi realizado por Julia do curso de Engenharia Ambiental e Janaína Pedroso do curso de Ciências Biológicas, coordenadas pela professora Maristela Giassi.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 17 de julho de 2014 às 16:30Projeto de extensão valoriza trabalho dos vitivinicultores
O Grupo de Pesquisa Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, esteve novamente em Urussanga, visitando a vitivinícola Casa del Nonno, nos Vales da Uva Goethe. O objetivo das visitas é dar continuidade ao projeto de extensão “Aprofundando a entrevista para a realização do plano de negócio”, que busca capacitar os produtores rurais na gestão de suas propriedades e empreendimento.
As próximas vitivinícolas a receber a visita do Grupo de Pesquisa serão a Vigna Mazon, a Vinícola Trevisol, a Vinícola De Nonni e a Vinícola Quarezemin. Fazem parte do projeto de extensão os professores da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Ricardo Pieri e Abel Correa, e as alunas Kelly Mello e Carina Nunes.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 17 de julho de 2014 às 16:04
Newsletter
RSS