AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colégio Unesc oferece atividades em horário estendido

Colégio Unesc oferece atividades em horário estendido
Programa (Com)Vivendo na Escola inicia em 12 de agosto (Foto: Arquivo) Mais imagens

A partir do segundo semestre de 2013, o Colégio Unesc começa a oferecer atividades em horário estendido para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (6 a 10 anos). O Programa (Com)Vivendo na Escola permitirá que os alunos fiquem durante a manhã e tarde nas dependências da instituição, com aulas do currículo base e oficinas como escultura e cerâmica, literatura e brinquedoteca (com dinâmicas de leitura na Biblioteca), esportes, Cantinho Verde (plantio e colheita de verduras e legumes, que serão utilizados no Espaço Gourmet) e Espaço de Estudo.

O Programa está aberto para alunos do Colégio Unesc e filhos ou irmãos de professores, funcionários e alunos da Universidade – podendo ser aluno de outra escola no período vespertino. Os alunos estarão sempre acompanhados de professores ou estagiários do Colégio durante o período em que estiverem na instituição, inclusive no horário do almoço – a ser realizado em um restaurante dentro da Universidade.

Alunos do Colégio Unesc permanecerão na escola das 8 às 18 horas. Já estudantes de outras instituições, realizarão atividades das 8 às 12 horas. As aulas do Programa iniciarão em 12 de agosto e as matrículas estão abertas até sexta-feira (2/8), das 9h30 às 12 horas e das 13 horas às 18h30, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2013 às 17:15
Compartilhar Comente

Mestrado em Educação com inscrições abertas

Mestrado em Educação com inscrições abertas
São 29 vagas para a turma de 2014 (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para os interessados em fazer o Mestrado em Educação da Universidade. São 29 vagas para a turma de 2014. As inscrições vão até o dia 23 de setembro, na sala 15 do Bloco Q, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, ou por correio, via sedex (Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário, em Criciúma, SC). As inscrições via Correios deverão ser postadas até o dia 20 de setembro. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2594 ou pelo site www.ppge.unesc.net.

O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) oferece nove vagas na linha de pesquisa “Educação e produção do conhecimento nos processos pedagógicos”, 14 vagas na linha de “Educação, linguagem e memória” e seis vagas na linha de “Formação e gestão em processos educativos”.

Mais informações

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de julho de 2013 às 14:39
Compartilhar Comente

Capacitação para professores de Educação Física vai abordar Paulo Freire

Capacitação para professores de Educação Física vai abordar Paulo Freire
Interessados podem entrar em contato pelo e-mail gpom@unesc.net (Foto: Arquivo) Mais imagens

O referencial teórico metodológico de Paulo Freire será o foco de estudos deste sábado (27/6) dos participantes do PADI (Programa de Acompanhamento Docente no Início da Carreira para Professores de Educação Física) da Unesc. A capacitação, que ocorre no Complexo Esportivo da Universidade, das 8 às 12 horas, será ministrada pelo educador Emiliano Palmada Liu (Instituto Paulo Freire/SP).

Acompanhamento dos professores

O PADI é um projeto de extensão aprovado em edital da UNAHCE (Unidade Acadêmica de Humanidade, Ciências e Educação). Ele é organizado pelo GPOM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física) e tem como objetivo realizar um acompanhamento de professores iniciantes, buscando contribuir para que o processo de desenvolvimento profissional esteja centrado na escola.

O professor de Educação Física que quiser participar do PADI pode se inscrever gratuitamente, através do e-mail gpom@unesc.net.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de julho de 2013 às 11:30
Compartilhar Comente

Formação Continuada encerra com debate sobre o ensino das engenharias

Formação Continuada encerra com debate sobre o ensino das engenharias
Andrés Pesserl foi o palestrante do último dia do evento (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Formação do Engenheiro” foi o tema da última noite do Programa de Formação Continuada Docentes, realizada para o segundo semestre de 2013. O palestrante foi o engenheiro químico Andrés Pesserl, diretor-presidente da Omnes Perfumes e Cosméticos.

Segundo ele, a habilitação profissional necessária para o ingresso no mercado de trabalho vai além de saberes específicos da área. “As empresas precisam de pessoas que também tenham conhecimento social, político, cultural, econômico, comunitário e geográfico. Você pode não entender porque aprende na escola o nome da capital de Honduras, mas um dia você poderá estar em uma mesa de negociação com um cliente que é de lá e que vai gostar muito de saber que você se interessa pelo seu país”, exemplificou.

Pesserl já atuou como diretor industrial e comercial da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, diretor-presidente da Colorminas, presidente da Abracolor de São Paulo (Associação Brasileira dos Colorifícios) e do Sinquisul (Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense).

Segundo a diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Angela Costa Piccinini, empreendedorismo e inovação devem estar presentes na formação de novos engenheiros. “Precisamos pensar no que o mercado quer hoje e o que podemos fazer para melhorar na formação de novos profissionais”, afirmou. Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, eventos como a Formação Continuada ajudam a refletir sobre as práticas pedagógicas que colaboram para a melhoria no ensino. “O professor só cumpre o seu papel quando o aluno aprende. É preciso saber ensinar”, comentou.

As atividades do Programa de Formação Continuada ocorrem no período de recesso acadêmico e durante o ano letivo. Em 2013 diversas ações já foram desenvolvidas. Nesta etapa da formação continuada, a programação iniciou no dia 21 de maio com o 7º Seminário de Educação a Distância e encerraram hoje, com a palestra de Pesserl e os minicursos “A Práxis Docente em Contextos Digitais com o uso da Lousa Digital Interativa (LDI)”, ministrado pelas professoras da Unesc, Elisa Netto Zanette e Graziela Fátima Giacomazzo e “Pesquisa Qualitativa: Pesquisa Participante”, ministrada pela professora doutora Deise Luiza da Silva Ferraz (UFMG).

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2013 às 21:11
Compartilhar Comente (1)

Relatório de Autoavaliação Institucional é socializado

Relatório de Autoavaliação Institucional é socializado
Documento indica os desafios e os destaques da Unesc (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

O Relatório de Autoavaliação Institucional da Unesc foi apresentado na tarde de hoje (24/7) à Reitoria. O documento contém o resultado de todos os relatórios dos setores da Universidade, com avaliações internas e externas, no triênio 2010-2012. O Relatório indica os desafios e os destaques da Unesc e ações, que podem orientar a Universidade nos próximos anos.

Ele foi apresentado pela equipe da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e SEAI (Setor de Avaliação Institucional) ao reitor Gildo Volpato; vice-reitor Márcio Fiori; pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Aurora Dalla Libera Soratto; pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e diretores de UNAs (Unidades Acadêmicas) Indianara Becker – UNASAU, Ângela Piccinini - UNA CET, Angela Back - UNA HCE, e Daniel Préve - UNA CSA.

A autoavaliação tem inúmeros objetivos como, produzir conhecimento, identificar as causas dos problemas e deficiências da Instituição, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico administrativo, além de prestar contas à sociedade. Amanhã (25/7) ele será socializado com os gestores da instituição, no Miniauditório do Bloco P (sala 19), às 16 horas.

Relatório

O Relatório é uma solicitação do MEC, por meio da Conaes (Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior). A cada três anos a CPA realiza o levantamento de dados que possam dar subsídios para a avaliação de todas as atividades essenciais desenvolvidas pela instituição. O objetivo é melhorar a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Cada setor é responsável pela elaboração dos relatórios parciais, que são enviados a CPA.

CPA

A Comissão é composta por representantes dos professores, técnicos-administrativos, alunos e sociedade civil organizada. Ela articula o processo de elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional da Universidade e é responsável pela divulgação de seus resultados.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 24 de julho de 2013 às 16:10
Compartilhar Comente (1)