AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc fortalece compromisso com a formação continuada de docentes e gestores do Sul Catarinense e Norte do RS

Unesc fortalece compromisso com a formação continuada de docentes e gestores do Sul Catarinense e Norte do RS
Comissão se reúne semanalmente para definir novos projetos e parcerias(Divulgação) Mais imagens

A Unesc, como Universidade Comunitária, atenta às demandas da sociedade e com o compromisso com a formação inicial e continuada de professores e gestores, está à frente de uma comissão responsável pela elaboração de diretrizes para a realização de projetos e programas de formação continuada destinada para as redes pública e privada de ensino de Criciúma e região.
A comissão, formada pela Pró-reitora Acadêmica (Proacad), é composta pelos professores: Andréa Rabelo Marcelino, Diretoria de Ensino de Graduação; Ricardo Luiz de Bittencourt, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE); Gislene Camargo, coordenação dos cursos de Licenciatura; Silemar Maria de Medeiros da Silva, docente dos cursos de Licenciatura e a analista técnica Carla Cristina Casagrande Monteiro, Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. O grupo é presidido pela professora Andréa Rabelo Marcelino, assessora da Diretoria de Ensino de Graduação.
Com encontros semanais, o objetivo é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação construídas no diálogo com os municípios. Durante essas reuniões também são realizados momentos de acolhimento para uma primeira conversa com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e das Secretarias Municipais, bem como seus representantes legais, com intuito de construir de forma colaborativa propostas de formação continuada, que atendam às necessidades da comunidade escolar na contemporaneidade.
Para a presidente da comissão, trata-se de uma concepção de formação continuada que se constitui no movimento do diálogo e da cooperação entre a universidade e as comunidades educativas a fim de promover o desenvolvimento profissional de professores e gestores. “A concepção de formação continuada fundamenta-se em conhecimentos científico-cultural, técnico e humano, no sentido de viabilizar uma prática pedagógica consciente e transformadora na educação. Essas práticas pedagógicas alicerçadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consolidam o papel da Unesc na formação de professores”, explica Andréa.
A comissão iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2021 com o acolhimento das necessidades formativas de nove municípios interessados. Já foram firmadas parcerias com cinco cidades, abrangendo a formação continuada de aproximadamente 900 professores e gestores.
A Universidade segue à disposição para firmar novas parcerias com as redes pública e privada de educação, consolidando assim, sua missão institucional.
O Contato com a Comissão de Formação Continuada pode ser realizado pelo telefone: (48) 3431-2675 no horário comercial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2021 às 21:18
Compartilhar Comente

Médicos têm grau outorgado na Unesc

Médicos têm grau outorgado na Unesc
Universidade formou oficialmente três novos profissionais nesta sexta-feira (25/6) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ana Paula Domingues Campos, Caio Volpato Luciano e Laís Buttner Sartor são os mais novos médicos formados pela Unesc. Os três acadêmicos tiveram o grau outorgado no fim da tarde desta sexta-feira (25/6) pela reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, em cerimônia realizada de forma virtual.

A possibilidade de entregar novos profissionais à comunidade, conforme a reitora, é motivo de orgulho para a Universidade, que já formou mais de mil médicos ao longo dos anos de tradição do curso da Instituição. "Essa é uma oportunidade de contribuir ainda mais com a sociedade, pois entregamos, e digo com segurança, médicos muito bem formados na nossa Unesc. Hoje nós somos referência enquanto curso e Universidade e vocês fazem parte desta construção", afirmou.

A carreira profissional que se inicia, de acordo com Luciane, tem ainda mais responsabilidades diante do momento de pandemia e, da mesma forma, se torna ainda mais importante. "Nossos ex-acadêmicos logo ali atuando e conquistando seus espaços, assim como vocês, graduandos, o farão a partir de agora, representam parte de nós que vai com eles. Nos sentimos parte dessas conquistas e felizes pela confiança no ensino que entregamos. Nos conforta saber que eles irão fazer a diferença neste cenário tão desafiador", completou.

Participaram ainda da cerimônia virtual a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e a coordenadora-adjunta do curso de Medicina, Leda Soares Brandão Garcia, além da diretora da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Maria Julita Volpato Gomes, ex-colaboradora da Universidade e convidados dos formandos da noite.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2021 às 20:42
Compartilhar Comente

Curso de Fisioterapia da Unesc promove recital na próxima semana

Curso de Fisioterapia da Unesc promove recital na próxima semana
Primeiro evento do tipo promovido pelo curso será realizado na noite de segunda-feira (28/6) (Foto: Divulgação/ Matt Botsford) Mais imagens

Com foco na valorização da linguagem musical como forma universal de expressão capaz de refletir seus benefícios inclusive no contexto terapêutico, a Unesc contará com o Primeiro Recital do Curso de Fisioterapia. O evento, que será realizado de forma virtual, acontecerá na próxima segunda-feira (28/6), transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube, a partir das 19h.

A proposta, de acordo com a professora do curso e idealizadora do evento, Évelin Vicente, foi pensada a partir da ideia da música como forma de expressão universal manifestada pelos sentidos. “É a arte que se faz presente em diversos momentos da vida exercendo importante papel na formação do ser humano desde a infância, tendo em vista que ainda em fase intrauterina a criança já está interagindo com a linguagem musical. Existem muitas definições sobre essa palavra, mas todas elas convergem para um único aspecto: o de que a música faz parte da vida de todo o ser humano, em todo o seu contexto biopsicossocial, sendo, portanto, de grande relevância no ambiente terapêutico”, explica.

Diante da vontade de introduzir a temática sob o ponto de vista da área, o evento contará com a palestra “A importância da musicoterapia na fisioterapia”, proferida pela musicoterapeuta Angélica Canutto.

Antes e depois da explanação da convidada as atenções se voltam ao talento musical de professores e acadêmicos, responsáveis por apresentações ao vivo.

Além da comunidade acadêmica, toda a comunidade externa é convidada a participar e interagir por meio do Youtube no link: 

Mayara Cardoso - Agência de comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2021 às 21:32
Compartilhar Comente

Jogo da Velha como prática de aprendizagem

Jogo da Velha como prática de aprendizagem
Museu da Infância da Unesc promoveu mediação e confecção do jogo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Por meio de jogos e brincadeiras também é possível aprender, e no Colégio Unesc, os alunos mergulham em um universo de possibilidades de aprendizagem, afinal, ele está inserido em uma das maiores universidades de Santa Catarina, com inúmeros estudos, experiências e pesquisas voltados ao ensino. Nesta semana, em mais uma oportunidade de interação, o Museu de Infância da Unesc promoveu uma mediação e confecção do Jogo da Velha com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental.

A mediadora Aline Delavechia Rodrigues apresentou aos alunos uma breve fala sobre a origem do Jogo da Velha e suas regras. “Em um mundo totalmente digitalizado, as crianças perderam o hábito de praticar jogos de tabuleiro e outras brincadeiras tradicionais. Nesta atividade, eles puderam conhecer pessoalmente o Jogo da Velha, um dos jogos que faz parte do acervo do Museu da Infância da Unesc”, comentou.  

Além de conhecer a atividade, os alunos puderam confeccionar o próprio jogo, estimulando a criatividades de diferentes maneiras na utilização de retalhos de tecido, palito de picolé, tampinhas de garrafa pet e guache.

Para a professora Sinara Sombrio, a brincadeira não desenvolve apenas a criatividade. “Propomos essas atividades com os alunos para desenvolver raciocínio lógico, concentração e atenção, estimulando assim as crianças a se relacionarem entre si obedecendo as regras”, explicou.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2021 às 21:21
Compartilhar Comente

Cipa promove campanha para doação de sangue

Cipa promove campanha para doação de sangue
Os colaboradores terão dois dias para participarem da ação solidária Mais imagens

Os colaboradores terão dois dias para participarem da ação solidária

Chegou a oportunidade que você esperava para demonstrar a sua solidariedade e ajudar o próximo, sem saber a quem.  A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Unesc, em parceria com o Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (PROADH) está oportunizando dois dias para aqueles que queiram doar sangue.  

Nos dias 28 e 29 deste mês, veículos da universidade estarão disponíveis para o transporte dos doadores até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Criciúma. A ação solidária conta com o apoio da reitoria e os colaboradores estão liberados para participarem da campanha. Os interessados poderão efetuar sua inscrição pelo site: unesc.net/proadh.       

As partidas para o Hemosc estão programadas para dia 28 às 14h20 e no dia 29 serão em dois horários, às 8h40 e às 14h20. O ponto de encontro será no hall do bloco Administrativo. Em virtude da pandemia e seguindo os protocolos de biossegurança só serão permitidas oito pessoas por horário.  

No último dia 14, foi comemorado o dia mundial do doador de sangue e a universidade aderiu a campanha de conscientização, iluminando de vermelho pontos estratégicos no campus.

O que é necessário para doar:

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

• Ter repousado bem na noite antes da doação;

• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Não pode doar:

Quem tem ou teve as seguintes doenças:

• Hepatite após os 11 anos de idade;

• Lepra (Hanseníase);

• Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;

• Doença auto-imune;

• Doença de Chagas;

• AIDS;

• Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);

• Diabetes;

• Câncer.

Outras situações:

• Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses;

• Mantém relações sexuais de risco;

• Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses;

• Parceiro ocasional ou desconhecido (quando não há uma relação de compromisso): Aguardar 12 meses após o último contato sexual;

• Parceiro fixo (quando há uma relação de compromisso há mais de 06 meses): Com uso de preservativo, está apto para a doação. Sem uso de preservativo, aguardar 03 meses após o primeiro contato sexual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2021 às 19:41
Compartilhar Comente