AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Geografia realiza Seminário de Estágio e Docência

Curso de Geografia realiza Seminário de Estágio e Docência
Evento teve como objetivo socializar vivências de estágio (Foto: Divulgação) Mais imagens

Vivências de estágios supervisionados foram socializadas nesta segunda-feira (19/6), no 15º Seminário de Estágio e Docência do curso de Geografia. O evento reuniu professores e alunos que apresentaram artigos e trabalhos de campo realizados ao longo do semestre para todos os alunos do curso, comunidade acadêmica e escolas vinculadas ao estágio obrigatório.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de junho de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Vanildo e Laura contam suas histórias de amor pela Unesc, a aniversariante do dia!

Vanildo e Laura contam suas histórias de amor pela Unesc, a aniversariante do dia!
Seja há 32 anos ou há 10 meses, a Universidade já está no coração dos dois (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Se chegou agora, ou se chegou há muito tempo atrás, não importa, o amor pela Unesc brilha nos olhos daqueles que fazem dela a sua casa. O professor Vanildo Rodrigues, coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura, é um desses apaixonados. Com a emoção tomando conta da memória, ele contou sobre os seus 32 anos de Universidade. Além dele, a funcionária Laura Baesso também não esconde o amor que sente ao passar pelos portões da Unesc todos os dias. Ela está trabalhando na Secretaria Acadêmica há 10 meses, mas no coração, a Universidade já fez morada.

Vanildo conta que começou na Unesc ainda como acadêmico. Ele iniciou os estudos no curso de Engenharia de Agrimensura, em que hoje é coordenador. “Me formei na Unesc e logo assim que terminei meus estudos fui influenciado por meus professores a fazer um mestrado. Fui pra Curitiba e, antes mesmo de terminar, já me convidaram pra ser professor da Unesc. Voltei com muita felicidade, pois já havia criado essa paixão pela Universidade ainda na graduação”, comentou.

Os alunos, o ambiente, os professores, os funcionários, a forma como a Universidade se desenvolve, tudo encanta o professor. “É uma paixão mesmo. Com os meus alunos, por exemplo, eu tenho uma relação bem próxima, quase como uma família. Eu recebo eles na minha sala, escuto, dou conselhos. É uma troca, eu cresço com eles todos os dias”, comentou.

O tão sonhado dia

Laura estava sempre atenta no site da Unesc para se candidatar as vagas de emprego. Trabalhar na Unesc era o seu sonho. “Eu mandei meu currículo sem imaginar que seria chamada, e desde o primeiro dia que vim para a Universidade fazer minha entrevista eu senti algo diferente das outras empresas que eu já havia trabalhado, que é um sentimento de acolhida. Na Unesc as pessoas são extremamente amorosas, todos te permitem ter a sensação de que tu estás em casa”, comentou.

A colaboradora comenta que acredita na evolução mútua entre ela e a Instituição. “Eu estou bem feliz nesses 10 meses e não me sinto como alguém que está aqui só para dar o resultado, eu me sinto parte da Unesc. Acredito que o meu crescimento vai permitir que a Unesc cresça também, cada vez mais. Quero dar minha contribuição pra Universidade, porque ela está contribuindo muito para a minha realização pessoal e profissional”, comentou.

Aniversariante

Nesta quinta-feira (22/6), a Unesc completa seus 49 anos, cumprindo a cada dia seu papel como Universidade Comunitária. Além de oferecer um ensino de qualidade, são diversos os serviços oferecidos de forma gratuita, ultrapassando 70 mil atendimentos por semestre, principalmente na área da saúde e jurídica.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 22 de junho de 2017 às 14:40
Compartilhar Comente

Entre arte e educação, a Ana se encontrou na Unesc

Entre arte e educação, a Ana se encontrou na Unesc
E foi na Universidade que ela descobriu sua profissão (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O que encanta os olhos da estudante Ana Corrêa são os detalhes que a vida traz. Foi nas pessoas, na educação e na arte que ela encontrou o seu caminho para contribuir com o mundo. Dentro dessa realidade ela sempre teve a certeza que iria entrar na Universidade para atuar na área de Humanas. E não foi diferente. Hoje, na quinta fase do curso de Artes Visuais (Licenciatura) da Unesc, a estudante se sente realizada e direcionada para o que tanto sonhou.

Os cursos da área em que a Ana estuda compõem a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação), que tem a atenção voltada aos conhecimentos e valores que norteiam a formação da sociedade. Durante as atividades em sala, a atuação na comunidade e nos laboratório e ateliês da Universidade, os alunos aprendem a contribuir com a transformação do ser humano e do mundo social em que vivemos.

Levar conhecimento

Junto com a vontade de interpretar o que compõe a vida em sociedade, Ana sentia a necessidade de não só entender esses caminhos, mas também levar seu conhecimento adiante. Foi assim então que a aluna despertou o interesse pela Licenciatura.

“Ser professora é poder olhar nos olhos de uma criança e saber que mesmo que se passem 30 anos ela ainda vai lembrar de como a tua aula foi marcante. É mudar todas aquelas histórias traumáticas que se sofre na escola e formar cidadãos prontos para enfrentar seus desafios e objetivos de vida com coragem”, comentou a estudante.

Para ela, nada é mais importante que a satisfação de amar o que se faz. “Dar aula exige esforço e dedicação, mas ser professor é, muito antes de ser uma profissão, uma das formas mais bonitas de amor e cuidado. Já dizia Paulo Freire: ‘Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador, acima de tudo porque sinto amor’. Ser professor é estar lá para parar a qualquer dúvida. É acabar vivendo muitas vidas além da sua, as vezes sofridas e maçantes, mas, por amor, continua-se”, afirmou Ana.

Uma segunda família na Unesc

A estudante ressaltou o quanto se sente em casa ao passar pelos portões da Universidade. “A Unesc é uma família, é lugar em que você dá e recebe apoio, faz e reencontra amigos, além de trocar de conhecimentos de forma constante. São tantas as horas que passamos aqui dentro, mas eu não trocaria isso por nada. Nós sabemos o quanto de saudade iremos sentir. Além disso, é tão linda a forma como a Universidade gira em torno do aluno, pensando sempre no melhor e em como se aproximar ainda mais. Eu adoro estar aqui todos os dias”, ressaltou Ana.

Um mundo de possibilidades

Na Unesc são inúmeras as possibilidades para quem tem interesse em ingressar na área das Humanidades. Além de Artes Visuais, a UNA HCE conta com os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Teatro, Letras, Matemática e Pedagogia.

#escolhaunesc

Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 22 de junho de 2017 às 11:36
Compartilhar Comente

Território Paulo Freire: Professores participam de formação

Território Paulo Freire: Professores participam de formação
Troca de conhecimentos foi a terceira desde o ano passado Mais imagens

Os professores do Projeto de Extensão Território Paulo Freire ganharam um dia de aprendizado. Eles participaram de uma formação com presença de dois docentes do Instituto Paulo Freire, de São Paulo. As aulas ocorreram na última terça-feira (19/6) durante a tarde e à noite.

Durante o encontro, os representantes do Instituto dialogaram com as equipes dos projetos, que cumpriram atividades propostas pelos profissionais e tiveram o retorno sobre suas práticas extensionistas. Esta última ação foi realizada de uma forma mais prática, contemplando a linguagem freireana nos diferentes públicos, infantil, jovens e adultos, adequando-se às demandas dos projetos.

Os professores do Instituto compartilharam os conhecimentos pela primeira vez na Universidade em novembro de 2016. Após o primeiro encontro ocorreu outra troca de conhecimentos por web conferência.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de junho de 2017 às 10:11
Compartilhar Comente

Vice-governador visita a Unesc

Vice-governador visita a Unesc
Eduardo Moreira foi recepcionado na Reitoria da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (21/6) a visita do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada de Luca. Cumprindo agenda na região, Moreira e Ada vieram até a Universidade onde receberam o convite para a posse da nova Reitoria, em 30 de junho.

O vice-governador e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato e pelos candidatos eleitos para a nova gestão da Universidade, a atual pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, eleitos reitora e vice.

O encontro teve ainda a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e do coordenador de Ensino da UNA CSA, Thiago Fabris.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2017 às 20:20
Compartilhar Comente