Alunos do Proeja participam de atividade do Pibid Interdisciplinar
O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Interdisciplinar da Unesc promoveu nesta segunda-feira (8/6), uma saída de campo com alunos do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos), núcleo Dionício Milioli. Acompanhados pelos bolsistas do Pibid da Universidade, os estudantes do Proeja vieram à Unesc para assistir a peça de teatro “Vácuo”, do Grupo Inominus, do egresso do curso de Artes Visuais e supervisor do Pibid Interdisciplinar, William Machado, e do estudante de Artes Visuais da Unesc, Leandro Jung.
Os participantes da atividade conversaram com os atores sobre o processo de montagem da peça e logo conheceram os ateliês do curso de Artes Visuais. “O objetivo da ação foi estreitar as relações entre os alunos do Proeja com o espaço universitário, a ponto de despertar nos alunos o interesse de dar continuidade aos estudos”, comentou Machado.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 10 de junho de 2015 às 16:04Instituto do Iparque presta serviços na área de alimentos para empresas
Para chegar até a prateleira do supermercado, os alimentos precisam passar por um criterioso controle de qualidade. Isso não deve ser novidade para você, mas o que talvez não seja de seu conhecimento é que aquele frango congelado que você compra pode ter passado pela análise do Iali (Instituto de Alimentos) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). O instituto presta atendimento a empreendimentos desde 2011 e tem, entre clientes, empresas dos ramos de avicultura, suinocultura, bovinocultura e de laticínios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Credenciado junto ao Mapa (Ministério da Agricultura) e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola), o Instituto da Unesc possui laboratórios de análises microbiológicas e físico-químicas para o controle de qualidade de alimentos. A equipe técnica do Iali é formada por tecnólogos em alimentos, biólogos e engenheiros químicos com especialização nas áreas afins e capacitados em sistema de qualidade por institutos de metrologia, como o Inmetro. “Como integrantes do corpo técnico-administrativo da Universidade, os profissionais estão constantemente sendo avaliados e inseridos em um plano de capacitação permanente”, comenta a gestora do Iali, Maria da Glória da Silva Santos.
Segundo a responsável técnica do Laboratório de Microbiologia, Miriam Fabíola Colombo, entre outros clientes do Instituto destacam-se frigoríficos do Sul de Santa Catarina, fábricas de conservas e supermercados. “Os clientes podem trazer as amostras até o Iparque ou contar com o nosso Serviço de Coleta, que vai até a empresa recolher os produtos a serem analisados”, comenta.
Lucas Feliciano Rezende, responsável técnico pelo Laboratório de Análises Físico-Químicas, ressalta que o Iali também desenvolve atividades em parcerias com os demais institutos do Iparque e utiliza conhecimento de outros setores da Unesc. “Por estarmos dentro de uma Universidade, temos um relacionamento próximo com professores e pesquisadores de diversas áreas. E isso é um dos diferenciais do trabalho que oferecemos”, afirma.
Oportunidade para estudantes
A assistente de laboratório Josiane Ferreira Nagel é formada em Tecnologia de Alimentos pela Unesc e começou sua carreira no Iali como estagiária, enquanto fazia o curso técnico em Química, no Cedup Abílio Paulo, em Criciúma. “O Iali recebe muitos estudantes de cursos técnicos da região e dá oportunidade da construção de uma carreira, como aconteceu comigo. Depois do período de estágio fui efetivada pelo Instituto e isso abriu portas para que eu fizesse um curso superior na Unesc”, conta.
Conheça os laboratórios do Iali
O Instituto se divide em dois laboratórios, que prestam serviços para empresas:
Laboratório de Análises Físico-Químicas de Alimentos – realiza análises em diversos alimentos: carnes e produtos cárneos, vegetais, cereais, produtos láticos entre outros. Presta serviços na área de controle de qualidade, informação nutricional (valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras saturadas, insaturadas e trans, sódio e fibra alimentar) e na verificação de fraudes e adulterações (nitrito, nitrato, Dripping test entre outros).
Laboratório de Microbiologia – realiza serviços em análises em diversos alimentos (carnes e produtos cárneos, vegetais, cereais, produtos láticos, padarias e confeitarias, águas e entre outros); monitoramento ambiental (Swabs e exposição de placas); ensaios através de solicitação de inspeção federal, estadual ou municipal; investigação de um surto alimentar ou controle de qualidade da própria empresa; pesquisa de Salmonella e Listeria monocytogenes e contagens de Escherichia coli, Bacillus cereus, Staphylococcus aureus e coliformes, entre outras contagens.
Para a execução das análises os laboratórios utilizam metodologias oficiais e legislações vigentes além de possuir um Sistema de Gestão da Qualidade, baseado nas determinações da norma NBR ISO IEC 17025:2005.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 10 de junho de 2015 às 15:27Candidatos podem receber descontos de até 40% pelo SIM
Conforme o curso e a renda, os descontos do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) podem chegar a 40%. Pelo processo seletivo, o ingresso se dá pela análise do histórico escolar e os interessados podem escolher entre os mais de 30 cursos de graduação, presenciais e a distância, com vagas para a primeira ou diversas fases.
As inscrições podem ser feitas pelo portal unesc.net ou na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Unesc, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 21 horas.
Pessoa física
Os descontos para pessoa física variam conforme o curso e a renda e podem chegar a 35%. Eles são voltados para os candidatos aprovados pelo SIM que tenham renda per capita (por membro da família) entre dois e cinco salários mínimos.
Para participar do processo seletivo para a obtenção dos descontos, o calouro deve agendar a entrevista de perfil socioeconômico na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), pelo telefone (48) 3431-2686.
No ato da matrícula, os aprovados precisarão apresentar o documento que comprove o recebimento dos descontos. O benefício será renovado a cada ano e o aluno precisa apresentar novamente a documentação para comprovar que ele continua preenchendo os requisitos exigidos.
Pessoa jurídica
Empresas que possuem colaboradores aprovados pelo SIM, poderão garantir descontos nas mensalidades dos funcionários fazendo um convênio com a Universidade. Para isso, a empresa precisa entrar em contato com a Centac, pelo telefone (48) 3431-2545 ou pelo e-mail centac@unesc.net, solicitar o formulário de cadastro e a lista de documentos para o convênio.
Após a análise dos dados, se o parecer for positivo, os colaboradores poderão receber descontos entre 10% e 40%, conforme o curso escolhido.
Na matrícula, os calouros precisam apresentar o documento que comprove o recebimento dos descontos. Neste caso, os alunos precisarão apresentar comprovante anual de vínculo empregatício para continuarem recebendo o benefício.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 10 de junho de 2015 às 14:04Unesc realiza 2º Seminário do Direito da Criança e do Adolescente
Em Santa Catarina há mais de 180 mil casos de situação de trabalho infantil. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e dão conta ainda que dos 100 municípios brasileiros com maior índice de trabalho infantil de crianças com idade entre dez e 14 anos, 32 são de Santa Catarina. Dados como estes, e os avanços e desafios das políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente serão debatidos nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/6) na Unesc, durante o 2º Seminário do Direito da Criança e do Adolescente.
O evento é gratuito e aberto aos profissionais que atuam na área da Infância e Adolescência e aos estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem e cursos de Licenciatura.
Segundo o professor da Unesc e coordenador do Seminário, Ismael Francisco de Souza, o evento trata dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorado em 13 de julho, e do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho. “Mesmo havendo uma lei específica no Brasil, os direitos das crianças e adolescentes continuam sendo violados”, afirma Souza. “Além disso, vamos debater questões relacionadas ao direito à Educação Infantil, em especial o problema das creches que não atendem a todas as famílias que precisam de vagas”, complementa.
Programação
O Seminário inicia quinta-feira, às 19h15, com a palestra “Estatuto da Criança e do Adolescente – 25 anos: Entre Avanços e Desafios”, da professora doutora da UFSC e coordenadora do Nejusca (Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente) Josiane Rose Petry Veronese. A noite segue com a palestra “O Direito da Criança e do Adolescente: Perspectivas para Século 21”, às 20h30, com a professora doutora da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social. Os debates serão mediados por Souza.
Já na sexta-feira, às 8h30, “O Reordenamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil” estará em pauta com o professor doutor da Unisc e coordenador do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, André Viana Custódio. “Trabalho Infantil nos meios de Comunicação” será tratado às 9h30 pela professora do curso de Direito da Unisc e coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Suzéte da Silva Reis. Os debates serão mediados pela professora do curso de Direito da Unesc, Fernanda da Silva Lima.
O Seminário é realizado pela Unesc através da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva), Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito) e curso de Direito.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2015 às 22:04Eleições para corpo técnico-administrativo ocorrem nesta terça
As eleições para os representantes do corpo técnico-administrativo da Câmara de Ensino de Graduação; Consu (Conselho Universitário); Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e Câmara de Administração e Finanças ocorrem nesta terça-feira (9/6) no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), sala 13 do Bloco Administrativo, até às 19 horas.
O resultado das votações serão divulgados às 19h30. Os colaboradores podem votar nos candidatos:
Consu: Anne Marie Scoss e Juliane Barp Rosso
Câmara de Administração e Finanças: Adelaide Aparecida Sal Tineli,
Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Mariléia Maciel
Câmara de Ensino de Graduação: Juliane Barp Rosso.
Fonte: Secom
09 de junho de 2015 às 16:13
Newsletter
RSS