AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU
Mais imagens

A Unesc reforçou sua presença na nova diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) com a eleição do editor chefe da Editora e Livraria da Unesc (EdiUnesc), professor Dimas de Oliveira Estevam como conselheiro fiscal suplente para o mandato de 2023-2025.

A eleição e posse ocorreram durante o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e 35ª Reunião Anual da ABEU, realizados recentemente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Lavras, Minas Gerais.

“Fiquei muito feliz e honrado em fazer parte da nova diretoria. Essa participação traz benefícios tanto para a própria Universidade quanto para o desenvolvimento e fortalecimento do setor editorial universitário como um todo. Essa representatividade fortalece a Universidade e contribui para o avanço da edição universitária no país”, disse Estevam.

O evento contou com a participação de representantes de diversas editoras universitárias do país e entidades do livro, sendo um espaço importante de debates sobre acesso ao livro, ciência aberta e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Durante uma roda de conversa, o diretor da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, recebeu uma carta de compromissos das editoras acadêmicas, intitulada "Por uma política nacional do livro universitário: conhecimento e ciência para a reconstrução democrática do País", elaborada com base nas discussões realizadas ao longo dos quatro dias do evento.

A carta entregue ao diretor do MinC trata justamente da importância da consolidação da democracia no país como forma de garantir o direito de acesso à leitura. O documento também defende a ampliação de políticas públicas que viabilizem a atuação das editoras universitárias, para que possam continuar cumprindo seu dever de disseminar o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior.

Anteriormente, o professor da Unesc havia sido nomeado diretor da Regional Sul da ABEU, responsável pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em fevereiro deste ano. No entanto, ele optou por assumir o cargo na diretoria nacional da associação, abrindo caminho para sua eleição como conselheiro fiscal suplente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2023 às 11:23
Compartilhar Comente

Nivaldo Anibal Goularte: uma trajetória de dedicação à educação e legado inesquecível na Unesc

Nivaldo Anibal Goularte: uma trajetória de dedicação à educação e legado inesquecível na Unesc
Mais imagens

A Unesc é permeada por histórias inspiradoras, conquistas marcantes e legados que perduram. Entre eles, destaca-se a notável trajetória do ex-professor Nivaldo Anibal Goularte, que, aos 80 anos, faleceu em virtude de um câncer. Durante quase 35 anos, ele deixou uma marca indelével na Universidade, contribuindo de forma significativa para o progresso da Instituição.

“Nivaldo dedicou sua vida à educação, deixando uma profunda impressão na vida de estudantes e colegas. Compartilhou conhecimento, inspirou mentes e promoveu o desenvolvimento acadêmico e pessoal de todos que tiveram a oportunidade de cruzar o seu caminho. A paixão pelo ensino e compromisso com a educação foram admiráveis, fazendo dele um verdadeiro modelo a ser seguido”, expressa a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Natural de Araranguá, iniciou sua jornada na Instituição em março de 1975, aos 32 anos, como docente no curso de Pedagogia. Desde então, destacou-se pelo entusiasmo pela cultura, busca incessante pelo conhecimento e engajamento incansável em causas sociais. A habilidade em falar cinco línguas foi um testemunho de sua dedicação ao aprendizado.

Nivaldo foi um exemplo inspirador ao incentivar viagens de estudo que enriqueceram a formação acadêmica dos estudantes e abriram horizontes para futuras carreiras. A visão ampla e internacional expandiu a influência da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) além das fronteiras, conectando a Instituição com o mundo. Possuía graduação em Teologia; Geografia (Licenciatura e Bacharelado); especialização em Ciências Sociais Aplicadas e História do Brasil; além de mestrado em Educação.

“Quando ingressei na Universidade, me deparei com a presença enraizada do professor Nivaldo. Ele já fazia parte do corpo docente e estava imerso no ambiente acadêmico. Foi justamente nesses primeiros anos da minha vida universitária que presenciei uma série de transformações que foram fundamentais para moldar a caminhada atual em direção à democracia, à participação ativa dos estudantes, professores, funcionários e de toda a comunidade universitária na escolha dos dirigentes, por meio do voto direto e universal”, relembra o ex-reitor Edson Rodrigues.

Ainda conforme Rodrigues, a figura do professor Nivaldo esteve presente como um guia no processo de transição, sendo um exemplo de compromisso e dedicação à causa da educação. Sua participação ativa e aplicada contribuiu para que essa nova era de participação e democracia se consolidasse na Universidade. O envolvimento trouxe um olhar crítico e esclarecedor, fortalecendo ainda mais a importância da voz de cada membro da comunidade acadêmica.

“Hoje, olhamos para trás e reconhecemos que essas transformações foram cruciais para moldar a Universidade que temos hoje, uma Instituição que valoriza e incentiva a participação de todos, que promove a troca de ideias e a busca conjunta pelo conhecimento. O legado deixado por Nivaldo é um lembrete constante de que a união e o engajamento são elementos essenciais para a construção de uma educação de qualidade e uma comunidade acadêmica forte e unida”, reforça o ex-reitor.

Protagonista

Nivaldo foi também protagonista em diversas áreas como nas questões ambientais, indígenas e raciais. “Sempre foi solícito, determinado e firme em suas convicções. Possuía uma índole especial que o diferenciava até mesmo hoje. Sempre foi defensor fervoroso da Fucri/Unesc”, conclui Rodrigues.

Goularte atuou na Unesc até 2009 e passou pelos cursos de Biologia; Educação Física; Engenharia de Agrimensura; História; Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas; e Estudos Sociais. Passou pela Diretoria de Pesquisa, e pelos Museus Etnografia e Universitário. 

De uma sabedoria incrível, de um conhecimento exemplar, era difícil encontrar o Nivaldo, sobretudo na sala de trabalho, sem um livro na mão, sem estar altamente concentrado nas leituras das tantas obras que ele leu e se apropriou durante a vida, como pontua o ex-reitor Gildo Volpato.

“Ele tinha uma frase marcante que ressoa até hoje em meu cotidiano, especialmente quando discuto a importância do conhecimento e sua aplicação para transformar não apenas nossas próprias vidas, mas também a vida daqueles que nos rodeiam. Ele costumava comparar o conhecimento e sua apropriação a um palco: quanto mais abrimos as cortinas, maior o palco se revela. Isso significa que à medida que nos apropriamos do conhecimento, percebemos a imensidão do saber”, menciona.

História

Acadêmico, colega e amigo de Nivaldo, o professor Carlos Renato Carola, relembra a trajetória do professor. “O Nivaldo era um professor de história que dedicou a vida à docência, especialmente na formação de professores. Um professor com uma capacidade intelectual ampla, um conhecedor das grandes obras do pensamento ocidental, um professor extremamente responsável no seu fazer de ofício, de ser professor, que nos ajudou a desenvolver um pensamento crítico, uma visão crítica da sociedade e do mundo”, enfatiza.

Conforme o Carola, seu engajamento e compromisso com os menos privilegiados fizeram dele um professor crítico das injustiças sociais no Brasil e na América Latina. “Era uma pessoa generosa, uma pessoa também solidária, uma pessoa que desenvolveu um papel importante na história da Unesc. Um professor que merece uma grande homenagem”, finaliza. 

A filha Clarissa Milanez Goularte Tonelli também compartilhou sobre o amor que ele tinha pela docência e descreveu-o como alguém apaixonado pela educação e pelos estudantes. “Ele era um pai extremamente amoroso e atencioso, além de ser um marido dedicado e um avô exemplar. Transmitiu às netas sua paixão pelos livros, desejando que as pessoas, a sociedade e o mundo pudessem se transformar por meio da educação. Durante seus mais de 40 anos de carreira na área da Educação, ele sempre buscou transmitir essa mensagem”, diz.

A Universidade declarou luto oficial por três dias em decorrência do falecimento do ex-professor, em sinal de pesar.

Trajetória

Presidente do Conselho Técnico Pedagógico – 06/08/1979 a 03/09/1980;
Assessor de Educação – 27/10/1980 a 01/01/1983 e de 26/02/1985 a 03/06/1985;
Vice-diretor da Escola Superior de Tecnologia (Estec)  – 06/03/1979 a 03/09/1980;
Coordenador do Departamento de Estudos Sociais de 1978 a 1980 e de 1983 a 1984;
Diretor da Faculdade de Ciências e Educação de Criciúma (Faciecri) – 17/07/1985 a 17/07/1988;
De 1997 a 2004, atuou no escritório de Relações Internacionais, antes chamado de Assessoria para Assuntos Internacionais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2023 às 16:11
Compartilhar Comente

Unesc impulsiona conexões de negócios no evento SEI23

Unesc impulsiona conexões de negócios no evento SEI23
Mais imagens

A Unesc, além de ser parceira do evento Sinergia, Empreendedorismo & Inovações (SEI23) que ocorre em Içara, promoveu, na noite de quarta-feira (24/05), uma rodada de negócios em parceria com a metodologia Sebrae/SC, por meio do hub de inovação Unesc Connect.

A iniciativa, liderada pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, teve como objetivo fomentar apresentações, conexões e networking entre os participantes. Quarenta e oito empresários tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e apresentar seus negócios por meio de um pitch de um minuto.

Para facilitar as interações, foram montadas várias mesas, permitindo que os participantes trocassem lugares e compartilhassem seus empreendimentos. A rodada de negócios foi conduzida pela coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt Lopes.

Segundo a Gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Juliani Engel, a participação da Unesc nesse evento significativo proporcionou uma oportunidade valiosa para destacar as realizações da Instituição, estabelecer novas conexões e se envolver diretamente com outras pessoas, explorando suas culturas, negócios e infraestrutura.

“Isso demonstra o comprometimento da Unesc em estar alinhada com as últimas tendências e contribuir para o desenvolvimento da região por meio de projetos diversos, programas de graduação e pós-graduação, bem como serviços oferecidos pela Instituição”, disse.

Os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar e vivenciar uma ferramenta adicional de ensino e aprendizagem oferecida pela Instituição: os óculos de realidade mista. Essa tecnologia inovadora proporciona experiências diferenciadas aos estudantes universitários.

O Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e a incubadora Unesc também estiveram presentes para apresentar seus serviços. Além da rodada de negócios, o evento SEI23 também contou com a palestra inspiradora da ex-jogadora de basquete Hortência, intitulada "Lições de uma vida: estratégia, valores e atitudes de uma campeã".

Na sexta-feira (25/05), os participantes terão duas opções para uma imersão ainda mais profunda no empreendedorismo e na inovação. Haverá visitas técnicas (com inscrições limitadas) à Librelato Implementos Rodoviários e à Atom Robótica, ambas localizadas em Içara.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2023 às 14:04
Compartilhar Comente

Celebração emocionante marca o encerramento da 21ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem

Celebração emocionante marca o encerramento da 21ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem
Mais imagens

A noite de encerramento da 21ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da Unesc e da décima fase do curso foi marcada por momentos especiais, com a presença dos professores e familiares dos acadêmicos em evento realizado na última sexta-feira (19/05). A ocasião foi repleta de homenagens e significado, simbolizando o término de mais uma etapa importante na jornada acadêmica.

Um dos destaques da noite foi a cerimônia da lâmpada, um símbolo precursor da enfermagem moderna. “Essa cerimônia, realizada entre os professores e os estudantes, representa o compromisso de cuidado e dedicação que os futuros enfermeiros assumem em suas carreiras. Além disso, a frequência simbólica da fase foi ressaltada, reforçando a importância da presença constante e engajamento dos acadêmicos ao longo do curso”, enfatizou a coordenadora, Paula Zugno.

Em um momento verdadeiramente emocionante, os estudantes foram surpreendidos com brindes especiais durante o evento. Entre esses brindes, um toque especial foi dado com a entrega de cartas, uma escrita pelos próprios alunos durante uma aula em junho e outra dedicada pelos familiares. Ao lerem essas cartas carregadas de afeto e palavras sinceras, muitos não conseguiram conter a emoção, revivendo as experiências vividas e os desafios superados ao longo de sua jornada acadêmica.

A noite também contou com uma roda de conversa, onde profissionais da área puderam compartilhar suas experiências. Barbara Cunha, egressa da Unesc, destacou sua paixão pela emergência e como se formou em 2009. Atualmente, ela atua como enfermeira emergencista no Serviço Aeropolicial (Saer) e enfatizou a importância de receber o retorno dos pacientes, algo extremamente motivador.

Segundo ela, ser enfermeiro vai além de cuidar de uma pessoa machucada, é também cuidar do amor de alguém que está ali, estendendo a mão e aplicando todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

Outra profissional presente foi Luciana Ribeiro, egressa da Universidade, trabalha com perfusão de sangue e tem novas perspectivas na área. Ela é enfermeira do centro cirúrgico e especializada em cirurgia cardíaca, realizando a circulação extracorpórea. Luciana compartilhou sua paixão pelo cenário hospitalar e sua motivação em estar no hospital, sempre lembrando a importância de amar o que fazemos, independentemente do salário, pois o restante virá como consequência.

A Semana Acadêmica também foi mencionada, com destaque para a apresentação dos trabalhos dos estudantes. Durante a jornada, ocorreu o Nursing Day, uma gincana que incluiu atividades como a arrecadação de fraldas geriátricas, medicamentos para doação e doação de sangue.

Emoção

A presença constante dos familiares durante todo o evento reforçou não apenas o apoio, mas também o imenso orgulho sentido pelos estudantes em relação à sua jornada acadêmica. Uma das pessoas responsáveis por uma das homenagens emocionantes foi Jessany Marcilio, que se dedicou a buscar cada familiar para participar desse momento único. "Quando parei para pensar, percebi que nada tocaria as pessoas mais do que palavras vindas de um familiar. Fiquei extremamente feliz com o resultado", contou. 

Talia Baldessar, uma das acadêmicas presentes, expressou o quão importante e gratificante esse momento foi para ela. “É um reconhecimento de todo o esforço e dedicação investidos ao longo do curso”, descreveu.

A acadêmica Anne Bento também ressaltou a especialidade do momento. Para ela, estar presente junto aos familiares, revisitar todo o processo e perceber que valeu a pena cada etapa da jornada, tem sido uma experiência extremamente especial e significativa. Outro momento marcante foi o stand-up comedy e a homenagem aos pais, acadêmicos e corpo docente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2023 às 17:29
Compartilhar Comente

Unesc inicia Pós-Graduação em Gestão Escolar para a Educação Básica

Unesc inicia Pós-Graduação em Gestão Escolar para a Educação Básica
A aula inaugural foi com a palestra do diretor de Ensino Marcelo Feldhaus(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra clicando aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2023 às 13:49
Compartilhar Comente