Unesc recebe educadores e lideranças para palestra do Secretário de Estado da Educação
Professores, diretores de escolas, secretários de educação e acadêmicos da Unesc lotaram o Auditório Ruy Hülse na noite desta quarta-feira (8/5) para ouvir o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. O secretário ministrou palestra na Unesc sobre o Desenvolvimento da Educação em Santa Catarina trazendo a sua perspectiva sobre o futuro, suas prioridades e sugestões para que cada um dos presentes possa fazer a diferença no ambiente em que atua.
O evento foi realizado por meio da Sala dos Municípios e reuniu visitantes da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna).
Ter o auditório completamente lotado para um momento de discussão sobre o futuro da educação, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é motivo de muito orgulho. “É uma honra ter o secretário na Unesc e ainda mais ter o auditório lotado para recebê-lo. Isso mostra mais uma vez que a missão da Unesc de contribuir com o desenvolvimento da região por meio da educação, como uma das estratégias mais importantes que se faz presente no cotidiano da Instituição”, comenta.
De acordo com Luciane, o contato direto com Natalino e com a vice-governadora, Daniela Cristina Reinehr, que também esteve na Unesc nesta quarta-feira, abre portas para o crescimento mútuo e parcerias cada vez mais consolidadas que deverão trazer benefícios para todo o Estado.
Para a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, é um grande presente receber o secretário para uma fala em prol das regiões da Amrec, Amesc e Amurel. “Agradecemos de forma muito especial ao secretário, que atendeu nosso pedido, e a todos os presentes de toda a região que aceitaram o convite e vieram em busca de conhecimento na Universidade. Desejo que todos levem esses ensinamentos em busca da evolução no que diz respeito à educação, pois sem ela nós não temos como avançar”, salientou.
Conforme Isabel, essa é uma ação que marca um novo momento da Sala dos Municípios e tem o objetivo de contribuir cada vez mais com as comunidades das cidades da região. “Em breve estaremos inaugurando nosso novo espaço e queremos contar com a presença constante das lideranças dos municípios, para que possamos atender as suas demandas usando toda a estrutura oferecida pela Universidade”, completou.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 08 de maio de 2019 às 23:22Vice-governadora visita a Unesc e fortalece parceria da Universidade com o Estado
A Reitoria da Unesc foi palco, nesta quarta-feira (8/5), de mais um encontro que fortalece a parceria da Universidade com o governo do Estado. Isso porque a vice-governadora do Estado, Daniela Cristina Reinehr, primeira mulher a ocupar a função em Santa Catarina, esteve com a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, para conhecer mais de perto o trabalho da Instituição e ouvir as suas demandas. Daniela cumpre agenda no Sul e ainda ao longo do dia esteve no Porto de Imbituba e na associação empresarial da cidade.
Para Luciane, foi um grande prazer receber a visita da vice-governadora, mulher de visão que deixará sua marca em Santa Catarina. “Nesta breve visita pudemos dialogar sobre a importância das universidades comunitárias e saber do posicionamento positivo de Daniela sobre o assunto, inclusive por ter sido formada em uma das nossas comunitárias do Estado. Ter sua referência como mulher e agora ainda mais parceira da Unesc é realmente muito importante”, destacou.
A vice-governadora ouviu as reivindicações e sugestões propostas por toda a equipe de gestão da Universidade e agradeceu a recepção e a possibilidade de ações em conjunto entre governo e Universidade. “Fico muito satisfeita em saber que a Unesc se propõe realmente em ser parceira do estado e muito feliz em ver uma mulher reitora comandando os trabalhos na Instituição. Tenho certeza de que faremos boas parcerias, já que esses são os caminhos pelos quais conseguiremos ajudar o Estado e as comunidades. Nós olhamos essa possibilidade com bons olhos e tem tudo para dar certo”, salientou.
Entre os assuntos tratados estiveram a manutenção do Artigo 170 e o repasse do governo para tal finalidade, além da criação do Centro de Inovação em Criciúma, entre outras pautas.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 08 de maio de 2019 às 22:47Concerto Rosa: Noite especial em homenagem às mães
Uma noite de música e encanto dedicada às mães está sendo preparada na Unesc. É o 8º Concerto Rosa que, nesta sexta-feira (10/5), homenageará, de maneira especial, todas as pessoas que se sentem mãe . A apresentação gratuita ao público ocorrerá a partir das 20h30, no Auditório Ruy Hülse.
O repertório do evento, apresentado pelo Coral Unesc, contará com 13 músicas interpretadas por mais de 50 músicos por meio de sopranos, contraltos, tenores, baixos, instrumentistas e o maestro, Joel de Oliveira. A noite contará com a presença do Coral de Içara, de seu presidente, Marion Silveira Rego, e Reinaldo Hoeprs.
O Concerto Rosa é uma realização do Setor de Arte e Cultura da Universidade. São apoiadores do evento: Cantinho da Massa Restaurante e Pizzaria, Rover Pizzaria, Estação Lanches, MS Orquidário e Studiun 7 Produções e Eventos.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de maio de 2019 às 18:24Unesc faz parte de rede internacional de pesquisa da Universidade de Barcelona
O Laboratório de Neurologia Experimental, vinculado ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), está recebendo esta semana, a pesquisadora e doutora pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Controle de Medicamentos da Universidade de Barcelona, Luciana Tallini, que desenvolve um estudo com o objetivo de estabelecer bases para o aproveitamento sustentável de recursos naturais na busca de novos princípios ativos para o tratamento de doenças neurodegenerativas.
Luciana, que faz pós-doutorado na UFRGS, é uma dos pesquisadores de uma rede internacional de pesquisa da Universidade de Barcelona, da qual fazem parte instituições de Portugal e da América Latina. No Brasil, UFRGS e Unesc participam do projeto.
Até esta sexta-feira, Luciana e o professor doutor do PPGCS, Eduardo Rico, estarão unindo seus conhecimentos para avaliarem atividades neuroprotetoras de novas substâncias alcaloides extraídas de plantas da família Amaryllidaceae (amaralidáceas). No trabalho, utilizarão o peixe-zebra, organismo considerado ideal para a varredura (screening) e identificação de novas substâncias biologicamente ativas para o tratamento de doenças neurológicas.
A pesquisa faz parte de um projeto financiado pelo governo espanhol coordenado pelo professor doutor Jaume Bastida, da Universidade de Barcelona. “Meu orientador de Barcelona é referência mundial em isolamento de alcaloides nas amaralidáceas. O estudo dele aponta como as moléculas dessas plantas são. Na Espanha, quase todas as plantas dessa família foram estudadas e por isso foi estabelecido uma rede com Portugal e América Latina, onde há muitas plantas que ainda não foram estudadas”, afirma.
Além de Bastida, Luciana e Rico, o programa denominado Cyted Bifrenes conta com a participação do professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS, José Angelo Silveira Zuanazzi.
Segundo o professor da Unesc, Eduardo Pacheco Rico, a Universidade ingressou no programa por utilizar o zebrafish em pesquisas. “Para poder entender a validação cerebral das substâncias das amaralidáceas e a sua atividade biológica em doenças degenerativas, o modelo para varredura de fármacos utilizados é o zebrafish (peixe-zebra)”.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 08 de maio de 2019 às 17:57Serviço Aeromédico volta à pauta e dá primeiros passos para sair do papel
O projeto do Serviço Aeromédico no Sul catarinense voltou a ser debatido na tarde desta quarta-feira (8/5). Em reunião na Unesc, foram realizados os primeiros acertos para o projeto sair do papel. Entre as pautas levantadas, a comissão criada para tornar a iniciativa uma realidade falou de questões voltadas aos custos, implantação e modelo de atuação e gestão. “Daqui saíram as primeiras diretrizes de uma ideia para salvar vidas”, destaca o idealizador do projeto, vereador Tita Belloli.
O Saer (Serviço Aeropolicial), da Polícia Civil, chegou ao Sul catarinense em novembro de 2016 para atuar em questões plenas de segurança e situações emergenciais de saúde. Agora, o objetivo da proposta é que a aeronave contribua de forma mais direta em questões de atendimentos primários. “Em horários de grande movimento na cidade, a locomoção de uma ambulância até o local da emergência pode ser de até 40 minutos. Com a instalação do Serviço Aeromédico, é possível reduzir a chegada do socorro para até nove minutos”, explica o comandante do Saer em Criciúma, delegado Gilberto Mondini.
A representante da Universidade na comissão, Mágada Tessmann Schwalm, é coordenadora do Cer (Centro Especializado em Reabilitação) na Unesc. Para ela, a ideia é um importante passo para a região em questões de saúde, com destaque a possível velocidade de resposta do Serviço. “O tempo é valioso, não apenas em questões de socorro, mas também quando falamos de reabilitação. No tratamento de pacientes no Cer, podemos ver e reafirmar que o respeito a cada segundo é imprescindível para a recuperação e para salvar vidas”, destaca.
Além do tempo de transporte do paciente, o projeto também contribuirá com qualificação nos primeiros socorros. O objetivo é que a base do Saer conte com médicos e enfermeiros à disposição para entrar em atividade. “A medida será tomada para que o primeiro contato com a emergência seja realizado de forma ainda mais assertiva e segura”, explica Belloli.
Se implantado, a iniciativa atuará de Passos de Torres a Imbituba, cobrindo 50 municípios do Sul de Santa Catarina.
Expectativas positivas
Desde a implantação do Saer, em 2016, as tentativas de implantar o Serviço Aeromédico têm esbarrado em questões financeiras. Nesta oportunidade, segundo Mondini, a expectativa é de um resultado mais positivo. “Temos um grupo forte e mobilizado pela causa. Entendemos que quando falamos em vida, a parte dos custos ficam em segundo plano”, afirma.
Próximos passos da comissão
- Visita ao Serviço Aeromédico de Chapecó, podendo ser estendida para Joinville e Florianópolis.
- Simulação de resposta ao socorro, realizada no campus da Unesc, com a presença de autoridades e participação de estudantes da área da saúde.
- Estudo de custos para a implantação do Serviço. Cálculos iniciais apontam 13 centavos por habitante, custeados de acordo com a quantidade de moradores do município.
A comissão também poderá auxiliar em questões ligadas à compra de uma aeronave própria, a implantação em conjunto de uma pós-graduação em serviço aeromédico e ao novo espaço de base do Saer.
Comissão
Mágada Tessmann Schwalm – Unesc
Tita Belloli – Câmara de vereadores de Criciúma
Henrique Piovezan da Silveira – Corpo de Bombeiros
Djalma Alcântara da Silva – Saer
Acélio Casagrande – Amrec
Celso Heidemann – Amurel
Arlindo Rocha – Amesc
Flávio Spillere Júnior – Acic
Vanderlei Damin – Samu
Fabiano Armando – Prefeitura de Criciúma
Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de maio de 2019 às 17:49
Newsletter
RSS