AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Formandos da UNA HCE convidam reitor Gildo Volpato para paraninfo

Formandos da UNA HCE convidam reitor Gildo Volpato para paraninfo
Surpresa foi feita na noite desta quarta-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

A tarde de chuva parecia sem muitas novidades para o reitor Gildo Volpato. Até ele ser surpreendido por um pedido especial. As turmas que irão se formar no dia 23 de fevereiro, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação), convidaram Volpato para ser paraninfo. Irão colar grau estudantes dos cursos de Pedagogia, História, Artes Visuais, Matemática e Educação Física – Bacharelado e Licenciatura.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2017 às 19:51
Compartilhar Comente

No Dia Mundial Sem Tabaco, comunidade recebe orientações

No Dia Mundial Sem Tabaco, comunidade recebe orientações
Ação foi realizada no campus nesta quarta-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Você sabia que, por ano, 200 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência do uso do cigarro? Os dados são alarmantes e chamam a atenção para os riscos que ele causa para a saúde. Nesta quarta-feira (31/5), Dia Mundial Sem Tabaco, quem passar pelo campus da Unesc pode receber informações e orientações sobre o cigarro e como procurar ajuda para abandonar o vício. A ação está sendo realizada por professores e alunos da LASF (Liga Acadêmica de Saúde da Família) do curso de Medicina da Unesc nos períodos da manhã, tarde e noite.

O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ele causa cerca de 50 doenças diferentes, em especial as cardiovasculares, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago e por doenças respiratórias – 85% das mortes causados por bronquite e enfisema pulmonar são causadas pelo cigarro.

Programa de Combate ao Tabagismo


A Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma desenvolvem o Programa de Combate ao Tabagismo, que desenvolve grupos que se encontram com profissionais da saúde no intuito de combater o uso do cigarro. Na Unesc, as inscrições para o Grupo de Combate ao Tabagismo estão abertas até 10 de junho no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 13 do Bloco Administrativo da Universidade. O Grupo é aberto para a participação do público em geral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2017 às 19:49
Compartilhar Comente

Reitor da Unesc participa da abertura da Escola de Gestores da UFSC

Reitor da Unesc participa da abertura da Escola de Gestores da UFSC
Gildo Volpato será um dos palestrantes do seminário nesta sexta (Foto: Arquivo) Mais imagens

O reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, participa nesta sexta-feira (2/6), da abertura da Escola de Gestores da UFSC, que ocorre no campus de Florianópolis. Volpato será palestrante no seminário que marca o início das atividades da Escola e vai falar sobre os desafios diários e aprendizado como gestor da Unesc. A palestra será, às 14 horas, na Sala de Conselhos, localizada na Reitoria da Universidade Federal.

O convite para Volpato palestrar na UFSC foi feito pelo professor doutor Pedro Antônio de Melo, diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária) da UFSC.

Além do evento de sexta, o reitor vai participar da Semana de Geografia da Unesc, como palestrante, nesta quinta-feira (1º/6), às 14 horas. Volpato e os professores doutores Ângela Back e Ricardo Bittencourt vão abordar o tema “Sociedade Contemporânea e Formação Docente”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2017 às 19:45
Compartilhar Comente

Curso de Direito vai auxiliar nos processos de conciliações do Procon

Curso de Direito vai auxiliar nos processos de conciliações do Procon
Unesc e Prefeitura assinaram convênio na manhã desta quarta-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc vai auxiliar nos processos de conciliação do consumidor e possibilitar novas experiências aos seus alunos. A Universidade, por meio do curso de Direito, e a Prefeitura de Criciúma, por meio do Procon, assinaram convênio na manhã desta quarta-feira (31/5), na sede do Procon. “É uma proposta diferenciada, com benefício a população e uma oportunidade aos estudantes. Nossos alunos terão mais um espaço para aprender na prática o que conhecem nas salas de aula”, destacou o reitor Gildo Volpato.

A parceria vai levar os estudantes, uma vez por semana, para participar das audiências de conciliação entre os consumidores e as empresas. Todas as sessões serão acompanhadas por um professor da Universidade e por um conciliador do Procon. Para o coordenador do órgão público de Criciúma, Gilberto Santos, a assinatura traz benefícios para todas as partes, principalmente o consumidor. “Será algo benéfico para o Procon, para os acadêmicos e para a comunidade. Nós teremos uma ajuda muito bem-vinda e os alunos terão a oportunidade de ter experiências profissionais”, afirmou

A Unesc vai dar continuidade ao processo, encaminhando ao Judiciário, quando não houver acordo na audiência conciliatória. Com o convênio, o CPJ (Centro de Prática Jurídica da Unesc) ficará responsável pelo encaminhamento das soluções legais.

Parceria antiga

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou a presença da Unesc em ações da Prefeitura desde seu primeiro mandato. “Assim que assumi, em 2009, o reitor também assumiu a Universidade, desde então fizemos grandes parcerias, foram quase 50 projetos. Graças a Unesc e essas parcerias que assinamos conseguimos melhorar o dia a dia do cidadão. Talvez seja um dos últimos atos do Gildo em seu mandato, ele vai, mas suas conquistas pela comunidade ficarão”.

Fizeram parte da mesa de honra do evento o reitor da Unesc, Gildo Volpato; o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior; o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; o vice-prefeito de Criciúma Ricardo Fabris; o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo; o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, e presidente da OAB Criciúma, Fábio Jeremias de Souza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de maio de 2017 às 11:33
Compartilhar Comente

Colégio Unesc alcança posição de destaque no Desafio Nacional Acadêmico

Colégio Unesc alcança posição de destaque no Desafio Nacional Acadêmico
Game reuniu alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc se destacou entre escolas de todo o país no DNA (Desafio Nacional Acadêmico) de 2017, ficando entre as 10 melhores de um total de 353 na categoria Ensino Fundamental e entre as 42 melhores das 815 participantes do Ensino Médio. O DNA é o maior desafio de conhecimento realizado pela internet no Brasil e uma oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor.

Esta foi a quinta participação do Colégio Unesc no DNA e, em 2017, ele ficou entre os quatro melhores em Santa Catarina no Ensino Fundamental e entre os 12 melhores no Ensino Médio. Já em Criciúma, ficou entre os três melhores nas duas categorias.

Cerca de 100 alunos se envolveram no desafio, que, segundo a coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter, foi realizado em duas etapas: uma no dia 20 de maio, com 110 questões e a outra, com um enigma a ser resolvido no dia 27 de maio. O resultado saiu nesta quarta-feira (30/5). “Partilhamos essa conquista com os alunos e nos reunimos hoje para fazer uma comemoração. O resultado foi fruto do engajamento dos estudantes, que tiveram o apoio de professores de todas as disciplinas e de pais no desafio. Ele também confirma a qualidade do trabalho que tem sido feito pelo colégio com os estudantes”, afirma Daiana.

Para a professor organizadora da equipe do Ensino Fundamental 2 do Colégio Unesc, Louise Miron Roloff, o desafio é uma experiência diferente para os estudantes, e uma competição que promove o aprendizado. Segundo ela, os alunos tiveram que responder questões que abordavam juntas, diferentes áreas de conhecimento, como meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico e direito.

Em todas as edições, o DNA já reuniu mais de 280 mil pessoas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Nandi 31 de maio de 2017 às 10:54
Compartilhar Comente (1)