Criciúma agora tem Observatório Social
Oitenta cidades em 15 estados do Brasil já adotaram a ferramenta do OS (Observatório Social) e com isso geraram uma economia de R$ 300 milhões nos últimos dois anos. Dados como este, além de muitos exemplos da má gestão do dinheiro público foram usados na palestra de sensibilização para criação do Observatório Social de Criciúma, promovida pela ACIC, e que reuniu representantes de diversas entidades da sociedade, como a Unesc, na última quarta (14/5).
A apresentação, feita pela diretora executiva do Observatório Social do Brasil, Roni Enara Rodrigues, e pelo vice-presidente para Assuntos de Defesa e Controle Social do Observatório Social do Brasil, foi apresentado a força da ferramenta como controladora da corrupção e melhoria da eficiência da gestão pública. De forma técnica e sem emitir juízo de valor, os observatórios permitem aos prefeitos dados para reflexão, medição e mudança de atitude frente às compras e obras públicas.
“O evento constituiu a capacitação dos representantes das entidades interessadas em compor o conselho do OS de Criciúma e marca o processo de fundação do observatório criciumense. A previsão é de que nos próximos 30 dias ocorra a fundação do OS de Criciúma”, comenta o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, que representou a Unesc no evento.
A ACIC iniciou nesta quinta-feira os trabalhos de criação do OS, em continuidade ao evento, com a participação dos palestrantes, que vieram de Curitiba.
(Colaboração: Novo Texto Comunicação)
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 15 de maio de 2014 às 18:34Projeto de extensão visa prevenir e erradicar Alienação Parental
Os casais em separação conjugal que buscam atendimento na Casa da Cidadania da Unesc, do Distrito de Rio Maina, em Criciúma, serão beneficiados pelo projeto de extensão do curso de Direito “Prevenção e Erradicação da Alienação Parental”, que foi lançado na manhã de hoje (15/5). Agora os casais que são atendidos no local, e possuem filhos, receberão um atendimento diferenciado.
O projeto vai contribuir para que os filhos desses casais tenham o direito de uma convivência familiar sadia após a separação conjugal. O objetivo é evitar a síndrome da alienação parental (quando o pai ou a mãe coloca o filho contra o outro ex-cônjuge), que costuma ser cometida geralmente logo após a separação.
Esta é a segunda edição do projeto que no ano passado foi realizado no Bairro Próspera e atingiu resultados positivos: foram 154 pessoas atendidas diretamente (casais) e 323 indiretamente (filhos).
As coordenadoras do projeto são as professoras do curso de Direito Sheila Saleh e Renise Zaniboni e a professora do curso de Psicologia Karim Gomes. Participam da iniciativa os alunos do curso Anderson Tomaz e Daiane Ribeiro Preve.
A Casa da Cidadania do Distrito de Rio Maina está localizada na Avenida dos Imigrantes, 1340, no Centro Comercial Pierini e atende segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 horas e das 14 às 17 horas. O telefone do local é (48) 3442-1879.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 15 de maio de 2014 às 18:12Ciência da Computação oferece informática para a terceira idade
Com o objetivo de proporcionar à terceira idade inclusão digital, o curso de Ciência da Computação da Unesc realiza o projeto de extensão “Informática para a Melhor Idade”, gratuitamente. Os cursos são ministrados para 40 idosos, divididos em duas turmas de 20 pessoas. Nessa terça-feira (13/5) ocorreu a aula inaugural do projeto, com a presença das duas turmas.
Ao longo do projeto os idosos terão aulas duas vezes por semana, sendo uma turma nas segundas e quartas-feiras, das 15h30 as 17h30, e a outra turma nas terças e quintas-feiras, no mesmo horário. As aulas encerram em novembro de 2014. “Durante o curso o ensino ocorre de forma gradual, respeitando o ritmo de aprendizado de cada um e, além disso, são priorizadas atividades que despertem interesse nos alunos”, destaca a coordenadora do projeto, professora Merisandra Côrtes de Mattos Garcia.
O projeto também conta com o apoio da professora Ana Claudia Garcia Barbosa e Margarete Dagostim, além dos alunos Tiago Rodrigo da Silva, Nádia Soraida Mateus Pessoa, Ruano Marques Pereira e Allan Januário Ramos.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 15 de maio de 2014 às 17:42Projeto promove aproximação entre o CRAS do Renascer e o Museu da Infância
Promover uma aproximação entre unidades do CRAS de Criciúma e o Museu da Infância. Este é o objetivo de um projeto de extensão da Unesc, que já iniciou suas atividades no Bairro Renascer. Ao longo do ano o Museu vai levar até o CRAS oficinas de brinquedos, brincadeiras e contação de histórias, em um movimento de aproximação recíproca entre o Museu e as crianças da comunidade.
O projeto de extensão “O Museu da Infância e o CRAS: uma parceria visando estabelecer relações entre infância, identidade e memória”, aprovado em edital da Propex, por meio da UNA HCE, é coordenador pela professora Edite Volpato Fernandes e conta com o apoio das acadêmicas Sandreia de Farias Meller e Silvana Rodrigues dos Santos.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 15 de maio de 2014 às 13:39Unesc recebe Encontro do Conselho Regional de Odontologia
A Unesc recebe nesta sexta-feira (16/5) o Encontro do CRO-SC (Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina). Ao longo do dia, no Auditório Ruy Hülse e Miniauditório do Bloco P (sala 19), ocorrerão três palestras, além de homenagens a profissionais destaques da região. O evento, que tem apoio do curso de Odontologia, inicia às 13h30.
Confira a programação completa
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 15 de maio de 2014 às 11:37
Newsletter
RSS