Unesc será palco do Encontro Estadual dos Cursos de Ciências Econômicas
A Universidade receberá amanhã (29/5), o 17º ECCE (Encontro Estadual dos Cursos de Ciências Econômicas), realizado pelo Conselho Regional de Economia 7ª Região/SC. O evento reunirá coordenadores, chefes de departamentos de Economia, professores e representantes de acadêmicos para discutir temas que contribuam para o desenvolvimento dos cursos.
O ECCE tem o apoio do Cofecon (Conselho Federal de Economia) e da Unesc.
Programação - Sala 1 do Bloco O
8h30 - Credenciamento
10h – Abertura oficial
10h30 - Palestra: Avaliação dos Cursos de Economia pelo MEC.
Palestrante: Reynaldo Fernandes.
12h – Intervalo
14h - Mesa de Trabalho
Tema: Avaliação da implantação das diretrizes curriculares, incluindo novas práticas pedagógicas e novos conteúdos.
Apresentadores: Univille, Unidavi e UFSC.
15h30 - Intervalo
16h - Mesa de Trabalho
Tema: Tendência na formação do economista em cada IES (Instituição de Ensino Superior) e eventuais mudanças, tendo em vista as áreas de atuação deste profissional.
Apresentadores: Unesc, Furb, UnoChapecó e Udesc.
18h - Encerramento
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 18:44Universidade apoia 14ª edição do Prêmio Acic de Jornalismo
A Acic (Associação Empresarial de Criciúma) recebeu na manhã de hoje (28/5), jornalistas e representantes da imprensa de Criciúma e região para o lançamento do 14º Prêmio Acic de Jornalismo, do qual a Unesc é apoiadora. Além das categorias tradicionais Televisão, Jornal, Rádio, Web, Fotografia e Acadêmico, o concurso vai premiar novamente com as categorias “A Força da Indústria” e “Educação Para o Futuro”. Mais de R$ 14 mil serão entregues em premiações.
Para o presidente da Acic, César Smielevski, o Prêmio é um orgulho para a entidade, um motivador para a divulgação das potencialidades do Sul e vem a fomentar a competitividade da informação de maneira saudável. “A entidade, por meio deste concurso, faz um reconhecimento à imprensa e às notícias positivas. Desta maneira, também desafiamos cada vez mais a qualidade do que nos oferecem diariamente na mídia regional. A democracia de um país é tão forte quanto a sua liberdade de imprensa”, destaca.
O Prêmio ACIC de Jornalismo, em mais de uma década, já fez história não só na imprensa criciumense, como em todo o Estado, contando com participantes de outros municípios. A entrega dos trabalhos deve ocorrer até 31 de julho e a premiação está prevista para o mês de setembro.
*Com colaboração da Agência Novo Texto
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 17:52Exposição traz a criatividade de alunos revelada em fotografia
Quem passar pelo Espaço do Olhar, no hall da Biblioteca da Unesc até o dia 9 de junho, poderá conferir a exposição “Escultura na Cabeça I – Registro Fotográfico”. A mostra é o resultado do trabalho realizado por alunos da 2ª fase do Bacharelado e 5ª fase da Licenciatura em Artes Visuais, durante a disciplina de Escultura e Pesquisa.
No primeiro semestre deste ano, a professora Odete Calderan trabalhou com os alunos a livre expressão, o conceito e a técnica para a linguagem do tridimensional.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 16:51Empresária apresenta o Projeto Celeiro Criação
Alunos e egressos dos cursos de Artes Visuais e Design conheceram o Projeto Celeiro Criação, desenvolvido pela Formus, de Tubarão, e que pretende fazer uma parceria com a Universidade, para a participação de acadêmicos. A diretora da empresa, Claudia Silvestre, fez uma palestra segunda-feira (26/5), às 19h30, na sede da Aunesc.
Claudia falou sobre os movimentos atuais do Design: open source, revolução digital, anima artigiana, embryonic, mundo em renascimento, ready – made design e fenômeno maker.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 16:05Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade
O fortalecimento e a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) serão debatidos até amanhã (28/5) por estudantes, professores e profissionais das áreas do Direito e da Saúde da Unesc e de diversas instituições de todo o Brasil. Eles estarão reunidos no 2º Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva: (Re)pensando a Gestão de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde, que iniciou na noite de hoje (27/8), na Universidade.
O evento pretende promover um intercâmbio acadêmico e de prática social, com a construção de redes de pesquisa entre professores e estudantes e com a participação da sociedade e de gestores públicos da área. Segundo o presidente do evento, o professor da Unesc Reginaldo Vieira, o Seminário teve mais de 140 trabalhos inscritos nas áreas do Direito e da Saúde das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, sendo que 23 deles eram programas de Pós-Graduação. “Queremos provocar uma reflexão para resgatar as bases da Reforma Sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde”, comenta.
O Musical Unesc fez a abertura do evento, que contou com o painel “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do SUS”, com o professor doutor e coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva da UNB (Universidade de Brasília), Antônio José Costa Cardoso e a professora da UNB, Mônica Sampaio de Carvalho.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, é um privilégio para professores e estudantes poderem discutir Direito Sanitário e o Sistema Único de Saúde com profissionais de vários municípios do país e em um momento de mudanças. “Este evento traz a interdisciplinaridade tão importante para os diversos cursos. Faz toda a diferença a interlocução da Saúde com áreas como gestão e Direito”.
O secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti, comenta que a Unesc é uma grande parceira nas ações realizadas pelo município e que eventos como o Seminário Sul Brasileiro, são importantes momentos de reflexão e troca de ideias para a melhoria das políticas públicas da Saúde.
Estiveram presentes na abertura do evento o diretor geral da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Criciúma, Henrique Guglielmi, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, o vereador Silvio Ávila Júnior, a professora do curso de Direito, Márcia Piazza, o coordenador Regional de Saúde, Roque Salvan, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valmira Dagostin, o presidente da Acir (Associação de Comissões Intergestoras Regional), Rangel Loch, o presidente do DCE Unesc, Vinícius Monteiro, o presidente do CA de Enfermagem, Jonatan Roussenq e o presidente do CA de Direito, Andrew Loch.
A organização do Seminário é do LADSSC (Laboratório em Direito Sanitário e Saúde da Unesc, do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc), Nepiees (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde da Unesc), (UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário da Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc e cursos de Enfermagem e de Direito. O evento é apoiado pela Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 27 de maio de 2014 às 22:04
Newsletter
RSS