AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc será palco do Encontro Estadual dos Cursos de Ciências Econômicas

Unesc será palco do Encontro Estadual dos Cursos de Ciências Econômicas
Tendências do mercado profissional estarão entre os temas abordados (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade receberá amanhã (29/5), o 17º ECCE (Encontro Estadual dos Cursos de Ciências Econômicas), realizado pelo Conselho Regional de Economia 7ª Região/SC. O evento reunirá coordenadores, chefes de departamentos de Economia, professores e representantes de acadêmicos para discutir temas que contribuam para o desenvolvimento dos cursos.

O ECCE tem o apoio do Cofecon (Conselho Federal de Economia) e da Unesc.

Programação - Sala 1 do Bloco O

8h30 - Credenciamento

10h – Abertura oficial

10h30 - Palestra: Avaliação dos Cursos de Economia pelo MEC.
Palestrante: Reynaldo Fernandes.

12h – Intervalo

14h - Mesa de Trabalho
Tema: Avaliação da implantação das diretrizes curriculares, incluindo novas práticas pedagógicas e novos conteúdos.
Apresentadores: Univille, Unidavi e UFSC.

15h30 - Intervalo

16h - Mesa de Trabalho
Tema: Tendência na formação do economista em cada IES (Instituição de Ensino Superior) e eventuais mudanças, tendo em vista as áreas de atuação deste profissional.
Apresentadores: Unesc, Furb, UnoChapecó e Udesc.

18h - Encerramento

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 18:44
Compartilhar Comente

Universidade apoia 14ª edição do Prêmio Acic de Jornalismo

Universidade apoia 14ª edição do Prêmio Acic de Jornalismo
O lançamento do prêmio ocorreu hoje, na entidade (Fotos: Novo Texto) Mais imagens

A Acic (Associação Empresarial de Criciúma) recebeu na manhã de hoje (28/5), jornalistas e representantes da imprensa de Criciúma e região para o lançamento do 14º Prêmio Acic de Jornalismo, do qual a Unesc é apoiadora. Além das categorias tradicionais Televisão, Jornal, Rádio, Web, Fotografia e Acadêmico, o concurso vai premiar novamente com as categorias “A Força da Indústria” e “Educação Para o Futuro”. Mais de R$ 14 mil serão entregues em premiações.

Para o presidente da Acic, César Smielevski, o Prêmio é um orgulho para a entidade, um motivador para a divulgação das potencialidades do Sul e vem a fomentar a competitividade da informação de maneira saudável. “A entidade, por meio deste concurso, faz um reconhecimento à imprensa e às notícias positivas. Desta maneira, também desafiamos cada vez mais a qualidade do que nos oferecem diariamente na mídia regional. A democracia de um país é tão forte quanto a sua liberdade de imprensa”, destaca.

O Prêmio ACIC de Jornalismo, em mais de uma década, já fez história não só na imprensa criciumense, como em todo o Estado, contando com participantes de outros municípios. A entrega dos trabalhos deve ocorrer até 31 de julho e a premiação está prevista para o mês de setembro.

*Com colaboração da Agência Novo Texto

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 17:52
Compartilhar Comente

Exposição traz a criatividade de alunos revelada em fotografia

Exposição traz a criatividade de alunos revelada em fotografia
Trabalhos poderão ser vistos até 9 de junho (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Quem passar pelo Espaço do Olhar, no hall da Biblioteca da Unesc até o dia 9 de junho, poderá conferir a exposição “Escultura na Cabeça I – Registro Fotográfico”. A mostra é o resultado do trabalho realizado por alunos da 2ª fase do Bacharelado e 5ª fase da Licenciatura em Artes Visuais, durante a disciplina de Escultura e Pesquisa.

No primeiro semestre deste ano, a professora Odete Calderan trabalhou com os alunos a livre expressão, o conceito e a técnica para a linguagem do tridimensional.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 16:51
Compartilhar Comente

Empresária apresenta o Projeto Celeiro Criação

Empresária apresenta o Projeto Celeiro Criação
Claudia Silvestre conversou com alunos de Design e Artes Visuais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alunos e egressos dos cursos de Artes Visuais e Design conheceram o Projeto Celeiro Criação, desenvolvido pela Formus, de Tubarão, e que pretende fazer uma parceria com a Universidade, para a participação de acadêmicos. A diretora da empresa, Claudia Silvestre, fez uma palestra segunda-feira (26/5), às 19h30, na sede da Aunesc.

Claudia falou sobre os movimentos atuais do Design: open source, revolução digital, anima artigiana, embryonic, mundo em renascimento, ready – made design e fenômeno maker.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 16:05
Compartilhar Comente

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade
Seminário Sul Brasileiro vai debater o fortalecimento do SUS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fortalecimento e a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) serão debatidos até amanhã (28/5) por estudantes, professores e profissionais das áreas do Direito e da Saúde da Unesc e de diversas instituições de todo o Brasil. Eles estarão reunidos no 2º Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva: (Re)pensando a Gestão de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde, que iniciou na noite de hoje (27/8), na Universidade.

O evento pretende promover um intercâmbio acadêmico e de prática social, com a construção de redes de pesquisa entre professores e estudantes e com a participação da sociedade e de gestores públicos da área. Segundo o presidente do evento, o professor da Unesc Reginaldo Vieira, o Seminário teve mais de 140 trabalhos inscritos nas áreas do Direito e da Saúde das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, sendo que 23 deles eram programas de Pós-Graduação. “Queremos provocar uma reflexão para resgatar as bases da Reforma Sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde”, comenta.

O Musical Unesc fez a abertura do evento, que contou com o painel “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do SUS”, com o professor doutor e coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva da UNB (Universidade de Brasília), Antônio José  Costa Cardoso e a professora da UNB, Mônica Sampaio de Carvalho.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, é um privilégio para professores e estudantes poderem discutir Direito Sanitário e o Sistema Único de Saúde com profissionais de vários municípios do país e em um momento de mudanças. “Este evento traz a interdisciplinaridade tão importante para os diversos cursos. Faz toda a diferença a interlocução da Saúde com áreas como gestão e Direito”.

O secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti, comenta que a Unesc é uma grande parceira nas ações realizadas pelo município e que eventos como o Seminário Sul Brasileiro, são importantes momentos de reflexão e troca de ideias para a melhoria das políticas públicas da Saúde.

Estiveram presentes na abertura do evento o diretor geral da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Criciúma, Henrique Guglielmi, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, o vereador Silvio Ávila Júnior, a professora do curso de Direito, Márcia Piazza, o coordenador Regional de Saúde, Roque Salvan, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valmira Dagostin, o presidente da Acir (Associação de Comissões Intergestoras Regional), Rangel Loch, o presidente do DCE Unesc, Vinícius Monteiro, o presidente do CA de Enfermagem, Jonatan Roussenq e o presidente do CA de Direito, Andrew Loch.

A organização do Seminário é do LADSSC (Laboratório em Direito Sanitário e Saúde da Unesc, do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc), Nepiees (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde da Unesc), (UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário da Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc e cursos de Enfermagem e de Direito. O evento é apoiado pela Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 27 de maio de 2014 às 22:04
Compartilhar Comente