Trabalho humanitário: uma egressa da Unesc no Haiti
“O clima quente e seco, o idioma diferente, o trânsito caótico, a miséria aberta aos nossos olhos. E a imagem dos imponentes soldados brasileiros, sempre com a intenção de manter o ambiente seguro e estável”. A descrição é da 2˚ tenente médica do Exército Brasileiro Daliane Medeiros Mazzorana, formada em Medicina na Unesc, ao descrever sua chegada ao Haiti, que ainda segue firme em sua memória, mesmo quando já está a um mês da sua despedida da missão humanitária que integra.
Daliane, com 25 anos, é natural de Criciúma, se formou em 2012 e em novembro de 2013 embarcou para o Haiti com a MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), que completa dez anos de presença no Haiti em 2014. No exterior, a tenente médica atua na área de Clínica Geral, atendendo os militares do BRABAT (Brazilian Batallion) - Base General Bacellar, além de dar apoio médico em operações e ações sociais nas comunidades carentes de Porto Príncipe. Sua missão tem previsão de término em junho de 2014.
Uma missão recompensadora
“Quando saímos às ruas, por vezes nos deparamos com tristes cenários, mas coisas simples e cativantes se sobressaem, como o sorriso de uma criança haitiana ao ver a bandeira do Brasil estampada em nossas fardas. As ações sociais enobrecem ainda mais nossa alma. Poder levar água, comida, auxílio médico e diversão para estas pessoas não tem preço. Sentimos que estamos fazendo nossa parte”, comenta.
Depois de quatro meses no Haiti, a criciumense relata que o caminho percorrido teve dificuldades, mas que isso a tornou cada vez mais resistente. “Particularmente, esta experiência sempre terá um lugar especial em minha memória. Aqui pude desenvolver a prática da medicina com o toque especial de humanização, a oportunidade de conhecer uma realidade diferente da brasileira e todos os dias poder agradecer a Deus pelos privilégios e pelas coisas simples do dia a dia”, descreve.
Daliane traz em seu depoimento palavras do seu comandante, o coronel Anísio David de Oliveira Junior, dizendo que lá eles estão colocando tijolos em uma grande construção. E acrescenta que vai trazer consigo grandes amigos feitos na BRABAT.
O início do sonho
“Desde o início da formação médica sabemos que a Unesc possui como objetivo a preparação holística (visão integral) do acadêmico, destacando, além do âmbito profissional, o humanitário”, revela a criciumense. Unindo essa formação a uma visita que a turma de Daliane recebeu das Forças Armadas, criando expectativas de marcantes experiências, ela fez o processo seletivo para a carreira militar e foi aprovada para servir no Hospital de Guarnição de Florianópolis.
Foi então que começou uma nova etapa de sua vida e, a partir de conversas com colegas, alguns que tiveram experiências no Haiti, surgiu o desejo de integrar um seleta equipe que passaria seis meses dedicando-se ao auxílio da população do Haiti. “Porém, já haviam sido encerradas as inscrições e por um momento o sonho pareceu ter sido adiado. Mas tudo mudou quando em junho surgiu um documento em minha unidade com a finalidade de recrutamento de médicos voluntários para a MINUSTAH”, recorda.
E sem hesitação Daliane se inscreveu e foi selecionada. Passou por uma preparação de três semanas, na cidade de Campinas/SP, na 11ª Brigada de Infantaria Leve. E no dia 27 de novembro viajou para o Haiti, com “frio na barriga” e a emoção de deixar a pátria, amigos e familiares queridos por um ideal.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 05 de maio de 2014 às 10:12Professores e alunos apresentam trabalhos em três eventos esta semana
A Unesc será representada em três congressos nesta semana por professores e alunos da Instituição.
Seminário de Pesquisa Interdisciplinar
O primeiro evento, o 6º Seminário de Pesquisa Interdisciplinar/Conferência Internacional REGSA, inicia amanhã e segue até quinta (6 a 8/5), na Unisul, em Florianópolis. Durante o Seminário o professor e mestrando do PPGDS (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) Julio César Zilli, juntamente com a aluna do curso de Comércio Exterior Lara Spilere Sonego, apresenta o trabalho “Estudo das medidas de defesa comercial aplicadas pelo governo brasileiro no período de 2002 a 2012”.
Encontro de Economia Catarinense
Em seguida ocorre o 8º Encontro de Economia Catarinense, em Rio do Sul, nos dias 8 e 9 de maio. O evento conta com 14 trabalhos da Unesc, confira:
- “Direção econômica: uma questão sustentável” (Carlos Roberto da Silva – Unifacvest, Cristina Keiko Yamaguchi e José Correia Gonçalves)
- “Estudo sobre os gargalos na aplicação da logística reversa nas empresas de tintas e solventes na região de Criciúma, SC” (Thaísa Sombrio, Maria Helena Santos e Melissa Watanabe)
- “A estrada Três Barras e a integração do litoral norte catarinense com o planalto de Curitiba” (Alcides Goularti Filho)
- “Trabalho doméstico no município de Criciúma-SC na virada do milênio Paula Cristina Rita” (João Henrique Zanelatto)
- “O estudo da produção agrícola nos municípios da Amesc e Amrec no estado de Santa Catarina, sob ótica do uso e mudança do uso da terra” (Igor Olsson, Lilian de Oliveira, Melissa Watanabe e Cristina Yamaguchi)
- “A trajetória recente da economia catarinense (2000-2010): na contramão do crescimento?” (Liara Darabas Ronçani e Alcides Goularti Filho)
- “O compartilhamento do conhecimento nas propriedades de arroz” (Cristina Keiko Yamaguchi, Luciana Mandelli e Zeli Felisberto)
- “Jovens e mercado de trabalho: um mapeamento da produção científica brasileira no banco de teses da CAPES (2012)” (Fernanda de Oliveira e Giovana Salvaro)
- “Juventude e gênero: um estudo sobre o mercado de trabalho na região da Amrec, SC” (Fernanda de Oliveira e Giovana Salvaro)
- “A influência da cultura nas relações internacionais com os Estados Unidos da América” (Julio César Zilli, Ricardo Alves Colonetti e Camila Moises Machado)
- “Projetos profissionais de jovens: notas preliminares de um estudo com estudantes do último ano de um curso técnico em agropecuária do sul SC” (Samantha Maciel de Quadros e Giovana Ilka Salvaro)
- “Segurança alimentar e agricultura familiar: um mapeamento da produção científica brasileira no banco de teses da Capes (2012)” (Dimas de Oliveira Estevam, Carla Spillere Busarello e Giovana Salvaro)
- “Expectativas para o transporte ferroviário de cargas considerando o estudo de viabilidade do sistema ferroviário no estado de SC” (Ricardo Alves Colonetti e Alcides Goularti Filho)
- “Inserção e consolidação do terminal pesqueiro de laguna na formação da cadeia produtiva da pesca em SC” (Luiz Claudio de Freitas)
Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas
Por fim, ocorre o 9º Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, na Unisc, em Santa Cruz/R, de 7 a 9 de maio. Neste evento ocorre a apresentação de dois artigos da Unesc, confira:
- “Políticas públicas de financiamento para investimento: um estudo comparativo das contratações efetuadas pelo Badesc em Santa Catarina no período de 2008 a 2012” (Julio César ZIlli e acadêmica Aline Alano)
- “A balança comercial do Brasil e do estado de Santa Catarina com o Mercosul: uma análise histórico-descritiva” (Julio César ZIlli e acadêmica Valdir Scarduelli Neto)
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 05 de maio de 2014 às 11:57Cofafe: inscrições prorrogadas até quarta-feira
Os funcionários e professores da Unesc que quiserem participar da 24ª Cofafe (Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe) ganharam mais alguns dias. As inscrições foram prorrogadas até quarta-feira (7/5). Em 2014 a Cofafe ocorre de 19 a 21 de junho, na Univali, em Itajaí.
As inscrições são gratuitas, com direito a alojamento na Univali, transporte e alimentação - café da manhã, almoço e jantar (não inclui agasalhos e hospedagem em hotel). As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Em 2012 a Unesc sediou o evento, conquistando o tetracampeonato, e agora vai em busca do pentacampeonato.
Treinamentos
Algumas modalidades já iniciaram os treinamentos, que são abertos a todos os interessados, que podem entrar em contato pelo telefone 3431-2756 ou e-mail esportes@unesc.net. A Unesc vai participar de todas as modalidades.
Clique aqui e confira locais e horários dos treinos.
Participam das competições 16 instituições de ensino, envolvidas nas seguintes modalidades:
Coletivas:
- Bocha masculino e feminino
- Futebol suíço masculino
- Futebol suíço sênior masculino
- Futsal masculino e feminino
- Futsal sênior masculino
- Voleibol masculino e feminino
Individuais:
- Corrida Rústica masculina e feminina
Experimentais:
- Streetball misto
- Voleibol de praia 4x4 misto
De mesa:
- Canastra masculino e feminino
- Dominó masculino e feminino
- Sinuca masculina e feminina
- Tênis de mesa masculino e feminino
- Totó masculino e feminino
- Truco masculino e feminino
- Xadrez masculino e feminino
Confira o blog oficial da competição
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 05 de maio de 2014 às 15:59Experiência do Comitê Araranguá é apresentada a alunos de Engenharia Ambiental
A experiência do Comitê de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Araranguá na consolidação dos processos de gestão pública da água foi apresentada aos alunos da oitava fase do curso de Engenharia Ambiental da Unesc na manhã desta segunda-feira (5/5). O tema foi abordado pela engenheira ambiental Michele Pereira da Silva, que é consultora técnica do órgão. A ação ocorreu durante a atividade da disciplina de Planejamento e Gestão Ambiental Pública, dos professores José Carlos Virtuoso e Jader Lima Pereira.
Profissional egressa da Unesc, Michele destacou o atual momento do comitê, que está em fase de realização do Plano de Bacia por uma empresa contratada pelo Estado. Segundo ela, trata-se de uma ferramenta fundamental que possibilitará a efetiva gestão dos recursos hídricos. “No momento temos trabalhado a mobilização em torno da necessidade de participação da sociedade na questão da água”, disse, destacando o programa de cadastro de usuários.
A engenheira destacou também a importância do trabalho de convencimento dos setores público, empresarial e da população sobre a questão da água. “As pessoas só pensam que a água vem da torneira e não têm noção de que vem das nascentes, que precisam ser cuidadas”, lembrou.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 05 de maio de 2014 às 15:42Jornadas científicas de Nutrição ocorrem de 5 a 8 de maio
A 8ª Jornada de Nutrição e 1ª Jornada Integrada do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional Em Saúde Pró-Saúde Criciúma - Linha Redes de Atenção Nas Doenças Crônicas ocorre na próxima semana na Unesc. Os eventos reunirão profissionais da área de nutrição e ciência de alimentos, trazendo atualizações e capacitações aos acadêmicos e profissionais atuantes no setor.
A abertura oficial das jornadas é na segunda-feira (5/5), às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, sendo que na terça (6/5) será celebrado os 10 anos do curso de Nutrição, também no Auditório. O evento segue até o dia 8 de maio.
Confira a programação completa
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 05 de maio de 2014 às 09:58
Newsletter
RSS