Professor e mestranda da Unesc realizam intercâmbio na Europa e concretizam avanços para o Programa de Pós-Graduação em Direito
O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc se fez presente no cenário internacional mais uma vez. Nesta semana, o professor doutor Ismael Francisco de Souza e a mestranda Beatriz Reis estão realizando uma atividade de pesquisa e intercâmbio na Europa, em parceria com o PPGD da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul).
Na terça-feira (9/4), Ismael e a Beatriz levaram seus conhecimentos ao 5º Seminário Internacional Hispano-luso Brasileiro, para falar sobre direitos fundamentais e políticas públicas. Durante o evento, o professor apresentou uma palestra com o tema “Teoria da Proteção Integral” e a mestranda, orientanda do professor doutor Rodrigo Goldschmidt, apresentou um trabalho sobre “dados sensíveis do trabalhador”.
O Seminário ocorreu na Universidade da Coruña, na Espanha, e terá uma segunda etapa na Universidade do Minho, em Portugal.
Conquista
Também nesta semana, o Programa de Pós-Graduação marcou em sua história a entrada para a Rede Ibero-Americana de Ensino e Pesquisa em Direitos da Criança. A concretização do ingresso no seleto grupo da Rede Ibero-Americana foi realizada por meio de uma carta de adesão, entregue pelo professor Ismael à professora doutora Antonia Picornell Lucas, coordenadora da organização.
Em todo o mundo, a Rede é integrada por mais de 50 instituições, das áreas de educação, pesquisa, políticas públicas e extensão. Na mesma oportunidade, também foi iniciado um diálogo para estabelecer parcerias com a universidade Salamanca, da Espanha.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de abril de 2019 às 15:37Comercio Exterior comemora 20 anos: Conversa entre egressos e estudantes marcará início da confraternização
O curso de Administração - habilitação em Comércio Exterior da Unesc comemorará seus 20 anos com festa e conhecimentos. A programação iniciará com o painel “O profissional de comércio exterior – desafios, perspectivas e formação acadêmica”, de modo que os egressos que marcaram a história do curso compartilharão suas experiências com os estudantes da graduação. "O curso se orgulha em ter formado profissionais atuantes no cenário local e internacional. Suas atividades iniciaram em fevereiro de 1999, e até o momento já são 845 profissionais formados”, conta a coordenadora do curso, Izabel Regina de Souza. O evento ocorrerá no dia 16 de abril.
O professor da graduação e um dos idealizadores do evento, Wagner Blauth, conta que o objetivo é integrar estudantes e profissionais que passaram pela Universidade, demonstrando as possibilidades que a área oferece. “Os quase 200 acadêmicos do curso aprenderão com experiências reais, vividas na graduação e no mercado de trabalho, e conhecer as oportunidades da área”, explica.
Programação
O evento contará com a participação dos egressos Marcelo Tiscoski, diretor da City Comercial - Importação & Exportação; Bruna Cechinel Bonetti, representante comercial da Tile Export; Barbara Degásperi, analista de Comércio Exterior da Decor Export; Maykon Elias, gerente de comércio exterior na Olivo S.A, e Gabriela de Souza de Mattia, representante da Trade Line Assessoria em Comércio Exterior.
Dividido em quatro momentos, o evento iniciará às 17 horas, com um acolhimento realizado pelo curso e pela Unesc TV, para a captação de depoimentos dos egressos convidados.
Das 18 às 19 horas, ocorrerá uma recepção no Auditório Ruy Hülse. A partir das 19h15, será realizada a abertura do Painel e às 21h30 o evento será encerrado.
O curso de Comércio Exterior
Pioneiro no Sul Catarinense, foi criado com o papel de atender a demanda do mercado por profissionais capacitados. Desde então, tem aproximado empresas e contribuído para o desenvolvimento e formação de profissionais.
A coordenadora do curso, Izabel Regina de Souza, enfatiza a ligação próxima que o curso tem com profissionais, empresas e órgãos que pertencem a cadeia produtiva do comércio exterior, possibilitando o estudante a ter experiências práticas e se mostrar pronto para o mercado de trabalho.
O curso tem duração de quatro anos, com ingresso no primeiro e no segundo semestre de cada ano, e aulas no período noturno. Segundo a coordenadora, a graduação se preocupa em formar profissionais voltados ao empreendedorismo, o que permite aos acadêmicos definirem qual o seu mercado de trabalho, desenvolver seus próprios negócios e, assim, gerar novos postos de trabalho.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de abril de 2019 às 14:15Ambiente politizado marca debate entre chapas do Grêmio Estudantil no Colégio Unesc
Um ambiente politizado, respeitoso e plural. Assim percorreu o debate entre as chapas que concorrem à Presidência do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc. O evento ocorreu nesta terça-feira (9), e buscou oferecer espaço para apresentação de propostas, discussão de ideias e interação entre as chapas e os alunos do Colégio. As eleições ocorrem na próxima terça-feira, 16 de abril. A posse da chapa vencedora será no dia 8 de maio, no Auditório Ruy Hülse.
As chapas “Nova Geração”, “Renovação” e “Voz Estudantil”, homologadas na última semana, participaram do debate. Cada uma delas apresentou suas propostas para a melhoria do convívio social dentro do Colégio Unesc, tais como eventos e arrecadação de verba, além de ideias para aproximar os estudantes da comunidade externa do Colégio, realçar destaques estudantis, entre outros.
Os alunos votantes, por sua vez, buscaram tirar dúvidas. “Como imaginam melhorar o Intercolegial (evento esportivo)?”, questionou uma estudante. “ Eu quero saber como será a arrecadação de dinheiro”, indagou outra. “E a representatividade das minorias, como fica?”, demandou um terceiro. “Foi um debate muito produtivo, todos com respeito às ideias opostas”, elogiou a diretora do Colégio Unesc, Marlene Pires, que também parabenizou o interesse dos estudantes em participar. “Além do respeito e da participação de todos, fluiu com a harmonia que prezamos no Colégio”, destacou.
Mediação estadual
Quem mediou o debate foi o presidente da União Catarinense das e dos Estudantes Secundaristas (UCES), Eduardo José Mariuzza. Ele ressaltou a importância do debate para o Grêmio. “Um Grêmio Estudantil não é algo novo e, além de vir até a escola para aprender, o aluno faz parte dela”, disse, elencando a necessidade da participação dos estudantes no Grêmio.
A professora responsável pela coordenação dos trabalhos do Grêmio e que leciona a disciplina de História no Colégio, Wânia Inácio da Silva Ramos, elogiou a vontade dos estudantes de politizar o ambiente. “É interessante ver que todos estão buscando participar, expor ideias, discutir medidas para o bem comum. O debate mostrou que as chapas e os alunos respeitam os adversários e ideias contrárias, mantendo o alto nível da conversa”, colocou.
O mediador do debate completou: “É importante que estejam buscando o melhor. Foram muitas propostas apresentadas e sairemos daqui sabendo que o Grêmio não é uma chapa ou outra, mas sim cada um dos alunos, da direção, todos”. Mariuzza também colocou a UCES à disposição do Grêmio Estudantil.
Fagner Santos - Assessoria de imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Fagner Gregório Dos Santos 10 de abril de 2019 às 14:15Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque
Professores e diretores da Escola Governador Heriberto Hulse conheceram, na última semana, os laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Unesc, alocados no Iparque - Parque Científico e Tecnológico. A visita tem relação com o projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. Os alunos da instituição terão acesso a aulas práticas dentro das instalações do Iparque.
Os visitantes foram guiados pela equipe do projeto, atualmente liderada pela professora e coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Beatriz Coelho Arnt, e pelo professor Felipe Zanette da Silveira. “O objetivo é que os professores conheçam toda a estrutura que os alunos utilizarão ao realizarem as aulas no Iparque”, explicou Ângela.
A visita percorreu os laboratórios de Processamento de Polímeros, Materiais Cerâmicos e Fundição. “Estes são os ambientes que os alunos irão utilizar durante as atividades práticas”, colocou a coordenadora do curso. Durante a visita foi possível conhecer também os laboratórios dos cursos de Design, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. O objetivo é fomentar a busca pelos cursos de engenharias, em especial a Engenharia de Materiais.
Na prática
O projeto possui capacidade para atender 15 alunos por turma. Estes alunos serão transportados da escola até o Iparque onde lá poderão interagir com o cotidiano do Engenheiro de Materiais. “Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos do ensino médio nas atividades desenvolvidas nos laboratórios. As práticas iniciarão com as matérias-primas, passarão pelos processos de fabricação polimérico, metálico e cerâmico, até a obtenção de um produto ao final das atividades”, disse Zanette.
Este é o segundo ano de atuação do projeto. Em 2018, com a participação da Escola Padre Miguel Giacca, mais de 100 alunos foram beneficiados direta ou indiretamente. “Este ano contamos também com a participação da Escola Governador Heriberto Hulse e estimamos atender mais de 160 alunos em 2019”, comentou o coordenador do projeto.
Escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered), que faz a ponte entre as escolas e o projeto, ou diretamente com o departamento do curso de Engenharia de Materiais pelo telefone (48) 3431 2639.
Fagner Santos - Assessoria de imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Fagner Santos 10 de abril de 2019 às 14:02Orientações sobre Imposto de Renda no campus
O projeto Imposto de Renda na Praça concluiu mais uma etapa nesta terça-feira (9/4), de modo que mais de 70 alunos e professores do curso de Ciências Contábeis se revezaram entre cinco postos de orientação pelo campus da Unesc. As mesas para orientação sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2019 foram colocadas no bloco Administrativo, na Praça do Estudante e nos blocos XXI, S e R.
Esta foi a terceira ação do projeto, de maneira que os alunos do curso de Ciências Contábeis da Unesc participaram da ação com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre IR. O atendimento aconteceu das 19 às 22 horas. No sábado (13/4), o curso também promoverá a ação de Imposto de Renda na Praça Nereu Ramos.
Ao todo, a atividade envolverá 71 pessoas, sendo 66 acadêmicos e cinco professores. O responsável pelo projeto e idealizador do tradicional Imposto de Renda na Praça, professor Manoel Vilsonei Menegali, explica que as turmas serão divididas em 12 acadêmicos por grupo para atender a demanda trazida pelo assunto.
Solidariedade e aprendizados no Imposto de Renda
Além de tirar dúvidas sobre a Declaração, o grupo também orientará os presentes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto ao FIA (Fundo para Infância e Adolescência). “Esta parceria forte que temos com o FIA e com o Conselho da Criança e do Adolescente tem trazido um reflexo positivo ao curso e grandes aprendizados aos estudantes, contribuindo também com a comunidade”, afirma Menegali.
O professor também explica que a doação é opcional e contribui diretamente com o Fundo, sem passar por processos anteriormente. “Quem opta pela declaração no modelo completo pode deduzir 3% do valor total de seu Imposto, incentivando políticas voltadas para a garantia de direitos e o desenvolvimento de crianças e jovens”, frisa.
A coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, explica que apesar da ação se concentrar em dois meses do ano, o movimento vai muito além da presença dos alunos na praça ou no campus. “Temos o ensino em sala de aula, minicursos, cursos ministrados para entidades e um belo movimento de esforço e dedicação dos estudantes”, destaca.
Saiba mais sobre o Imposto de Renda com o material produzido pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc:
Quem deve declarar o Imposto de Renda?
- Quem recebeu rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos, não tributados ou tributados exclusivamente na fonte, superiores a R$ 40.000,00;
- Quem obteve ganho de capital na alienação de bens ou realizou operações em bolsas de valores ou semelhante.
- Quem optou pela isenção de imposto sobre a renda incidente de capital auferido na venda de imóveis ou residências, cujo produto da venda foi aplicado na aquisição de imóveis localizados no Brasil, dentro do prazo de 180 dias da aquisição.
- Quem obteve receita bruta, com origem na atividade rural, superior a R$ 142.798,50.
- Quem obteve posse, em 31 de dezembro de 2018, de terras no valor de R$ 300.000,00 ou superior.
Quem pode fazer a doação?
- Pessoa física que opta pela Declaração de Ajustes Anual do Imposto de Renda utilizando deduções legais.
Qual a data limite?
- Até 30 de abril.
Como fazer o repasse?
- Preencher a opção “municipal” na guia “Doações diretamente na declaração”.
Segundo Menegali, ao fim do processo é importante imprimir e pagar o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), já que o não pagamento pode acarretar em juros previstos na legislação.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 10 de abril de 2019 às 09:32
Newsletter
RSS