AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas
Acadêmicos e residentes interagiram com pacientes das Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem passou pelas Clínicas Integradas da Unesc na manhã desta sexta-feira (12/4) pôde saber mais sobre alimentação saudável e saúde mental, e os pequenos, participar de atividades recreativas. Os cursos de Nutrição e de Pedagogia e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade, desenvolveram uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde (7/4), que envolveu estudantes e profissionais da área.

Os pacientes das Clínicas Integradas foram estimulados pela Residência em Saúde Mental a visualizarem pontos positivos de sua vida e refletirem sobre o que é felicidade. “Cada pessoa pôde tirar um ‘bilhete da felicidade’ e a partir do que estava escrito, pensar sobre o assunto e escrever o que o faz feliz. Muitas vezes nós temos a tendência a ver apenas que deu errado e não enxergar tudo de bom que nos acontece. E a atividade de hoje trabalhou os fatores de proteção e promoção da saúde mental”, afirma a residente Cássia Tasca.

E quem quis saber mais sobre nutrição, pôde ter informações sobre alimentos ricos em fibras e comuns na geladeira dos brasileiros. “A intenção foi mostrar que é possível ingerir fibras sem ter a necessidade gastar muito para isso. É possível consumir alimentos fáceis de encontrar, com preços acessíveis e sem a necessidade de grandes mudanças alimentares”, afirma a estudante da sétima fase de Nutrição, Mariana Cardoso. Ela e a colega da disciplina de Saúde Coletiva, Joici Gonçalves, levaram frutas como banana e maçã e farinhas como de aveia, além de chia para demonstrar isso. Os pacientes ainda receberam um pacote com granola sem açúcar, frutas e receitas.

Para as crianças que esperavam atendimento ou estavam acompanhando os pais, o curso de Pedagogia realizou atividades que estimularam a imaginação e a criatividade.

A ação foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Mais informações: ^^^^Ô

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Dia de música no palco do projeto Quintas Culturais

Dia de música no palco do projeto Quintas Culturais
Estudante de história, Humberto Lopez, apresentou seu trabalho de voz e violão (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores, funcionários e acadêmicos da Unesc foram recebidos com música nesta quinta-feira (11/4). O estudante de história Humberto Lopez, subiu ao palco do projeto Quintas Culturais com um repertório de sucessos nacionais e músicas de autoria própria.

O Quintas Culturais é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculada à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento cultural na Instituição trazendo, nas quintas-feiras, apresentações artístico-culturais no campus.

Para fazer parte da experiência, os interessados podem entrar em contato nos telefones (48) 3431-2649 e (48) 3434-2622 ou nos e-mails coral@unesc.net e cultura@unesc.net.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de abril de 2019 às 13:57
Compartilhar Comente

Nadounesc: natação como ferramenta para o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes

Às 13h de todas as segundas e quintas-feiras, Ricardo Felício da Silva, 15 anos, entra na piscina do Complexo Esportivo da Unesc. Junto com um grupo de outros colegas do Colégio Unesc, o adolescente participa das aulas de natação do projeto Nadounesc, ministradas pelo professor e coordenador do projeto, Márcio Justo Evaldt.

Após quase dois meses frequentando a classe, Ricardo agora sabe como coordenar respiração e movimentos de nado, mergulhar e até flutuar na piscina. “Aprendi muita coisa nova, e isso me ajudou na movimentação das minhas pernas e braços”, coloca o estudante.

O conhecimento adquirido acabou melhorando a qualidade de vida de Ricardo. Ele teve um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), ou Isquemia Cerebral, o que afetou os movimentos do lado esquerdo do corpo. O Nadounesc é uma das ferramentas que o Colégio Unesc possui para incluir e auxiliar alunos com necessidades especiais a se desenvolverem com mais eficiência e segurança.

E quem atesta é o próprio Ricardo. “Na piscina eu me sinto seguro, confortável e tranquilo”, afirma, sorridente. “Lá, eu aprendi coisas que me ajudam todo dia, e tem mais gente aprendendo e melhorando”, lembra o estudante, referindo-se a outro colega, asmático, que agora consegue controlar melhor a respiração em ambientes aquáticos. “Eu vi o progresso, e meu irmão que também tem asma fez natação e isso ajudou muito”, confirma Ricardo.

Respeito às especificidades

Além de Ricardo, outros 35 alunos participam do Nadounesc, divididos em duas turmas. “O processo consiste em coordenar respiração e movimentos para o deslocamento no meio líquido, de maneira progressiva”, expõe o professor responsável pelo projeto, Márcio Justo Evaldt. Portanto, o Nadounesc oferece condições para que todo e qualquer estudante possa aprender a nadar e conhecer seu próprio corpo no processo.

“Buscamos ofertar o conhecimento para todos, utilizando-se de ferramentas para facilitar a compreensão do aprendizado e, com isso, melhorar o desenvolvimento técnico de cada um dos alunos”, completa Evaldt. Os alunos desenvolvem conhecimento histórico, cultural e técnico das modalidades de nado olímpico: crawl, costas, peito e borboleta.

Reitoria da Unesc oferece projeto gratuito para os alunos do Colégio

Iniciado em fevereiro deste ano, com a aprovação da Reitoria da Unesc, o Nadounesc é gratuito e leva como um de seus objetivos a ampliação da oferta de projetos no contraturno escolar vespertino. O foco, claro, é a natação.

“Nossos alunos e pais solicitam e perguntam sobre a oferta de oficinas no contraturno, e o Nadounesc é uma ótima oportunidade”, informa a diretora do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Somos privilegiados por termos um ambiente com a estrutura da Universidade e, dentro deste espaço, temos disponibilizada a piscina para nossos alunos. Agradecemos muito a reitora Luciane Ceretta”, complementa Marlene.

Talentos podem representar instituição de ensino

Além de todo o desenvolvimento pessoal e humano, o Nadounesc pode apresentar alto rendimento da modalidade. Um exemplo que é outra meta do projeto: inserir os alunos participantes em competições futuras. “Eles poderão representar o Colégio Unesc e a própria Unesc a partir do momento em que estiverem aptos para uma competição”, afirma Evaldt.

Com a participação em competições, a visibilidade dos competidores e da própria instituição de ensino é ampliada. “O Nadounesc disponibiliza o ambiente e condições para que os alunos possam desenvolver a máxima capacidade no nado”, comenta o professor. “Atendemos o anseio da comunidade escolar em ter atividades no contraturno, em específico, a natação”, finaliza.

​Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 12 de abril de 2019 às 13:35
Compartilhar Comente

Unesc é palco de discussão sobre Marketing Online e Offline

Unesc é palco de discussão sobre Marketing Online e Offline
Palestra com o especialista Celso Ricardo Salazar Valentim foi promovida pelo setor de Pós-graduação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Uma retrospectiva completa de diversas ferramentas que nortearam o trabalho no marketing e a comunicação de forma geral nos últimos 20 anos pôde ser acompanhada por quem participou da palestra “Marketing ON ou OFF?” promovida pelo setor de Pós-graduação da Unesc na noite desta quinta-feira (11/04). O evento marcou a Aula Inaugural da turma do curso de Especialização em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais da Universidade e foi comandado pelo profissional Celso Ricardo Salazar Valentim.

Com a sala lotada de alunos e profissionais interessados em aprender e refletir sobre o marketing na atualidade, Celso destacou, ano a ano, as ferramentas que fizeram parte da construção da comunicação. Conforme o palestrante, o que fica evidente é que os meios de se comunicar mudam, mas o objetivo principal de todos eles são sempre o mesmo: transmitir mensagens e promover, de fato, a comunicação entre os seres humanos. “É claro que estamos passando por uma revolução. Todos os dias coisas novas são lançadas. Porém, o que não podemos esquecer é que o ser humano em si, o foco de tudo isso, muda muito pouco ao longo do tempo. Não muda, por exemplo, o desejo de se comunicar, de interagir, de se exibir e se mostrar”, comentou.

Entre as adaptações necessárias na abordagem de marketing na atualidade, Celso citou o entendimento de duas questões principais: a complexidade e a velocidade do mercado. “Tudo é muito mais rápido. Há dez anos não tínhamos muita coisa que temos hoje, assim como há cinco anos. E como daqui dois anos já teremos infinitas outras coisas ao nosso alcance. No trabalho isso se reflete na necessidade de dinamismo. É preciso adotar o conceito de velocidade, já que não temos mais janelas de tempo tão grandes para planejamento e execução”, completou.

A parte positiva de tamanha rapidez nas mudanças, para Celso, é a possibilidade de a qualquer momento um profissional conseguir criar uma ferramenta ou ideia que logo seja capaz de competir com grandes marcas e alcançar milhares de pessoas. “Hoje em dia, começar o trabalho primeiro nem sempre é vantagem. Muitas vezes quem começa primeiro perde um tempo com os erros que uma segunda empresa já não irá enfrentar”, destacou.

O futuro

Após fazer a retrospectiva sobre as transformações sentidas nas últimas décadas, o palestrante concluiu avaliando que o futuro do marketing na prática é o que já acontece na atualidade. “Já estamos no futuro e, com essa construção que vimos, podemos perceber que não é On ou Off. Eles são complementares. O real e o virtual precisam um do outro para construírem as ações. É difícil ou até impossível encontrar um negócio que não precise dos dois aspectos para se sustentar”, salientou.

Para a coordenadora do Setor de Pós-graduação da Unesc, Elenice Padoin, é válido acrescentar as palavras “Velocidade” e “Complexidade” na questão de as mudanças do mercado abrirem também possibilidades. “Esse cenário em constante modificação é realmente muito desafiador para todos nós, mas, por outro lado, ele nos abre infinitas portas para aprendermos e usá-lo da melhor forma”, destacou.

Conforme Elenice, o evento serviu para que sementes fossem plantadas no pensamento de cada um dos presentes. “Essa discussão é muito rica e nos faz voltar ao trabalho amanhã pensando em tudo o que podemos fazer, o que ainda falta conhecermos para irmos além”, completou.

O setor de pós-graduação atendeu, após o evento, os interessados em fazer a inscrição para o curso de Especialização em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais e está à disposição para outros esclarecimentos por meio do telefone (48) 3431-2626.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de abril de 2019 às 22:03
Compartilhar Comente

Universidades Comunitárias lutam por melhores condições em Brasília

Universidades Comunitárias lutam por melhores condições em Brasília
Representante da Unesc cumpre agenda na Capital Federal nesta quinta-feira (11/04) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Seguindo a extensa programação da semana com compromissos em Brasília, representantes das universidades comunitárias da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) participam de encontros a fim de defender as causas da categoria. Um dos locais das reuniões desta quinta-feira (11/04) foi a AGU (Advocacia-Geral da União), onde os visitantes catarinenses apresentaram o modelo das universidades comunitárias do estado, trataram sobre a regulamentação da Lei das Comunitárias e o entendimento do modelo nas várias esferas do Governo, além da necessidade de acesso aos editais públicos e emendas parlamentares.

Conforme a chefe de gabinete da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que representa a Universidade nos compromissos, o segundo encontro do dia foi com o coronel Marco Aurélio de Oliveira, diretor da Direg (Diretoria de Regulação de Ensino Superior)/Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior). “Nesta diretoria foi destacado a autorização e o reconhecimento de cursos, o credenciamento institucional e a regulação do Ensino a distância”, comenta.

Já na Diretoria de Regulação do Ensino Superior, de acordo com a chefe de gabinete, foram tratadas sobre questões relacionadas aos processos da filantropia das universidades comunitárias, com destaque ao Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação). A recepção no local foi feita pelo Coronel Marcos Heleno G. Oliveira Júnior, diretor da pasta.

A ida até Brasília foi importante ainda para uma visita ao Ministério de Ciência e Tecnologia. “Fizemos questão de mais uma vez agradecer a presença do ministro Marcos Pontes na Universidade. O coronel Celestino Todesco foi quem nos recebeu carinhosamente para o agradecimento”, completa Gisele.

Ainda nesta quinta-feira, a representante da Unesc fez o convite formal ao secretário de empreendedorismo do Ministério, Paulo Alvim, para que profira uma palestra na edição de 2019 da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Também recebeu convite especial da Universidade o senador Espiridião Amim. “Ele foi oficialmente convidado a proferir uma palestra no dia 8 de julho sobre as perspectivas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, destaca a chefe de gabinete.

Em passagem pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), os representantes da Acafe estiveram com o presidente do Conselho, João Filgueiras de Azevedo, para apresentação sucinta do modelo de atuação comunitária, além de prospectar políticas do CNPQ para Instituições.

Foram visitados ao longo do dia os gabinetes dos deputados Ricardo Guidi, Daniel Freitas, Giovana de Sá, Pedro Uczai, Jorginho Mello e Esperidião Amin. “Nas visitas também pudemos protocolar solicitações de emendas parlamentares para projetos importantes para o desenvolvimento da Universidade”, completa.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de abril de 2019 às 19:08
Compartilhar Comente