AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Diálogos Unesc: Um espaço para falar sobre a Universidade e seu futuro

Diálogos Unesc: Um espaço para falar sobre a Universidade e seu futuro
Iniciativa promove encontros entre reitoria, colaboradores, professores e estudantes (Foto: Arquivo/Assessoria de Imprensa) Mais imagens

O Diálogos Unesc promoverá novos momentos para pensar e debater o futuro da Universidade. Nesta terça-feira (23/4) e quarta-feira (24/4), acadêmicos e a equipe da Reitoria estarão reunidos para os primeiros encontros da ação em 2019, no Auditório Ruy Hülse, das 19h30 às 20h30 e das 9h30 às 11h30, respectivamente. No dia 29, novos eventos serão realizados para conversas com colaboradores e professores.

A iniciativa, proposta pela Reitoria da Universidade, busca estabelecer uma aproximação com quem passa diariamente pela Instituição, ouvir reivindicações e até fomentar ideias em prol do desenvolvimento de cursos e setores.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, explica que serão realizadas conversas em todos os semestres, possibilitando uma continuidade destas e acompanhamentos das reivindicações. “Aqui estamos dialogando e escrevendo o futuro da Universidade. Avaliar o andamento da Instituição e perceber o olhar do estudante é fundamental, pois estes são os olhares dos que estão em todos os lados da Unesc”, afirma a reitora.

Momento de ideias

Entre os assuntos levantados na última edição, em setembro de 2018, a universitária Vitoria Maria Vito, do curso de Biomedicina, propôs a realização de mais projetos que possam integrar acadêmicos, cursos de graduação da Universidade e experiências práticas. No primeiro semestre de 2019, o Vivercom (Vivências e Experiências na Comunidade), idealizado pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, levou estudantes e residentes às cidades do Sul catarinense durante cinco dias para desenvolver impacto social por meio de informações, serviços e cidadania.

Ao fim do último dia, mais de quatro mil pessoas passaram pelas atividades do projeto. Leia mais aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de abril de 2019 às 16:49
Compartilhar Comente

Projeto de extensão do curso de Engenharia Civil alia teoria e prática solidária

Projeto de extensão do curso de Engenharia Civil alia teoria e prática solidária
Atividade que é realizada em conjunto com a empresa Farben e com o Bairro da Juventude conta com inscrições abertas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma universidade comunitária como a Unesc caracteriza-se principalmente pelos seus projetos de extensão voltados diretamente à comunidade. No curso de Engenharia Civil da Unesc não é diferente. Por meio da graduação, alunos e professores realizam o projeto de extensão Reconstruindo a Cidadania - Módulo de Pintura Imobiliária e Moveleira. Em conjunto com a empresa Farben e Bairro da Juventude, a atividade alia o conteúdo teórico, sobre pintura na construção civil e moveleira, com a prática solidária. O projeto é totalmente gratuito e as inscrições para a edição de 2019 estão abertas.

Conforme a coordenadora da ação e professora, Mônica Elizabeth Daré, o objetivo deste projeto é promover a preparação e a capacitação para as pessoas em vulnerabilidade social e/ou trabalhadores na construção civil, proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho, para melhor inserção também no meio social.

Os encontros preparatórios ocorrem semanalmente com aulas ministradas pelos acadêmicos bolsistas e pelos técnicos de pintura da empresa Farben Química. No estágio atual os encontros teóricos ocorrem no Bairro da Juventude, em Criciúma, e as aulas práticas nos laboratórios de treinamento da Farben. Após as aulas práticas, os participantes revitalizarão um espaço com as técnicas aprendidas na capacitação.

As vagas para participar do programa estão abertas e as informações podem ser obtidas na secretaria do Bairro da Juventude. A previsão de início das aulas é dia 13 de maio, no período noturno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3403 2700.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de abril de 2019 às 16:26
Compartilhar Comente

Homenagens e emoção no adeus a Antônio Milioli Filho

Homenagens e emoção no adeus a Antônio Milioli Filho
Cerimônia marcou despedida do ex-reitor da Unesc neste sábado (20/04) (Fotos: Vitor Netto/ Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse, na Unesc, foi preparado nos detalhes com carinho e respeito para receber o evento que seria o mais triste de sua história até então: a despedida do ex-reitor Antônio Milioli Filho, uma das principais figuras da história da Universidade. Antônio morreu na última sexta-feira (19/04), vítima de um câncer, e foi velado no local que foi palco de grande parte da sua vida, o campus. A despedida contou com uma sessão solene do Consu (Conselho Universitário), além de uma celebração religiosa, ambas, no Auditório Ruy Hülse, seguidas do sepultamento no final desta tarde de sábado (20/04) no Cemitério Municipal de Criciúma.

O legado deixado por Toninho, como é carinhosamente conhecido por todos, ficou evidente nas conversas de dezenas de amigos, familiares e colegas que passaram para o último adeus e para as condolências aos familiares. Para o irmão de Antônio, Gilberto Mioli, foi uma grande honra ter tido Antônio em sua família e ter dividido sua convivência por tantos anos com os colegas e amigos que fez dentro da Universidade. “Nós sentimos muito essa perda, pois, com 69 anos, ele tinha ainda muito para caminhar, mas nesse momento só podemos dizer que todos nós temos muito orgulho da pessoa que ele foi e da trajetória que construiu. Ele, que iniciou seu caminho ainda na Fucri, tinha essa instituição como razão de viver e deixou seu legado aqui”, destacou.

De acordo com o ex-reitor Edson Rodrigues, grande amigo de Antônio, a principal lição deixada pelo companheiro de jornada na Unesc é a de lealdade. “Eu tive a oportunidade de conversar muito com ele e agradecer pelo amigo legal que era, com retidão e caráter reconhecidos não só por amigos, mas também por adversários em campanha, o que mostra ainda mais sua verdade. Ele foi generoso até em seus últimos tempos, quando se dispôs a participar de uma pesquisa científica que não mais poderia lhe salvar, mas que poderia ajudar outras pessoas a receberem o que ele não pôde. Essa é uma das lições que devemos levar”, evidenciou.

A gratidão da Instituição por toda dedicação de Antônio em prol do seu crescimento e seu sustento, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é imensurável e será eterna. “Se temos hoje uma Universidade sólida, se temos a base pautada na sustentabilidade, é porque aprendemos com ele. Em nome da nossa gestão só podemos dizer muito obrigada, assim como pude dizer ao longo de sua vida e em seu último dia. A comunidade Unesc o ama muito e sua presença estará sempre em nosso coração. Toninho, nosso mestre, teu legado estará sempre conosco”, salientou.

Antônio ocupou o cargo de reitor da Universidade de 2001 a 2009 e teve trabalho fundamental na construção da Instituição e no que ela se transformou nesses 50 anos. Ele é filho de Antônio Milioli e Simone Pereira Milioli. Casou-se com Vanilda Ronchi Milioli, com quem teve duas filhas: Danielle Milioli e Karine Milioli (in memorian).

A Unesc decretou Luto Oficial de cinco dias, sendo que as atividades da Universidade continuarão a ser realizadas ao longo do período.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de abril de 2019 às 16:40
Compartilhar Comente (1)

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Unesc se despede do ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc se despede do ex-reitor Antônio Milioli Filho
Professor morreu nesta sexta-feira no Hospital São José (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

É com profundo pesar que a Unesc informa o falecimento do ex-reitor Antônio Milioli Filho. Toninho, como sempre foi conhecido, morreu nesta sexta-feira (19/04), aos 69 anos, vítima de um câncer. Seu corpo será velado no Auditório Ruy Hülse, na Universidade, a partir das 22h45 e sepultado neste sábado (20/04), às 16h, no Cemitério Municipal de Criciúma. Uma sessão solene do Conselho Universitário com homenagens será realizada às 14h, seguida de cerimônia religiosa às 15h. A Unesc decretou Luto Oficial de cinco dias, sendo que as atividades da Universidade continuarão a ser realizadas ao longo do período.

Antônio ocupou o cargo de reitor da Universidade de 2001 a 2009 e teve trabalho fundamental na construção da Instituição e no que ela se transformou nesses 50 anos. Ele é filho de Antônio Milioli e Simone Pereira Milioli. Casou-se com Vanilda Ronchi Milioli, com quem teve duas filhas: Danielle Milioli e Karine Milioli (in memorian).

História construída na Unesc

A trajetória de Antônio Milioli na Unesc iniciou em 1971 na então Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), quando ingressou na Faciecri (Faculdade de Ciências e Educação), e formou-se em 1975. Seus trabalhos de liderança frente à Instituição começaram ainda em 1973, quando ainda muito jovem foi presidente do DCE (Diretório Central de Estudantes).

Logo após concluir a graduação, começou a trabalhar na Instituição, foi professor dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Engenharia de Agrimensura, Matemática e Biologia, lecionando as disciplinas de Física, Matemática e Estatística.

Toninho foi eleito em pleito direto como diretor presidente da Fucri para o mandato de 1985 e 1986. Após participar da redemocratização da Instituição, em 1993 junto a Edson Rodrigues, assumiu o cargo de vice-reitor da Unesc, continuando na gestão consecutiva até 2001.

Já em 2001, Toninho foi eleito reitor da Universidade, sendo reeleito na gestão subsequente (2005), ficando no cargo até 2009. Ao longo de todos os anos que passou dentro do Campus, acompanhou a evolução e os desafios pelos quais a instituição passou.

Gestão para servir de exemplo

O ex-reitor teve passagem marcante e seu trabalho foi fundamental para a construção do que a Unesc se tornou. Antônio esteve à frente do processo que consolidou a Instituição, desde a estrutura física, tecnológica e científica, corpo docente qualificado, cursos de pós-graduação e parcerias internacionais. Alguns importantes prédios foram inaugurados durante suas gestões, como o Bloco S, o Bloco XXI-C, o Bloco do Estudante, o Bloco R, Bloco Q, o Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, as Clínicas Integradas da Saúde e o Bloco T.

Em 1997, a Universidade comportava 12 cursos existentes. Até 2008, durante a gestão de Milioli, a Unesc oferecia 32 cursos à comunidade. Ainda em 2004 foi implantado o Setor de Estágios, com o objetivo de dedicar-se à inclusão de seus acadêmicos no exercício de seus cursos, aliando a teoria e a prática.

Programas que visavam fomentar a pesquisa e a produção estiveram fortemente ligados à gestão de Toninho. Em 2004, foi implatado o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), com duas linhas de pesquisa: “Educação e produção do conhecimento nos processos pedagógicos” e “Educação, linguagem e memória”. Outros programas como o PIC (Programa de Iniciação Científica e o Pibic (Programa de Bolsas de Iniciação Científica) também estiveram presentes em sua gestão.

Em 2006 foi implantado pelo Curso de Farmácia, em parceria com a Cruz Vermelha e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, a Farmácia Solidária. No mesmo ano, a Unesc recebeu pela primeira vez um grupo de estrangeiros em seu campus, passando a destacar-se no cenário internacional até hoje.

Em 2007, a Unesc iniciou um novo modelo de estrutura administrativa e educacional. Esse processo foi chama de Reforma Acadêmico-Administrativa. Uma grande marca de sua gestão foi a implantação das UNAs (Unidades Acadêmicas). No mesmo ano, foi criada a CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante).

Ainda em 2007, a ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia) foi implantada. Um organismo institucional ligado à Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que atua como um dos agentes na relação da universidade com a comunidade, visando o desenvolvimento regional.

Em paralelo à atuação como reitor, ele presidiu a Acafe (Associação Catarinese das Fundações Educacionais) na gestão 2006-2008.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de abril de 2019 às 19:05
Compartilhar Comente