AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Prefeito e vice-prefeita de Cocal do Sul visitam a Universidade

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu a visita do prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, e da vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, na última sexta-feira (5/4). Os representantes do município e a reitora dialogaram sobre perspectivas para o atendimento de professores e acadêmicos do curso de Direito na Casa de Cidadania de Cocal do Sul.

O encontro teve ainda a presença do procurador-geral de Cocal do Sul, Leonardo De Faveri Souza, do coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior, e da assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2019 às 12:05
Compartilhar Comente

Alunos do colégio Unesc exploram o mundo arqueológico no Lapis

Alunos do colégio Unesc exploram o mundo arqueológico no Lapis
Wânia Ramos Mais imagens

A semana foi de integração do conhecimento para os alunos do sexto ano do Colégio Unesc. Eles conheceram o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc. A visita fez parte da disciplina de História dos estudantes. O Lapis fica localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

Buscando incentivar o interesse de conhecer os povos que habitavam Santa Catarina e seus modos de vida, a atividade levou os alunos a conhecerem o projeto de extensão “Arqueologia pública do extremo sul catarinense: patrimônio arqueológico e a história e cultura Guarani nas séries iniciais”. Quem cuidou de guiar os pequenos foi a bolsista do projeto, Francine Lunardi.

“Esta visita é importante para que eles reconheçam a importância da Arqueologia para a História, a função do arqueólogo, o trabalho com as fontes históricas, o que é um sítio arqueológico, entre outras questões”, colocou a professora de História do Colégio Unesc e responsável pela visita, Wânia Inácio da Silva Ramos.

Os alunos também assistiram uma palestra ministrada pela bolsista de iniciação científica Arqueobotânica Guarani, Giovana Cadorin Votre. “Foi uma maneira de conhecer o modo de vida dos primeiros povos que habitaram o Brasil e em específico em Santa Catarina”, elogiou a docente.

Saber convertido em arte

Após a palestra, a turma realizou oficinas de escavação arqueológica e pintura rupestre. “Assim, garantimos que eles possuam contato com artefatos e réplicas de vestígios deixados por nativos que habitaram a nossa região” disse Wânia.

Com a visita, os alunos produziram peças em cerâmica relacionadas ao que aprenderam no Lapis. “Vasos, esculturas, pinturas, entre outros tipos de arte rupestre e Guarani, surgiram das criações deles”, elencou a professora de artes do Colégio Unesc e responsável pelo projeto multidisciplinar, Juliana Pereira Guimarães.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de abril de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in
Fagner Santos Mais imagens

Alcançar o sucesso empresarial é tarefa complexa. Burocracia, comportamento e expansão do mercado, logística, incertezas nos cenários econômicos, riscos e, principalmente, gestão eficaz dos investimentos são desafios para as empresas. Quando envolvem tecnologia e inovação, as dificuldades são ainda mais desafiadoras. Isto porque a empresa deve encontrar um modelo de negócios escalável para um ambiente de extrema incerteza.

Em um cenário em que grande parte das empresas sucumbem na fase inicial de sua atuação, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) incentiva a criação e apoia empreendimentos inovadores que contribuam para a diversificação da matriz econômica e para a geração de emprego e renda da região oferecendo infraestrutura adequada e programas de orientação e capacitação para a gestão dos empreendimentos inovadores.

“É uma incubadora de empresas de base tecnológica, com espaços, recursos tecnológicos e organizacionais compartilhados em um ambiente favorável para conexões e suporte”, detalha o professor da Unesc, Evânio Nicoleit, Gerente da Agência de Inovação da Unesc e responsável pela ITEC.in.

Instalada no Iparque em 2013, a Incubadora tem como missão estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores, disponibilizando um ambiente com condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. “O foco é apoiar e consolidar empreendimentos inovadores que estão nascendo e incentivar a produção de conhecimento”, explica o professor.

Estrutura própria para empreender

Estão disponíveis 16 salas privativas, mobiliadas e com equipamentos de Tecnologia de Informação e Comunicação, telefonia e internet (cabeada e Wi‑fi), além de uma sala ampliada para reuniões preparada com equipamentos multimídia. “As dimensões das salas podem ser de acordo com as necessidades que a empresa requer para o seu negócio”, coloca o responsável pela ITEC.in.

A Incubadora oferece também diversos serviços, dentre os quais: segurança, recepção, secretaria, restaurante, estacionamento, limpeza dos espaços de uso comum, energia elétrica e água.

Além do espaço físico

A ITEC.in também oferece apoio contábil, jurídico, de gestão financeira, de custo, de comercialização, de exportação e ainda no desenvolvimento do negócio. Registro de propriedade intelectual, licenciamento de produtos, elaboração de projetos para captação de recursos, ponte com eventos e feiras ligados à área de atuação da empresa e entre outros, também fazem parte da Incubadora.

 A Gerência da Agência de Inovação da Unesc é quem acompanha os empresários. “Capacitação para a gestão do próprio negócio é uma das principais ferramentas para fomentar a implantação de novas empresas e ideias inovadoras”, ressalta Nicoleit.

Como Incubar sua ideia (startup) na ITEC.in?

Para participar, empreendedores de propostas inovadoras devem atender aos editais para seleção de propostas para o programa de Incubação. “É importante lembrar que são selecionados empreendimentos que apresentem ideias, projetos, produtos, processos e protótipos baseados em tecnologia e inovação”, comenta a assistente administrativa da ITEC.in, Cristiane Matias Vargas.

“Após estas etapas, o empreendedor estará apto a incubar sua empresa”, completa. O período máximo de permanência é de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Acelerando sua ideia inovadora

Diversas empresas já passaram pela incubadora e ampliaram seu potencial de sucesso. “Aqui a ideia estará em constante aprimoramento e movimento em um ambiente integrado com excelentes oportunidades, conexões e parcerias a fim de que se consolide no mercado”, coloca Cristiane.

Para iniciar esta caminhada na ITEC.in, é necessário ter uma ideia criativa e inovadora em mente e vontade de empreender. “Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar. Estudantes, pesquisadores, empreendedores, empresas em construção, empresas que desejam desenvolver projetos, produtos e serviços inovadores, entre outros”, elenca Nicoleit.

Da mentoria ao sucesso

A Unesc oferece também o Programa Mentoring. “Esta é uma atividade de extensão do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc que tem por objetivo oportunizar ao público interno e externo da universidade o acesso à mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios”, explica Nicoleit. O Mentoring funciona desde a concepção de ideias inovadoras até a pré-incubação, conectando os empreendedores com mentores para o aprimoramento dos projetos.

Os acadêmicos da Unesc também participam na incubadora. “Eles participam como integrantes dos programas, tais como o Núcleo de Empreendedorismo e o próprio Mentoring”, coloca o professor. Também podem participar como autores de ideias para pré-incubação e incubação e na interação entre as empresas e os laboratórios de pesquisa da Unesc. “Acompanham experimentos, ensaios e testes para o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico de produtos, processos e serviços baseados em tecnologia inovadora”, finaliza Nicoleit.

Confira as oportunidades e vantagens para as empresas incubadas:

●      Programa de apoio e acompanhamento das empresas incubadas (startups) nos seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação;

●      Apoio às empresas incubadas na gestão (financeira, custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, operação) de seus negócios;

●      Promoção de capacitações e consultorias;

●      Acompanhamento e divulgação de Editais para projetos com possibilidade captação de recursos junto às agências de fomento;

●      Promoção de cooperação e parcerias entre as incubadas;

●      Apoio técnico para registro de Propriedade Intelectual;

●      Apoio para participação em feiras e eventos pertinentes à área de atuação da incubada;

●      Apoio na identificação de pesquisadores e desenvolvedores que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços;

●      Apoio técnico para apresentação de projetos a investidores em particular e ao ecossistema de inovação em geral;

●      Interação com o hub de conexões da universidade para acesso às informações científicas e serviços tecnológicos, incluindo a biblioteca universitária.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de abril de 2019 às 14:00
Compartilhar Comente

Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Coletiva da Unesc na Quarta Linha

O sábado (6/4), véspera do Dia Mundial da Saúde, foi marcado pela realização de duas ações de impacto pelos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, juntamente com acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma

No bairro Quarta Linha, a Unesc e a prefeitura de Criciúma realizaram nos turnos da manhã e da tarde a Ação Saúde (ASA), no salão paroquial do bairro, onde foram realizados atendimentos de prevenção e atenção à saúde, incluindo a vacinação contra a Febre Amarela.

Ao longo do dia, mais de 200 moradores da região passaram pelo local para realização gratuita de testes rápidos como HIV, Hepatite B e C, tipagem sanguínea e atendimentos incluindo avaliação nutricional, fisioterapia e auriculoterapia, ginástica corporal, avaliação e orientação odontológica e também espaço para recreação.

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, explica que o objetivo do projeto ASA é desenvolver encontros com visitas à promoção da saúde, prevenção de agravos e ampliação do entendimento sobre a definição de saúde, incluindo ações pontuais em horários expandidos das Unidades Básicas de Saúde e em todos os territórios onde possui atuação dos residentes. “Foi uma parceria exitosa, exemplo a ser replicado em outros territórios, de modo a integrar os residentes, acadêmicos, professores, profissionais da UBS Quarta Linha e da Secretaria Municipal de Saúde e principalmente o Conselho Local de Saúde que tem uma atuação forte nessa cidade”, explica.

A enfermeira Juliane Zanon, que atua no posto de saúde do bairro Quarta Linha, salienta que a proposta é a promoção da saúde na comunidade, orientando e informando também a comunidade sobre os serviços de saúde ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Alunos dos cursos de saúde visitam comunidade do bairro Milanez

Também no sábado, pelo período da manhã, uma outra ação da Unesc chamou a atenção pelas ruas do bairro Milanez. Mais de 150 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Medicina participaram da ação de interação comunitária. Na atividade, que faz parte de uma das disciplinas, é realizada uma análise de vida e saúde dos territórios onde estão inseridos. Neste semestre o projeto será realizado no bairro Milanez. “A proposta é fazer uma análise de vida e saúde do território, conhecer as microáreas, realizar uma pesquisa sobre como as pessoas vivem nestes territórios. Como retorno ao bairro, deixaremos uma síntese dos achados que identificamos”, destaca o professor Jacks Soratto.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de abril de 2019 às 23:09
Compartilhar Comente

Ciências contábeis faz orientação sobre Imposto de Renda Pessoa Física

Ciências contábeis faz orientação sobre Imposto de Renda Pessoa Física
Mais imagens

Acadêmicos da sétima fase e professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc realizaram, na manhã de sábado (06/04), mais uma ação do projeto Imposto de Renda na Praça. O grupo esteve repassando orientações sobre o IR - Pessoa Física 2019 aos clientes que passaram pela loja 10 do Bistek Supermercados, em Criciúma. A ação foi realizada das 9 às 12 horas, onde os clientes puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento da Declaração, regras e a doação de parte do imposto devido ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

“Essa parceria forte que temos com o Conselho da Criança e Adolescência, e o FIA, tem trazido um reflexo e um aprendizado muito bom não só para os estudantes, mas também para a comunidade. Esta é uma ação, mas tem muita coisa anterior a isso. Temos o ensino em sala de aula, minicursos, cursos para as entidades também orientarem os possíveis doadores. Então é um movimento muito bonito que o curso de Ciências Contábeis da Unesc realiza”, salienta a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães. Ela conta que a parceria ampliou significativamente a doação ao FIA.

Duas turmas, incluindo cerca de 80 estudantes que estarão participando de diversas ações iniciadas neste sábado no Bistek e em Forquilhinha, participam do projeto no dia 9 de abril no campus da Unesc e no dia 13 na décima edição do Imposto de Renda na Praça Nereu Ramos. A coordenadora informa ainda que nos meses de março e abril, que antecedem a entrega da Declaração do IR, o programa de extensão em Gestão Contábil da Unesc faz muitos atendimentos no Centro de Práticas Contábeis também nas tardes para dirimir dúvidas sobre o preenchimento correto da Declaração.

Em 2018 foram realizados aproximadamente 100 atendimentos. A professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães salienta que o objetivo do projeto é de orientar e de forma alguma fazer o Imposto de Renda. Ela orienta as pessoas que precisam fazer a declaração que busquem o auxílio de um profissional Contador, que tem a expertise para fazê-la. O prazo para envio dos dados à Receita Federal vai até 30 de abril. Devem fazer a declaração todos aqueles que tenham recebido, em 2018, rendimentos tributáveis cuja soma supere R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte com soma superior a R$ 40 mil.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de abril de 2019 às 22:49
Compartilhar Comente