AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitor é palestrante em Seminário Estadual de Sistemas de Ensino

Reitor é palestrante em Seminário Estadual de Sistemas de Ensino
Gildo Volpato vai falar sobre “Avaliação Institucional” (Foto: Arquivo) Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, participa na próxima semana do 7º Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina. O evento ocorre quarta e quinta-feira (3 e 4/5) no Parque Universitário Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), em Rio do Sul.

A abertura do Seminário ocorre na quarta-feira às 8h45, com o presidente do CEE (Conselho Estadual de Educação), Osvaldir Ramos. O reitor da Unesc, que é vice-presidente do CEE, ministra a palestra “Avaliação Institucional”, na quinta-feira, às 10h20, com a participação da também conselheira do CEE, Alvete Pasin Bedin.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de abril de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Dia do Trabalhador: Colaboradores recebem cuidados especiais

Dia do Trabalhador: Colaboradores recebem cuidados especiais
Diversas atividades mostram a importância de quem veste a camisa da Universidade Mais imagens

A Unesc cuida de quem cuida dela. Um dia especial para os colaboradores foi montado em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de maio). O funcionário que passar pelo Hall do Bloco Administrativo, nesta sexta-feira (28/4), até as 18 horas, vai receber carinhos e cuidados da Universidade, que busca mostrar o valor de quem defende as suas cores. A ação também ocorreu ontem (27/4), no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

“É importante valorizar o colaborador. Estamos cuidando de cada um e promovendo momentos de integração entre os colegas. Devemos valorizar sempre quem cuida da Unesc”, afirmou Adicirlene Paganini Cardoso, psicóloga do Ânima.

O que tem?

O trabalhador pode participar da ação e receber tratamentos de massagem, oferecido pelo Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), manicure, maquiagem, serviços de Enfermagem, Fisioterapia, com orientações sobre doenças musculares e exercícios de alongamento; Odontologia, Nutrição e um Xbox para diversão dos participantes.

A funcionária Amanda Nunes Emerim, que já recebeu massagem e fez alongamento, conta que é importante se sentir valorizada. “É bom participar em um dia totalmente dedicado ao colaborador. A Unesc está mostrando que se importa com a gente e com nossa saúde. Outro ponto positivo é sair da rotina e conhecer os serviços que a Instituição oferece”, comentou.

Amor por trabalhar na Unesc

Os colaboradores podem mostrar seu amor pela Universidade e participar de uma brincadeira nas mídias sociais, com a tag Unesc Lovers (#UnescLovers). Os colegas devem fazer uma selfie em seu local de trabalho e postar no Facebook, em modo público. Os donos das três publicações mais curtida serão presenteados.

O evento foi uma realização da Reitoria, por meio do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), com o apoio do Estúdio Tanuki e a Master Premium Educação Profissional.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de abril de 2017 às 12:06
Compartilhar Comente

Professor de Portugal socializa conhecimentos na Unesc

Professor de Portugal socializa conhecimentos na Unesc
Mais de 100 acadêmicos acompanharam a palestra Mais imagens

Os alunos da Unesc tiveram uma noite de muito aprendizado com o professor João Antônio Labrincha, da Universidade de Aveiro, de Portugal. O encontro “Geopolímeros a partir de resíduos industriais para novas aplicações” ocorreu na última quarta-feira (26/4) e propôs conversas sobre como realizar os processos de criação de modo sustentável.

Participaram do evento mais de 100 estudantes do curso de Engenharia Civil e dos mestrados Ciência e Engenharia de Materiais.

Geopolímeros

O termo “Geopolímeros” representa polímeros, moléculas de baixa massa, de origem mineral. A matéria é utilizada para criação de produtos na área cerâmica e indústrias de estruturas.

Labrincha

O professor é membro do Ciceco (Centro de Investigação em Cerâmica e Composites). Ele foi chefe de departamento e vice-diretor da Unidade de Pesquisa do Conselho Científico da Universidade em que atua. Como professor, ele foi responsável por mais de 10 disciplinas de programas no mestrado e doutorado.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de abril de 2017 às 12:04
Compartilhar Comente

Defesa e financiamento do SUS abrem Simpósio de Saúde da Unesc

Defesa e financiamento do SUS abrem Simpósio de Saúde da Unesc
Encontro ocorre até esta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A segunda edição do Simpósio em Gestão no Cuidado em Saúde iniciou com um tema bastante atual. O professor doutor Tulio Batista Franco falou sobre “Inovação e limites para a defesa do SUS: o financiamento em pauta”. Segundo ele, o maior problema não é a falta de recurso, mas sim como esses recursos estão sendo aplicados. Ele afirma que o modo atual de se fazer saúde poderia ter outros caminhos.

Franco afirmou que o conceito de eficiência hoje é ligado a alta tecnologia, mas que ela não precisa ser o cargo chefe da situação. “Existem tantas alternativas que podem ser fortalecidas dentro da saúde. A tecnologia é sim importante, mas o direcionamento deve ser depositado no cuidado com um todo. É necessária uma reorganização de trabalho por todos os profissionais de saúde”, ressaltou.

Segundo ele, a valorização da tecnologia deixa de lado diversos caminhos de medicinas tradicionais, como a chinesa, a indígena ou a quilombola. “É necessário prezar esse conhecimento e fortalecer a educação em saúde, sua promoção e prevenção, usando a tecnologia apenas na medida da necessidade”, comentou.

O Simpósio

Serão dois dias de simpósio, onde professores, pesquisadores, alunos e profissionais da área vão aprofundar suas reflexões críticas por meio de palestras e trabalhos. O encontro ocorre até sexta-feira (28/4), no Auditório Ruy Hülse.

Durante o evento serão discutidos assuntos relevantes à saúde baseada em evidências e suas perspectivas para o Brasil, condições crônicas na atenção primária à saúde, bem como os inovação e limites da gestão em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, momentos como esse são necessários para causar o impacto necessário. “Nós precisamos debater sobre p direito de ter um sistema de saúde de qualidade e público. Devemos promover esse olhar responsável e lutar por isso”, comentou.

Também participaram do encontro, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a diretora da UNA SAL (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a professora da Unesc e secretária municipal de Saúde, Franciele Gava, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, a coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da Unesc), Lisiane Tuon e a coordenadora do Simpósio, Cristiane Tomazi.

Saiba mais


Realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da Unesc), o Simpósio comemora o segundo ano de atividades do programa. O evento tem o intuito de promover um espaço de interação e diálogo entre profissionais e comunidade acadêmica, a fim de contribuir com a integração ensino-serviço, permitindo que os participantes analisem possibilidades de incorporar e criar tecnologias de gestão e cuidado. O encontro tem a Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina)

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de abril de 2017 às 21:15
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica aborda temas como reforma da Previdência e ajuste fiscal

Semana Acadêmica aborda temas como reforma da Previdência e ajuste fiscal
Professor doutor Fabiano Dalto fara a palestra de abertura (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Ciências Econômicas da Unesc realiza de terça a sexta-feira (2 a 5/5), da 8ª Semana Acadêmica, que traz palestras e mini cursos que abordam temas como a reforma da Previdência, ajuste fiscal, economia catarinense e mercado de capitais. A abertura do evento ocorre terça-feira, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com o professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Fabiano Abranches Silva Dalto. Ele vai falar sobre “Reforma da Previdência na Visão Heterodoxa”.  O evento é aberto ao público em geral.

A Semana Acadêmica é realizada pela coordenação do curso de Ciências Econômicas e tem como objetivo integrar estudantes e alunos e possibilitar o debate de temas atuais e relevantes para a formação profissional dos acadêmicos.

O palestrante da noite de abertura é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e doutorado na área pela Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra.

Já na quarta-feira (3/5), o professor doutor e pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Adolfo Sachsida, vai abordar “Reforma da Previdência na Visão Ortodoxa”. A palestra ocorre às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. Sachsida é formado em Economia pela Universidade de Brasília, onde também fez o seu doutorado. Lecionou Economia na University of Texas - PanAmerican e foi consultor short-term do Banco Mundial para Angola. Atualmente é pesquisador da Diretoria de Macroeconomia do IPEA.

Na quinta-feira (4/5), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, ocorre um debate sobre Ajuste Fiscal entre os professores Rossandra Oliveira Maciel de Bittencourt e Ismael Cittadin. Rossandra é bacharel em Economia pela Unesc e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Cittadin é bacharel em Economia pela Unesc e mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS.

Na sexta-feira (5/5), a partir das 19 horas, os alunos poderão participar dos mini cursos:

“Economia Catarinense” – sala 1 do Bloco I – ministrado pelo professor doutor da Unesc, Alcides Goularti Filho.

“Mercado de Capitais – Análise Gráfica” – sala 2 do Bloco I – ministrado pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas, Amauri Souza Porto Júnior.

“Econometria Séries Temporais” – Centro de Práticas de Economia – ministrado pelo professor Ismael Cittadin.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de abril de 2017 às 20:44
Compartilhar Comente