Coordenadora do Setor de Esportes é nomeada membro do Conselho Estadual
A coordenadora do Setor de Esportes da Unesc, Maria Aparecida Alves, foi nomeada na última semana, membro do CEE (Conselho Estadual de Esporte). A posse ocorre em maio e ela fará parte da diretoria do Conselho na gestão de 2015 a 2017. Da região, apenas Maria Aparecida e o presidente da FME (Fundação Municipal de Esportes) de Criciúma, Renato Valvassori, fazem parte da diretoria do CEE.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 20 de abril de 2015 às 16:27Seminário vai apresentar Relatório de Autoavaliação nesta sexta
Os gestores, professores, técnicos-administrativos e alunos da Unesc podem participar nesta sexta-feira (24/4), às 14 horas, do 4º Seminário de Avaliação Institucional: Destaques e Desafios. O encontro, que ocorre no Auditório Edson Rodrigues, tem como objetivo socializar os resultados do Relatório de Autoavaliação da Universidade.
O Relatório, referente a 2013 e 2014, já foi enviado ao MEC, apresentado à Reitoria e agora vai ser compartilhado com a comunidade acadêmica. O documento traz os destaques e desafios das Políticas Acadêmica, incluindo Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e Atendimento aos Estudantes e Egressos; e das Políticas de Gestão, incluindo Políticas de Pessoal.
Todo o trabalho de organização e divulgação do Relatório de Autoavaliação foi conduzido pela CPA (Comissão Própria de Avaliação).
Autoavaliação
A Autoavaliação é uma das exigências do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). “Todo o processo de autoavaliação busca incentivar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa. Ela permite produzir conhecimentos sobre a Instituição; identificar as suas potencialidade e fragilidades; aumentar a consciência pedagógica; tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade”, comenta a coordenadora da CPA e do Seai (Setor de Avaliação Institucional), Neide Inês Ghellere De Luca.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 20 de abril de 2015 às 12:00Ginástica Laboral ajuda a diminuir o stress e previne doenças
A rotina do trabalho pode ocasionar problemas na saúde do colaborador. Ficar sempre na mesma posição, sentar de maneira incorreta ou fazer muito esforço físico, são algumas atitudes que muitas vezes acabam ocasionando doenças como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo). Uma forma de prevenir essas doenças é a Ginástica Laboral.
“Os benefícios psicológicos proporcionados pela Ginástica Laboral são muitos: pausar o trabalho, aliviar o stress e repor os nutrientes do corpo são apenas alguns. Os funcionários precisam aprender a importância de cuidar do corpo e de se exercitar”, afirma a professora do curso de Educação Física da Unesc, Bárbara Regina Alvarez.
A Ginástica Laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho e se baseiam em alongamentos em diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador.
A funcionária do Laboratório de Bioquímica da Universidade Suelen Carvalho realiza os exercícios desde o ano passado e a ginástica se tornou um hábito no dia a dia da colaboradora. “No início do ano já estava sentindo falta. Sempre que posso faço os exercícios. Me sinto mais relaxada e alivia o stress”, comenta.
Segundo a professora Bárbara, os resultados dos benefícios da Ginástica Laboral são muitos, mas só ocorrem se os exercícios fizerem parte realmente da rotina do trabalhador. Os funcionários precisam ter consciência da necessidade de praticar e aliviar a tensão. “As empresas que apoiam este tipo de ação têm vários benefícios, um deles é a redução de custos. Estudos afirmam que as empresas que promovem momentos de lazer reduzem o número de faltas no trabalho por motivos de saúde”, explica.
A Ginástica Laboral ocorre duas vezes por semana em todos os setores da Unesc. A ação é uma das atividades promovidas pelo Ânima.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 20 de abril de 2015 às 11:32Aula Inaugural aborda a Segurança do Trabalho
“Ainda temos, no Brasil, muitas empresas, independente de sua natureza, que precisam, urgentemente, mudar a filosofia de como os seus colaboradores estão exercendo as suas atividades”. As palavras são do professor Sergio Bruchchen, que irá ministrar a Aula Inaugural da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. O encontro, que irá debater as principais questões da área, é gratuito e aberto ao público. Ele ocorre nesta quinta-feira (23/4), às 19h30, na sala 1 do Bloco O da Unesc.
De acordo com Bruchchen é preciso reconstruir e repensar a Segurança do Trabalho. “Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais estão sinalizando há décadas que precisamos, todos nós, mudar a nossa mentalidade, implantar mudanças comportamentais e adotar novas técnicas de gerenciar as pessoas”, comenta.
A especialização Engenharia de Segurança do Trabalho tem duração de dois anos e meio, com encontros quinzenais e previsão de início para maio. Os interessados devem procurar o Setor de Pós-Graduação da Unesc, na sala 1 do Bloco P, no campus. Mais informações pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 18 de abril de 2015 às 08:30Últimas Vagas para curso da Escola de Gastronomia da Unesc
A Unesc está com as últimas vagas disponíveis para o curso da Escola de Gastronomia instalado em Nova Veneza. Os interessados em participar precisam ficar atentos, as inscrições vão até o dia 24 de abril, pelo Setor de Pós-Graduação da Unesc.
O curso de Gastronomia Italiana ocorre de maio a outubro, com professores da Escola Internacional Alberghiera, di Longaroneb (Itália). As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 8 às 13 horas.
A cidade é reconhecida por lei como Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, isso por conta da comida típica dos colonos italianos, que é o carro chefe de Nova Veneza. Desta forma, a escola tem o objetivo de consolidar ainda mais o título de Nova Veneza como polo gastronômico na região.
O Setor de Pós-Graduação está situado no Bloco P, sala 1. Informações pelos telefones 3431 2626 ou 3431 2583.
Fonte: Secom
Por: Mayra Antonio De Lima 18 de abril de 2015 às 08:00
Newsletter
RSS