Poema e música no Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor foi comemorado pelos alunos da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciência e Educação), na tarde desta quinta-feira (23/4), com um momento literário. A comemoração tem como base a data de nascimento e morte do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare (1564-1616) e de nascimento do escritor espanhol Miguel Cervantes (1547-1616).
Os estudantes se reuniram no Hall do Bloco Administrativo para declamar poesias e ouvir as músicas cantadas pelos professores do curso de Letras, Gladir da Silva Cabral e Richarles Souza de Carvalho.
“Comemorar o Dia do Livro também é pensar nas pessoas que não tem acesso à leitura. Depois que conhecemos os livros percebemos como eles são essenciais, tanto na educação quanto em nossas vidas. Ler é viver a história do outro”, comenta a diretora da UNA HCE, Angela Back.
Participaram do evento, declamando poemas, as alunas do curso de Letras, Loreci da Silva Souza e Edna Margarida Gaidzinski Bastos e as alunas do curso de Pedagogia, Susana Rosa de Melo e Keila Machado Lessa.
Fonte: Secom
23 de abril de 2015 às 16:44Universidade arrecada água e leite para atingidos pelo tornado em Xanxerê
Xanxerê, no Oeste catarinense, foi atingida por um tornado nesta segunda-feira (20/4). O município foi devastado e, para ajudar a população, a Unesc está arrecadando água e leite. As doações podem ser entregues até esta quinta-feira (23/4); os donativos serão encaminhados para a cidade pela Defesa Civil de Criciúma.
A água e o leite podem ser entregues no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), das 8 às 12 horas e das 13 horas às 19h30; no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e nas secretarias dos cursos de graduação da Universidade.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 22 de abril de 2015 às 20:49Reforma política é tema de palestra no Colégio Unesc
Os alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc aprenderam um pouco mais sobre reforma política, lei ficha limpa e Impeachment na manhã desta quarta-feira (22/4). Eles tiveram uma palestra com a vereadora Tati Teixeira, que esclareceu as dúvidas dos estudantes.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 22 de abril de 2015 às 20:26Integralidade em saúde é tema de Workshop na Unesc
“O Cuidado na Perspectiva da Integralidade em Saúde e o protagonismo da Enfermagem", esse será o tema do 1º Workshop sobre Práticas de Integralidade, Educação e Saúde da Unesc, que ocorre nesta quinta-feira (23/4). O evento ocorre, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues e terá como ministrante a professora doutora da UFSC Maria Tereza Leopardi.
O Workshop é promovido pelo curso de Enfermagem da Unesc, por meio do NEPIES (Núcleo de Estudos sobre Práticas da Integralidade, Educação e Saúde), que durante o encontro irá apresentar um cronograma de eventos relacionados ao “Cuidado em Saúde e na Enfermagem”.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 22 de abril de 2015 às 18:49Unesc tem novas graduações reconhecidas pelo MEC
O MEC (Ministério da Educação) renovou o reconhecimento do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc. A informação foi divulgada no Diário Oficial no início de abril e o curso obteve conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). A avaliação é feita por professores avaliadores do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O reconhecimento é válido por três anos, até quando a área em que o curso está enquadrado realize o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
O curso de Gestão FInanceira foi reconhecido com nota 4. Todo curso superior, quando forma a primeira turma, precisa passar pela avaliação do MEC, que analisa a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.
Com a adesão ao Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior), em 2013, a Unesc migrou do CEE (Conselho Estadual de Educação) para o Sistema Federal de Ensino, regido pelo MEC e pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e segue a lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
Segundo a pesquisadora institucional, ligada ao Seai (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Anne Marie Scoss, com a migração, o ciclo avaliativo para reconhecimento do curso passou por alterações. “Anteriormente era de cinco anos, mas com as mudanças da legislação nacional, que estabelece o ciclo avaliativo do Sinaes/Enade passou para três anos. Quando foi estabelecido esse procedimento o CEE/SC também adotou a regra do ciclo avaliativo”, conta.
A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade, Robinalva Ferreira, comenta que os avaliadores do INEP/MEC têm reconhecido os diferenciais dos PPCs (Projetos Pedagógicos dos Cursos) da Unesc, a qualificação do corpo docente e a excelente infraestrutura da Instituição, assim como a colaboração de toda a comunidade acadêmica para a realização das atividades da Universidade. “Estamos muito satisfeitos com o resultado das avaliações externas de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, pois a meta institucional de conceito 4 está sendo atingida e contribuirá para o recredenciamento da Instituição," afirma Robinalva.
Primeiro reconhecimento após a migração para o sistema federal
O curso de Gestão Financeira da Unesc tem duração de dois anos e meio e formou os primeiros tecnólogos em julho de 2013. Segundo o coordenador Volmar Madeira, o curso foi o primeiro da Universidade reconhecido após a migração para o Sistema Nacional.
A graduação é voltada para gerentes, assessores, assistentes financeiros e demais profissionais que exerçam ou desejam exercer atividades relacionadas à área financeira das organizações.
Engenharia de Agrimensura completa 40 anos
O curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc foi o primeiro do Sul do Brasil. Comemorando 40 anos de vida em agosto de 2015, o curso já formou mais de 650 engenheiros agrimensores que tem se destacado inclusive no exterior. “Recebemos alunos de vários estados brasileiros que buscam sua formação na Unesc e vão trabalhar em diversas regiões. O índice de empregabilidade é alto e temos egressos atuando até fora do Brasil”, comenta Vanildo Rodrigues. “A própria Universidade absorve parte dos graduados, seja no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) ou na docência. Há ainda a construção de estradas, de usinas hidrelétricas e a regularização de imóveis rurais como grandes fontes de demanda por profissionais da área”, complementa.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 22 de abril de 2015 às 18:23
Newsletter
RSS