AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc
PPGDS tem forte ligação com as demandas regionais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Aos interessados em dar sequência a sua formação profissional e/ou atuar na área acadêmica e de pesquisa, a Unesc oferece o mestrado e o doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico. Com forte ligação com a realidade regional, o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) desenvolve suas atividades nas linhas de pesquisa “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”. As inscrições para o processo seletivo podem ser  realizadas até 16 de março.

Os estudantes selecionados no processo seletivo para vagas remanescentes poderão escolher orientadores dentro dos temas como formação econômica e desenvolvimento regional; desenvolvimento rural e interfaces rural-urbano; relações de trabalho e processos de constituição de sujeitos em organizações rurais e urbanas, nas intersecções com gênero, classe social e geração; história e desenvolvimento regional; desempenho organizacional; representação e participação políticas; educação, políticas públicas e desenvolvimento; desenvolvimento local; inovação social; empreendedorismo; desenvolvimento agropecuário e cadeias logística, produtiva e de valor; gestão social e políticas sociais e finanças e estratégia.

A publicação dos nomes dos classificados ocorrerá dia 31 de março.

Saiba mais

Mestrado 

Doutorado

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2021 às 21:29
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc são desafiados a produzir álcool 70%

Alunos do Colégio Unesc são desafiados a produzir álcool 70%
Estudantes experimentaram na prática em laboratório a teoria aprendida nas aulas de Química (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Laboratório de Química da Universidade foi especialmente preparado para uma aula especial. Soluções, equipamentos e um desafio esperavam pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Unesc: produzir álcool 70%. Além de vivenciar toda uma experiência de aprendizagem, a manhã desta quinta-feira (11/3) também marcou o reencontro destes alunos com as aulas práticas em laboratório, paralisadas em março de 2020 por decorrência da pandemia.

Para a estudante Caroline Dagostim Zechin, que ingressou no Colégio Unesc em 2020, esta foi a primeira vez em um laboratório como espaço de aprendizagem, e fez toda a diferença. “Foi uma aula interessante e diferente. Assim como eu, muitos colegas entraram no primeiro ano, agora estão no segundo, e não tivemos a oportunidade de estar aqui. Se torna um momento especial, que nesta oportunidade, tanto tempo depois, também nos aproxima como colegas. É um tipo de aula que gostaríamos de ter cada vez mais”, destacou. 

O grupo de 19 alunos foi dividido em dois laboratórios para garantir o distanciamento. Outros estudantes, que optaram pela aula síncrona de casa, também puderam acompanhar a aula. Todos eles receberam parte do passo a passo de como produzir o álcool 70%. A partir daí tiveram de desenvolver habilidades de resolução de problemas, por meio do ensino investigativo.

Os trabalhos foram desenvolvidos sempre com a supervisão da professora Michele Coral Dutra, que elaborou a dinâmica para ser uma extensão da sala de aula. “Este é um ambiente onde eles vivem a ciência e conseguem praticar aquilo que viram em sala. Os conteúdos, apenas da cadeira, podem parecer não aplicaveis. Então trazê-los para pensar nos cálculos que executam dentro do laboratório traz mais significado para o aprendizado”, enfatizou.

A preparação do álcool 70% foi uma conexão do conteúdo programado e do que os estudantes estão vivendo no dia a dia, reforçando a didática. “Eles entenderem como é feito, quais são os cálculos que podem aplicar e como preparar o produto deixa de ser algo distante”, completou Michele.

Gabriel Lobato Gomes, aluno do Colégio, foi um dos estudantes que conseguiu concluir o desafio por meio do resultado final correto do cálculo, objetivo da aula, empregando aquilo que já havia aprendido. “Conseguimos fazer na prática o que aprendemos em sala. Foi desafiador, porque é o primeiro contato com esta experiência, mas foi muito produtivo. Vai contribuir bastante para a formação”, frisou.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de março de 2021 às 11:40
Compartilhar Comente

Tecnologia que automatiza atividades do dia a dia está entre os aprendizados do curso de Ciência da Computação da Unesc

Tecnologia que automatiza atividades do dia a dia está entre os aprendizados do curso de Ciência da Computação da Unesc
Contato com a Internet das Coisas faz parte dos ensinamentos nas primeiras fases do curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

Contato com a Internet das Coisas faz parte dos ensinamentos nas primeiras fases do curso (Foto: Divulgação)

Se o mundo está cada vez mais virtual e as tecnologias avançam a cada dia em direção a soluções que até então eram inimagináveis, é preciso formar excelentes profissionais para acompanhar tudo isso. Pensando nisso, o curso de Ciência da Computação da Unesc prepara seus acadêmicos já desde as primeiras fases para a realidade que se apresenta, como, por exemplo, conhecendo os primeiros ensinamentos sobre a chamada Internet das Coisas.

O termo que se torna cada vez mais popular é utilizado para descrever a tecnologia que conecta itens utilizados no dia a dia das pessoas à rede mundial de computadores. Com ela, já é possível automatizar equipamentos e facilitar a rotina dentro de casa ou nos ambientes de trabalho. As facilidades possíveis com a tecnologia já são infinitas e vão desde a automação de cortinas e luzes, equipamentos de ar condicionado, lavadoras, aparelhos de som ou demais eletrodomésticos, por exemplo, até itens como fechaduras e alarmes conectados. Tudo com segurança e comodidade.

De acordo com a coordenadora do curso da Unesc, Ana Cláudia Garcia Barbosa, a atual grade de disciplinas da graduação oferece desde a primeira fase o contato com práticas que colocam o estudante em contato com elementos técnicos que embasarão seu aprendizado ao longo de todo o curso. “Isso chama a atenção do acadêmico logo no início, quando ainda está dando seus primeiros passos como universitário. Dessa forma ele pode desde este momento ter o interesse em determinada área, colocar a ‘mão na massa’, descobrir suas aptidões e posteriormente escolhe esse caminho para se especializar, por exemplo”, comenta.

A possibilidade de estar em uma grande Universidade oferece ao acadêmico da Unesc o contato direto com laboratórios que reúnem diferentes tecnologias. “O aluno tem acesso a espaços no Parque Científico e Tecnológico da Instituição (IParque), como o Laboratório de Instrumentação, que possibilita um aprendizado prático, diferente da sala de aula e os conecta com a realidade do trabalho. É um privilégio que temos como grande diferencial para os estudantes. Eles ficam encantados com as atividades realizadas”, completa a coordenadora do curso.

A estrutura de ponta, a qualificação de professores mestres e doutores e o contato constante com o universo do ensino, da pesquisa e da extensão, unindo teoria e prática com os conceitos da cidade real, para Ana Claudia, completam a experiência diferenciada que os acadêmicos encontram na Universidade. “Eles chegam já com grande expectativa e nossa intenção é mostrar logo nos primeiros meses todo o potencial que irão encontrar para sua formação integral e promissora em uma área que está em franco crescimento”, acrescenta.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Ciência da Computação estão na reta final. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2021 às 21:17
Compartilhar Comente

Dia de acolhida no curso de Segunda Licenciatura em Língua Inglesa

Dia de acolhida no curso de Segunda Licenciatura em Língua Inglesa
Momento foi embalado por conhecimento e arte (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Uma noite especial marcou o primeiro encontro do curso de Segunda Licenciatura em Língua Inglesa. O momento, realizado na noite desta terça-feira (9/3), deu início à trajetória de 18 meses da turma, reunindo estudantes, coordenação e professores. 

A acolhida teve conhecimento e muita proposição artística. Após a apresentação da estrutura do curso e da Universidade, um sarau artístico embalou a noite, com a declamação de poemas e canções. Os estudantes também foram convidados a expor seus talentos, demonstrando por meio da música. 

O início nesta nova etapa também marca a vida dos estudantes como um retorno à Universidade, já que o pré-requisito é a formação em Letras.“É uma forma de valorizar aqueles que retornam para a Instituição e também mostrar a Unesc como comunitária, preocupada em entregar professores com qualidade ao ensino nas escolas”, pontuou o coordenador, Carlos Arcângelo Schlickmann.

Na noite, os alunos também receberam a notícia de que estudantes matriculados na Segunda Licenciatura ganham um curso de inglês no Instituto de Idiomas da Universidade. 

Matrículas abertas

A oportunidade segue com possibilidades de ingresso. Para realizar a matrícula, conforme o coordenador, o egresso da Unesc tem desconto de 30%. Quem realizou a graduação em outra instituição pode contar com 25%. As aulas ocorrem nas terças, quartas e quintas, no período noturno, e sábado, pela manhã. 

Quem ingressar ainda neste semestre também receberá um curso de Inglês no Instituto de Idiomas da Unesc.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2021 às 19:08
Compartilhar Comente

Unesc contribui em grupo que está pensando o agora e o futuro do bairro Pinheirinho

Unesc contribui em grupo que está pensando o agora e o futuro do bairro Pinheirinho
Instituições de ensino, moradores, empreendedores locais e lideranças estão engajados (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os trabalhos em prol do bairro Pinheirinho seguem em desenvolvimento, e na tarde desta quarta-feira (10/3) mais um capítulo foi concluído. Instituições de ensino, entre elas a Unesc, lideranças políticas da região, moradores e empreendedores locais e secretários e vereadores do município se reuniram, online, para falar sobre assuntos pontuais do bairro. 

O momento deu continuidade ao encontro do dia 3 de fevereiro, quando pontos de ação foram traçados. “Dentro deste grupo, a Universidade coloca sua expertise nas mais diversas áreas do conhecimento para o planejamento e elaboração de projetos, sempre alinhados à comunidade local e ao poder  público”, pontuou o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira, que direcionou o diálogo entre os assuntos da reunião.

Entre as principais pautas, o trânsito, pessoas em situações de vulnerabilidade e segurança foram destaque. “Os assuntos são uma preocupação coletiva. Se meu vizinho está bem, eu vou bem. Moro neste bairro durante toda a vida, 55 anos, e sei que neste momento precisamos deste fortalecimento coletivo”, enfatizou Edilson Cichellla , proprietário do Supermercado Lisandra. 

Para o próximo encontro, ideias para suprir os pontos apontados serão apresentadas pelo Sargento Machado, da Base da Polícia Militar no Pinheirinho. Novos integrantes, de um segundo grupo local, também serão integrados. “Com o respaldo das instituições de ensino e lideranças locais podemos ter suporte em projetos para mudar a realidade da região”, frisou.

O próximo encontro será no dia 24 de março, com vereadores de Criciúma. O resultado final das reuniões será a apresentação e oficialização de propostas, que serão entregues ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. 

O coordenador de captação de recursos da Universidade, Henrique Vargas, também contribuiu para a reunião. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2021 às 18:37
Compartilhar Comente