AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc homenageia professor João Carlos nesta segunda-feira

Unesc homenageia professor João Carlos nesta segunda-feira
Alunos, professores e colaboradores se unem à gestão em live, que será transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV Mais imagens

A memória do professor João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior será lembrada na tarde desta segunda-feira (29/3), pela gestão, alunos, professores e colaboradores da Unesc, que tiveram a oportunidade de conviver com o advogado, professor, coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da instituição nos últimos 20 anos.

A Universidade, por meio da reitoria, está preparando uma homenagem, que será transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, a partir das 17h.

João Carlos morreu na última quinta-feira (25/3), vítima da Covid-19.

Na sexta-feira (26/3), o curso de Direito reuniu mais de 400 pessoas de forma virtual para homenagear o professor, que será lembrado por sua profissionalidade sempre carregada de descontração e um sorriso que encantava a todos.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta lembrou a importância de João, que se dedicou tanto à Unesc. “Nem as melhores palavras que eu possa escolher vão chegar perto de representar a grandeza do que foi o professor João Carlos para Unesc, para seus alunos e, falo com segurança em nome de todos, para a nossa gestão, ao que se dedicou tanto nos últimos três anos e meio”, disse.

Participe da live

Segunda-feira, 29 de março

17h

www.youtube.com/unesctv

Agência de Comunicação da Unesc (Agecom)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2021 às 12:31
Compartilhar Comente

Encontro virtual do curso de Direito reúne quase 400 pessoas em homenagem a João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Encontro virtual do curso de Direito reúne quase 400 pessoas em homenagem a João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior
Novo momento de reverências será realizado na tarde de segunda-feira (29/3) pelo canal da Unesc TV no YouTube (Fotos: Reprodução) Mais imagens

“Pois seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar. Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar”. Foi assim, ao som de Canção da América, de Milton Nascimento, interpretada por integrantes do Coral Unesc, que iniciou, nesta sexta-feira (26/3), o encontro virtual de homenagens ao procurador jurídico da Unesc, coordenador do curso de Direito, professor e grande amigo da comunidade acadêmica, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, que faleceu nesta quinta-feira (25/3) em decorrência de complicações da Covid-19.

O fechamento do ciclo de vida do profissional e ser humano irretocável comoveu alunos, ex-alunos, colegas professores e gestão da Universidade, que estiveram juntos em reunião virtual emocionante do início ao fim, reunindo quase 400 pessoas em plena noite desta sexta-feira.

Este foi mais um momento de homenagem e reconhecimento ao professor João Carlos. Na segunda-feira (29/3) um novo encontro virtual, desta vez transmitido pelo Youtube pelo canal da Unesc TV para toda a comunidade acadêmica e comunidade externa, marcará a série de justas reverências.

Pensamentos e orações dirigidas ao mestre

Diante da impossibilidade de participações e homenagens presenciais nas despedidas de João Carlos por conta do período pandêmico, o encontro idealizado pelos próprios acadêmicos do curso de Direito foi a forma encontrada para reunir seus amigos em um momento de reflexões e respeito ao luto vivido por toda a Universidade.

Na transmissão feita pela plataforma Zoom, o coordenador do Projeto Âmago, João Batanolli, promoveu um momento de oração, a reflexão acerca do que representa a morte e ainda a recordação das características do professor que agora deixa seus ensinamentos e as saudades nos corações. “Imensa era a sua discreta e sempre generosa presença”, descreveu.

Entre os questionamentos que deixou aos presentes, Batanolli alertou sobre o que a humanidade tem feito com a vida. “Onde vamos com tanta pressa? O que temos feito com os nossos dias? O que realmente tem valor na nossa vida?”, indagou.

Em nome do Centro Acadêmico de Direito Benedito Narciso da Rocha, os acadêmicos Jefferson Gonçalves Martins e Natana Daminelli deixaram também suas palavras de homenagens e reconhecimento ao professor e amigo. “Com você, João, aprendemos muito mais que lições de Direito Administrativo, aprendemos sobre amizade, auto confiança, auto controle e a irmos em busca de nossos sonhos, pois você foi um grande sonhador e incentivador”, disse Jefferson.

Também emocionados, descreveram o convívio e homenagearam ainda o colega, os professores Gustavo Silveira Borges e Marcus Vinícius Almada Fernandes e a coordenadora-adjunta do curso de Direito, Márcia Piazza, que, assim como os acadêmicos, citou o livro o Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

Enquanto os alunos lembraram o trecho que diz “Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única no mundo”, Márcia destacou a passagem em que o Pequeno Príncipe fala sobre o legado de quem passa pela vida de alguém.

“O livro diz que ‘Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós’. O João nos deixa seus ensinamentos e marcas. Fica vivo em seu exemplo para cada um de nós”, destacou também emocionada a colega e amiga.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, também deixou suas palavras comovidas com a perda de um excepcional colaborador e grande amigo. Destacou aos espectadores seu desejo de que todos possam utilizar os exemplos de João Carlos, nos diferentes cenários da vida, como inspiração para as suas próprias existências.

“Nosso vídeo de homenagem citou que a nossa Unesc é intensa, jamais amanhece do mesmo jeito que anoiteceu. É assim mesmo, ela é espaço de constantes mudanças e evoluções. Mas hoje a nossa Unesc amanheceu triste, enlutada, mas muito, muito grata. Nem as melhores palavras que eu possa escolher vão chegar perto de representar a grandeza do que foi o professor João Carlos para Unesc, para seus alunos e, falo com segurança em nome de todos, para a nossa gestão, ao que se dedicou tanto nos últimos três anos e meio”, disse em seu discurso cheio de emoção.

A despedida, conforme Luciane, deixa, além de profunda tristeza e vazio, a beleza e a gratidão da oportunidade de convivência e infinito aprendizado possibilitado pelo amigo que partiu deste plano e deve estar envaidecido com tamanhas demonstrações de afeto de todos os que o conheceram e foram cativados.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de março de 2021 às 21:42
Compartilhar Comente

Unesc se despede do procurador jurídico, coordenador de curso e professor João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Unesc se despede do procurador jurídico, coordenador de curso e professor João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior
Ser humano excepcional, João cativou alunos e colegas ao longo dos 20 anos em que viveu intensamente a Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Um sorriso que jamais será esquecido. Que foi visto por tantas vezes só pelo olhar enquanto foi necessário o uso de máscara, mas ainda assim contagiante. Esse é o procurador jurídico da Unesc, coordenador do curso de Direito, professor, colega e amigo João Carlos Rodrigues Medeiros Júnior. Nesta quinta-feira (25/3) ele encerrou sua jornada em uma vida feliz na qual superou inúmeros desafios.

É com profunda tristeza que a Universidade, espaço para o qual João dedicou 20 anos de sua preciosa existência, informa seu falecimento, aos 47 anos, em virtude de complicações causadas pela Covid-19. Foram aproximadamente 15 dias de internação e uma brava luta pela vida.

João Carlos atuou de forma irretocável enquanto procurador jurídico ao longo de quase oito anos e coordenador de curso desde 2017. Adorado pelos alunos, o professor que lecionava a disciplina de Direito Administrativo, transmitia a seriedade necessária ao assunto, mas com a descontração de um verdadeiro amigo das turmas.

Era conselheiro titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Criciúma. Tinha experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Educacional e de Trânsito.

Deixa a esposa Adriane Bandeira Rodrigues, também professora da Unesc, e a filha Luiza, de 12 anos, mulheres de sua vida.

Unesc em luto

O dia 25 de março de 2021 representa, para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a data de uma perda irreparável. “Não existem palavras que possam mensurar o que sentimos hoje. O João foi um colaborador excepcional, dedicado, competente, leal, mas muito mais que isso, foi um amigo incondicional por quem todos nós temos imenso afeto e admiração”, disse emocionada.

O aprendizado conquistado ao longo dos anos de trabalho conjunto e amizade, conforme a reitora, são imensuráveis, assim como a saudade que deixa. “Eu aprendi muito com o João. Ele nos ensinou a cada dia e nos deixou exemplos de virtudes em incontáveis cenários. Sorte a nossa ter tido esse privilégio”, destacou ainda.

O desejo, neste momento de grande dor, é de que os corações de familiares e amigos seja confortado e que o amigo descanse em paz. “Gratidão por toda a dedicação, carinho e proteção a mim e a todos aqueles que me antecederam. Você foi um amigo legal, dedicado, que deixará saudades por todos nós que convivemos e sabemos que onde estarás cuidarás de todos nós e desta Instituição que sempre foi e será sua casa. Gratidão por tudo. Vá em paz, meu amigo”, finaliza.

Em virtude do falecimento fica decretado Luto Oficial por cinco dias no âmbito institucional. Todas as atividades institucionais e acadêmicas, em modo presencial e remoto, estão suspensas nos dias 26 e 27 de março de 2021, em respeito à história e trajetória de 20 anos de dedicação do professor.

História construída com dedicação dentro da Universidade

A história de João Carlos na Unesc começou em 2001 ao assumir a coordenação do Curso Sequencial de Trânsito, na época ao lado do colega Ricardo Pieri, coordenador do curso Sequencial de Supermercados. O trabalho conjunto ao longo de sete anos fez com que muito mais que colegas, os dois professores se tornassem grandes amigos de vida, sentimento carregado até os dias atuais entre tantos outros projetos compartilhados.

“O João sempre foi uma pessoa muito íntegra, correta, sempre querendo fazer tudo pelo que dita a lei. As lembranças que guardamos dele são as melhores possíveis. Não conheço alguém que tenha algo a apontar ou reclamar sobre a conduta ou a personalidade dele. É uma grande perda e nos fará muita falta”, disse emocionado.

Na Procuradoria Jurídica a história com João Carlos, ainda como advogado, se iniciou em 2007. Mostrando sua competência e dedicação à causa da Unesc, foi em 2013 que o colaborador foi convidado a assumir a função de procurador pelo então reitor Gildo Volpato.

Após ter acompanhado de perto junto da atual reitora os cuidados com o professor hospitalizado, Volpato lamenta profundamente a perda de um grande amigo pelo qual tem grande admiração. “Desde que o conheci, vi no João uma pessoa muito sensata, íntegra e correta na qual tinha muita confiança. Ao mesmo tempo que era muito comprometido, sempre foi uma pessoa muito ponderada e que trazia equilíbrio nas discussões, nos encaminhamentos e decisões da Universidade”, destacou.

Os adjetivos ao colega não terminam por aí. “Humilde, empático, feliz e apaixonado pela vida”, acrescenta em nome de todos aqueles que conheceram, tiveram o prazer de conviver e aprender pelo exemplo de vida do professor.

Em nome da OAB, o presidente da Subseção Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, lamenta também a grande perda de um colega especial. “O nosso João era uma pessoa sem igual, de um lado humano incrível e uma grande dedicação à profissão. Ele será lembrado por todos nós pelo seu legado e suas conquistam de uma linda trajetória de vida. Eu, e tenho certeza que todos nós, aprendemos muito com ele. A cada conversa nos tornávamos uma pessoa melhor, ele extraía o que havia de mais verdadeiro em cada um. Obrigado João, colega e professor que tanto amamos e admiramos. Não serás esquecido”, acrescentou.

Vida de batalhas

Nascido em São Lourenço do Sul em agosto de 1973, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior cresceu em Pelotas e veio morar em Criciúma no ano 2000, cidade que o adotou como filho querido e onde ele e sua amada esposa, professora Adriane Bandeira Rodrigues, tiveram a doce Luiza. A família sempre foi a maior riqueza para o professor João Carlos.

A prova desse amor correspondido entre Criciúma e o professor João foi reforçada em 13 de dezembro de 2017, quando ele recebeu o Título de Cidadania Honorária de Criciúma. A deferência foi entregue pela Câmara de Vereadores em sessão solene na Sociedade Recreativa Mampituba. Rodrigues recebeu o Título das mãos do na época vereador suplente e acadêmico de Direito, Marcos Meller.

Na ocasião da entrega da honraria, o professor disse: “Um sentimento de gratidão ao povo de Criciúma, estou aqui há 17 anos e a cidade me proporcionou uma série de experiências, uma série de pessoas que eu conheci, que hoje tenho uma forte amizade. Então eu vejo isso como um reconhecimento da cidade pelo trabalho que eu fiz, mas também um reconhecimento que eu tenho com todas as pessoas que me deram oportunidade aqui em Criciúma”.

Em uma conversa recente que ele teve com alunos do curso de Direito, em fevereiro de 2021, o professor resgatou a sua história na Unesc. À frente do curso, como coordenador e da Procuradoria Jurídica, João Carlos não economizou adjetivos para falar de seu orgulho ao ocupar tais posições. “Vim para Criciúma para realizar meu sonho, de ser professor. Aqui na Unesc todos os dias que eu entro em sala de aula eu realizo esse sonho. Tenho muito orgulho de ser professor, de trabalhar na Unesc e ainda mais de coordenar o curso de Direito”.

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas e pós-graduado em Direito de Trânsito pela PUC-RS, o professor João é mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Unesc.

O “João da Selfie”, como carinhosamente era chamado pelos colegas da imprensa da Unesc, gostava de socializar e guardar os momentos de lazer com a família, de confraternização com os colegas de trabalho, em sala de aula, e nas diversas ações realizadas pelo curso e das quais ele fazia questão de participar para incentivar e motivar os alunos e professores.

Em virtude da situação pandêmica, as despedidas em velório e sepultamento serão restritas aos familiares.

Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de março de 2021 às 21:13
Compartilhar Comente

Comunicado Unesc - Luto Oficial

Comunicado Unesc - Luto Oficial
Mais imagens

Com profundo pesar, a Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense comunica à comunidade acadêmica e externa o falecimento de nosso estimado procurador jurídico e coordenador do curso de Direito, professor João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, em decorrência da Covid-19.

Velório e sepultamento serão restritos à família, devido à pandemia.

Fica decretado Luto Oficial, por cinco dias, no âmbito institucional.

Todas as atividades institucionais e acadêmicas (presenciais e remotas) estão SUSPENSAS nos dias 26 e 27 de março de 2021, em respeito à história e trajetória de 20 anos de dedicação do professor João Carlos à Unesc, sendo oito desses na Procuradoria Jurídica da Universidade.

A Reitoria

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de março de 2021 às 19:45
Compartilhar Comente

Colégio Unesc oferece atendimento pedagógico de forma híbrida

Colégio Unesc oferece atendimento pedagógico de forma híbrida
Estudantes podem tirar dúvidas o interagir com professores de diversas disciplinas no contra turno das aulas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para o ano letivo de 2021, o Colégio Unesc preparou várias novidades para garantir a excelência do processo de ensino aprendizagem. Uma delas foi o atendimento pedagógico no formato híbrido no contra turno das aulas. Assim, os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que estão frequentando as aulas presencialmente ou de forma remota, tem a possibilidade de tirar dúvidas e reforçar os conteúdos por meio da interação com professores de diversas disciplinas e colegas de turma. Todos os protocolos de biossegurança são observados e por isso, há limite de quantidade de alunos de forma presencial em cada sala.

A coordenadora do Ensino Fundamental I e II do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, explica que o espaço é organizado pelos professores ministrantes dos componentes curriculares em cada série/ano, com momentos de diálogo, utilização de metodologias de acordo com a necessidade do educando, para retomada de conteúdos e aplicação de recuperações. O atendimento é oferecido sem custo adicional. “Cada indivíduo é um ser único. Composto de especificidades, características próprias, com tempos e necessidades diferentes. Com esse entendimento o Colégio Unesc trabalha na busca por uma escuta e acompanhamento qualificado, com um olhar atento a cada estudante. O atendimento pedagógico possibilita a qualificação da aprendizagem e o fortalecimento de vínculo entre educador e educandos”, afirma Wânia. Os encontros são realizados semanalmente durante todo o ano letivo.

Para os alunos, a oportunidade está sendo bem aproveitada. Estudante do sexto ano, Maria Laura da Silva Araújo, de Forquilhinha, esteve nesta quarta-feira (24/3) no Colégio Unesc para atendimento na aula de Artes e História. Ela entrou no Colégio Unesc em 2020 e aprovou a iniciativa. “Como ano passado a gente passou a maior parte do tempo sem estar no Colégio, gostei bastante de ter voltado às aulas presenciais. Agora com o atendimento de tarde, consigo ficar mais perto e ver os professores e os colegas e ainda tirar dúvidas”, conta.

E para os professores, o atendimento no contra turno além de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, ajuda a matar a saudade que estavam da sala de aula com alunos de forma presencial. Mesmo com poucos encontros realizados, a professora de Inglês Marina Coelho Arnt já percebeu a diferença positiva em muitos estudantes. “Tivemos prova recentemente e o desempenho de alguns alunos que tiraram dúvidas no atendimento pedagógico já foi melhor. Depois da avaliação, nos reunimos e discutimos sobre as questões e eles relataram a importância deste momento para complementação do que haviam aprendido”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de março de 2021 às 11:36
Compartilhar Comente