Unesc recebe ministro Marcos Cesar Pontes para falar sobre tecnologia e inovação
A Unesc receberá, no dia 29 de março, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, engenheiro, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes. O convite foi realizado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, durante agenda em Brasília no mês de fevereiro. Na noite desta quarta-feira (13/3), a pré-agenda foi confirmada.
Em sua vinda, o ministro visitará a Instituição para um evento direcionado aos reitores do Sistema Acafe, empresários e lideranças políticas da região Sul Catarinense. A palestra “Perspectivas da ciência e da tecnologia no Brasil atual” também marcará o início de três novos programas de doutorado na Universidade: Desenvolvimento Socioeconômico; Ciência e Engenharia; e Educação.
A confirmação do evento é resultado de um trabalho coletivo dos deputados federais Geovania de Sá, Ricardo Guidi e Daniel Freitas. Os senadores Jorginho Mello e Esperidião Amin também estão mobilizados para a realização da agenda.
Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de março de 2019 às 08:30Sala dos Municípios e Núcleo de Empreendedorismo da Unesc com nova coordenação
A Sala dos Municípios e o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc contam, a partir desta quarta-feira (13/03), com uma nova coordenação. A professora Izabel Regina de Souza é a mais nova coordenadora dos dois setores da Universidade. A posse ocorreu na sala de Reuniões da Reitora e contou com a participação de membros da reitoria, coordenadores e professores.
A Sala dos Municípios tem como objetivo apoiar a gestão dos municípios que circundam a Universidade, no auxílio, oportunidades de parcerias e implementação e monitoramento de projetos, contribuindo para o desenvolvimento regional. Já o Núcleo de Empreendedorismo tem como objetivo potencializar a educação empreendedora, capacitando e apoiando a transformação do conhecimento.
De acordo com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, os setores têm o papel de realizar parcerias entre empresas públicas e privadas com a Unesc. “Ambos setores tem o objetivo de levar a instituição para todos os lugares, dialogar com as pessoas e relacionar-se com as instituições”, ressaltou. Luciane ainda destacou o papel que Izabel desempenha na Universidade. “É uma guerreira que aceita desafios e tem uma ótima interlocução com todos os cenários internos e externos”, acrescentou.
Conforme o vice-reitor, Daniel Preve, um dos princípios da Universidade em 2019 é o empreendedorismo. “Ambos setores envolvem esse princípio e podem trabalhar para trazer grandes parcerias para a Universidade e trabalhar em prol da comunidade”, comentou.
Segundo Izabel, após nove anos atuando com a gestão do curso de Administração, é o momento de olhar outros setores. “É um grande desafio, mas farei de tudo para ampliar o nome da Unesc e colaborar com a comunidade”, comentou. Segundo ela, todo o trabalho realizado ao lado do curso trouxe conhecimento para o cargo. “É um trabalho coletivo e que, junto com os demais setores, nos empenharemos para fazer grandes ações”, completou.
A reitora ainda apresentou o plano de revitalização da Sala dos Municípios, que fica localizada no Bloco Administrativo, que contará com um novo espaço, para a melhor utilização do local e atendimento ao público.
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o gestor do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit; o gestor do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, e a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, também participaram do evento.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 13 de março de 2019 às 18:25Cursos de Design Unesc, Satc e Senai se unem em Aula Magna
A gestora da Fundação Hermann Hering, Amélia Malheiros, e o Design Manager da empresa Whirpool, Victor Fagundes, serão os responsáveis por comandar uma aula especial sobre “Design nas grandes empresas” para os acadêmicos dos cursos de Design de Produto (Unesc), Design de Moda (Senai/Unesc) e Design (Satc) na próxima segunda-feira (18/03). A Aula Magna será realizada na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) a partir das 19h30.
O evento marcará ainda o encerramento da exposição "O Design Nos Une", aberta em 11 de dezembro. A exposição evidencia os melhores trabalhos dos três cursos.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 13 de março de 2019 às 17:35Alienação parental é tema de roda de conversa na Unesc
A alienação parental foi tema de uma roda de conversa entre professores e estudantes dos cursos de Direito e Psicologia da Unesc e pessoas da comunidade nesta quarta-feira (13/3). O encontro foi conduzido pela equipe da Universidade que participa do projeto Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental, realizado em parceria com o Fórum de Criciúma. As atividades ocorrem no Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum e na Casa da Cidadania do Distrito de Rio Maina em forma de oficinas educativas.
A roda de conversa desta quarta-feira fez parte da programação do Dia Internacional da Mulher e buscou esclarecer dúvidas sobre a alienação parental. “Incluímos o tema na programação do Dia da Mulher porque boa parte dos casos envolvem as mães, que geralmente são as que ficam com a guarda dos filhos. Mas além da mãe e do pai, a alienação parental pode ser praticada por avós, tios, parentes próximos à criança”, explica.
Desqualificar o pai ou a mãe, apresentar denúncias falsas, dificultar o contato da criança ou do adolescente com um de seus pais ou a convivência com a família de uma das partes são algumas das formas de alienação parental. Omitir informações relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e mudança de endereço sem justificativa também são consideradas alienação.
Esse processo pode causar consequências para os filhos, como ansiedade, dificuldade de relacionamento, insegurança, sentimento de culpa, mudança de comportamento, queda do rendimento escolar e agressividade.
Segundo Sheila, alienação parental não é considerado crime, mas o juiz poderá estabelecer penas ao praticante, que vão de advertência, ampliação da convivência em favor do pai ou mãe prejudicado, determinação de acompanhamento psicológico, até a perda da guarda.
O projeto
O projeto Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental tem o objetivo de dar assistência psicológica e jurídica aos casais com filhos e em processo de separação e contribuir para a efetivação do direito de convivência familiar sadia para as crianças e adolescentes. Ele ocorre desde 2013.
Na oficina, os pais passam a ter conhecimento dos malefícios que os atos de alienação podem causar aos filhos e do que a lei diz a respeito da alienação parental, além de receber informações sobre os tipos de guarda e compartilhamento de responsabilidades relacionadas aos menores.
O projeto tem a participação de Sheila; da professora do curso de Psicologia, Cristina Kern; das alunas de Direito, Vitória Bisognin Ceretta e Letícia Barreto e das acadêmicas de Psicologia, Carolina Rodrigues Felisbino e Alice Zanatta.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2019 às 17:32Alunos de 1ª a 8ª fase do curso de Administração participam de aula especial
Todos os acadêmicos do curso de Administração, de 1ª a 8ª fase, tiveram um encontro marcado na noite desta terça-feira (12/02). Eles participaram de uma aula especial ministrada pelo doutor João Ribeiro Júnior, delegado do CRA –SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina), que levantou a temática Inovação na Gestão. O evento foi realizado no Auditório Ruy Hülse.
A preparação de uma aula especial que fosse relevante para todos os estudantes, conforme a coordenadora do curso, Izabel Regina de Souza, foi uma forma de acolhida aos alunos. “Para isso ficamos muito satisfeitos em receber o delegado do nosso conselho, doutor Ribeiro, para tratar sobre a importância de o profissional estar atento às inovações que se apresentam nesse mercado atual tão dinâmico”, comentou.
Para João Ribeiro Júnior, foi uma alegria poder sentir o clima da Universidade e preparar o conteúdo para apresentar aos estudantes. “Quis salientar na minha palestra, questões mais interessantes e deixar um pouco de lado a teoria. Gostei do interesse dos acadêmicos e da interação dos presentes com os assuntos levantados. Para mim foi uma excelente experiência”, destacou.
João possui mais de 30 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas, além de 20 anos de experiência na área de Planejamento Estratégico. É gestor do Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro em Criciúma, sendo ganhador do Prêmio Catarinense de Excelência, categorias bronze e prata, nos anos de 2005, 2006 e 2007.
O palestrante atua como consultor do Sebrae-SC, nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Diagnóstico Empresarial, Planejamento Estratégico e Liderança de equipes e como facilitador-líder do seminário Empretec, metodologia ONU/SEBRAE. Seu currículo acadêmico também é vasto com graduações em Ciências Militares, Administração de Empresas e Educação Física, seguidas de mestrado em Aplicações Militares e doutorado em Ciências Militares. O profissional conta ainda com especializações em Fisiologia do Exercício e Biomecânica, Política, estratégia e Alta Administração e Gestão por Competências, pela Fundação Getúlio Vargas.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 13 de março de 2019 às 16:00
Newsletter
RSS